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Aprendizagem matemática a distância: Análise de interações na perspectiva de comunidades de prática Marcelo A. Bairral UFRRJ

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Apresentação em tema: "Aprendizagem matemática a distância: Análise de interações na perspectiva de comunidades de prática Marcelo A. Bairral UFRRJ"— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizagem matemática a distância: Análise de interações na perspectiva de comunidades de prática Marcelo A. Bairral UFRRJ

2 Como futuros professores interagem e aprendem numa comunidade virtual de prática? Que elementos característicos podem ser identificados nas interações a distância sobre geometria? Analisar aspectos no desenvolvimento do conhecimento de futuros professores segundo a caracterização de comunidade de prática (Wenger, 1998) Ressaltar elementos da aprendizagem geométrica em processo de construção.

3 Perspectiva sócio-cultural, que entende o aprendizado como uma atividade oriunda de significados construídos mediante a participação em comunidades específicas de aprendizagem. O conhecimento profissional do professor deve ser visto como um construto inseparável dos contextos e atividades nos quais se desenvolve. A situação na qual um indivíduo desenvolve-se profissionalmente é parte fundamental de como ele constrói, continuamente, um conjunto particular de conhecimentos e habilidades. Saber e resultados são construídos mediante diferentes interações no sistema social. Aprendizagem é mediada pela participação em um processo de construção social do conhecimento. Artefatos mediáticos constituem suportes para a aprendizagem.

4 Aprendizagem como... Comunidades de Prática (Wenger, 1999) Fazer Prática, estratégias Identidade Que/Como somos e vamos transformando Comunidade Pertencer Significados Experiências, decisões e mudanças

5 Contexto Formação Inicial: Tópicos de Geometría Espacial 2004 (Extensão, Piloto, 5 alunos) 2005 (Disciplina obrigatória, 2º período, 71 alunos) Ementa: Poliedros; Sólidos Geométricos; Principio de Cavalieri; Volume Comunicativos Afetivo-atitudinais Informativos Motivacionais

6 Tarefa vs Atividade

7 Coleta de dados: , 2 provas, fórum, lista de exercícios, chat, seminário, questionário inicial, auto-avaliação (1) seleção de diversas intervenções ao longo do curso/disciplina (2) identificação de objetivos de formação implícitos nas mesmas (3) contraste e meta-análise do processo O foco na análise da aprendizagem não deve ser individual, nem institucional, mas na comunidade de prática nas quais a atividade se desenvolve Interação, aprendizagem e avaliação como elementos mutuamente relacionados As idéias socializadas no ambiente expressam uma intencionalidade e necessidade pessoal de debate no e com o coletivo.

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9 Sáb Fev 26, :16 am Assunto: Aula com canudos A aula com canudos foi muito interessante, pois apartir dela podemos perceber que a rigidez de um sólido é muito importante. Quando construímos um cubo, verificamos que as suas diagonais são muito importante para que ele possa ficar rígido. Assimilamos também, que um sólido fica mais rígido apartir do momento que utilizamos de triângulos em sua formação. Enviada: Sáb Mar 05, :20 pm Assunto: folha de esxercicios complementares a folha ajudou muito com seus exercícios mas eu fiquei com duvida no exercicio que pedia para achar o angulo formado por duas diagonais em planos diferentes. é claro q se eu traçar uma terceira diagonal eu formarei um triangulo equilátero e o angulo será de 60 graus. Isso nao entra muito na minha cabeça continuei errando isso e botei na prova 90 graus. Nao cometam o mesmo erro que eu cometi. o angulo só será de 90 graus se as diagonais estiverem no mesmo plano!!! valeu fui bjs Su Enviada: Ter Mar 15, :44 pm (Professor) Assunto: Qual diagonal? oi Wellington, que bom que a lista o ajudou. Suellem, precisamos ter atenção sobre a diagonal que nos referimos : do cubo? de uma face? Sabemos que as diagonais da face de um cubo são perpendiculares. Desta forma, o ângulo formado entre elas é 90 graus. Agora, Suellem, não entendi qdo você se referiu no mesmo plano? Você não entendeu o porquê da medida do ângulo pedida no exercício ser 60 graus? Quem pode nos ajudar nesta interessante troca de idéias? Enviada: Dom Fev 13, :38 am Assunto: aula dia 02/02/05 achei muito legal termos tido uma aula prática ( construção de materiais). A visualização me ajudou a entender melhor as figuras ( os trabalhos da apostila), e uma aula que parecia artes plásticas(coisa de criança) foi um desafio, foi difícil conseguir fazer aquele cubo ficar de pé e divertido também. Adorei ter tido uma aula assim, pois depois de uma aula de cálculo só uma aula que não precisa fazer conta para acabar o dia e começar o carnaval.Aproveitem bastante o carnaval !!! tchau e até a próxima. fui!!!

10 O fato de pertencer (... Nao cometam... ) e fazer parte daquela comunidade (... precisamos ter atenção... ), o significado passa a ser uma forma de falarmos sobre nossas dúvidas, questionamentos e das habilidades que temos ou iremos desenvolver (... só uma aula que não precisa fazer conta... ), para estudarmos e entendermos o objeto que estamos atribuindo sentido. Como a identidade envolve uma forma singular na qual cada indivíduo (... me ajudou a entender... ) desenvolve, mediante as interações na comunidade, uma reflexão sobre o próprio aprendizado (... Isso nao entra muito na minha cabeça... ), podemos identificar diferentes perspectivas que podem sustentar um envolvimento mútuo na busca (... apartir dela... ) de resignificação da situação de aprendizagem em análise (... a folha... aula de cálculo... aula prática... aula com canudos... sobre a diagonal que nos referimos... ).

11 siduarte (09/03/ :32:50) : Ainda bem que não sou só eu que estou tendo dificuldades... rs! sigt (09/03/ :34:12) : a dificuldade maior é a de visualizaçao, nao a de resolver as questoes nathalia (09/03/ :34:25) : Todos vocês acharam como resposta da questao 3 da segunda semana, uma pirâmide? siduarte (09/03/ :34:48) : eu tb respondi que era uma pirâmide. sigt (09/03/ :35:22) : nao me lembro, mas sei q alguma questao tinha como resposta uma piramide nathalia (09/03/ :35:32) : concordo com vc sigt! visualizar sem o sólido em mãos é muito difícil! nathalia (09/03/ :36:30) : Estou tentando desenhar algumas figuras ou achar sólidos reais que se pareçam, para resolver as questões. siduarte (09/03/ :36:48) : sigt, você já fez alguma atividade da terceira semana? sigt (09/03/ :37:27) : uma questao da terceira semana fala de pegar o solido e manipula-lo, achei complicado siduarte (09/03/ :37:33) : podemos trocar idéias... assim que eu tiver um tempo para ler as questões eu coloco minhas dúvidas no fórum... Tente me ajudar, por favor! siduarte (09/03/ :38:05) : e você nathalia? já fez alguma questão? sigt (09/03/ :38:20) : estou tentando, mas preciso discuti-las, pois cada hora as vejo de um modo CHATCHAT Resultados: Aspectos no desenvolvimento profissional Debate e discussão com o coletivo Resolução/tempo de tarefas

12 Resultados: Elementos da aprendizagem geométrica Necessidade de materiais: construção, manipulação e diversidade Motivação para aprender e relatar aspectos da aprendizagem Enviada: Sex Fev 18, :17 pm Assunto: Foi muito legal a aula em que construimos poliedros!! chegando em casa naum resisti e fui construir outros, fiz um tetraedro, um outro hexaedro, e depois fui para um desafio maior!! Parti para a construção de um icosaedro!! depois de muitas tentativas consegui. Foi dificil, mas no final foi recompensador!! tentem, da pra fazer!! uma sugestão é pegar um dado de 20 faces e copiar!! ate a proxima!! Enviada: Dom Fev 20, :27 am Assunto: A aula foi de bom proveito e com a construçao nos levou a ter boa visuualizaçao do que eh visto no papel temtei fazer com planificaçao mas nao deu pois ficaram algumas arestas juntas uma da outra mas em casa deu pra terminar como a maioria.

13 Aluno Sigt: ¨Não é possível obter um quadrado, pois precisaríamos calcular duas diagonais opostas no cubo e assim perceberíamos que os valores das diagonais (que estivessem fazendo função de aresta) não dariam iguais aos valores das arestas que estivessem com estas, formando o quadrado. O plano deve ser colocado em qualquer parte do cubo, desde que o lado do retângulo surja a partir de dois pontos feitos em arestas adjacentes (vizinhas) e esses pontos sirvam como vértices do retângulo, a partir daí parta de cada vértice duas arestas, uma horizontal e a outra vertical, sendo ligada ao ponto oposto formando o retângulo. Perímetro máximo = 2a2 + 2a = 2a(2+1)¨. Resposta e fórum Aluno Ldt Data:18/02/ :11: Fórum Sim, podemos obter um quadrado através do corte de tamanho igual a aresta do cubo. Qualquer plano perpendicular a base do cubo e paralelo ao primeiro e diferente do tamanho da aresta, formará um retãngulo. A seção que contém a diagonal do cubo será a de maior perímetro, pois a base do retângulo é formada pela diagonal da face do cubo.

14 C o n c l u s õ e s Mais um cenário formativo: ambiente virtual, EAD, presencial Inserção dos recursos informáticos (softwares, Applets, imagens, etc.) e comunicativos como artefatos mediadores da aprendizagem propicia aos graduandos reflitirem sobre diferentes ações pedagógicas Multi-representacionalidade na cognição matemática (geométrica) e a importância de desenvolvermos ferramentas de análise (escrita foi o foco aqui) Elementos intimamente relacionados e mutuamente sustentados. Comunidades de prática constituem um cenário de resignificação diferenciada da aprendizagem e de construção do conhecimento... Elementos são insuficentes...

15 Experiência Educacional Prática Identidade Comunidade Significados Da aprendizagem em comunidades de práticas para a aprendizagem em comunidades de investigação (Garrison et al.,2000; Jaworski, 2003; Hiltz & Goldman, 2005) Presença Social Presença Cognitiva Escolha do Conteúdo Elementos do ambiente


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