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Capítulo 2 - Localização e orientação
UNIDADE I - CARTOGRAFIA Capítulo 2 - Localização e orientação 1 – Forma e movimento da Terra 2 – Coordenadas geográficas 3 – Fusos horários 3.1 – Fusos horários brasileiros 4 – Horário de verão Prof. Mirian Loregian. M.Sc Geografia
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Capítulo 2 - Localização e orientação
A localização do espaço geográfico sempre foi uma necessidade do homem.
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Capítulo 2 - Localização e orientação
A CARTOGRAFIA pode ser definida como o conjunto dos conhecimentos científicos, artísticos e técnicos voltados para a elaboração de mapas e plantas. Onde fica a rua “tal”? Onde fica o banco mais próximo? ... O hospital? ... O shopping center? Que rua devo pegar para chegar a praia “tal”?
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Capítulo 2 - Localização e orientação
Orientação no espaço geográfico.
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Bússola
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Modernos instrumentos de orientação.
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Capítulo 2 - Localização e orientação
É importante aprendermos a interpretar os diversos tipos de representações gráficas.
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1 – Forma e movimento da Terra
A esfericidade de nosso planeta é responsável pela existência das diferentes zonas climáticas.
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1 – Forma e movimento da Terra
A inclinação do eixo terrestre provoca: A existência das estações do ano. Diferença na duração do dia e da noite ao longo do ano.
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2 – Coordenadas geográficas
O globo terrestre pode ser dividido por uma rede de linhas imaginárias que permitem localizar qualquer ponto de sua superfície. Paralelos - LATITUDE. Meridianos – LONGITUDE.
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2 – Coordenadas geográficas
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2 – Coordenadas geográficas
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3 – Fusos horários A Terra apresenta dias e noites – Rotação. As regiões situadas num mesmo fuso adotam o mesmo horário. Há 24 faixas com 15° cada. Meridiano de Greenwich. As horas aumentam para Leste e diminuem para Oeste (1 hora cada fuso). Fusos teóricos X Fusos práticos.
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3 – Fusos horários
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3 – Fusos horários
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3.1 – Fusos horários brasileiros
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3.1 – Fusos horários brasileiros
Mudanças a partir de junho de 2008.
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4 – Horário de verão O horário de verão é adotado apenas nos estados brasileiros mais distantes da Linha do Equador. É um recurso adotado em muitos países para evitar sobrecarga no sistema de produção e distribuição nos períodos de pico, uma vez que a energia elétrica não pode ser armazenada.
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4 – Horário de verão
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QUESTÕES 1 – Por que é importante nos localizarmos no espaço geográfico? 2 – Quais são as consequências da esfericidade do planeta e da inclinação do eixo terrestre para a insolação e as estações do ano? 3 – Cite e explique três maneiras que o homem pode utilizar para se orientar no espaço. 4 – O que são paralelos e meridianos? Por que eles foram criados?
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QUESTÕES 5 – Por que os fusos horários foram criados? 6 – Qual a diferença entre os limites teóricos e práticos nos fusos horários? 7 – Por que o Brasil não adota o horário de verão em todos os estados?
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