A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UFABC O projeto acadêmico Luiz Bevilacqua Maio 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UFABC O projeto acadêmico Luiz Bevilacqua Maio 2007."— Transcrição da apresentação:

1 UFABC O projeto acadêmico Luiz Bevilacqua Maio 2007

2 Palavra do Presidente Mais do que formar para o trabalho a educação deve ser sobretudo libertadora. Um país cresce quando absorve conhecimento mas só é forte se for capaz de gerar conhecimento. Deve-se apoiar tanto pesquisa aplicada quanto pesquisa básica Presidente Lula no Congresso Nacional 1de janeiro de 2007

3 As Sementes da Explosão do Conhecimento Capacidade de observação Microcosmos Macrocosmos Telescópios Exploração do espaço Capacidade de calcular Computação

4 Um Mundo Complexo Ciências da Natureza, Ciências Sociais, Humanidades Matemática Modelagem Simulação Representação INTERDISCIPLINARIDADE SISTEMAS COMPLEXOS Tecnologias

5 Colapso das Barreiras Mecânica Elétrica Civil Materiais Física Química Biologia NOVA CIÊNCIA NOVAS TECNOLOGIAS

6 Formação para o Futuro Revisão da estrutura de conteúdos: 100 anos de ciência Ênfase na formação básica: menor obsolescência Liberdade de trajetórias: novos perfís profissionais Eliminar barreiras: interdisciplinaridade

7 A Proposta da UFABC Eliminar departamentos Reorganizar o recorte do conhecimento científico Instituir disciplinas com conteúdos abertos sob a coordenação da pro-Grad. Maior liberdade na composição do currículo Admissão á Universidade

8 Os Centros Centro de Ciências da Natureza e Humanidades. A descoberta. Centro de Matemática, Computação e Cognição. A crítica. Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. A invenção.

9 O Novo Recorte Estrutura da Matéria Energia Processos de Transformação Informação e Comunicação Representação e Simulação Humanidades

10 Uma Experiência Bem Sucedida Base Experimental das Ciências Naturais Essencialmente Experimental: mão na massa Disciplina do primeiro trimestre: exige criatividade e dedicação Apresentação de poster num simpósio de fim de curso: interação com a sociedade e exercício de exposição

11 Formação Básica Cerca de 35% dos créditos obrigatórios Cerca de 30% dos créditos selecionados dentre as disciplinas BCT (Conteúdo dinâmico) Cerca de 35% livres

12 Exemplos de Disciplinas do BCT ( sob coordenação da Pro-Grad) Dinâmica de sistemas complexos; Estados limite de sistemas naturais; Lógica, cognição e computação; Filosofia da Ciência; Modelagem de Sistemas; Introdução à Teoria dos Jogos; Teoria dos Jogos e Evolução; Filosofia da Religião. Princípios de Mecânica Quantica. Biologia da Célula. Introdução à Genética.

13 As Trajetórias

14 Os Cursos Ciências da Natureza Matemática Computação Engenharias Engenharia de Materiais Engenharia de Materiais Engenharia de Gestão Engenharia de Gestão Engenharia de Instrumentação, Automação e Controle Engenharia de Instrumentação, Automação e Controle Bioengenharia Bioengenharia Engenharia Ambiental -Engenharia Urbana Engenharia Ambiental -Engenharia Urbana Engenharia de Sistemas de Informação Engenharia de Sistemas de Informação Engenharia de Telecomunicação e Tele-processamento. Engenharia de Telecomunicação e Tele-processamento. Engenharia de Energia Engenharia de Energia Engenharia Aero-espacial Engenharia Aero-espacial Acadêmico versus Profissional

15 Mobilidade de Estudantes e Professores Intercâmbio de Estudantes: Graduação e Pós-graduação Intercâmbio de Professores: Universidades e Empresas Professores Conferencistas nos temas profissionais

16 Educar Estimular a criatividade – Mais estudo e menos aula – Pensar Conquistar auto-confiança – Ousar e reduzir a aversão ao risco Tomar decisões e ter iniciativas – Menos queixas e mais soluções

17 Em Construção Docentes 106 todos doutores Funcionários técnicos e administrativos Alunos 1000 alunos Infra-estrutura Espaço físico Equipamentos INSTITUTO DE COGNIÇÃO E SISTEMAS COMPLEXOS

18 Missão Ensino- Para o trabalho e conquista da liberdade Pesquisa- Básica e aplicada sempre original Extensão- Para abrir as portas do mundo da inteligência – Ciência e Arte Regional versus Universal

19 Avaliação Institucional Política Acadêmica. Perfil acadêmico do quadro docente: áreas e titulação Política de qualificação docente e carreira Contribuição ao ensino: Textos didáticos. Presença de ex-alunos em posições de liderança na academia, no meio empresarial, no meio artístico, na administração pública. Prêmios obtidos por alunos e professores na área de ensino. Programa de iniciação científica. Contribuição ao avanço e divulgação do conhecimento. Publicações em periódicos selecionados. (Editados por Associações Científicas) Citações. Projetos aprovados por instituições de fomento à pesquisa. Contribuição à solução de problemas críticos da sociedade. Resultados de contratos com empresas e órgãos de administração pública Patentes e inovações tecnológicas Divulgação científica e artística Reconhecimento da comunidade acadêmica nas suas várias vertentes Bolsistas de produtividade do CNPq. Membros de Academias e membros distintos de Associações Científicas reconhecidas. Prêmios e distinções referentes à atuação acadêmica.

20 Alguns Nós Legislação Autonomia Administrativa e Financeira Desvalorização de outras missões do Ensino Superior Universidade, Elitismo, Inclusão e Avaliação. TCU, CGU e futuros XXU A Torre de Marfim e a Extensão

21 Harvard University Report of the Task Force on General Education May 2007

22 Harvard General Education (May 2007) A Harvard education is a liberal educationthat is, an education conducted in a spirit of free inquiry undertaken without concern for topical relevance or vocational utility. This kind of learning is not only one of the enrichments of existence; it is one of the achievements of civilization.

23 Harvard General Education (May 2007) Subject Area Descriptions 1. Aesthetic and Interpretive Understanding 2. Culture and Belief 3. Empirical Reasoning 4. Ethical Reasoning 5. Science of Living Systems 6. Science of the Physical Universe 7. Societies of the World 8. The United States in the World

24 Harvard General Education (May 2007) We have therefore made an effort not to map these eight subject areas onto departments. We expect that some general education courses will involve collaborative teaching by faculty from different departments or even different divisions and Schools; other courses may be taught from a single disciplinary perspective.

25 Harvard General Education (May 2007) … appoint a separate committee to administer a regular five-year review of all general education requirements and offerings, including the definition of the subject areas and the criteria for courses offered in those areas.

26 Universidade da California Merced - Missão The university UC Merceds unique mission is as a student-centered research university. The campus opened Sept. 5, 2005, alongside Lake Yosemite, and is the first new American research university in the 21st century.unique mission

27 UC Merced Os Centros, Profs&Estudantes Three schools, The School of Engineering, The School of Natural Sciences and The School of Social Sciences, Humanities and Arts, an ever- expanding list of majors, minors and and graduate programs, more than 80 full-time faculty members and dozens of lecturers. The student body numbers more than 1,200 (as of January 2007)The School of EngineeringThe School of Natural SciencesThe School of Social Sciences, Humanities and Artsmajors, minorsgraduate programsfaculty

28 UC Merced Ênfases na pós-graduação Applied Mathematics Atomic and Molecular Science and Engineering Computer and Information Systems Environmental Systems Quantitative and Biology Systems Social and Cognition Sciences

29 UC Merced Tempo para projetar Founding Chancellor Carol Tomlinson- Keasey has returned to teaching after seven years working to open UC Merced, and in January 2007, the UC Board of Regents appointed UC Santa Cruz engineering dean Sung-Mo "Steve" Kang as chancellor. He took office March 1, 2007.Sung-Mo "Steve" Kang

30 Eu não consigo ver escapatória desse dilema (exceto se o nosso verdadeiro objetivo seja perdido para sempre) a não ser que alguns de nós nos aventuremos a embarcar na síntese de fatos e teorias, a despeito do conhecimento incompleto e de segunda mão de alguns deles, e com o risco de passarmos por tolos. E. SHRODINGER A propósito da interdisciplinaridade


Carregar ppt "UFABC O projeto acadêmico Luiz Bevilacqua Maio 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google