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UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA MARÇO 2014 TEORIAS DA CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.

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1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA MARÇO 2014 TEORIAS DA CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO ANTONIO LÁZARO SANT´ANA SOCIOLOGIA E ÉTICA - AGRONOMIA

2 TEORIAS DA CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO Para a concepção positivista: POSITIVISMO não é possível conhecer a essência dos fenômenos, as causas mais profundas; os fatos somente podem ser conhecidos pela experiência sensível (obtida através dos órgãos dos sentidos); a ciência deve basear-se na observação rigorosa dos fatos, buscando estabelecer as relações constantes existentes entre os fenômenos;

3 POSITIVISMO não podemos modificar a ação dos fenômenos exteriores, senão submetendo-nos às leis que os regem; o que significa afirmar, por exemplo, que os homens não produzem a sua história, estão subordinados às leis naturais; a ciência evolui de forma linear; uma nova teoria válida, constitui-se no aperfeiçoamento da anterior; o rigor do método torna possível manter a objetividade e neutralidade do conhecimento científico.

4 O RACIONALISMO CRÍTICO DE POPPER Popper caracteriza um conhecimento como científico quando: a teoria científica é passível de ser testada; a validade de uma teoria é estabelecida por meio da tentativa de refutação ou falseamento da mesma.

5 O RACIONALISMO CRÍTICO DE POPPER A atividade científica é composta por dois momentos: Formulação de hipóteses: permite criatividade, ousadia. Teste das hipóteses: deve ser rigoroso e buscar a refutação das mesmas.

6 O MÉTODO PROPOSTO POR POPPER: Fato - problema  hipótese explicativa  confrontação com outros fatos (teste): 1.  caso se mostre falsa  hipótese é refutada (abandonada). 2.  caso se mostre verdadeira  hipótese é corroborada (significa apenas que até o momento não foi refutada, mas nunca se alcança a certeza de que uma hipótese é verdadeira).

7 AS TEORIAS CIENTÍFICAS PARA POPPER: são sempre provisórias; são importantes não só quando solucionam problemas, mas quando suscitam novas questões; comportam imaginação, invenção, pois são construídas de acordo com nossos projetos. * Popper não rompe com a idéia de progresso da ciência, pois é sempre uma mesma teoria que vai sendo corrigida por fatos novos que a falsificam.

8 KUHN E AS REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS A ciência para Kuhn: é um fenômeno histórico e só pode ser apreendida quando se considera esta sua dimensão; não está orientada para a descoberta do novo, mas para reproduzir o conhecimento de acordo com as teorias aceitas pela comunidade científica (paradigma vigente); possui um caráter conservador (a “ciência normal”, aquela praticada segundo o paradigma dominante).

9 “É pelo paradigma que uma determinada região da realidade é recortada, delimitada e transformada em objeto de pesquisa científica. O que transcende os limites dessa região não interessa normalmente ao cientista ou não precisa interessá-lo. Com isso, o espaço em que se desenvolvem os problemas se restringe ao âmbito daquilo que é coberto pelo paradigma. Aí estão os problemas considerados legítimos; o que ultrapassa essas fronteiras é desqualificado como não-científico” (Carvalho, 1989, p. 84).

10 Revolução científica ocorre quando: pesquisadores identificam anomalias (fenômenos proibidos pelo paradigma, não passíveis de serem resolvidos pelo instrumental disponível); em seguida, elaboram-se novas teorias desvinculadas do paradigma; incorporando (e reelaborando) os conhecimentos anteriores ou os afastando inteiramente.

11 ciência normal  crise paradigmática  ciência normal cede ao caos  surge a pesquisa extraordinária, desligada do paradigma  a partir desta ruptura, organiza-se as bases de um novo paradigma (novas teorias, métodos, etc.)

12 Para Kuhn a ciência não caminha numa via linear contínua e progressiva, mas por saltos e revoluções. Não se trata do aperfeiçoamento da mesma teoria, mas do rompimento com seus pressupostos, métodos e técnicas e a criação de uma nova teoria qualitativamente diferente da anterior. Ex.: a idéia de vírus na biologia; a de enzima na química; etc.

13 A descoberta do mecanismo pelo qual as plantas se desenvolviam passou por diversas etapas. Observe a conclusão de um dos experimentos clássicos realizados para determinar como ocorria a nutrição / crescimento das plantas. Foi colocada uma estaca de salgueiro em um vaso. Para irrigar utilizou-se água “pura” e evitou-se também a poeira. EXEMPLO DE REVOLUÇÃO CIENTÍFICA

14 ESTACA DE SALGUEIRO DE 2,5 KG SOLO: 150 KG ÁGUA APÓS 5 ANOS SALGUEIRO: 82 KG SOLO: 149,82 KG CONCLUSÃO CONCLUSÃO: AUMENTO DO PESO FOI CAUSADO PELA ÁGUA.

15 Outros experimentos mostraram que as plantas verdes melhoravam o ar durante o dia (ou com a presença de luz) e pioravam o ar na sombra ou à noite. Investigando as causas deste fenômeno descobriu-se que as plantas verdes liberavam O2 quando expostas à luz. Saussure finalmente mostrou que o aumento da matéria seca se dava através da absorção de gás carbônico da atmosfera que combinados com a água produzia matéria orgânica, oxigênio e energia. CO2 + H2O = Matéria orgânica (CH4) + O2 + energia

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