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DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E COTIDIANO ESCOLAR
Vera Maria Candau 2010
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VIOLÊNCIA SOCIAL Maior visibilidade Multiplicidade de formas
últimas décadas Maior visibilidade Multiplicidade de formas “Cultura da violência”
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VIOLÊNCIA SOCIAL Envolvimento de sujeitos cada vez mais jovens
últimas décadas Envolvimento de sujeitos cada vez mais jovens Naturalização e banalização de sua realidade
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VIOLÊNCIA ESCOLAR Manifestações: Ameaças e agressões verbais
Agressões físicas Assédio do narcotráfico “Cultura da violência”
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VIOLÊNCIA ESCOLAR Manifestações: Violência familiar Depredações
Pichações Discriminações
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VIOLÊNCIA ESCOLAR Manchetes:
Aluno acusa professor de agressão na escola Adolescente dispara contra professor Escola depredada atrai tráfico
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VIOLÊNCIA ESCOLAR Manchetes:
Explosão de bombas na escola Alunos são vítimas de bullying
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TRÊS AFIRMAÇÕES BÁSICAS:
1ª) Violência social e violência escolar estão relacionadas, mas esta relação não pode ser vista de modo mecanicista e simplista;
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TRÊS AFIRMAÇÕES BÁSICAS:
2ª) Violência: - Complexidade - Multicausalidade - Dimensões: Estrutural e Cultural
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TRÊS AFIRMAÇÕES BÁSICAS:
3ª) A escola também produz violência
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A violência ocorre quando há desejo de destruição”
“Violência é o emprego desejado de agressividade com fins destrutivos... A violência ocorre quando há desejo de destruição” Jurandir Freire Costa
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VIOLÊNCIA: “Violência é um ato de brutalidade, sevícia e abuso físico ou psíquico contra alguém e caracteriza relações intersubjetivas definidas pela opressão e pela intimidação, pelo medo e pelo terror. Marilena Chauí
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VIOLÊNCIA E COTIDIANO ESCOLAR
Propostas: QUESTÃO DE SEGURANÇA QUESTÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA
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VIOLÊNCIA E COTIDIANO ESCOLAR
Segurança: Patrulha Escolar Alarmes Ligados à Distritos Policiais Grades, correntes e cadeados
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VIOLÊNCIA E COTIDIANO ESCOLAR
Segurança: Detectores de Metal Revista Policial dos Alunos Código disciplinar rígido
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VIOLÊNCIA E COTIDIANO ESCOLAR
Segurança: Proibição de determinadas manifestações estudantis Aumento do número de inspetores e seguranças
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VIOLÊNCIA E COTIDIANO ESCOLAR Perspectiva Político-Pedagógica:
Aluno/a : sujeito de direitos Participação e Diálogo Reflexão Coletiva Relação Família-Escola
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VIOLÊNCIA E COTIDIANO ESCOLAR Perspectiva Político-Pedagógica:
Atividade extra-classe Integração escola-comunidade Educação em/para os Direitos Humanos
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EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS
Enfoque: pedagogia crítica e intercultural Ênfase: processos formativos
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EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS
Articuladora: igualdade-diferença Temas: Contextualizados e relacionados com conceitos fundamentais
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EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS
Estratégias: Participativas Construção Coletiva Diferentes Linguagens Promoção do diálogo em diferentes saberes
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EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS
Âmbitos – cognitivo, afetivo, sócio-político e cultural - Sensibilidades, mentalidades, relações e práticas cotidianas concretas
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EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS
Diferentes Dimensões: ver, saber, sistematizar, celebrar, comprometer-se e socializar Referências Importantes: realidade social e histórias de vida
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EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS
Educadores/as: função mobilizadora
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PNEDH (2006) “A EDHU é compreendida como um processo sistemático e multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos , articulando as seguintes dimensãos:
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PNEDH (2006) a) apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre direitos humanos e a sua relação com os contextos internacional, nacional e local;
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PNEDH (2006) atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos
b) Afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos em todos os espaços da sociedade;
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PNEDH (2006) c) Formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente nos níveis cognitivo, social, ético e político;
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PNEDH (2006) d) Desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados;
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PNEDH (2006) e) Fortalecimento de práticas individuais e sociais que gerem açõs e instrumentos el favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos, bem como da reparação das violações” (p.17)
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MOSCA E AGUIRRE: “ Um dos maiores obstáculos para a difusão da EDH é o abismo existente entre o discurso, as palavras, os fatos e as atitudes. Se um/a educador/a, se um sistema escolar pretende educar para os DHs, deve sempre começar por praticá-los.
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MOSCA E AGUIRRE: Não há educação em Direitos Humanos, não há projeto educativo válido neste campo sem um profundo compromisso social para torná-los realidade.” (p.19)
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