A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDO DE CASO REDUÇÃO DE PESSOAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDO DE CASO REDUÇÃO DE PESSOAL"— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO DE CASO REDUÇÃO DE PESSOAL
TM175 – Tópicos Especiais Em Engenharia Mecânica IV: Ética Fernanda Tassi Nilton Pedro da Silva Mokdse Rafael Wansson de Souza

2 Situação: Queda no volume de produção

3 Situação: Redução de pessoal
Determinação da matriz: redução de 10% do efetivo = 475 funcionários.

4 Pergunta: Quem demitir?
Rateio entre os setores x Setores com redução? Redução somente na produção x Produção e setores de apoio? Salários mais altos? Capacidade de aprendizado x Funcionários já treinados? Disponibilidade de viagem x Sem disponibilidade de viagem? Conhecimento da área e experiência x Nível de escolaridade? Capacidade técnica x Relacionamento pessoal? Capacidade técnica x Comprometimento e ética? Solteiros x Casados? Eficiência x Assiduidade? Votação interna x Escolha do chefe?

5 Produtos com Redução Todos os Produtos X
Distribuição igualitária na empresa. Possibilidade de dispensar os funcionários menos eficientes em toda a empresa. Em caso de retorno de produtos transferidos haverá pessoas treinadas. Possibilidade de retenção de “líderes”. Possibilidade de transferência de funcionários entre setores. Não é necessário efetuar treinamento para os funcionários realocados. Perda de funcionários treinados e capacitados. Insegurança dos demais setores da empresa, pelo precedente aberto. Maior justiça com os setores mais lucrativos.

6 Produção X Produção+Apoio
Mais fácil substituição de funcionários na atividade. Maior número de funcionários demitidos, devido ao menor nível salarial. Menos treinamento. Menor nível de instrução. Maior impacto social, pois geralmente ganham menos. Sentimento de igualitarismo entre os níveis hierárquicos. Todos os setores sentirão a dificuldade da empresa. Possibilidade de dispensar os funcionários menos eficientes em toda a empresa.

7 Salários altos X Qualquer faixa
Benefício econômico. Menor número de funcionários demitidos. Perda de conhecimento. Possibilidade de retenção dos líderes naturais. Não-injustiça aos funcionários que recebem salários maiores por terem apresentado eficiência maior ao longo da carreira. Funcionários antigos não se sentirão ameaçados pelos novatos “mau-funcionários”.

8 Disponibilidade de viagem
Sem disponibilidade de viagem X Benefício em caso de transferência de produto novo para a fábrica. Dependendo do setor da empresa pode ser obstáculo ou não. Por exemplo : bom para área de vendas e assistência técnica. Menos opções em caso de transferência de produto novo para a fábrica. Geralmente aqueles trabalhadores que não tem possibilidade de viagem são aqueles que estão estudando, neste caso são potencialmente bons funcionários para o futuro.

9 Conhecimento da Área + Experiência Nível de Escolaridade X
Menores custos com treinamento, no caso da manutenção dos funcionários. Perda do histórico do produto no caso de demissão. Resolução mais rápida dos problemas pertinentes a área. Maior facilidade de aprendizado, no caso de produtos novos. Maior embasamento teórico para novas tecnologias.

10 Alta capacidade de aprendizagem
Funcionários treinados X Possibilidade de eliminar funcionários viciados. Em geral estes funcionários possuem maior abertura a mudanças. Pessoas novas podem perceber pontos de melhoria no processo. Não é necessário investir em treinamento. Não haverá queda de produtividade durante a transição.

11 Alta capacidade técnica Relacionamento e comprometimento
X Executam com precisão o trabalho. Poder de decisão mais rápido. Fonte de referência. É mais fácil desenvolver o lado técnico que humano do funcionário. Funcionário comprometido traz maior espírito de confiança no grupo.

12 Eficiência X Assiduidade
Garantido o retorno da atividade solicitada. Melhor utilização dos recursos da empresa. Pode-se sempre contar com sua presença. É mais fácil treinar um funcionário assíduo que tornar um funcionário eficiente assíduo.

13 Decisão do grupo X Decisão da Chefia
Líderes naturais tendem a permanecer na empresa. Aprovação da maioria. -Aumento do “espírito de equipe” . Permanência dos funcionários de confiança. A chefia possui uma melhor visão sistêmica, portanto detém melhor capacidade de escolha.

14 Resposta: Quem demitir
PREFERÊNCIA PELOS FUNCIONÁRIOS QUE CONTEMPLEM MAIS DE UMA DAS ALTERNATIVAS: Levantar se existem funcionários insatisfeitos, que gostariam de deixar a empresa. Rateio entre todos os setores. Rateio nas áreas de produção e apoio. Independente da faixa de salário. Disponibilidade para viagem será avaliado pontualmente. Quesitos experiência e escolaridade serão avaliados pontualmente. Técnicos não comprometidos e de mau relacionamento pessoal. Funcionários eficientes mas não assíduos. Escolha do grupo. Em último caso preferência para solteiros.


Carregar ppt "ESTUDO DE CASO REDUÇÃO DE PESSOAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google