A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINO RELIGIOSO ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo Docente: Wilma B. Borges de Macedo2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINO RELIGIOSO ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo Docente: Wilma B. Borges de Macedo2011."— Transcrição da apresentação:

1 ENSINO RELIGIOSO ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo Docente: Wilma B. Borges de Macedo2011

2 A religião desempenha um importante papel nas vidas de milhões de pessoas no mundo. A fé em Deus ou em Deuses lhes dá um senso de propósito e significação. Crenças, doutrinas e textos sagrados lhes dão orientação moral. Líderes religiosos oferecem instrução e podem se tornar modelos. Philip Wilkinson

3 RELIGIÃO RELIGARE (latim) – RELIGAR O SER HUMANO A DEUS. RELIGARE (latim) – RELIGAR O SER HUMANO A DEUS. Religião pode ser entendida como um sistema de crenças que estabelece símbolos que relacionam as pessoas com o sagrado, a espiritualidade e os valores morais. Religião pode ser entendida como um sistema de crenças que estabelece símbolos que relacionam as pessoas com o sagrado, a espiritualidade e os valores morais.

4 Características das religiões Doutrina Mitologia Experiência religiosa Ética Instituição religiosa Ritual Objetos e lugares sagrados

5 ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Os seguidores das religiões formam comunidades organizadas e são nomeados representantes para dirigir o culto religioso. Sacerdotes, xamãs, mestres, conselheiros e outros líderes religiosos atuam numa ampla variedade de estruturas organizacionais.

6 COMPOSIÇÃO RELIGIOSA NO BRASIL

7 CRISTIANISMO O Cristianismo teve início com a vida, o ministério, a morte, a ressurreição e a ascensão de Jesus, que os cristãos acreditam ser o Filho de Deus. Mensagem central: AMOR a Deus e ao próximo. A fé cristã está ao alcance de quem quer segui-la, seja qual for sua condição social ou financeira ou origem étnica.

8 CRISTIANISMO Após a morte de Jesus, pequenas comunidades cristãs foram se formando, dando origem à Igreja Cristã. Livro sagrado: Bíblia, contendo o Antigo Testamento e o Novo Testamento (4 Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Epístolas e Apocalipse).

9 IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA Igreja  comunhão com Cristo e companheirismo entre os seguidores. Católica  universal, mundial, para todos. Apostólica  comandada por sucessores dos apóstolos. Romana  Fundada em Roma, primeira das sedes apostólicas.

10 IGREJA CATÓLICA ROMANA Organização rígida e hierárquica: Papa – líder maior Cardeais – auxiliam o Papa no governo da Igreja e elegem novo Papa. Bispos – governam uma diocese, ordenam os padres e presidem à confirmação dos fiéis. Padres – dirigem sua paróquia, rezam a missa e ministram os sacramentos.

11 IGREJA CATÓLICA ROMANA Numa igreja católica temos: altar, imagens de Jesus, Nossa Senhora, Santos e Santas, a via-crúcis (passos de Jesus a caminho da crucificação), confessionários... Missa – Eucaristia : comunhão – pão e vinho como corpo e sangue de Cristo.

12 IGREJA ORTODOXA Cisma no ano de 1054: separação entre a Igreja Católica Romana, ocidental, sob liderança do Papa, e as Igrejas Ortodoxas Orientais, independentes, cada uma liderada por um Patriarca. Os ortodoxos cultuam a Deus na Santíssima Trindade, veneram os Santos, a Virgem Maria e também os ícones sagrados. Conservam os antigos ritos, como o bizantino.


Carregar ppt "ENSINO RELIGIOSO ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo Docente: Wilma B. Borges de Macedo2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google