A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA NA ÁREA DE ENSINO DE MATEMÁTICA Profª Dra. Vera Clotilde Garcia Instituto de Matemática PPG-Ensino de Matemática UFRGS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA NA ÁREA DE ENSINO DE MATEMÁTICA Profª Dra. Vera Clotilde Garcia Instituto de Matemática PPG-Ensino de Matemática UFRGS."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA NA ÁREA DE ENSINO DE MATEMÁTICA Profª Dra. Vera Clotilde Garcia Instituto de Matemática PPG-Ensino de Matemática UFRGS

2 É um curso destinado a professores da área de Matemática, atuantes nos níveis fundamental, médio, técnico e pós- técnico, criado com dois objetivos principais: a) contribuir para a melhoria da qualificação profissional do professor; b) contribuir para a melhoria do ensino de Matemática O QUE É UM MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE MATEMÁTICA?

3 uma pesquisa na área um produto profissional um produto acadêmico O QUE É UMA DISSERTAÇÃO, NUM MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE MATEMÁTICA?

4 (Dicionário novo Aurélio) Investigação e estudo, minuciosos e sistemáticos, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer do conhecimento OUTROS SIGNIFICADOS: investigação Busca Indagação minuciosa Inquirição Seguir os vestígios de. O QUE É PESQUISA?

5 Fazer diligências para achar Examinar com atenção Examinar minuciosamente Esquadrinhar Vigiar com cuidado Perscrutar Indagar com escrúpulo Procurar devassar o futuro de Procurar conhecer Estudar

6 Investigação, usando os métodos, ferramentas e teorias próprias da área, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática. O QUE É UMA PESQUISA NA ÁREA ENSINO DE MATEMÁTICA?

7 O foco da dissertação é o campo profissional do autor. O saber profissional, monopólio do professor licenciado em Matemática: conhecimento em Matemática e suas aplicações; conhecimento pedagógico direcionado para a Matemática e conhecimento pedagógico mais geral; conhecimento prático da atividade docente FOCO DA DISSERTAÇÃO

8 EXEMPLOS INDAGAR sobre o conhecimento de Matemática essencial para o professor de ensino básico exercer sua profissão; BUSCAR os diferentes significados, concepções, modos de ver e de pensar dos alunos e professores, sobre diferentes tópicos da Matemática;

9 EXAMINAR MINUCIOSAMENTE situações de ensino e de aprendizagem de Matemática tal como ocorrem no curso da escolaridade, FAZENDO DILIGÊNCIAS PARA ACHAR novos caminhos para o ensino de tópicos restritos da Matemática; PROCURAR PREVER (DEVASSAR O FUTURO) possibilidades para mudanças no ensino usual da Matemática

10 PROCURAR CONHECER o que já existe e foi experimentado em termos de recursos didáticos e/ou uso de tecnologia no ensino; ESTUDAR as características dos cursos de formação de professores para propor ações voltadas para os conhecimentos matemáticos;

11 INVESTIGAR a questão da transposição didática possível entre a Matemática universitária e a Matemática dos níveis fundamentais e médio SEGUIR OS VESTÍGIOS históricos da Matemática, da Educação Matemática e/ou da Educação brasileira, INDAGANDO sobre possíveis mudanças curriculares.

12 MÉTODOS, FERRAMENTAS E TEORIAS PRÓPRIAS DA ÁREA Área interdisciplinar recorre aos domínios da pesquisa em : Educação Psicologia Informática Ciências Sociais Matemática

13 Mas também apresenta autores próprios: Didática das Matemáticas (linha francesa) Educação Matemática Informática na Educação Matemática

14 ALGUNS TEÓRICOS Piaget Vygotski Ausubel Rômulo Lins Ubiratan d´Ambrosio Nilson Machado Henry Brousseau Michele Artigue Regine Douady Vergnaud Hans Freudenthal David Tall Paul Ernest

15 ALGUMAS METODOLOGIAS DE PESQUISA Estudo de Caso Pesquisa-Ação Etnomatemática Pesquisa qualitativa Engenharia Didática

16 Uma proposta inovadora, para a sala de aula, com potencial para ser reproduzida por outros professores com as seguintes características: justificada na prática docente do autor fundamentada na pesquisa experienciada relatada com auxílio de documentos/dados coletados na prática O QUE É PRODUTO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINO DE MATEMÁTICA?

17 EXEMPLOS DE PRODUTOS PROFISSIONAIS Relatos de experiências didáticas inovadoras, que privilegiem novos recursos, novas metodologias e/ou novas abordagens de ensino; Textos de Matemática, para ensino fundamental e médio,com novas abordagens;

18 textos redigidos com professores denível fundamental e médio,resultado da pesquisa-ação; propostas de mudanças curriculares construção de recursos didáticos, vídeos, sites,hipertextos ou softwares educativos;

19 ALGUMAS METODOLOGIAS DE ENSINO Modelagem Matemática Resolução de Problemas Informática no ensino Jogos Material concreto Metodologia dos projetos de pesquisa

20 dissertação de mestrado publicada artigo numa revista da área, com referee site livro ou capítulo de livro anais de congressos O QUE É PRODUTO ACADÊMICO NA ÁREA DE ENSINO DE MATEMÁTICA?

21 ESTRUTURA DE UM PROJETO INTRODUÇÃO/RESUMO Apresentação do assunto (tema) e sua delimitação

22 QUESTÕES NORTEADORAS Trata-se de uma ou mais questões, amplas, gerais, que dão origem à pesquisa

23 HIPÓTESE (não precisa ser explicitada) É a intuição inicial, provisória que se tem sobre o resultado da investigação, que poderá ser confirmada ou não.

24 OBJETIVOS É o detalhamento das questões norteadoras, analisadas, detalhadas, separadas em tópicos mais simples e específicos. Os objetivos sinalizam as etapas e os procedimentos da pesquisa.

25 TEORIAS REVISÃO DA LITERATURA Como normalmente o tema da pesquisa já foi abordado em outros estudos, nesta fase do trabalho apresenta-se aquilo que já foi estudado sobre o assunto por outros pesquisadores.

26 JUSTIFICATIVA A importância da pesquisa é explicitada, tendo como base a experiência do autor.

27 METODOLOGIA Nesta fase são explicitados os procedimentos, as etapas do trabalho, tendo em vista cada um dos objetivos desejados. Como se pretende realizar o estudo? Quais dados ou documentos serão coletados? Como serão coletados e como serão analisados?

28 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Descrição do processo (estudo de caso, detalhes da pesquisa-ação, a engenharia didática, o plano de ensino com a descrição da experiência, os dados, a análise)

29 CONCLUSÃO Respostas às perguntas norteadoras. Revisão de todos os objetivos. A hipótese inicial foi confirmada, ou teve de ser reformulada em função desses resultados?

30 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Relação das fontes (livros, artigos e sites da INTERNET) consultadas.

31 Sugestão bibliográfica neste tema Fiorentini, Dario e Lorenzato, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Editores Associados, 2006, 226p.

32 Pesquisador x professor Objetivo do professor: desenvolver prática pedagógica inovadora Objetivo do pesquisador: sistematizar, analisar, compreender como acontece este processo educativo, destacando limites e potencialidades (p.76)

33 Processo de pesquisa x prática de ensino Pesquisa exige centralidade num foco de estudo; recorte da prática, delimitação de um problema que será sistematicamente estudado, leitura, registro de informações, descrição do fenômeno, distanciamento, tratamento interpretativo e analítico. Prática de ensino exige movimento contrário, abarcar a totalidade, contemplar múltiplas dimensões, tomada de decisões instantânea, imersão,visão global. (p.77)

34 Professor reflexivo Todo professor é reflexivo mas nem todo professor é pesquisador. A prática investigativa e a prática de ensino exigem a prática reflexiva. A reflexão faz perceber problemas na ação e faz levantar questões que podem dar início à pesquisa.

35 Professor pesquisador Opção profissional É o professor reflexivo que tenta sistematizar suas experiências e socializar ou compartilhar seus saberes. (p.77)

36 Finalmente.... Ser professor-pesquisador exige Envolvimento Tempo e dedicação interesse genuíno pelos problemas investimento intelectual emocional Disciplina Cuidado e respeito no tratamento da informação Fé

37 PRECISO TER FÉ! Acreditar no valor e na importância do seu trabalho


Carregar ppt "PESQUISA NA ÁREA DE ENSINO DE MATEMÁTICA Profª Dra. Vera Clotilde Garcia Instituto de Matemática PPG-Ensino de Matemática UFRGS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google