A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VII Teorias como estruturas: Programas de pesquisa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VII Teorias como estruturas: Programas de pesquisa."— Transcrição da apresentação:

1 VII Teorias como estruturas: Programas de pesquisa.
Licenciatura em Química Acadêmico: Tiago Passos

2 1- As Teorias devem ser consideradas como um todo estruturado.
● Considerar as teorias como estruturas,origina-se de um estudo da história da ciência. ● Como conseqüência as afirmações e os conceitos que nelas aparecem serão precisos e informativos quanto for possível. Exemplo: O conceito Newtoniano de massa é mais claro entender do que democracia.

3 ● Uma outra alternativa é se o sentido do conceito é estabelecido através de observações,por meio de uma definição ostensiva,somente através da observação.Nem é possível ensinar a outro o sentido da teoria,simplesmente indicando através de explicações. Exemplo: Se tentarmos ensinar a um cão por meio da definição ostensiva,ele reagira invariavelmente cheirando o dedo que aponta.

4 2 – Os programas de pesquisa de Lakatos.
● Pesquisa Lakatosiano é uma estrutura que fornece orientação para a pesquisa futura de uma forma tanto negativa quanto positiva. ● Heurística Negativa: > Seu núcleo é irredutível; > Não sendo rejeitado ou modificado; > Está protegido da falsificação por hipóteses auxiliar.

5 ● Heurística Positiva:
> Indica como pode ser desenvolvida o programa de pesquisa; > Suplementar o núcleo irredutível com suposições adicionais; > Tentativa de explicação fenômenos conhecidos e fenômenos novos. Os programas de pesquisa serão progressivas ou degenerescentes,dependendo do sucesso ou fracasso,quando descoberta de fenômenos novos.

6 3 - Metodologia em um programa de pesquisa.
● Dois pontos de vista para a Metodologia: > O primeiro é o trabalho ser feito dentro de um único programa de pesquisa. > O outro é a comparação dos métodos de programa de pesquisa competitivo. Tipos de adição e modificação para uma boa metodologia é qualquer cientista ou grupo fazer modificações de um programa de pesquisa ,contanto que seus passos ofereçam a oportunidades de novos testes e portanto a possibilidade de novas descobertas.

7 Aquelas que sobrevivem aos testes experimentais são retidas provisoriamente e as que não sobrevivem são rejeitadas,embora algumas decisões estejam abertas á apelações ,a luz de alguma hipótese engenhosa testável.

8 4 - A Comparação de programa de pesquisa
● A comparação de programas de pesquisas rivais é mais problemática, pois o maior critério é o fato tempo. Exemplo: Previsão de Copérnico em respeito as fases de Vênus. ● Por causa da incerteza do resultado de tentativas futuras, não se pode nunca dizer de programa algum que se degenerou. ● Nunca fazer a afirmação sem restrições de que um programa de pesquisa é “melhor” que um rival. O próprio Lakatos admitia que os méritos relativos de dois programas somente podem ser decididos “olhando para trás”.

9


Carregar ppt "VII Teorias como estruturas: Programas de pesquisa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google