A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves"— Transcrição da apresentação:

1 Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves
Diretora: M° do Amparo Professor: Ozório Alunos: Mikael, Ricardo , Jeferson Bonifácio, Danilo e Jeferson Fernando Data: 04/12/2014

2 Urbanização no Brasil

3

4

5 URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
O QUE É URBANIZAÇÃO ? TRANSFERÊNCIA DE PESSOAS DO MEIO RURAL PARA O MEIO URBANO, CONCRETIZA-SE QUANDO O PERCENTUAL DA POPULAÇÃO URBANA É SUPERIOR AO DA POPULAÇÃO RURAL. O BRASIL TORNOU-SE URBANIZADO NA DÉCADA DE 1970. BRASIL – MUNICÍPIOS – MENORES DIVISÕES POLÍTICO- ADMINISTRATIVAS COM GOVERNO PRÓPRIO.

6 CARACTERÍSTICAS DA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA NO SÉC. XX
1950: GRANDE IMPULSO DEVIDO À INDÚSTRIA E A MODERNIZAÇÃO DAS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS. A MAIOR PARTE DAS CIDADES SÃO ESPONTÂNEAS (SURGIRAM NATURALMENTE DE PEQUENOS NÚCLEOS OU POVOADOS. PLANEJADAS ( TERESINA, BRASÍLIA, GOIÂNIA E BELO HORIZONTE. ANO 2000: 81,2% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA VIVE NAS CIDADES. CAPITAIS MAIS POPULOSAS: SP, RJ E SALVADOR CONCENTRAVAM 46,5% DA POPULAÇÃO TOTAL RESIDENTE NOS MUNICÍPIOS DAS CAPITAIS BRASILEIRAS.

7 URBANIZAÇÃO NAS REGIÕES BRASILEIRAS
SUDESTE: DESENVOLVIMENTO URBANO É REFLEXO DA SUA HEGEMONIA ECONÔMICA. REGIÕES MAIS URBANIZADAS: SUDESTE, CENTRO-OESTE E SUL. REGIÕES MENOS URBANIZADAS: NORDESTE E NORTE. URBANIZAÇÃO E METROPOLIZAÇÃO: NO BRASIL DESENVOLVEU- SE UMA URBANIZAÇÃO CENTRALIZADORA, ISTO É, FORMAM GRANDES CIDADES E METRÓPOLES. O CENSO DE 2000 MOSTROU QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA AINDA SE CONCENTRA NAS GRANDES CIDADES E METRÓPOLES. DESMETROPOLIZAÇÃO: REVERSÃO DO CRESC. DAS METRÓPOLES EM CONSEQUÊNCIA DAS PRECÁRIAS CONDIÇÕES DE VIDA, FALTA DE EMPREGO E TRANSFERÊNCIA DE PESSOAS E INDÚSTRIAS PARA CIDADES MÉDIAS (DÉCADA DE 1990). DE 1991 A 2000: MAIORES TAXAS DE CRESC. POPULACIONAL: PALMAS(TO), MACAPA(AP), BOA VISTA(RR), RIO BRANCO(AC). NOVO CICLO DE URBANIZAÇÃO: DÉCADA DE 90 – CIDADES MENORES SURGIRAM COMO PÓLOS DE DESENVOLVIMENTO GRAÇAS A AGROINDÚSTRIA, INSTALAÇÃO DE FÁBRICAS, AUMENTO DO TURÍSMO E DE OFERTA DE EMPREGOS. EXP: RESENDE(RJ), SÃO CARLOS(SP).

8 BRASIL: URBANIZAÇÃO POR REGIÕES

9

10 REDE E HIERARQUIA URBANA
REDE URBANA: CONJUNTO INTEGRADO OU ARTICULADO DE CIDADES EM QUE SE OBSERVA A INFLUÊNCIA E LIDERANÇA DAS MAIORES METRÓPOLES SOBRE AS MENORES (CENTROS LOCAIS). CONDIÇÃO PARA A EXISTÊNCIA DE UMA REDE URBANA: EXISTÊNCIA DE RELAÇÕES OU CONEXÕES FUNCIONAIS (CIRCULAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS) PERMANENTE ENTRE OS CENTROS QUE COMPÕEM A REDE E ENTRE ESTES E O MEIO RURAL. NO BRASIL, AS RELAÇÕES FUNCIONAIS AINDA SÃO FRACAS. CARACTERÍSTICAS DA REDE URBANA BRASILEIRA: POUCO DESENVOLVIDA E APRESENTA FORTES DISPARIDADES REGIONAIS (MAIOR CONCENTRAÇÃO NO SUDESTE). POUCO DENSA (Nº DE CIDADES POR ÁREA) E MARCADA POR ACENTUADAS DESCONTINUIDADES ESPACIAIS (EXIST. DE VAZIOS URBANOS). FRACA INTENSIDADE DE RELAÇÕES ENTRE OS CENTROS URBANOS (COMUNICAÇÕES, TRANSPORTES E TROCAS COMERCIAIS). ORGANIZAÇÃO HIERARQUICA É FRACA, NEM SEMPRE ENCONTRAMOS AS DIFERENTES CATEGORIAS HIERARQUICAS.

11 URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
TERCIARIZAÇÃO DAS CIDADES: POPULAÇÃO URBANA E GRANDE PARTE DA PEA(POP. ATIVA) NO SETOR TERCIÁRIO. FORMAÇÃO DE TECNOPÓLOS: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS(SP), SÃO CARLOS(SP), CAMPINAS(SP), CURITIBA(PR). CIDADES BRASILEIRAS: SEGREGAÇÃO ESPACIAL ( CIDADE FORMAL E INFORMAL)

12 URBANIZAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

13

14


Carregar ppt "Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google