A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TÉCNICA VOCAL I CEMUL - 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TÉCNICA VOCAL I CEMUL - 2014."— Transcrição da apresentação:

1 TÉCNICA VOCAL I CEMUL

2 “Para ser grande, sê inteiro:
Nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive.” Fernando Pessoa

3 O professor de canto Preocupa-se em:
Estudar toda a modificação da voz humana, pela qual se formam os sons variados; Utiliza técnicas vocais para treinar o aluno a adquirir espontaneidade, serenidade , pureza e maleabilidade; Busca aprimorar toda a sonoridade vocal do aluno.

4 Bases do trabalho As bases do seu trabalho priorizam: a respiração;
um trabalho corporal com a identificação das tensões e controle da musculatura. conhecer o assunto passando pela experiência de um trabalho vocal; dedicação e educação de sua voz através de outros professores, mesmo que possua dons musicais/vocais herdados.

5 Produção vocal Se produz no trato vocal, a partir de um som básico gerado na laringe, chamado fonação. A laringe localiza-se no pescoço e é um tubo composto de cartilagens. As pregas vocais são as estruturas responsáveis pela produção da matéria prima sonora.

6 Amplificação sonora O som básico produzido pelas pregas vocais na laringe passa por uma série de cavidades de ressonância, que se ajustam como se fossem um alto-falante natural formado pela própria laringe, faringe, boca e nariz.

7 A voz É o resultado do equilíbrio entre duas forças:
a força do ar que sai dos pulmões – a chamada força aerodinâmica, a força muscular das pregas vocais – a chamada força mioelástica.

8 Articuladores Os sons são articulados principalmente na boca, através de movimentos da língua, dos lábios, da mandíbula, dos dentes e do palato.

9 A voz cantada Utilizamos as mesmas estruturas que produzem a voz falada, porém com diferentes ajustes devido às necessidades do canto. modo simplificado: a respiração passa a ser mais profunda; as pregas vocais produzem ciclos vibratórios mais controlados e com maior energia acústica;as caixas de ressonância estão expandidas e introduzem uma maior amplificação ao som básico (Behlau & Rehder,1997).

10 Técnicas Vocais São inúmeras e diversificadas, existindo algumas específicas para a voz falada e outras para a voz cantada. Em linhas gerais não existem diferenças muito acentuadas no que diz respeito à educação das vozes sejam faladas, recitadas ou cantadas. O que se deve exigir de um indivíduo que utiliza profissionalmente a voz é rendimento e longevidade.

11 Referências Pedroso, Maria I. de L.,“TÉCNICAS VOCAIS PARA OS PROFISSIONAIS DA VOZ”, São Paulo, 1997. Disponível em

12

13


Carregar ppt "TÉCNICA VOCAL I CEMUL - 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google