A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VII Teorias como estruturas: Programas de pesquisa. Licenciatura em Química Acadêmico: Tiago Passos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VII Teorias como estruturas: Programas de pesquisa. Licenciatura em Química Acadêmico: Tiago Passos."— Transcrição da apresentação:

1 VII Teorias como estruturas: Programas de pesquisa. Licenciatura em Química Acadêmico: Tiago Passos

2 1- As Teorias devem ser consideradas como um todo estruturado. Considerar as teorias como estruturas,origina-se de um estudo da história da ciência. Considerar as teorias como estruturas,origina-se de um estudo da história da ciência. Como conseqüência as afirmações e os conceitos que nelas aparecem serão precisos e informativos quanto for possível. Exemplo: O conceito Newtoniano de massa é mais claro entender do que democracia. Como conseqüência as afirmações e os conceitos que nelas aparecem serão precisos e informativos quanto for possível. Exemplo: O conceito Newtoniano de massa é mais claro entender do que democracia.

3 Uma outra alternativa é se o sentido do conceito é estabelecido através de observações,por meio de uma definição ostensiva,somente através da observação.Nem é possível ensinar a outro o sentido da teoria,simplesmente indicando através de explicações. Uma outra alternativa é se o sentido do conceito é estabelecido através de observações,por meio de uma definição ostensiva,somente através da observação.Nem é possível ensinar a outro o sentido da teoria,simplesmente indicando através de explicações. Exemplo: Se tentarmos ensinar a um cão por meio da definição ostensiva,ele reagira invariavelmente cheirando o dedo que aponta. Exemplo: Se tentarmos ensinar a um cão por meio da definição ostensiva,ele reagira invariavelmente cheirando o dedo que aponta.

4 Pesquisa Lakatosiano é uma estrutura que fornece orientação para a pesquisa futura de uma forma tanto negativa quanto positiva. Pesquisa Lakatosiano é uma estrutura que fornece orientação para a pesquisa futura de uma forma tanto negativa quanto positiva. Heurística Negativa: Heurística Negativa: > Seu núcleo é irredutível; > Não sendo rejeitado ou modificado; > Está protegido da falsificação por hipóteses auxiliar. 2 – Os programas de pesquisa de Lakatos.

5 Heurística Positiva: Heurística Positiva: > Indica como pode ser desenvolvida o programa de pesquisa; > Suplementar o núcleo irredutível com suposições adicionais; > Tentativa de explicação fenômenos conhecidos e fenômenos novos. Os programas de pesquisa serão progressivas ou degenerescentes,dependendo do sucesso ou fracasso,quando descoberta de fenômenos novos. Os programas de pesquisa serão progressivas ou degenerescentes,dependendo do sucesso ou fracasso,quando descoberta de fenômenos novos.

6 3 - Metodologia em um programa de pesquisa. Dois pontos de vista para a Metodologia: Dois pontos de vista para a Metodologia: > O primeiro é o trabalho ser feito dentro de um único programa de pesquisa. > O outro é a comparação dos métodos de programa de pesquisa competitivo. Tipos de adição e modificação para uma boa metodologia é qualquer cientista ou grupo fazer modificações de um programa de pesquisa,contanto que seus passos ofereçam a oportunidades de novos testes e portanto a possibilidade de novas descobertas. Tipos de adição e modificação para uma boa metodologia é qualquer cientista ou grupo fazer modificações de um programa de pesquisa,contanto que seus passos ofereçam a oportunidades de novos testes e portanto a possibilidade de novas descobertas.

7 Aquelas que sobrevivem aos testes experimentais são retidas provisoriamente e as que não sobrevivem são rejeitadas,embora algumas decisões estejam abertas á apelações,a luz de alguma hipótese engenhosa testável.

8 4 - A Comparação de programa de pesquisa A comparação de programas de pesquisas rivais é mais problemática, pois o maior critério é o fato tempo. A comparação de programas de pesquisas rivais é mais problemática, pois o maior critério é o fato tempo. Exemplo: Previsão de Copérnico em respeito as fases de Vênus Exemplo: Previsão de Copérnico em respeito as fases de Vênus. Por causa da incerteza do resultado de tentativas futuras, não se pode nunca dizer de programa algum que se degenerou. Por causa da incerteza do resultado de tentativas futuras, não se pode nunca dizer de programa algum que se degenerou. Nunca fazer a afirmação sem restrições de que um programa de pesquisa é melhor que um rival. O próprio Lakatos admitia que os méritos relativos de dois programas somente podem ser decididos olhando para trás. Nunca fazer a afirmação sem restrições de que um programa de pesquisa é melhor que um rival. O próprio Lakatos admitia que os méritos relativos de dois programas somente podem ser decididos olhando para trás.

9 MXK4ouNpl0


Carregar ppt "VII Teorias como estruturas: Programas de pesquisa. Licenciatura em Química Acadêmico: Tiago Passos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google