A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teorias de enfermagem. Profª Simone Paixão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teorias de enfermagem. Profª Simone Paixão."— Transcrição da apresentação:

1 Teorias de enfermagem. Profª Simone Paixão

2 Teoria das relações humanas.
No início da década de 30, a teoria da administração passou a enfatizar as prováveis pessoas em lugar da variável estrutura a se preocupar com o homem no trabalho em lugar de métodos, as regras e as normas a serem seguidas pelos executantes. A necessidade de humanização e democratização na administração pessoal foi que determinou esta mudança.

3 Teoria das relações humanas.
Motivação humana; A liderança; A comunicação; Dinâmica do grupo.

4 Estrutura organizacional e os serviços de enfermagem.
Filosofia e os objetivos do serviço de enfermagem; O volume e a complexidade das atividades a serem executadas; Os recursos disponíveis e as características desejadas na estrutura.

5 Este conjunto compreende:
A divisão de trabalho e especialização; Autoridade; Responsabilidade; Amplitude de supervisão; Centralização e descentralização.

6 Divisão do trabalho e especialização.
Unidades distintas; Especialização: Horizontal – especialização de atividades e de conhecimentos acarretando um maior número de órgãos no mesmo nível hierárquico. Vertical – crescimento da cadeia de comando.

7 Hierarquia. Especialização que divide a organização em camadas ou níveis de autoridade sobre os subordinados.

8 Autoridade e responsabilidade.
Na concepção clássica, autoridade é o poder de comandar subordinados para que executem atividades visando a realização dos objetivos propostos. Autoridade integral; Autoridade administrativa; Autoridade técnica.

9 Amplitude da supervisão.
Compreende o número de subordinados que uma pessoa pode supervisionar com eficiência. Quanto maior a amplitude, maior o número de subordinados e, consequentemente, menor o grau de atenção e controle que o supervisor pode desenvolver sobre eles.

10 Centralização e descentralização.
Centralização refere-se a distribuição do poder nas organizações. Refere-se ao grau de delegação de tomada de decisão aos níveis mais baixos da organização Descentralização depende do tamanho da organização, do tipo de atividades que são desenvolvidas, das tendências políticas e econômicas da organização, da filosofia da cúpula administrativa, da competência dos subordinados e da facilidade de informações que permitem a tomada de decisão.

11 Formalização. Representa o uso de normas na organização e corresponde ao grau em que normas e procedimentos, instruções e comunicações estão escritos. Descrição de cargos; Funções de normas e rotinas; Padronizações de procedimentos; Escalas de distribuição de pessoal.

12


Carregar ppt "Teorias de enfermagem. Profª Simone Paixão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google