A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Estadual Drº João Ponce de Arruda Ribas do Rio Pardo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Estadual Drº João Ponce de Arruda Ribas do Rio Pardo"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Estadual Drº João Ponce de Arruda Ribas do Rio Pardo
Progetec: Rita Elaine de Paula Grupo de Estudo e Discussão do Núcleo de Tecnologias Educacionais Regional (GED – NTE Regional) Grupo 3- Desacertos

2 Nossas escolas e universidades praticam ainda o método instrucionista.
DESACERTOS Pedro Demo Nossas escolas e universidades praticam ainda o método instrucionista. Não se pesquisa ou elabora, não se fazem textos próprios, não se motiva a autoria mantendo-se como paradigma de aprendizagens mera instrução. O desacerto vem de Longe. Vem principalmente do ambiente instrucionista. O professor também é vítima desse sistema, pois não aprendeu a reconstruir o conhecimento, em geral não sabem elaborar textos próprios.

3 O professor se torna o professor papagaio em uma escola onde o currículo prevê apenas repasses de conteúdos. O professor precisa aprender elaborar, discutir o que produziu e apresentar o que reconstruiu, elaborando, assim, seu conhecimento, caso contrário não estuda de verdade. Grande parte dos professores nunca pesquisou e elaborou Piaget, embora se imaginem capazes até mesmo de dar aula sobre o construtivismo. O professor pode até dar aulas de construtivismo mas para isso precisa pesquisar e elaborar.

4 É raro o aluno que gosta de estudar, isto é decorrente de uma sociedade que não preza o conhecimento como referência fundamental das oportunidades da vida. Estudar implica esforço sistemático e permanente de reconstrução do conhecimento na condição de sujeito que inova e se renova. Banaliza-se a pesquisa, entretanto na esfera da educação a pesquisa é o principio pedagógico da aprendizagem adequada, expediente indispensável na formação do aluno.

5 O que é necessário é mudar a forma de ensinar.
Pesquisar não implica apenas domínio do método, e sim, oportunidades mais elevadas de formação. O estudo noturno deve ser valorizado e preservado, o cansaço não é justificativa para encurtar o estudo. O que é necessário é mudar a forma de ensinar.

6 A escola deveria reservar maior parte do tempo para pesquisa e elaboração.
Memorizando conteúdos sobre pressão não se aprende para a vida, mas para a prova. A aprendizagem virtual esta chegando. Às vezes criticada, porque a internet induz a cópia e ao excesso de informação. A nova mídia precisa comparecer como chance inovadora de aprendizagem tanto mais reconstrutivas, porque os ambiente oferecem condições mais aprimoradas de pesquisa e elaboração.


Carregar ppt "Escola Estadual Drº João Ponce de Arruda Ribas do Rio Pardo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google