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Inteligências Múltiplas e distúrbios de Aprendizagem

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Apresentação em tema: "Inteligências Múltiplas e distúrbios de Aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Inteligências Múltiplas e distúrbios de Aprendizagem
Teoria das Inteligências Múltiplas e distúrbios de Aprendizagem Professora: Rosangela Ferreira Ramos Professora: Rosangela Ferreira Ramos

2 O que é é distúrbio de aprendizagem?
É um termo genérico que se refere a um grupo heterogêneo de alterações manifestas por dificuldades significativas na aquisição e uso de audição, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. Estas alterações são intrínsicas ao indivíduo e presumivelmente devidas à disfunção do sistema nervoso central. Apesar de um distúrbio de aprendizagem poder ocorrer concomitantemente com outras condições desfavoráveis (por exemplo: alteração sensorial, retardo mental, distúrbio social ou emocional) ou influências ambientais (por exemplo: diferenças culturais, instrução insuficiente/inadequada, fatores psicogênicos), não é resultado direto destas condições ou influências.

3 Problemas de Aprendizagem:
Mutismo eletivo - consiste na incapacidade da criança em falar e se comunicar verbalmente em sociedade. Afasia motora ou infantil (disfasia) – perda da capacidade de falar, o indivíduo limita-se a dizer sim ou não a indagações que lhe sejam dirigidas. Afasia receptiva – incapacidade para apreciar o significado simbólico das palavras faladas ou escritas Disglossia – dificuldade na produção oral ocasionada por alterações nos orgãos envolvidos na fala. Disfonia psicogênica – dificuldade na fonação, alteração no volume e tom da voz, alteração neuromuscular da função das cordas vocais e do palato. Disfonia funcional – decorrente do mau uso, educação ou modelo vocal inadequados ou excesso do uso do aparelho fonador. Disfonia orgânica – causada por alguma desordem não funcional, mas sim por alterações anatomo-patológicas de uma ou mais estruturas do aparelho fonador. Negativismo – impressões sensoriais, cuja percepção causa angústia, são bloqueadas e não são aceitas ou o são só de forma parcial ou distorcida.

4 Dislalia por troca ou substituição – troca de sons.
Dislalia por omissão – não pronuncia alguns sons. Dislalia por acréscimo – acréscimo de mais um som. Dislalia por distorção – muda o sentido / troca de sons. Disartria – dificuldade na articulação da fala. Dispraxia – é a desarmonia na conjunção dos movimentos para um determinado fim. Apraxia – dificuldade em terminar tarefas previamente entendidas (vestir roupas; cortar papel com tesoura). Acalculia – incapacidade total de fazer cálculos simples. Alexia – incapacidade de leitura; cegueira verbal; lesão cortical do cérebro. Dislexia – incapacidade devido a lesão central do sistema nervoso para ler compreensivelmente.

5 Disgrafia – dificuldade em recordar a grafia da letra.
Disortografia – dificuldade do aprendizado e do desenvolvimento da habilidade da linguagem escrita expressiva. Agrafia – distúrbio da capacidade de escrever. Discalculia – dificuldade em cálculos. Agnósia – a pessoa pode ver e sentir o objeto mas não é capaz de reconhecê-lo. Disfemia – transtorno na fluência da expressão verbal, provocando falhas e alterações no discurso; gagueira.

6 Numa outra perspectiva...
A forma de trabalho das escolas atende aos alunos? O professor está capacitado para atender às expectativas dos alunos? Qual a tendência atual? Remeter todo e qualquer “problema” com o aluno à família ou a ele mesmo. A escola se nega a assumir qualquer parcela de responsabilidade na questão. O que acontece na prática? Em 100 casos indicados para avaliação psicopedagógica, em pelo menos 90, a escola é um dos fatores causadores do problema. Desses 90, pelo menos 60 apontam a escola como principal agente causador do problema Em 99% dos casos o aluno não está satisfeito com a escola.

7 Alternativas à Educação segundo a Teoria das Inteligências Múltiplas
A Teoria das Inteligências Múltiplas oferece alternativas no campo da Educação, abrindo possibilidades ligadas à individualização do ensino, que é a tendência mundial no que tange à qualidade do ensino. Entre outros aspectos, as idéias de Gardner oferecem base científica para: Educação centrada na criança e com currículos específicos para cada área do saber; Desenvolvimento de avaliações que sejam adequadas às diversas habilidades humanas; Ambiente educacional mais amplo e variado, que dependa menos do desenvolvimento exclusivo da Linguagem e da Matemática, como ocorre na maioria das escolas nos dias de hoje; Visão pluralística da mente reconhece que crianças têm habilidades e “deficiências” (menos eficiência) em áreas diferentes; Reconhecimento e favorecimento do desenvolvimento de todas as combinações das inteligências.


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