A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DE COOPERAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE SAÚDE PARA A QUALIDADE DA ATENÇAO NA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DE COOPERAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE SAÚDE PARA A QUALIDADE DA ATENÇAO NA"— Transcrição da apresentação:

1 DE COOPERAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE SAÚDE PARA A QUALIDADE DA ATENÇAO NA
ESTRATEGIA REGIONAL DE COOPERAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE SAÚDE PARA A QUALIDADE DA ATENÇAO NA REGIÃO DAS AMÉRICAS Segurança do Paciente: Uma Aliança em prol de sistemas de saúde mais seguros Rogério Lima OPAS/OMS - Brasil

2 OPAS/OMS Segurança do Paciente: Uma Aliança em prol de sistemas de saúde mais seguros
O principal propósito é constituir uma cooperação articulada e com capacidade de inteligência para atuar de maneira flexível e no momento oportuno. Dessa forma, espera-se que a cooperação técnica a ser prestada pela OPAS/OMS ao Brasil durante o período possa contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e político do país através da melhoria da saúde individual e coletiva de todos os brasileiros. Diego.Victoria Representante da OPAS/OMS no Brasil

3 OPAS/OMS Segurança do Paciente: Uma Aliança em prol de sistemas de saúde mais seguros

4 BRASIL – MINISTRO DA SAÚDE JOSÉ GOMES TEMPORÃO
ASSINOU A DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO NA LUTA CONTRA AS INFECÇÕES RELACIONADAS A ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM 30/11/2007 – URUGUAI (MERCOSUL)

5

6 BRASIL – MINISTRO DA SAÚDE JOSÉ GOMES TEMPORÃO ASSINOU A DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO NA LUTA CONTRA AS INFECÇÕES RELACIONADAS A ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM 30/11/2007 – URUGUAI (MERCOSUL)

7 OPAS/OMS Segurança do Paciente: Uma Aliança em prol de sistemas de saúde mais seguros
A Opas/OMS possui a proposta de uma estratégia integral, incluindo um programa regional de Qualidade, privilegiando uma de suas dimensões urgentes a luz das evidencias mundiais: Segurança do Paciente. A Segurança do Paciente deverá ser priorizada pelos nossos sistemas de saúde, promovendo e facilitando o desenho de um documento político técnico, acordado na realidade do contexto dos Países da Região das Américas, e que permita a luz dos desafios globais definidos pela OPAS/OMS adotar e adaptar a realidade e contexto de cada país, sem perder de vista o norte de garantir a Qualidade dos serviços nas outras dimensões claramente establecidas: Acessibilidade, oportunidade, satisfação, disponibilidade. Estratégia Contém 7 alinhamentos.

8 Ministério de la Protección Social República de Colombia

9 OPAS/OMS Segurança do Paciente: Uma Aliança em prol de sistemas de saúde mais seguros
Alinhamento 1: Atenção baseada na evidência. Desenhar um modelo Institucional de gestão de riscos clínicos e incentivar o consenso sobre as práticas de atenção baseadas na evidencia. Estabelecer o modelo de gestão de riscos clínicos em todos os serviços de saúde.

10 OPAS/OMS Segurança do Paciente: Uma Aliança em prol de sistemas de saúde mais seguros
Alinhamento 2: A disponibilidade oportuna de insumos contribuem para a atenção segura. Otimizar a cadeia de abastecimento de artigos armazenáveis e não armazenáveis.

11 OPAS/OMS Segurança do Paciente: Uma Aliança em prol de sistemas de saúde mais seguros
Alinhamento 3: Atenção domiciliar e comunitária para a prevenção de eventos adversos. Garantir a segurança do paciente na atenção domiciliar e/ou comunitária.

12 OPAS/OMS Segurança do Paciente: Uma Aliança em prol de sistemas de saúde mais seguros
Alinhamento 4: segura ao usuário. A atenção limpa, para salvar vidas. (Uma Assistência Limpa é uma Assistência Mais Segura) Fortalecer a prática da higienização das mãos na região das Américas. Aplicar as técnicas de assepsia (médica e cirúrgica) em todos os procedimentos que realizam-se durante a prestação da atenção à saúde.  Manejo adequado dos resíduos perigosos Práticas de biossegurança. Prevenção e controle das infecções hospitalares (REDE RM). Educação contínua ao usuário, família e cuidadores. Administração dos medicamentos em forma limpa e segura. Monitoramento, registro e intervenção do evento adverso associado a atenção limpa

13 Primeiro Desafio Global para Segurança do Paciente

14 Primeiro Desafio Global para Segurança do Paciente

15 Componentes do Primeiro Desafio Global para Segurança do Paciente
A estratégia para alcançar os objetivos do Primeiro Desafio Global de Segurança dos Pacientes é baseada na integração de diferentes ações para promover: Higienização das Mãos Segurança dos Hemoderivados Segurança de Injetáveis Procedimentos Clrúrgicos Seguros Água, Saneamento e gerenciamento de resíduos

16 Primeiro Desafio Global para Segurança do Paciente

17 Estratégia Multimodal da OMS para a melhoria da higienização das mãos
Brasil : CE – DF – SP – PA - RS

18 “Meus 5 Momentos para a Higienização das Mãos”
Sax H, Allegranzi B, Uçkay I, Larson E, Boyce J, Pittet D. J Hosp Infect 2007;67:9-21

19 Primeiro Desafio Global para Segurança do Paciente
Utilização de preparações Alcoólicas

20

21 SALVE VIDAS: Higienize SUAS Mãos 5 Maio 2009-2020
A WHO Patient Safety Initiative 2009 Salve Vidas – Higienize suas Mãos A higienização das mãos é a medida primária para a redução das infecções relacionadas à assistência à saúde! “Salve Vidas – Higienize suas Mãos” é uma nova iniciativa da OMS, lançada no dia 05 de maio de 2009, Dia Mundial de Higienização das Mãos e reforça a necessidade de higienização das mãos em serviços de saúde, pelos profissionais, especialmente à beira do leito do paciente, conforme indicado nos trabalhos de: “Uma Assistência Limpa é uma Assistência mais Segura”. Clean Care is Safer Care Global Patient Safety Challenge

22 Exemplos de produtos para higienização das mãos para facilitar a accessibilidade aos pontos de assistência/tratamento 22

23 OPAS/OMS Segurança do Paciente: Uma Aliança em prol de sistemas de saúde mais seguros
Alinhamento 5: Cirurgias seguras salvam vidas Implementacão da lista de verificação de práticas cirúrgicas seguras nos centros hospitalares com uma avaliação integral do paciente previamente a cada procedimento cirúrgico, em caso de cirurgia eletiva e, de acordo com a condição de cada paciente em urgência. “.....Garantizar los estándares de seguridad establecidos para realizar procedimientos quirúrgicos. Garantizar que los eventos adversos presentados en la sala de operación y recuperación se registren en forma efectiva Garantizar adecuada atención del paciente postquirurgico, tanto en sala de recuperación como en salon de hospital ”

24 Segundo Desafio Global para a Segurança do Paciente
O Dr. Atul Gawande, cirurgião e professor da Universidade de Harvard e chefe da equipe que preparou a lista, relatou que segundo sua própria experiencia, “quase não se passa um dia sem detectar um problema e que não seja prevenido o dano graças a utilização da Lista”.

25 Segundo Desafio Global para a Segurança do Paciente
O Ministério da Saúde do Brasil aderiu à campanha: Cirurgia Segura Salva Vidas (MS/SAS – ANVISA e CBC) (Safe Surgery Saves Lives), cujo objetivo é melhorar a segurança do cuidado cirúrgico em todo o mundo, definindo padrões de segurança que podem ser aplicados em todos os países membros da OMS. O foco dessa iniciativa é a adoção nos hospitais de um checklist padronizado, preparado por especialistas para ajudar as equipes cirúrgicas a reduzirem as ocorrências de danos ao paciente.

26

27

28

29

30 OPAS/OMS Segurança do Paciente: Uma Aliança em prol de sistemas de saúde mais seguros
Alinhamento 6: As Tecnologias sanitárias asseguram a atenção e salvam vidas  Assegurar a qualidade dos dispositivos médicos utilizados por los centros de salud en la región. Establecer sistemas de reporte e investigacion de eventos adversos con dispositivos médicos que permita mediante el registro y notificacion voluntario, detectar incidentes, tomar medidas correctivas y evtar su ocurrencia futura. Incorporar en los programas de educación (continua) el componente de dispositivos médicos, uso, limpieza, riesgo y seguridad, complementado con acceso a información sobre productos, taxonomía y nomenclatura, alertas y retiro del mercado. Desarrollo y fortalecimiento de los programas de gestión tecnológica para facilitar uma adecuada planificación, adquisición, instalación, uso y descartes de tecnologías para el cuidado de la salud. Fortalecer os programas de Gestão de manutenção de equipamentos , facilitando la implantacion de sistemas de control de equipos, la contratación de servicios externos y la realización de mantenimiento con personal próprio. Establecer estudios sobre prácticas de reuso y reprocesamiento de dispositivos médicos para un sólo uso (desechables). Segurança Radiológica do paciente......Abogacia del riesgo del uso de la exposición.radiológica.Justificacion del uso de la exposición radiológica basada en la evidencia.Optimizacion de las dosis de radiación.Implementar programas de garantia de calidad. Regulación y promoción . Seguridad de la tranfusion de sangre -del donante al paciente. Obtención de la materia prima a partir de donantes voluntarios provenientes de poblaciones de bajo riesgo.

31 OPAS/OMS Segurança do Paciente: Uma Aliança em prol de sistemas de saúde mais seguros
ALINHAMENTO 7: Investigação e análise dos eventos adversos Sistematizar a coleta e análise dos dados referidos aos eventos adversos que apresentam-se no sistema de atenção.

32 OPAS/OMS Segurança do Paciente: Uma Aliança em prol de sistemas de saúde mais seguros
Estudo IBEAH Com o objetivo de validar uma metodologia de monitoramento de eventos adversos, em 2010, a ENSP com o aval do MS/SAS e a parceria da OPAS/OMS vai iniciar um estudo sobre a prevalência de problemas decorrentes do cuidado prestado a pacientes internados em dez hospitais brasileiros. Os pesquisadores estiveram na Espanha para conhecer melhor um estudo desenvolvido lá e aplicado em diferentes países da América Latina(IBEAS). A 'Investigação brasileira de eventos adversos em hospitais (IBEAH) conta com a participação e coordenação dos pesquisadores da FIOCRUZ.

33 OPAS/OMS Segurança do Paciente: Uma Aliança em prol de sistemas de saúde mais seguros Estudo IBEAS
O projeto IBEAS, foi o primeiro estudo de eventos adversos em hospitais da América Latina, com 600 profissionais capacitadas em 58 Hospitais do México, Costa Rica, Colombia, Perú e Argentina apoiados pela OPAS-OMS e Aliança Mundial para a Segurança do Paciente. .

34 Aprendendo a realidade para melhorá-la
IBEAS Esforço concentrado: pacientes 58 hospitais 5 países Em preparação no Brasil com 10 hospitais (IBEAH) MS/SAS - FIOCRUZ México Costa Rica Peru Colombia Argentina Brazil The WHO research strategy promotes essential national and global health research, in particular research that seeks to redress health inequities. It advocates for national and local research priorities that attempt to break the cycle of poverty and poor health. It advocates an agenda that seeks to enfranchise people living in the severest circumstances with little or no access to health care. The strategy identifies the investments in human resources, infrastructure and regulatory environment countries need in order to do such essential health research. Estudo IBEAS

35

36

37 Segurança do Paciente Controle de Infecção
OPAS/OMS: Segurança do Paciente OPAS/OMS: Centros Colaboradores Paises: campanhas e atividades Facilitadores : campanhas e Atividades incluindo avaliação e feedback - Pontos de assistência/tratamento – Higienização das mãos - OMS 5 momentos Salvar VIDAS Controle de Infecção

38 Muito obrigado !


Carregar ppt "DE COOPERAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE SAÚDE PARA A QUALIDADE DA ATENÇAO NA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google