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Ensino Especializado em TGDs

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Apresentação em tema: "Ensino Especializado em TGDs"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino Especializado em TGDs
Prof. Dr. J. R. Facion Instituto Nacional de Pós-Graduação e Eventos Acadêmicos-INAPEA

2 O que são os TGDs? Quais são as principais características e sintomas das pessoas com TGDs? O que estas pessoas necessitam aprender? O que queremos fazer com estas pessoas? Aprender o que, para que?

3 TGDs CARACTERIZAM-SE POR PREJUÍZO SEVERO E INVASIVO EM DIVERSAS ÁREAS DO DESENVOLVIMENTO:

4 habilidades de comunicação, ou
presença de comportamento, interesses e atividades estereotipados. habilidades de interação social recíproca,

5 São eles: Transtorno Autista Transtorno de Rett
Transtorno Desintegrativo da Infância Transtorno de Asperger e Transtorno Invasivo do Desenvolvimento SOE.

6 Diagnóstico Diferencial

7 O Transtorno de Rett tem sido observado no sexo
feminino, enquanto que o Transtorno Autista acomete muito mais freqüentemente o sexo masculino. No Transtorno de Rett há um padrão característico de desaceleração do crescimento craniano, perda de habilidades manuais voluntárias adquiridas anteriormente e o aparecimento de marcha pouco coordenada ou movimentos do tronco. Ainda que durante os anos pré-escolares, meninas com Transtorno de Rett podem exibir dificuldades na interação social similares àquelas observadas no Transtorno Autista, estas tendem a ser temporárias.

8 O Transtorno Autista difere do Transtorno Desintegrativo da Infância, que tem um padrão distinto de regressão seguindo-se a pelo menos 2 anos de desenvolvimento normal. No Transtorno Autista, as anormalidades do desenvolvimento geralmente são percebidas já no primeiro ano de vida. Quando não se dispõe de informações sobre o desenvolvimento inicial ou quando não é possível documentar o período exigido de desenvolvimento normal, deve-se fazer o diagnóstico de Transtorno Autista. O Transtorno de Asperger pode ser diferenciado do Transtorno Autista pela ausência de atraso no desenvolvimento da linguagem.

9 O que estas pessoas precisam aprender?
A conquistarem sua autonomia. A decidirem por si mesmas o seu próprio destino. A administrar sua própria vida e nas relações com os outros. As habilidades de sobrevivência, de autocuidados e, quando possível, acadêmicas.

10 A Escola e suas Atribuições no Ensino das Pessoas com TGDs
Em centros especializados no atendimento a Pessoas com TGDs são usados procedimentos e estratégias de ensino-aprendizagem que trazem resultados bastante satisfatórios. E no ensino regular? Podem e devem ser usados os mesmos procedimentos? Como a escola regular deve receber o aluno com TGDs e trabalhar de forma adequada com este aluno?

11 Dilema A escola estabelece os padrões de normalidade; no entanto, a formação dos professores não indica que suas teorias de ensino-aprendizagem sejam de acordo com a necessidade, ou não os preparam para as dificuldades do cotidiano escolar, além de diversas situações de estresse provocadas pelo sistema, que fazem com que as Pessoas com TGDs sejam excluídas mesmo estando inserido dentro da escola regular.

12 TEACCH Treatment and Education of Autistic and Communication related handicapped CHildren
É um dos métodos de ensino utilizados para atender a Pessoas com Autismo e outros TGDs. O TEACCH organiza o ambiente físico estabelecendo rotinas, através de estímulos visuais (painéis, quadros, agendas, etc.). Em uma sala estruturada é possível observar uma programação visual através de um painel de rotinas com foto ou nome do aluno, mesa de aprendizado, mesa de trabalho independente, área de lazer e estruturação das atividades e materiais.

13 A utilização de sistema de PECs (sistema de comunicação por troca de figuras) pode representar um reforçador na comunicação para as Pessoas com TGDs que não desenvolvem comunicação oral. Este tipo de comunicação por troca de figuras tem que ser significativo e estimular a criança a pedir o que deseja através da figura correspondente ao seu desejo de expressar, além de estimular o pensamento simbólico. Muitos comportamentos inadequados podem ter suas origens na dificuldade de comunicação. É um sistema de comunicação muito útil caso a família deseje adotar em parceria com a escola. É imprescindível que os problemas de comunicação sejam resolvidos para que o educador desenvolver a sua prática pedagógica.

14 As atividades físicas também exercem uma função importante na vida das Pessoas com TGDs. O uso de paineis com fotos e/ou símbolos nos locais de execução podem auxilia-las na compreensão das atividades sugeridas pelo professor. No entanto, é essencial que aos poucos o professor estimule o aluno a tornar-se independente.

15 Um outro procedimento muito oportuno é a Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA). Para isso é necessário trabalhar com o aluno na identificação de símbolos, figuras e objetos. A comunicação é considerada alternativa quando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicação e, considerada ampliada quando ele possui alguma comunicação, mas esta não é suficiente para suas trocas sociais. Cartões, fichas ou pranchas podem ser usados.

16 O aluno poderá aprender e se habituar a utilizar estes símbolos, mostrando cartões e fichas que representem suas necessidades. Ele pode também aprender a trocar os cartões e fichas por objetos em vez de puxar um adulto pelo braço para conseguir a ação desejada.

17 RECAPITULANDO Para definirmos um projeto de ensino especializado com TGDs é necessário respondermos às seguintes perguntas: Quem são estas pessoas? O que eles necessitam aprender? Aprender para o que? Quais os procedimentos/metodologias mais eficazes para se atingir os objetivos propostos?

18 12/04/2017


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