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A Educação Ambiental face aos novos desafios
III Congreso Ibérico sobre Gestión y Planificación del Agua A Educação Ambiental face aos novos desafios da Directiva Quadro da Água Francisco da Silva Costa Secção de Geografia – Universidade do Minho Sevilha, 15 de Novembro 2002
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Quadro de referência actual
- Resultados do Eurobarómetro Fenomenologia da preocupação ambiental As problemáticas da água ou a urgência de um novo paradigma
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“... A questão ecológica nos dias de hoje assumiu tais dimensões que nela está envolvida a responsabilidade de todos...Há uma necessidade urgente de educação para a responsabilidade ecológica...” João Paulo II
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A Educação Ambiental O conceito: Processo permanente no qual os indivíduos e as comunidades adquirem consciência do seu meio e aprendem os conhecimentos, os valores, as competências, a experiência e também a determinação que os capacitará para actuar, individual ou colectivamente, na resolução dos problemas ambientais presentes e futuros.
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Os objectivos: a tomada de consciência; os conhecimentos; a atitude; as competências; a capacidade de avaliação; a participação. Tipo de objectivos: cognitivos; metodológicos; comportamentais. As fases de trabalho: sensibilização; mobilização; informação; acção.
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A Directiva Quadro da Água
A DQA – Consulta e participação do público: art.º 14º. – “Os Estados-Membros incentivarão a participação activa de todas as partes interessadas na execução da presente directiva, especialmente na elaboração, revisão e actualização dos planos de gestão de bacia hidrográfica...”; Decreto Lei n.º 45/94 de 22 de Fevereiro: processo de planeamento dos recursos hídricos; determina a elaboração e aprovação dos PBH´s e PNA; princípios: globalidade, racionalidade, integração, participação e estratégia responsabilidade partilhada.
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Que contributo no âmbito da DQA?
A Educação Ambiental Que contributo no âmbito da DQA? A DQA – programas de medidas: art.º 11 – ex. medidas suplementares (parte B do anexo VI): os códigos de boas práticas; os projectos de reabilitação; projectos educativos; projectos de investigação, desenvolvimento e demonstração
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Pressupostos: a educação ambiental deve partir das problemáticas ambientais locais, regionais e nacionais ; os temas da água devem ser inseridos na prática educativa de uma forma sistemática e coordenada, tendo em conta o seu enquadramento no âmbito da DQA e da Comunidade Europeia; uma coordenação mais efectiva entre instituições ligadas ao planeamento dos recursos hídricos e as especificamente educativas;
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Pensar globalmente, agir localmente
Pressupostos: o êxito das iniciativas locais depende da participação activa das comunidades e do estabelecimento de relações de parceria com o sector privado e voluntário; reforço da participação do movimento associativo; Pensar globalmente, agir localmente
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