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Prof. Fernando Flessati e Especial para o.

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Apresentação em tema: "Prof. Fernando Flessati e Especial para o."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Fernando Flessati e Especial para o Centro Universitário da Cidade – Univer Cidade

2 Agenda do curso O ambiente exige o planejamento Administração Estratégica Planejamento de marketing Diagnóstico e avaliação competitiva da organização Determinando objetivos e estratégias de marketing Mix de marketing – a estratégia das ferramentas de marketing Recursos, orçamento, implantação e sistemas de controle Plano de Marketing – como escrever um

3 O ambiente exige planejamento

4 O mundo é plano... Globalização da Economia Novas Tecnologias Novas Estruturas de Distribuição Enfraquecimento das Grandes Marcas Mudança de Comportamento Social

5 5 O Mundo muda muito rápido (Adaptado de Chiavenato & Sapiro, 2004, pág 21-22) Transformações no ambiente empresarial O foco do planejamento agora é de LONGO prazo As empresas preocupam-se mais com o relacionamento com o cliente do que com a venda propriamente dita Existe uma maior oferta de produtos com uma menor diferenciação entre eles Existe uma maior competição no mercado, mas também uma maior colaboração entre empresas, mesmo competidoras

6 O mundo é um grande ambiente de negócios AMK e FF AmbienteFísico AmbienteFísico AmbienteTecnológico AmbienteTecnológico AmbienteLegal AmbienteLegal AmbienteIndustrial AmbienteIndustrial AmbienteSócio-cultural AmbienteSócio-cultural AmbienteEconômico AmbienteEconômico Canais deDistribuição Canais deDistribuição Clientes Competidores Fornecedores A Companhia A Companhia

7 Tendências - o mundo correto! Defeitos no Cliente, em Partes Por Milhão

8 Tendências o mundo é verde !

9 Tendências- o mundo é tecnologia!

10 Tendências - o mundo está de pernas pro ar!

11 Tendências - o mundo é interativo

12 Administração Estratégica Prever o futuro 8 exabytes – 1 giga por habitante ano Velocidade da informação Informação na hora, lugar e na quantidade certos Monitorar dados, canalizar e processar são fundamentais para compreender o futuro

13 Planejamento estratégico Segundo Chiavenato, o planejamento estratégico se assenta sobre três pilares: a visão do futuro, os fatores ambientais externos e fatores organizacionais internos. Em outras palavras, deve prever a adaptação às mudanças e as incertezas ambientais; deve focalizar o futuro – num horizonte de 2 a 5 anos; deve compreender a organização na sua totalidade; é um exercício de ação conjunta, atendendo a diversos pleitos da organização; deve proporcionar o aprendizado sobre a necessidade de compreensão das alterações do meio ambiente. Formulação, planejamento e gestão: os três passos de planejamento estratégico. Chiavenato, I, Administração nos Novos Tempos, Elsevier, 2ª. Ed, RJ, 2004

14 Planejamento de Marketing...além do ambiente, concorrentes e tecnologias mudam em alta velocidade o tempo todo. É só o instante de subir à tona, respirar e sentir a próxima onda se quebrando...

15 Planejamento de marketing *Importante: Nós entendemos Planejamento como um processo de orientar as principais competências e recursos organizacionais – tempo, tecnologia, finanças, gente e habilidades – para que a empresa possa se orientar na sua trajetória e se adaptar as constantes mudanças porque passa o mundo e em especial o seu ambiente de atuação.

16 Planejamento de Marketing Segundo Malcon Macdonald, in Planos de Marketing, como preparar e como usar, Editora JB – Rio de Janeiro, 1989 Uma sequência lógica de atividades que levam a definição de objetivos de marketing e a formulação de planos para alcançá-los. Nirmalya Kumar propõe in Kotler, P – Administração de Marketing, Pearson, 12ª ed. SP: Definir o segmento de valor (ou os clientes e suas necessidades); 2 – definir o plano de valor; 3 – definir a rede de valor que entregará o serviço prometido; Michael Porter, idem, Propôs a analise da cadeia de valor como a forma de se poder entregar mais valor ao cliente.

17 O novo conceito de marketing Conceito Antigo Produto Lucro Foco Fim Novo Cliente/Negócio Valor Mútuo


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