A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CADEIA DE VALOR SEMINÁRIO Cleide Carneiro Ione Cruz Marinéia Almeida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CADEIA DE VALOR SEMINÁRIO Cleide Carneiro Ione Cruz Marinéia Almeida"— Transcrição da apresentação:

1 CADEIA DE VALOR SEMINÁRIO Cleide Carneiro Ione Cruz Marinéia Almeida
Prof. da FJA Prof. da FVC Prof. da UNIBAHIA

2 ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO
CADEIA DE VALOR Evolução Conceitos Importantes Relevância do Tema Cadeia de Valor Considerações Finais Bibliografia

3 CONCEITOS IMPORTANTES
CADEIA: Seqüência VALOR: Importância Fonte: Minidicionário Luft, 2000.

4 CONCEITOS IMPORTANTES
CADEIA DE VALOR Conjunto ligado de atividades que aumenta a utilidade (ou valor) dos produtos e serviços de uma organização. (MAHER, 2001, p. 886)

5 CADEIA DE VALOR P & D Desenho Produção Marketing Distribuição CLIENTE Valor de bens E serviços Aos clientes Fonte: MAHER, 2001, p. 46) Conjunto ligado de atividades que aumenta a utilidade (ou valor) dos produtos e serviços de uma organização. (MAHER, 2001, p. 886)

6 CONCEITOS IMPORTANTES
ATIVIDADES QUE ADICIONAM VALOR Atividades que, na percepção dos clientes, adicionam utilidade aos produtos e serviços que eles adquirem. (MAHER, p. 45)

7 CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA
RELEVANCIA DO TEMA CADEIA DE VALOR CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA

8 CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA
CADEIA DE VALOR CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA Analisar as 5 FORÇAS COMPETITIVAS do negócio: 1- Ameaça de novos Concorrentes 2- O poder de compras dos clientes 3- O poder de influência dos fornecedores 4- A ameaça de produtos substitutos 5- Rivalidade da concorrência Adaptado de PORTER,1989, p. 4.

9 CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA
CADEIA DE VALOR CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA 1. DIFERENCIAÇÃO 2. LIDERANÇA EM CUSTOS 3. FOCALIZAÇÃO 4. ESCOPO Adaptado de SLYWOTZKY, 1998, p. 305 e HANSEN e MOWEN 2001, p. 424.

10 CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA
CADEIA DE VALOR CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA DIFERENCIAÇÃO É uma estratégia que tem por objetivo, aumentar valor ao cliente ao aumentar o que o cliente recebe (realização do cliente). Adaptado de SLYWOTZKY, 1998, p. 305 e HANSEN e MOWEN 2001, p. 424.

11 CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA
CADEIA DE VALOR CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA LIDERANÇA EM CUSTOS É uma estratégia que tem por objetivo, oferecer um valor melhor ou igual aos clientes a custo menor que aquele oferecido pelos competidores. Adaptado de SLYWOTZKY, 1998, p. 305 e HANSEN e MOWEN 2001, p. 424.

12 CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA
CADEIA DE VALOR CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA FOCALIZAÇÃO Envolve selecionar ou enfatizar um conjunto de clientes ou segmento de mercado, no qual competir. Adaptado de SLYWOTZKY, 1998, p. 305 e HANSEN e MOWEN 2001, p. 424.

13 CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA
CADEIA DE VALOR CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA ESCOPO Envolve selecionar os produtos, serviços ou soluções que a empresa pretende atuar, terceirizar ou trabalhar com parceiros. Adaptado de SLYWOTZKY, 1998, p. 305 e HANSEN e MOWEN 2001, p. 424.

14 CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO
CADEIA DE VALOR CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO É o processo de combinação das quatro estratégias. A combinação é selecionada com o objetivo de criar uma vantagem competitiva sustentável. Adaptado de SLYWOTZKY, 1998, p. 305 e HANSEN e MOWEN 2001, p. 424.

15 Considerações Finais ESTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO DE MOSTRAR QUE SE É POSSÍVEL FAZER MAIS COM MENOS...

16 BIBLIOGRAFIA: HANSEN, Don R.; MOWEN, Maryanne M. Gestão de Custos: Contabilidade e Controle. Tradução de: Robert Brian Taylor. São Paulo: Pioneira, 2001. MAHER, Michael. Contabilidade de Custos – Criando valor para a administração. Tradução de: José Evaristo dos Santos. São Paulo: Atlas, 2001. PORTHER, Michael. Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. Tradução de: Elisabeth Pinho Braga. Rio de Janeiro: Campus, 1989. SHANK, John K. Gestão Estratégica de Custos: a nova ferramenta para a vantagem competitiva. Tradução de: Luíz Orlando Lemos. Rio de Janeiro: Campus, 1995. SLYWOTZKY, Adrian. A Estratégia focada no lucro: Profit Zone: desvendando os segredos da lucratividade. Tradução de: Ana Beatriz Rodrigues. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

17 MUITO OBRIGADO!!! Cleide Carneiro Ione Cruz Marinéia Almeida


Carregar ppt "CADEIA DE VALOR SEMINÁRIO Cleide Carneiro Ione Cruz Marinéia Almeida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google