A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura

2 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura

3 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura

4 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura

5 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura

6 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura

7 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura

8 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura

9 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura

10 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura

11 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura

12 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura

13 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura

14 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura

15 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura

16 Pilates Prof. Alexandre Souza
Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura Pilates

17 Pilates Prof. Alexandre Souza
Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura Pilates

18 Pilates Prof. Alexandre Souza
Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura Pilates

19 Pilates Prof. Alexandre Souza
Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura Pilates

20 Pilates Prof. Alexandre Souza
Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura Pilates

21 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura

22 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura

23 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura

24 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura

25 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura

26 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura

27 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura

28 Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura Posturologia O tratamento é baseado no diagnóstico feito pela avaliação dos vários órgãos do corpo, além da coluna vertebral. Ele é realizado de maneira diferente conforme a parte do corpo desregulado e o resultado do tratamento de reprogramação de um novo e bom esquema corporal permite um ajuste global bastante positivo do paciente nessa forma de tratamento, garantindo o equilíbrio postural, a estética e a saúde do corpo.

29 Posturologia Funções do Sistema Tônico Postural:
Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura Posturologia Funções do Sistema Tônico Postural: Lutar contra a Gravidade e manter a postura ereta; Opor-se às forças externas; Situar-nos no espaço-tempo estruturado que nos envolve; Guiar e reforçar o movimento; Equilibrar-nos durante o movimento.

30 Posturologia As múltiplas entradas do sistema tônico postural:
Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura Posturologia As múltiplas entradas do sistema tônico postural: Os exteroceptores, nos situam em relação ao nosso meio (visão, tato, audição); Os proprioceptores, situam as diferentes partes de nosso corpo em relação ao conjunto, em uma determinada posição no espaço; Os centros superiores integram as informações; Os três principais são os pés, os olhos e o sistema manducatório. Computador Central Captores Efetores

31 Dismorfismos Crânio-Faciais
Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura Dismorfismos Crânio-Faciais Disfunções Crânio Mandibulares No sistema tônico postural o Aparelho Manducatório é o terceiro Influenciador do posicionamento Corporal. Plano Sagital; Plano Frontal: Distúrbios Tridimensionais:

32 Disfunções Crânio Mandibulares
Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura Disfunções Crânio Mandibulares A negligência dos Pacientes; Causas Iatrogênicas; Estresse (Bruxismo e apertamento dentário); Traumatismos; Ortodontia.

33 As Alterações de Deglutição
Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura As Alterações de Deglutição - Classificam-se em dois grupos: Alterações constitucionais; Alterações adquiridas. “ A rotação do osso hióide, em uma disfunção lingual lateral pelos dentes ausentes, constituem o “gatilho” que descompensará em báscula e rotação a cintura escapular; esta mesma patologia repercute também no crânio e suas membranas.” Bricot, Bernard

34 Exame Básico - Avaliar nas três direções do espaço:
Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura Exame Básico - Avaliar nas três direções do espaço: - Sagital – Frontal - Horizontal

35 Exame Básico Particularidades: Observar em perfil a flecha lombar;
Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura Exame Básico Particularidades: Observar em perfil a flecha lombar; No adulto a postura deve ser de 4 a 6 cm (3 dedos) e a coluna cervical de 6 a 8 cm (4 dedos); - O plano escapular e das nádegas devem ser alinhados; Verificar hiperlordose, retificações, inclinações e gibosidade. Caso haja MI curto devemos primeiro calçar o membro para depois avaliarmos; A gibosidade associada ao sinal do golpe do machado contra lateral caracteriza a escoliose Golpe do machado 6 a 8cm Gibosidade 4 a 6cm

36 Exame Básico - Amplitude de rotação da cabeça:
Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura Exame Básico - Amplitude de rotação da cabeça: - Tamanho aparente dos MMII - Exame do Pé: causador ou adaptativo, plano, cavo, valgos, varos... - Exame do Olho: Teste de convergência ocular; Cover teste; Olho dominante; Equilíbrio no espaço: Teste de Romberg; Teste de marcha no lugar; Exame do Ap. Manducatório Abertura e fechamento; Ruídos e amplitude; Assimetrias faciais; Classe de Oclusão; Oclusão cruzada; Ausência de dentes; Disfunção lingual; Prótese; etc.

37 - Técnicas propostas para o tratamento da Coluna Vertebral:
Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura - Técnicas propostas para o tratamento da Coluna Vertebral: Iso-stretching: - Objetiva trabalhar de forma globalizada o corpo, priorizando a decoaptação do eixo axial, alongando músculos estáticos, flexibilizando e tonificando o corpo, adequando postura, sendo principalmente indicada a quem apresenta apenas síndromes posturais, pois o exercícios são ativos e podem evoluir uma disfunção se feitos inadequadamente. Cada exercício se repete 3,6 ou 9 vezes nos simétricos e 2,4 ou 8 vezes nos assimétricos; É na expiração que se ganha o alongamento, que deve ser lenta, de 6 até 10 segundos.

38 - Técnicas propostas para o tratamento da Coluna Vertebral:
Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura - Técnicas propostas para o tratamento da Coluna Vertebral: Posição I: - Em pé: Os pés paralelos, espaçados na largura da bacia, assumindo uma boa estabilidade ao solo. As pernas semi-fletidas permitem que a bacia se posicione em ligeira retroversão, diminuindo assim a lordose lombar. Os braços são estendidos ao longo do corpo, ligeiramente abertas e para trás. Fletir os punhos, os dedos estendidos e abertos. - Correção: Alinhar a bacia, a coluna vertebral e a cabeça. Autoengrandecimento vai suprimir as curvaturas vertebrais; - Ação: Contrair fortemente os glúteos e os músculos dos membros; Abaixar as escápulas para aproximar o ângulo inferior das escápulas; Exercer um apoio ativo dos pés ao solo; Manter a coluna em crescimento; Expirar profundamente e por longo tempo.

39 - Técnicas propostas para o tratamento da Coluna Vertebral:
Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura - Técnicas propostas para o tratamento da Coluna Vertebral: Posição I – Variante 2: - Modificar: Orientar as mãos, as pontas dos dedos trás e para cima ou para baixo. Dedos serrados uns contra os outros. Os braços se posicionam cruzados, estendidos ou fletidos além da linha da cabeça nas diversas posições das mãos já descritas

40 - Técnicas propostas para o tratamento da Coluna Vertebral:
Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura - Técnicas propostas para o tratamento da Coluna Vertebral: Posição IV: - Em pé: Colocar a bola entre os joelhos; Os braços são estendidos acima da cabeça, as mãos cruzadas, as palmas das mãos face a face. - Correção: Manter os pés ao solo, bem apoiado; Não projetar a pelve muito à frente; Manter os braços se possível, ao nível das orelhas. - Ação: Empurrar os dedos para o alto com as mãos unidas uma contra a outra.; Abaixar as escápulas; Comprimir a bola; Evite alterar a postura; Expirar profundamente e por longo tempo.


Carregar ppt "Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google