A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A MELHORIA CONTINUA/ KAIZEN COMO FERRAMENTA DE GESTÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A MELHORIA CONTINUA/ KAIZEN COMO FERRAMENTA DE GESTÃO"— Transcrição da apresentação:

1 A MELHORIA CONTINUA/ KAIZEN COMO FERRAMENTA DE GESTÃO
Ms. Adm. Emília Cavalcanti Adm. Emília Cavalcanti - Ms.

2 MELHORIA CONTINUA - KAIZEN
1992 – Japão Masaaki Imai Kai = repetição Zen = estado de perfeição Adm. Emília Cavalcanti - Ms.

3 MELHORIA CONTINUA - KAIZEN
Para os japoneses é uma filosofia, uma forma de pensar e agir como se fosse uma religião. (MASIERO; 1996) No ocidente se contradiz as mudanças bruscas. INOVAÇÃO Adm. Emília Cavalcanti - Ms.

4 Contínuo = atividade constante
MELHORIA CONTINUA Contínuo = atividade constante Melhoria = aumento na produtividade ou o valor da qualidade ou condição. Conjunto lógico de passos e técnicas utilizados para analisar processos e melhorá-los. Adm. Emília Cavalcanti - Ms.

5 MELHORIA CONTINUA - KAIZEN
1 Melhoria contínua e incremental de uma atividade de produção a fim de criar mais valor com menos. 2 conceito japonês, que significa melhoria geral e contínua de um processo de produção. É o conceito que fundamenta a gestão da qualidade total e a técnica de produção just-in-time. As pessoas são estimuladas a identificar, informar e resolver os problemas existentes continuamente. (LACOMBE; 2004) Adm. Emília Cavalcanti - Ms.

6 MELHORIA CONTINUA - KAIZEN
O Kaizen consiste em: pequenas inovações e mudanças em todas as fases do trabalho baixos investimentos requer efetiva colaboração de todos. Significa contínuo melhoramento na vida pessoal, social e familiar. Adm. Emília Cavalcanti - Ms.

7 MELHORIA CONTINUA - KAIZEN
INOVAÇÃO COM VISÃO ESTRATÉGICA Adm. Emília Cavalcanti - Ms.

8 MELHORIA CONTINUA - KAIZEN
ENGLOBA INOVAÇÕES DE GESTÃO CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL JUST-IN-TIME CÍRCULOS DE QUALIDADE KANBAN ORIENTAÇÃO PARA O CONSUMIDOR SISTEMAS DE SUGESTÕES MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL ZERO DEFEITOS ROBÓTICA AUTOMAÇÃO 5 S’s ATIVIDADES EM GRUPOS PEQUENOS Adm. Emília Cavalcanti - Ms.

9 MELHORIA CONTINUA - KAIZEN
Principais características: foco nas pessoas estímulo e incentivo às pessoas para buscarem melhores maneiras de desempenhar suas atividades perspectiva a longo prazo mudança comportamental recompensas por disciplina, participação, administração do tempo, moral e comunicação. Adm. Emília Cavalcanti - Ms.

10 MELHORIA CONTINUA – KAIZEN Foco nas pessoas
Maximização do potencial dos colaboradores flexibilidade motivação Gestão participativa Capacitação contínua Trabalho em equipe Adm. Emília Cavalcanti - Ms.

11 MELHORIA CONTINUA – KAIZEN Foco nos processos
Principais passos: Selecionar o processo a ser estudado Registrar o método existente e coletar os dados necessários de forma útil Analisar os dados registrados para gerar métodos alternativos de melhoria Avaliar as melhores alternativas Instalar o método como prática padrão, via treinamento Manter o novo método Adm. Emília Cavalcanti - Ms.

12 MELHORIA CONTINUA – KAIZEN Foco nos processos
ATENÇÃO!!!! Quando da análise/ observação utilizar: os questionamentos: ‘por que’, ‘quando’ e ‘como’. os conceitos de: eficiência e eficácia Adm. Emília Cavalcanti - Ms.

13 Adm. Emília Cavalcanti - Ms.

14 Adm. Emília Cavalcanti - Ms.

15 ATIVIDADE: Estudo do texto:
Gestão da melhoria contínua: modelo de boas práticas e aplicação em uma empresa de médio porte by, Rosicler Simões (UFSCar) e Dário Henrique Alliprandini (Faculdade Etapa e PPGEP/UFSCar) Elaborar resenha crítica (2 páginas), identificado os principais tópicos de sobre o uso da melhoria contínua constantes do texto. (Usar as regras da ABNT – espaçamento 1,5 cm, margens E e S 3 cm D e I 2 cm, papel A4, fonte 12, tipo arial ou TNR. Língua culta – introdução/ desenvolvimento/ considerações finais. Referências utilizadas. Adm. Emília Cavalcanti - Ms.

16 REFERÊNCIAS ARNOLD, J. R. Tony. Administração de materiais: uma introdução. Tradução Celso Rimoli, Lenita R. Esteves. São Paulo: Atlas HELOANI, José Roberto. Gestão e organização no capitalismo globalizado: história da manipulação psicológica no mundo do trabalho. São Paulo: Atlas, Apêndice D – ferramentas da qualidade MASIERO, Gilmar. Introdução à administração de empresas. São Paulo: Atlas. Adm. Emília Cavalcanti - Ms.


Carregar ppt "A MELHORIA CONTINUA/ KAIZEN COMO FERRAMENTA DE GESTÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google