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Affective Computing Autor: R. W. Picard Ano: 1995 MIT Media Laboratory- Perceptual Computing ~picard/

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1 Affective Computing Autor: R. W. Picard Ano: 1995 MIT Media Laboratory- Perceptual Computing http://www.media.mit.edu/ ~picard/

2 Introdução Emoção é essencial para cognição humana “Affective computer” deve: – Promover melhor interface com humanos Obtenção do estado afetivo Geração de afetividade – Melhorar a capacidade de tomada de decisão

3 Affective Computing Computação afetiva é a computação relacionada, gerada ou influenciada por emoções Reconhecimento (metrificação) Geração Indução Simulação Algoritmos inspirados em emoção Natural Psicologia

4 Songs, smells, taste,... (felling) Leis e regras não são a parte mais decisiva no comportamento humano [CYTOWIC] Em pessoas sinestésicas: – (-) córtex cerebral (local da percepção sensorial) – (+) sistema límbico (local da memória atenção e emoção) [IZARD] Emoção influência a percepção e atenção

5 Divisão Pensamento-Sentimento Neurologicamente, toda as atividades de percepção passam primeiro pelo sistema límbico antes de ir ao córtex [DAMASIO] Ausência de aparato emocional dificulta a tomada de decisão (fator de interferência)

6 Reconhecimento de emoções No teste de Turing (textual), a máquina só passará no teste se reconhecer e gerar emoções (!será?) Professor de piano: – O aluno está interessado, feliz (pleasure) e/ou disperso? Há erros repetidos (disperso)? – [KORT] Aprendizagem é uma experiência fundamentalmente emocional (Fenômenos emocionais participam de todo o processo)

7 Sentic Modulation “Configuração sentimental” Existe uma classe de qualidades que é intrinsecamente ligada ao sistema motor, permitindo sua comunicação. Isto é, uma característica emocional é expressada por uma sutil configuração do sistema motor – Expressão facial – Fala – Gestos

8 Visceral ou Cognitivo? Ainda não se sabe a resposta  Equivale ao problema de descrever as emoções. “Regras de expressão” (emoções puras) são boas para classificação, porém não são boas para experimentos laboratoriais – Várias pessoas podem expressar uma mesma emoção de forma diferente Um estímulo afetivo exige uma avaliação cognitiva? Às vezes sim, às vezes não [LEIDELMEIJER] Teorias fisiológicas e cognitivas apresentam conflito substanciais

9 Visceral ou Cognitivo [DAMASIO] sugere que existam emoções “primárias”, que são ativadas diretamente para um dado estímulo, e posteriormente é ativado um conjunto de sentimentos (como processos cognitivos) como emoções “secundárias” “primárias” -> sistema límbico “secundárias” -> desenvolvimento mental relacionando emoções “primárias” com objetos w situações

10 Reconhecimento da emoção (No one can read your mind) Seria possível “medir” emoções e criar métricas sobre elas? Não é possível medir diretamente as emoções, então mede-se as respostas fisiológicas relacionadas – Diferentes indivíduos exprimem a mesma emoção de formas diferentes! É um problema similar ao “speaker-dependent” – Demonstrar o padrão individual em um contexto de percepção (ambiental) Físicos (temperatura) Cognitivos (uso repetitivo de um botão sem necessidade)

11 Reconhecimento da emoção (Its inertia in smiling unmasks a false friend) Fatores expressivos: – Face Músculos – Um sorriso só é realmente emocional se houver depressão da pálpebra inferior – Lesões no sistema piramidal impedem a pessoa sorrir quando está feliz Modelos emocionais discretos – Voz – Pressão no dedo – Um computador que reconhece emoção deveria demonstrá-la também (simetria, feedback)

12 Induzindo sentimentos A literatura, o cinema e os políticos já induzem emoções Um estímulo de uma música pode mudar nosso ânimo Games e aplicações multimídia procuram aplicar teorias dramatúrgicas para promover emoção nos jogadores/usuários

13 Modelos afetivos/emocionais Emoções puras – É possível descrever modelos computacionais como Hidden Markov Models. Que podem ser treinados por observação – Base fisiológica – Base Cognitiva Muitos outros modelos computacionais são baseados em modelos não neurofisiológicos – As redes neurais de Backpropagration foram baseadas na teoria freudiana da mente

14 É melhor deixar isto para lá? Computadores racionais já matam, computadores emocionais matariam mais ainda? Computadores afetivos, ao invés de emocionais – Induzir e reconhecer emoções é crucial para melhorar a interação homem-computador

15 Classificação Computador Expressar afeto NãoSim Perceber afeto Não III Sim IIIIV

16 Afetividade na mídia Entretenimento – Grandes eventos e estágios Onde pessoas adultas podem pular e gritar – Música – Jogos eletrônicos (ping-pong) – Filmes

17 Conclusão Emoção tem um grande papel no aparelho cognitivo e neurológico humano – Computadores devem ser desenvolvidos levando em conta este fator para melhor interagir com humanos – Obter métricas sobre as emoções e gerar efeitos emocionais nos seres humanos promover essa interação – Usar algoritmos inspirados na dinâmica emocional para simular os fenômenos emocionais ou ainda outras tarefas que possam se lidadas por um “paradigma emocional”


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