A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNED Macaé COORDENAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CURSO: TECNOLOGIA EM SERVIÇOS DE POÇOS DE PETRÓLEO QUÍMICA GERAL Aula 06 – LIGAÇÕES QUÍMICAS III Geometria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNED Macaé COORDENAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CURSO: TECNOLOGIA EM SERVIÇOS DE POÇOS DE PETRÓLEO QUÍMICA GERAL Aula 06 – LIGAÇÕES QUÍMICAS III Geometria."— Transcrição da apresentação:

1 UNED Macaé COORDENAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CURSO: TECNOLOGIA EM SERVIÇOS DE POÇOS DE PETRÓLEO QUÍMICA GERAL Aula 06 – LIGAÇÕES QUÍMICAS III Geometria e Polaridade Molecular Prof a. Maria Inês P. Ferreira, D.Sc.

2 UNED Macaé LIGAÇÕES QUÍMICAS III – GEOMETRIA E POLARIDADE MOLECULAR RECORDANDO: Vimos na aula anterior que: Moléculas são mantidas unidos por ligações INTERMOLECULARES; e Essas ligações são INTERAÇÕES ELÉTRICAS entre duas ou mais moléculas. VIMOS TAMBÉM QUE: A magnitude das FORÇAS INTERMOLECULARES assim como a M.M. explica muitas das propriedades das moléculas.

3 UNED Macaé LIGAÇÕES QUÍMICAS III – GEOMETRIA E POLARIDADE MOLECULAR No final da aula passada... Após a discussão sobre os constituintes do petróleo as seguintes questões foram propostas: 1. Explique por que pode-se encontrar pequenas quantidades de metano (CH 4 ) na fração de GLP, mas não na gasolina; 2. Explique por que muitas refinarias realizam o fracionamento do petróleo em duas etapas (destilação atmosférica e destilação a vácuo).

4 UNED Macaé LIGAÇÕES QUÍMICAS III – GEOMETRIA E POLARIDADE MOLECULAR 3. Você esperaria que o o n-pentano e o neo- pentano fizessem parte da mesma fração de petróleo obtida após destilação atmosférica? Por que? Dados: Fórmula molecular (de ambos os compostos): C 5 H 12 n-pentanoneo-pentano

5 UNED Macaé LIGAÇÕES QUÍMICAS III – GEOMETRIA E POLARIDADE MOLECULAR Estudos revelam que as moléculas NÃO SÃO NECESSARIAMENTE PLANAS! H2OH2O CO 2 CH 4 SO 3 PCl 5

6 UNED Macaé LIGAÇÕES QUÍMICAS III – GEOMETRIA E POLARIDADE MOLECULAR Estudos revelam que as moléculas NÃO SÃO NECESSARIAMENTE PLANAS!

7 UNED Macaé POR QUE? A Teoria da Repulsão dos Pares Eletrônicos

8 UNED Macaé Olhando melhor... A Teoria da HIBRIDIZAÇÃO

9 UNED Macaé Olhando melhor... A Teoria da HIBRIDIZAÇÃO – hibridização sp

10 UNED Macaé Olhando melhor... A Teoria da HIBRIDIZAÇÃO – hibridização sp 2

11 UNED Macaé Olhando melhor... A Teoria da HIBDRIDIZAÇÃO – hibridização sp 3

12 UNED Macaé Relacionando Geometria e Polaridade Molecular O CO 2 é uma molécula triatômica LINEAR: A água é uma molécula triatômica ANGULAR: O CO 2 é APOLAR! A água é POLAR!

13 UNED Macaé Relacionando Geometria e Polaridade Molecular

14 UNED Macaé Relacionando Geometria e Polaridade Molecular e RESUMINDO...

15 UNED Macaé Relacionando Geometria e Polaridade Molecular e RESUMINDO...

16 UNED Macaé Vamos trabalhar juntos? 1.Explique por que é possível separar água e óleo por processos físicos, como a decantação? 2.Com o auxílio da teoria da hibridização explique a existência de uma núvem de elétrons ¶ deslocalizados na molécula de benzeno. 3.Represente a reação entre a amônia e o trifluoreto de boro. 4.Explique, com o auxílio da teoria da hibridização a reação entre cloreto de alumínio e água.


Carregar ppt "UNED Macaé COORDENAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CURSO: TECNOLOGIA EM SERVIÇOS DE POÇOS DE PETRÓLEO QUÍMICA GERAL Aula 06 – LIGAÇÕES QUÍMICAS III Geometria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google