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EFICÁCIA DE PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE REALIZADO EM CONDIÇÕES MACROESTRUTURAIS ADVERSAS UIPES / ORLA / Sub-Região Brasil 1ª Vara da Infância e.

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1 EFICÁCIA DE PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE REALIZADO EM CONDIÇÕES MACROESTRUTURAIS ADVERSAS
UIPES / ORLA / Sub-Região Brasil 1ª Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro

2 Autores Vera Lucia Góes Pereira Lima Nora Zamith Ribeiro Campos Regina Celi M. B. Zandonadi José Maria Arruda Cláudia Márcia Santos Barros Maria de Fátima Lobato Tavares Mônica Meyer

3 Objetivos Análise de evidência da eficácia do Programa Escola de Pais
Discussão do modelo de monitoramento e avaliação Identificação de estratégias para a sustentabilidade de resultados Discussão da eficácia em condições macro estruturais adversas

4 População beneficiada
Pais, mães ou responsáveis (por menores de 18 anos) acusados de abandono, negligência e/ou violência. A maioria em situação de exclusão social.

5 Programa Escola de Pais 3 Projetos articulados

6 Referências Teóricas Promoção da Saúde (Ottawa, 1986)
Implantação de uma Intervenção (Denis & Champagne, 1997) Discurso do Sujeito Coletivo (Lefèvre, 2000) Análise de Resultados (Nutbeam, 1999)

7

8 Oficinas Pedagógicas

9 Formatura – Escola de Pais

10 Sistema de Monitoramento e Avaliação (1)
Fase preliminar: inserção dos pesquisadores (Projeto 8ª EP) Métodos: observação / registro / relatório / análise (objetivos percebidos, participação, coordenação, conteúdo)

11 Sistema de Monitoramento e Avaliação (2)
MONITORAMENTO – acompanhamento / registro regular, visando Visibilidade Identificação de dificuldades / avanços Correções e propostas ATORES: pais / responsáveis, equipe técnica / avaliadores externos

12 Sistema de Monitoramento
e Avaliação (3) AVALIAÇÃO: múltipla e integrada ao processo Métodos: quantitativo / qualitativo / entrevistas Definição de indicadores Determinantes psicossociais Determinantes contextuais. Atores: pais e responsáveis / equipe técnica / avaliadores externos

13 Indicadores de Impacto Social
Saída de crianças e adolescentes das ruas Não reincidência na falta Integração das crianças às famílias Busca dos direitos de cidadania Matrícula obrigatória na escola Capacidade de geração de renda Posse de documentos da família Habitação para a família

14 Determinantes psicossociais (nível institucional)
Integração da equipe técnica Articulação intersetorial Estímulo ao desenvolvimento pessoal Atenção à descoberta de habilidades Informações sobre recursos públicos Orientação para o trabalho

15 Determinantes contextuais
Atendimento público (serviços) Obtenção de documentos da família Inclusão dos filhos na Escola Acesso ao trabalho Acesso à habitação Condições de integração familiar

16 Resultados – Critérios
Fortemente favoráveis ≥ 90% Favoráveis: % Pouco satisfatórios: % Desfavoráveis ≤ 39%

17 Resultados: condições de vida real Altamente favoráveis ≥ 90%
8ª EP Integração familiar Posse de documentos Busca de serviços de saúde Menores fora das ruas 9ª EP Integração familiar Registro de nascimento Não reincidência na falta

18 Respostas favoráveis: 60 – 89%
8ª EP Crianças nas escolas Geração de renda Habitação satisfatória Não reincidência na falta 9ª EP Crianças nas escolas Geração de renda Habitação satisfatória Busca de serviços de saúde Posse de documentos pessoais Menores fora das ruas

19 Respostas desfavoráveis
8ª EP Inserção no mercado de trabalho ≤ 39% 9ª EP Inserção no mercado de trabalho: 25%

20 Avaliação qualitativa
Avanços Relacionamento e integração familiar Participação no sustento da família Busca de serviços públicos Dificuldades emprego formal participação em movimentos comunitários

21 Padrão proposto de eficácia
Condições de vida real ≥ 60% para os indicadores: não reincidência na falta respeito aos direitos fundamentais dos filhos (educação, saúde, trabalho, justiça) Resultado ≥ 75% de respostas positivas

22 Análise de Resultados da PS - Nutbeam
Etapas Ações de PS Resultados (medidas de impacto) Resultados sociais e de saúde (determinantes contextuais) Planos / Eixos Individual / Social / Político

23 Modelo de Nutbeam (adaptado)
Ações de PS Educação Mobilização social Advocacia Resultados de PS / impacto das intervenções Desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais Ação e controle social Políticas públicas saudáveis Resultados sociais e de saúde Determinantes modificáveis Estilos de vida saudáveis Serviços eficazes - saúde e outros Ambientes saudáveis

24 e de saúde sustentáveis
Resultados sociais e de saúde sustentáveis Inclusão social, autonomia, eqüidade, e qualidade de vida Redução - morbidade, limitações, mortalidade evitável

25 Replicação da experiência Efetividade em condições adversas
Evidência de eficácia Discussão Qualidade X Quantidade Replicação da experiência Efetividade em condições adversas Implementação de políticas públicas

26 Promover a saúde é ... Assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos (...). Assumir-se como sujeito porque capaz de reconhecer-se como objeto. A assunção de nós mesmos não significa a exclusão dos outros. É a outredade do não eu ou do tu, que me faz assumir a radicalidade do meu eu.” Paulo Freire.


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