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Teorias de Liderança P1 – 7 aulas P2- 6 aulas

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Apresentação em tema: "Teorias de Liderança P1 – 7 aulas P2- 6 aulas"— Transcrição da apresentação:

1 Teorias de Liderança P1 – 7 aulas P2- 6 aulas

2 Conceitos de Liderança
“É um fenômeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista à comunicação de determinados objetivos”(Fachada, 1998) “O processo de influenciar as atividades de um indivíduo ou de um grupo para a consecução de um objetivo numa dada situação”(Herseye Blanchhard)

3 Entendendo a liderança
Capacidade demonstrada quando influencia os outros a agir de certa forma; Percebe e obtém o melhor dos outros, ajudando a desenvolver um processo de realização pessoal e profissional; Pessoa que detém o poder nem está por perto, mas a liderança ainda pode existir.

4 LÍDER e COORDENADOR Coordenador – poder legítimo Líder – pode ser nomeado ou emergir de um grupo

5 LÍDER É QUALQUER UM QUE POSSA INFLUENCIAR OS OUTROS
Então ... LÍDER É QUALQUER UM QUE POSSA INFLUENCIAR OS OUTROS

6 6 CARACTERÍSTICAS DE LÍDERES EFICAZES
IMPULSO DESEJO DE INFLUENCIAR HONESTIDADE E CÁRATER MORAL AUTOCONFIANÇA INTELIGÊNCIA CONHECIMENTO RELEVANTE

7 LIDERANÇA CARISMÁTICA
Um indivíduo com uma visão convincente ou senso de propósito, capacidade de comunicar sua visão em termos claros que os seguidores possam entender; demonstra consistência e foco na busca da visão, além de entendimento de suas próprias forças.

8 LIDERANÇA CARISMÁTICA
Possuem visão; Capacidade de articular esta visão; Disposição para assumir riscos; Sensibilidade tanto para restrições ambientais como para seus seguidores; Comportamentos fora do comum. Ex.: Lula, Martin Luther King, Steve Jobs.

9 LIDERANÇA CARISMÁTICA
Indivíduos podem ser treinados. Ex.: alunos de graduação Resultado: desempenho superior Nem sempre é usada para atingir altos níveis de desempenho, mas é apropriada quando de um propósito ideológico ou alto grau de estresse e incerteza.

10 IMPORTANTE Não podemos afirmar que uma criança no jardim de infância que apresenta características de liderança, através de suas habilidades influenciadoras, esteja apta a ser um líder. Liderar exige além de características, competências e comportamentos. Felizmente, estes podem ser aprendidos e desenvolvidos.

11 LIDERANÇA VISIONÁRIA Habilidade de criar e articular uma visão realista, crível, atraente do futuro, nasce do presente e o melhora. Devidamente selecionada e implementada, invoca talentos, habilidades e recursos.

12 VISÃO A visão deve ser capaz de criar possibilidades inspiradoras e únicas e devem oferecer uma nova ordem, que pode produzir distinção organizacional. As visões se adequam ao tempo e às circunstâncias. É necessário acreditar que ela seja atingível.

13 3 QUALIDADES RELACIONADAS
CAPACIDADE DE EXPLICAR A VISÃO Clara Ações Metas Comunicação Simplicidade Valorização

14 3 QUALIDADES RELACIONADAS
CAPACIDADE DE EXPRESSAR A VISÃO Verbalmente Comportamento Reforço Intervenção

15 3 QUALIDADES RELACIONADAS
CAPACIDADE DE AMPLIAR A VISÃO Contextos diferentes Sequenciar atividades Variadas situações

16 LÍDER Técnica Ser um expert Domínio Abstratas/conceitual Mental
Relações humanas=pessoas trabalhar com Compreender Motivar Comunicação Saber ouvir Aceitação de ideias Incentivo ao envolvimento Treinar Apoiar Entender a si mesmo Líder treinador*** Rede de relacionamentos Socialização Interagir com pessoas Lutar por Técnica Ser um expert Domínio Abstratas/conceitual Mental Analisar várias informações Fazer conexões Pensar criticamente Estabelecer direções de longo prazo

17 A Liderança como resultado de
Estilos de Liderança Perspectiva A Liderança como resultado de 1. Traços pessoais Habilidades inatas 2. Estilos comportamentais Comportamentos adquiridos 3. Situacional Fatores contingenciais

18 A Liderança como resultado de
Estilos de Liderança Perspectiva A Liderança como resultado de Processo cognitivo Processo mental de reconstruir informações 2. Carismática Inter-relação social: como se percebe o líder 3. Prática visionária e transformadora Cultivo da ideação do futuro

19 COMPORTAMENTOS DA LIDERANÇA
CENTRADO EM TAREFAS Autoritário Ênfase nas tarefas Funcionário saber o que deve ser feito Metas cumpridas Inapropriado ser chamado de líder Orientado para resultados Punição Liderança autocrática

20 COMPORTAMENTOS DA LIDERANÇA
CENTRADOS EM PESSOAS Relações interpessoais Interesse nas necessidades das pessoas Busca pelo bem estar Confiança Apoio Relação amigável Sensível aos sentimentos Liderança participativa ou democrática Todo o grupo participa Decisão final ????? Consultivo-participativa Democrático-participativa Líder liberal – laissez-faire – funcionários tem TOTAL autonomia

21 COMPORTAMENTOS DA LIDERANÇA
AUTOCRÁTICO PARTICIPATIVO LIBERAL CONSULTIVO DEMOCRÁTICO LÍDER /COORDENADOR NO CONTROLE TOTAL FUNCIONÁRIOS NO CONTROLE DAS COISAS QUE O AFETAM

22 QUAL ESTILO/COMPORTAMENTO É O MAIS ADEQUADO? QUAL DEVO USAR?
O coordenador deve estar preparado para usar qualquer estilo que a situação exija.

23 VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA? DEFENDA SEU PONTO DE VISTA.
DÊ SUA OPINIÃO “Dada a ênfase no cuidado com os funcionários, as mulheres podem ser coordenadoras mais eficazes”. VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA? DEFENDA SEU PONTO DE VISTA. A classe será dividida em três grupos, onde um grupo defenderá a tese, outro será a negação e um terceiro dará o fechamento final. Utilizaremos então o modelo de liderança: democrático-participativo entre os grupos e na finalização o estilo consultivo-participativo.

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25 Os Estilos de Liderança

26 AUTOCRÁTICA DEMOCRÁTICA LIBERAL Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo; O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo; O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho; O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro. As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder; O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham nova perspectivas com os debates; A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho; O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas. O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios. Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder; A participação do líder no debate apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem; Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder; O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos; O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.

27 Teorias de Liderança Perspectivas de liderança baseada nos traços
Partindo do pressuposto que os líderes nascem com características inatas, o objetivo principal é a identificação dos traços individuais dos líderes que os diferenciam de outras pessoa Perspectiva comportamental da liderança Focam não o que os líderes eram, mas o que eles faziam, tentando isolar as características comportamentais dos líderes eficazes Perspectiva contingencial da liderança A essência das teorias da liderança contingencial é a idéia de que, para ser eficaz, o estilo tem de ser apropriado à situação Relativamente às teorias de liderança, o professor apenas deve explicar a idéia essencial subjacente a cada perspectiva. O seu aprofundamento será detalhado em outras disciplinas. Contudo é importante os alunos ficarem com uma idéia geral sobre estas teorias. 27

28 1. TRAÇOS 2. COMPORTAMENTO 2.A. - FUNÇÕES: PESSOAS E TAREFA
2.B. - ESTILOS DEMOCRÁTICO AUTOCRÁTICO LIBERAL

29 Autocrático-coercitivo
Os Quatro estilos de liderança de Likert e as teorias de X e Y de Mcgregor Autocrático-coercitivo Autocrático-benevolente Consultivo Participativo Teoria Y Teoria X

30 A Teoria Contingencial ou Situacional
Fatores situacionais é mais importante; Estilo de liderança mais eficaz; Não existem estilos de liderança universalmente adequados; Valorização da ação do liderado; Líder, capacidade de responder ou ajustar-se a determinada situação; Características trabalhadas; Liderança facilitadora; Pessoas criarem ambientes favoráveis;

31 A Teoria Contingencial ou Situacional
Principal função do líder é levar os outros a liderarem a si mesmos. A eficácia organizacional – treinamento e ambiente Flexibilidade de adaptação Despojar-se de suas emoções e agir de acordo com o que a situação está exigindo.

32 Teoria da Liderança Situacional de Hersey e Blanchard

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34 Teoria da Liderança Situacional de Hersey e Blanchard
Liderança informado – R1 Novo funcionário; Incertezas; Comunicação unilateral. Liderança de venda- R2 Em desenvolvimento; Unilateral e bilateral. Liderança participativa- R3 Especialista; Suporte. Liderança delegador – R4 Desenvolvimento completo;

35 PESQUISA SOBRE: Em tempos de mudança de paradigmas, novas concepções são agregadas nas discussões sobre estilos de liderança por incorporarem aspectos motivacionais e culturais do homem e da sociedade. Para Mary Fontaine, diretora de serviços globais de talentos e liderança do Hay Group e presidente do Centro de Pesquisa e Inovação McClelland, ambos com sede em Boston, Massachussets, Estados Unidos, há mais de 20 anos assessorando empresas como IBM, PepsiCo, Unilever, Philips, entre outras, trabalhando em assuntos relativos à transformações de liderança e desenvolvimento de equipes. Amplamente reconhecida como expert em liderança e talento, é autora do livro Leadership run Amok: the destructive potential of overachievers, publicado na edição de junho de 2006 da Harvard Business Review. Em entrevista à HSM Management, número 63, ano 11, volume 4, julho/agosto de 2007, p fala sobre os estilos de liderança.  Grupo de 5 pessoas. Word – times -12. – 5,0 pontos

36 Estilos de Liderança dos Executivos Brasileiros

37 PAPÉIS CONTEMPORÂNEOS DE LIDERANÇA

38 CREDIBILIDADE E CONFIANÇA
Componente central – honestidade Competentes e inspiradores Credibilidade => honestidade, competência e capacidade Qualidade das relações Confiança => vulnerabilidade

39 DIMENSÕES DA CONFIANÇA
INTEGRIDADE - veracidade COMPETÊNCIA – técnica e habilidade interpessoal CONSISTÊNCIA - confiabilidade LEALDADE - proteção ABERTURA - compartilhamento

40 IMPORTÂNCIA DA CREDIBILIDADE E DA CONFIANÇA
Pontuação máxima; Mudanças no ambiente de trabalho; Mecanismos tradicionais eliminados; Necessidade da existência de uma relação mútua; Relações dinâmicas; Capacidade de desenvolver confiança rápida – eficácia da liderança;

41 FAVORITISMO Abala a confiança; Prejudica a credibilidade;
Diminuição da eficácia da liderança; Cuidado! Critérios de desempenho sejam objetivos e visíveis.

42 LIDERAR X DELEGAÇÃO DO PODER
Necessidade de decisões rápidas – mover decisões; competir de forma global; tomar as decisões rápidas e implementá-las. Lacunas na coordenação – downsizing; reestruturação; capacitação de funcionários; compartilhamento de poder. Conclusão: mostrar confiança; oferecer uma visão, remover barreiras, incentivar e treinar.

43 Líderes TRANSACIONAIS E TRANSFORMACIONAIS
Transacional guia e motiva seus funcionários; objetivos estabelecidos; Esclarecimento de funções e requisitos de tarefas. Transformacional Transcende seus interesses; Provocam efeitos; Prestam atenção; Mudam a consciência de; Ver o velho – como novo; Inspiração; Esforço.

44 GESTÃO TRANSFORMACIONAL CONSTRÕEM-SE A PARTIR DA GESTÃO TRANSACIONAL.
CONSTRUÇÃO A PARTIR DE GESTÃO TRANSFORMACIONAL CONSTRÕEM-SE A PARTIR DA GESTÃO TRANSACIONAL. INDICA: BAIXA ROTATIVIDADE; MAIOR PRODUTIVIDADE; MAIOR SATISFAÇÃO.

45 LIDERANÇA DE EQUIPE Equipes crescem em popularidade; Líder orienta os membros da equipe; Líder => facilitador Ensinar o que sabe e deixar a equipe tomar as decisões; Causa confusão; Medidas de comando que antes eram importantes, agora já não são adequadas; É preciso sublimar o estilo dominante; Aprendizado; Paciência de compartilhar informações; Confiar nos outros; Dar autoridade; Entender quando intervir; Quando deixá-los sozinho.

46 LIDERANÇA VIRTUAL Escassez de informações sobre técnicas de motivação;
Cuidado com a comunicação não verbal; Capacidade de escrita.


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