A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Definição de Curativo É um meio terapêutico que consiste na limpeza e aplicação de uma cobertura estéril em uma ferida, quando necessário, com a finalidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Definição de Curativo É um meio terapêutico que consiste na limpeza e aplicação de uma cobertura estéril em uma ferida, quando necessário, com a finalidade."— Transcrição da apresentação:

1

2 Definição de Curativo É um meio terapêutico que consiste na limpeza e aplicação de uma cobertura estéril em uma ferida, quando necessário, com a finalidade de promover a cicatrização (auxiliar o processo fisiológico) e prevenir a contaminação ou infecção.

3 Metodologia Banco de dados: Bireme, Medline, Lilacs Revisão Bibliográfica Descritores: atualidades em curativos, técnicas de curativos, reparação tecidual e contração de feridas. Artigos científicos Objetivo: abordar as atualidades em técnicas de curativos, de forma a orientar os profissionais de saúde para uma prática baseada em evidências, aumentando assim, o sucesso no tratamento de feridas.

4 Tipos de curativos Curativo semi-oclusivo: muito utilizado em feridas cirúrgicas, drenos, feridas exsudativas, absorvendo o exsudato e isolando-o da pele adjacente saudável. Curativo oclusivo: não permite a entrada de ar ou fluídos, atua como barreira mecânica, impede a perda de fluídos, promove isolamento térmico, veda a ferida, a fim de impedir efisema e formação de crosta. Curativo compressivo: reduz o fluxo sangüíneo, promove a estase e ajuda na aproximação das extremidades da lesão. Curativos abertos: realizados em ferimentos que não há necessidade de serem ocluídos. Feridas cirúrgicas limpas após 24 horas, cortes pequenos, suturas, escoriações.

5 Proteger e tratar a lesão; Reduzir: Mortalidade e morbidade Infecções
Objetivo do curativo Proteger e tratar a lesão; Reduzir: Mortalidade e morbidade Infecções Custos hospitalares; Promover: Conforto físico Psicológico Estético

6 Técnicas utilizadas e seus resultados
Uso de Plasma Rico em Plaquetas São células sangüíneas que liberam a citosina, que estimula a aceleração do processo de reparação tecidual Indicação: pacientes com lesão de tecidos graves, como úlceras crônicas, hipertensão arterial e diabetes mellitus Resultado: conforme estudos ao iniciar o uso da técnica de plaquetas com aplicação local em úlceras crônicas, houve lesão (ulcera crônica) reparada em 100% após 10 semanas.

7 Técnicas utilizadas e seus resultados
Uso de Aloe vera (babosa – produção de colágeno) Apresenta ação cicatrizante, anti-inflamatória, propriedade bactericida, laxante, agentes desintoxicantes, vitaminas C, E, complexo B e ácido fólico, contém também minerais, aminoácidos essenciais e polissacarídeos que estimulam o crescimento dos tecidos e a regeneração celular. É um produto barato e de fácil acesso. Indicação: pacientes com lesão de tecidos Resultado: em aproximadamente 10 semanas, observou-se a total cicatrização da lesão, não sendo observados desconfortos ou complicações decorrentes do uso do produto.

8 Técnicas utilizadas e seus resultados
Vácuo (VAC - Vacuum Assisted Closure) É um sistema utilizado na cicatrização de feridas em que se institui uma pressão negativa localizada e controlada, com o objetivo de estimular a granulação e a cicatrização. Indicação: pacientes que foram submetidos a procedimento cirúrgico (queimaduras graves, ferimentos a arma de fogo, perda ou laceração de tecido). Vantagens: redução do edema das vísceras, controle de secreções, aumento da vascularização local e aproximação precoce dos tecidos. Reduz tempo de hospitalização prolongado, uso de drogas de alto custo, alta evidência de complicações e mortalidade.

9 Técnicas utilizadas e seus resultados
Vácuo (VAC - Vacuum Assisted Closure) Resultado: A técnica proporcionou condições para que o organismo abreviasse o processo inflamatório, contribuindo significativamente para a evolução da cicatrização, possibilitando o controle da infecção. Desvantagem: alto custo. ATENÇÃO: Realizado no centro cirúrgico, somente pelo médico.

10 Curativo a vácuo

11 Técnicas utilizadas e seus resultados
Curativos Hidrocolóides (baixo custo, fácil manejo e alta eficiência) É uma placa adesiva estéril que lhe confere a impermeabilidade agindo como barreira contra a passagem de contaminações externas enquanto o curativo permanecer íntegro. Indicação: Tratamento de feridas abertas, limpas, não infectadas e com leve a modera­da exsudação. Vantagem: estimula o desbridamento autolítico, promove a manutenção do pH, alívio da dor e um ambiente úmido. Resultado: redução significativa no tempo de cicatrização.

12 Técnicas utilizadas e seus resultados
Curativos Hidrocolóides

13 Tipos de cicatrização Primeira intenção (união primária) - Ocorre quando as bordas da ferida são apostas ou aproximadas, havendo perda mínima de tecido, ausência de infecção e edema mínimo. Segunda intenção (granulação) - Ocorre perda excessiva de tecido e presença de infecção. Esse método de reparo é também denominado cicatrização por granulação, pois no abscesso formam-se brotos minúsculos chamados granulações. Terceira intenção (sutura secundária) - Neste tipo de cicatrização se faz uma correção cirúrgica após a formação do tecido granulado, com a finalidade de melhores resultados estéticos e aproximação de bordas.

14 Cicatrização

15 Fatores que influenciam a cicatrização
Hipertensão Arterial Diabetes Mellitus Estado nutricional afetado Perfusão e Oxigenação Fatores desencadeantes Colonização e infecção Limpeza Local Hábito de higiene Paciente acima 50 anos Uso de medicamentos Febre A localização anatômica Organização familiar (auxílio, transporte) Condições sociais É Indispensável uma visão clinica dos profissionais de enfermagem e uma assistência humanizada

16 Tratamento local Deve se basear no: ◆ desbridamento ◆ limpeza
◆ revestimento ◆ abordagem da colonização e infecção ◆ agentes físicos ◆ tratamento cirúrgico quando necessário

17 Recuperação da lesão Proporciona: Retorno das atividades
Convívio social Auto-estima Qualidade de vida

18 Enfermagem frente aos Curativos
Curativos tem grandes destaques nas publicações cientificas de enfermagem , Fica sob responsabilidade da enfermagem o tratamento e prevenção de feridas É uma especialização reconhecida pela: (SOBEND e SOBEST) Tem autonomia para realizar os procedimentos necessários para evolução clinica Responsabilidade frente a equipe multidisciplinar e ao paciente Respaldo legal, para executar tarefas invasivas nos curativos.

19 Enfermagem frente a assistência
A decisão do tratamento (curativo) é exclusivamente do enfermeiro, porém a atuação multidisciplinar é indispensável para resultado final Manutenção do curativo deve ser prestada pela equipe de enfermagem A enfermagem não pode cuidar exclusivamente da ferida sem abordar o paciente de forma integral Um dos principais papéis do enfermeiro é desenvolver novas alternativas para o tratamento de feridas

20 Conclusão Tratar de uma lesão, não significa apenas aplicar um produto ou colocar uma faixa, significa cuidar de um ser único, que possui suas peculiaridades e que devem ser respeitadas. A enfermagem deve ser bastante criteriosa ao definir um tipo de curativo, pois podem interferir de forma positiva ou negativa na cicatrização. Através da revisão bibliográfica observou-se que várias técnicas distintas foram adotadas e em todos os resultados foram satisfatórios, contudo, cada técnica tem uma indicação específica para um tipo de lesão. Todavia, as técnicas visam favorecer um processo de reparação eficaz, rápida e segura.

21 Referências Bibliográficas
1 - Salgado M.I; Petroianu A; Burgarelli G.L; Barbosa A.J.A; Alberti L.R. Cicatrização conduzida e enxerto de pele parcial no tratamento de feridas. Rev Assoc Med Bras 2007; 53(1): 80-4.  2 – Moreira R.A.N; Queiroz T.A; Araújo M.F.M; Araujo T.M; Caetano J.A. Condutas de enfermeiros no tratamento de feridas numa unidade de terapia intensiva. Rev Rene Fortaleza. Jul/Set 2009; 10(3):   3 – Oliveira S.H.S; Soares M.J.G.O; Rocha P.S. Uso de cobertura com colágeno e aloe vera no tratamento de ferida isquêmica: estudo de caso. Rev Esc Enferm USP. São Paulo, Jun/2010; 44 (2): 4 - Rogenski N.M.B; Santos V.L.C.G; Estudo sobre a incidência de úlceras por pressão em um hospital universitário. Rev Latino-am Enferm. Jul/Ago 2005; 13(4): 5 - Louro M; Ferreira M;. O impacto da participação da equipe multidisciplinar na redução da incidência de úlcera por pressão em uma UTI geral. Rev bras terap intens. São Paulo Jul/Set 2007; 19(3). 6 - Zuque F.R.S; Zuque M.A.S. Utilização de curativos hidrocolóides no tratamento de úlceras vasculares. Rev Conex. Três lagoas Jan/Dez 2009; 6 (1): 7 - Lima F.L.M. Efeito do plasma rico em plaquetas no processo de reparação de feridas dérmicas padronizadas em ratos (tese de doutorado). Rev Odontol USP. São Paulo 2009; s.n: 83. 8 - Lucas L.S.; Pizzoni V.R.S. V.; Franciosi L.F.N.; Mueller S.F.; Castan M.R; Souza M.R.P. O uso de curativo a vácuo como tratamento intermediário no trauma complexo de extremidade: Experiência clinica e padronização da técnica. Arq Catarin de Medic. Jun/2007; 36 (supl. 1): 9 - Villela D.L. Terapia tópica de úlceras crônicas de perna com plasma rico em plaquetas. Rev Enferm USP (tese de doutorado). São Paulo/2007. 10 - Ferraz E.M; Lira C.H.A; Martins J.P.C; Maricevich J.P; Pradines S.M.S; Filho L.G.G. Uso do sistema VAC no tratamento da fascite necrosante da parede abdominal. Rev Col Bras Cir. Rio de Janeiro Jul/Ago 2007; 34 (4).

22 Colaboradores Camila Mansano RA: 994988-7
Ilídio Mazzolini Neto RA: Jéssica G. S. Araújo RA: Juliana C. de S. Agostinho RA: Maraline V. Pessoa RA: Marli A. R. da Silva RA: Poliana da Silva Santos RA: Ricardo Gesualdo RA: Rosilene C. de Souza RA: Simone Dias Ribeiro RA:


Carregar ppt "Definição de Curativo É um meio terapêutico que consiste na limpeza e aplicação de uma cobertura estéril em uma ferida, quando necessário, com a finalidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google