A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como Preparar e Estruturar um Módulo de Ensino a Distância

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como Preparar e Estruturar um Módulo de Ensino a Distância"— Transcrição da apresentação:

1 Como Preparar e Estruturar um Módulo de Ensino a Distância
Profa. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M.E. Sabbatini Copyright 2000 Renato Marcos Endrizzi Sabbatini e Silvia Helena Cardoso, Campinas, Brazil Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução por quaisquer meios, no todo ou em parte, na forma de textos, imagens ou qualquer outro recurso eletrônico ou impresso. O aluno regularmente inscrito neste curso pode baixar uma única cópia para visualização em seu computador local, vetada qualquer forma de redistribuição ou comercialização, conforme as leis internacionais de direitos autorais.

2 Objetivos da Aula Oferecer noções práticas e dicas sobre como estruturar uma aula on-line baseada na Internet Identificar os vários elementos que compõem uma aula (unidades de aprendizado) Discutir os principais fatores de eficácia de uma aula on-line

3 Tópicos da Aula Etapas de desenvolvimento de um módulo
Escolha dos níveis de habilidade cognitiva Especificação dos objetivos de aprendizagem Escolha da estratégia de aprendizagem a ser usada Escolha das unidades educacionais do módulo A comunicação on-line efetiva Como implementar uma aula expositiva à distância Dicas para elaborar bons slides Atividades complementares às aulas Fatores de sucesso educacional do módulo Unidades de avaliação da aprendizagem

4 Passos no Desenvolvimento de um Módulo
Decida os níveis de conhecimento e quais são as habilidades que você quer que o seu aluno alcance Elabore os objetivos de aprendizagem (gerais e específicos) Escolha as estratégias de aprendizagem que serão utilizadas no módulo Escolha os tipos de unidades de aprendizagem e atividades que constarão do módulo (aula expositiva, leituras, vídeos, links, trabalhos, discussões em grupo, etc.) Elabore um roteiro do módulo ou aula Produza as unidades de aprendizagem e coloque-as no roteiro Os módulos que compõem um curso devem ser desenvolvidos de forma sistemática e em passos bem determinados, com a finalidade de facilitar e agilizar o desenvolvimento, sem desperdício de esforço.

5 Passo 1: Escolha da Habilidade
Que níveis de habilidade cognitiva você quer que seu aluno alcance? Conhecimento: capacidade de recordar a matéria previamente aprendida; Compreensão: apreender o sentido da matéria ou reconstituir a matéria previamente aprendida com sua próprias palavras, Aplicação: usar o conhecimento em situações concretas; Análise: decompor o material em suas partes integrantes, de modo que a relação existente entre estas partes possa ser determinada; Síntese: combinação das partes para formar um novo todo avaliação: julgar o valor do material Entender os diferentes níveis é importante porque isto influencia a seleção de um método de ensino baseado na Web

6 Passo 2: Objetivos de Aprendizagem
Todo módulo ou aula deve conter objetivos de aprendizagem. Eles direcionam tanto os professores quanto os alunos no que se refere ao conteúdo da matéria e os processos mentais que se espera que o estudante desenvolva. Para elaborar esses objetivos, você deve utilizar frases do tipo “Ao final desta aula, o aluno será capaz de ...” No ensino a distância torna-se particularmente importante a seção de objetivos, pois o aluno não está em contato com o professor e não recebe essa informação de outra forma que não seja explícita. Além disso, como ele é responsável pelo primeiro nível de avaliação do seu aprendizado, a lista de objetivos é um bom guia para isso, evitando que ele se “perca” no módulo.

7 Razões para a Especificação dos Objetivos de Aprendizagem
Permite que o desempenho seja monitorado e medido em intervalos apropriados. Informa o que o aluno deve ser capaz de fazer ao completar uma tarefa de aprendizagem. A aprendizagem se torna mais significativa e agradável, pois o aluno sabe o que está fazendo e o que vai alcançar.

8 Como elaborar objetivos de aprendizagem (1)
Para que os objetivos de aprendizagem sejam significativos tanto para o elaborador quanto para o estudante, em primeiro lugar você deve refletir sobre o que eles tencionam medir: Conceitos a serem aprendidos Habilidades a serem dominadas Hábitos a serem adquiridos Técnicas a serem aprendidas Atitudes a serem desenvolvidas

9 Como elaborar objetivos de aprendizagem (2)
Ao se preparar para elaborar os seus objetivos, faça a si mesmo três perguntas: O que os alunos deverão saber? O que os alunos deverão estar aptos a fazer? Em que aspectos os alunos deverão comportar-se de maneira diferente após estudar a unidade? Será preciso pensar não apenas em que resultados deverão ser medidos, mas também em como expressar os objetivos em termos mensuráveis. Há uma infinidade de verbos e de palavras de ação que poderão ajudá-lo a expressar tais objetivos (veja no próximo slide).

10 Como elaborar objetivos de aprendizagem (3)
Psicomotores: Esquematizar… Realizar um procedimento… Praticar… Programar… Localizar… Manipular… Falar… Preparar… Operar… Substituir… Combinar… Reparar… Cognitivos: Descrever… Expressar… Definir… Listar… Explicar… Relacionar… Discutir… Comprovar… Classificar… Citar… Planejar… Objetivos cognitivos são aqueles que permitem avaliar o grau de conhecimento, memorização, entendimento, capacidade de síntese e de análise, de raciocínio lógico, etc., que o aluno adquirirá no módulo. Os objetivos psicomotores são aqueles que permitem avaliar o grau de habilidade (“fazer” alguma coisa).

11 Passo 3: Estratégias de Aprendizagem
Decida qual o tipo de aprendizagem que o módulo irá promover: Aquisição do conhecimento Aprendizagem dedutiva Aprendizagem indutiva Aprendizagem por analogia Aprendizagem psicomotora Estratégias combinadas ou múltiplas As estratégias de aprendizagem se baseiam em como o aluno usará o seu intelecto e a lógica para aprender algo. São estratégias, pois o professor deve escolhê-las para que sejam as mais adequadas e eficazes em atingir os objetivos educacionais do módulo ou aula. Uma mesma aula ou módulo pode ter mais de uma estratégia combinada. Por exemplo: aquisição expositiva -> aprendizagem indutiva -> aprendizagem dedutiva.

12 Métodos de Aprendizado Aquisição do Conhecimento
Utiliza os métodos cognitivos de transmissão e fixação do conhecimento através de descrições, fatos, regras, leis, teorias, nomenclatura, etc. Envolve memorização e uso da lógica. Exemplos: Como funcionam o DNA e o RNA no código genético Tecnologias disponíveis para imagens tomográficas É a forma mais comum de transmissão do conhecimento, mas tem suas desvantagens (baixo grau de fixação do conhecimento). Deve, portanto, ser incrementado com recursos que facilitem essa fixação, como diagramas, gráficos, animações, sumarizações, etc. Os textos de leitura e aulas expositivas são os recursos mais usados para esse tupo de aprendizagem.

13 Métodos de Aprendizado Aprendizado Dedutivo
Consiste no aprendizado de conhecimentos genéricos sobre algum domínio e sua aplicação em casos particulares. Envolve uso da lógica dedutiva. Ex.: aprendizado de diagnóstico de medicina a partir do conhecimento fisiopatológico do organismo em doenças, resolução de problemas. Exemplo de lógica dedutiva em medicina: pacientes com AIDS podem desenvolver infecções oportunísticas com microorganismos raros, devido à disfunção do sistema imune provocado pela morte celular de origem virótica (HIV). O paciente Sr. X apresenta várias infecções graves repetitivas por um microorganismo raro. Potanto, ele pode ter AIDS.

14 Métodos de Aprendizado Aprendizado Indutivo
Aprendizado de fatos, leis e teorias a partir da evidência apresentada na forma de dados experimentais e observacionais. Utiliza observações para extrair conclusões: método científico. Usa a lógica indutiva. Ex: aprendizagem do conceito de surto, epidemia, endemia e pandemia a partir de dados epidemiológicos de uma população Exemplo da lógica indutiva em medicina: a análise de 2000 pacientes impotentes que tomaram um medicamento X contra a disfunção erétil por 30 dias consecutivos, quando comparados com outros 2000 pacientes que tomaram um placebo, em estudo duplo-cego, mostrou que houve melhora da ereção em 85% do grupo experimental, contra 40% do grupo placebo. Portanto, o medicamento X é efetivo tratamento para a disfunção erétil.

15 Métodos de Aprendizado Aprendizado por Analogia
É o aprendizado através de exemplos, casos similares ou imitação de procedimentos. Raciocínio empírico (“se funcionou para aquilo, então funcionará para isto também”) Ex: aprendizagem do uso de terapia e manejo de pacientes através de casos similares de sucesso.

16 Métodos de Aprendizado Aprendizado Psicomotor
Aprendizado de seqüências de controle sensório-motor com o objetivo de realizar alguma tarefa específica. Exemplos: realizar uma técnica cirúrgica usar um equipamento de laboratório

17 Passo 4: Escolha das Unidades de Aprendizagem
Unidades de aprendizagem são os recursos de indução e suporte à aprendizagem disponibilizadas no módulo, e que podem ser classificadas em: Unidades instrucionais expositivas Unidades de aprendizagem interativa e/ou colaborativa Ferramentas de pesquisa, exploração e aquisição autônoma do conhecimento Unidades de treino, prática e resolução de problemas Unidades de avaliação da aprendizagem Normalmente um módulo inclui vários desses tipos de unidades. O conjunto mínimo geralmente é formado por uma unidade expositiva, uma unidade interativa e uma unidade de avaliação da aprendizagem.

18 Unidades Instrucionais Expositivas
Recursos na Internet Textos de leitura Aula Expositiva As unidades instrucionais expositivas geralmente são centradas em uma aula expositiva (vide próximos slides) que serve de guia e resumo geral, complementadas por leituras, imagens e diagramas complementares, recursos na Internet e recursos de áudio e vídeo. Adaptado de M. Prates e V. Loyola Imagens e diagramas complementares Anotações Áudio e Vídeo

19 Comunicação On-Line Efetiva
Habilidade de transmitir mensagens clara e precisamente Habilidade de manter relações interpessoais positivas (estudo de grupos, discussões em classe, pergunta para o professor, conversa com o aluno) Troca de idéias, do que somente aquisição de conteúdo A instrução on-line efetiva requer não somente o conhecimento do conteúdo, mas também de habilidades interpessoais, porque os desafios do instrutor on-line são essencialmente sobre interação humana. A educação on-line é estruturada sobre a dinâmica da comunicação humana e busca os equivalentes tradicionais como estudo de grupos, discussões, em classe, pergunta para o professor, conversa com o aluno. Ainda que seja um meio eletrônico para transmitir conteúdo, é também uma “arena humana”para troca de idéias.

20 Coesão de Conteúdo Conhecimento é dado em doses
Os estudantes aprendem melhor quando a informação é apresentada em pequenas quantidades. Para dar coesão á unidade: Seções auto-suficientes Parágrafos devem apresentar apenas uma idéia ou duas relacionadas Subtítulos - apresentação de nova idéia Você precisa dividir o conteúdo de maneira apropriada. Você pode fazer isso repartindo toda a unidade em seções ou partes. Dentro de cada seção, o conteúdo é ainda subdividido em parágrafos, de modo que várias informações sejam reunidas no local a que pertencem

21 Características da Aula Expositiva
Segmentação do material em unidades menores que são usadas sequencialmente (slides) Exposição linear - controlada pelo professor, pelo aluno ou por ambos Uso de gráficos, diagramas, imagens e resumos Interrupção freqüente para interação com a classe Avaliação intermediária do desempenho e modificação condicional do fluxo de instrução em função do desempenho do aluno (também chamado de ensino programado) Como montar uma aula expositiva a distância? Ela deve tentar imitar efetivamente uma aula presencial, que na maioria das vezes não se constitui apenas em exposição de material, mas é interrompida freqüentemente por atividades interativas entre o professor e os alunos. O fluxo da exposição pode mudar em função da compreensão que o professor tem de como e quanto os alunos estão aprendendo.

22 Fluxo Condicional de uma Aula
Exposição Exposição Avaliação Exposição Dependendo do passo de avaliação/interação, o fluxo de exposição pode mudar, tornando-se mais superficial ou profundo, explicando mais uma vez, escolhendo uma outra atividade (exercício, por exemplo).

23 Técnicas de Implementação de Aula Expositiva a Distância
Leitura de um texto corrido e segmentado em páginas e ilustrado Show de slides com comentários de texto Show de slides com comentários de voz Produção multimídia mesclando vídeo, animações, Flash Teleconferência Videoconferência De cima para baixo, vemos uma similaridade cada vez maior com uma aula presencial, tanto em termos de interatividade, quanto em termos da presença do professor. Similaridade com presencial

24 Dicas para Fazer Bons Slides (1)
Segmentar adequadamente e de forma homeogênea o material a ser exposto Limitar a quantidade de material exposto em cada slide (textos ou imagens) Restringir o número total de slides na aula Slides para aulas presenciais devem ser adaptados para aulas a distância Design deve privilegiar a legibilidade e facilidade e rapidez de leitura do slide

25 Dicas para Fazer Bons Slides (2)
Letras grandes, texto curto e claro Usar listas com marcadores (“bullets”) sempre que possível Alto contraste entre letras e fundo Usar design clássico, com cores neutras. Evitar excesso de cores Utilizar fontes simples para letras (de preferência sem serife): no máximo duas fontes por slide Evitar excesso de elementos gráficos (bordas, barras, ícones, logotipos, desenhos sem função, etc.) Evitar excesso de animações e transições entre slides

26 Dicas para Fazer Bons Slides (3)
Shows de slides on-line devem ter textos ou narrações explicativas Não repetir no texto explicativo os elementos de texto do slide Slide deve ser um resumo do texto explicativo, para revisão rápida Slides com diagramas e telas devem ter obrigatoriamente texto explicativo Textos e slides podem ter links para material suplementar ou navegação para outros slides O objetivo principal do texto ou narração explicativa é proporcionar a complementação da informação no slide que permita entendê-lo. Substitui em parte a aula expositiva dada pelo professor em situação presencial, e, como uma boa aula expositiva, não deve simplesmente repetir o texto que já está no slide.

27 Convertendo Slides para a Internet
Objetivo principal: diminuir o tamanho das imagens, sem comprometer a legibilidade Utilizar formato JPEG com grau médio de compressão Exceção: usar GIF quando tiver muitas telas de computador ou diagramas Não escolher slides com formato muito grande Não utilizar fundos degradé ou letras com sombra Utilizar poucas cores Quando se converte um show de slides para a Internet, normalmente os slides são convertidos para imagens em JPEG ou GIF. Assim, deve-se saber algumas dicas para diminuir o tempo de carregamento e facilitar a leitura.

28 Atividades complementares individuais e em grupos
Exercícios resolvidos e propostos Modelos e simulações Atividades práticas Trabalhos de redação Trabalhos de síntese e análise Trabalhos de campo Utilização de softwares Pesquisa e informação Outras atividades complementares individuais e em grupo podem ser propostas como unidades integrantes de um módulo, dependendo dos objetivos educacionais e do nivel desejado de aprendizagem. Algumas podem ser obrigatórias e outras opcionais. Algumas podem ser realizadas on-line e outras off-line. Algumas precisam ser submetidas ao professor, outras não.

29 Aprendizagem Ativa Texto interessante e vivo
Perguntas, atividades, exercícios Ajudar estudantes a aprender (buscar e usar a informação encontrada Capacitar o professor e o estudante a estabelecer um diálogo Motivar estudantes a continuar É preciso sempre lembrar que as aulas expositivas, por si só, podem se tornar aborrecidas. O professor deve se esforçar ao máximo para conseguir um bom nível de atenção e participação do aluno, e isso envolve, naturalmente, uma interação com os mesmos. Aprende-se muito mais quando se é obrigado a fazer alguma coisa, e o aprendizado passivo é evitado, aumentando assim a motivação dos alunos a continuar. Isso é essencial na EAD.

30 Fatores de Sucesso Em cada módulo dar pelo menos um problema para os alunos resolverem, que sirva de mote para a construção do conhecimento; Aprendizado cooperativo: os alunos aprendem melhor através da interação em grupo; Priorizar: motivação para estudar e tempo suficiente para aprender Feedback imediato e informativo por parte do professor. Cobrar resultados constantemente Acompanhar o desenvolvimento individual O módulo deve tentar sempre implementar os princípios delineados neste slide. Eles se constituem em fatores de sucesso educativo do módulo ou aula.

31 Unidades de Avaliação Avaliação somativa: atribuição de pontos e notas para fins de mensuração do desempenho. Não envolve feedback das respostas corretas ou incorretas ao aluno. Avaliação formativa: além de avaliar tem o objetivo de aprendizagem envolvendo feedback imediato ou protelado ao aluno (transmissão de material adicional - dependendo da resposta do aluno, você ensina outras coisas.) Um elemento muito importante de um módulo é a avaliação da aprendizagem ou do desempenho do aluno. Isso pode ser conseguido de várias maneiras, mas deve sempre ser conectada aos objetivos educacionais do módulo ou aula.

32 Formas de Avaliação Auto-avaliação Avaliação pelo grupo
Resolução de exercícios e problemas Provas discursivas a distância (“take home”) Questionários on-line de múltipla escolha

33 Passo 5: Elaboração do Roteiro
O roteiro deve conter elementos de orientação que permitam ao aluno seguir uma determinada ordem recomendada de estudo e de atividades O roteiro deve ser sempre pensado do ponto de vista do aluno, ou seja, qual é a melhor maneira dele se comportar em ausência de um professor O roteiro pode ter elementos condicionais

34 Passo 6: Colocação das Unidades de Aprendizagem
Pesquisa dos links e recursos da Internet Geração, tradução ou adaptação dos textos básicos e de aprofundamento próprios Elaboração e conversão dos shows de slides e outros materiais off-line Gravação dos segmentos de áudio e vídeo Elaboração das unidades de avaliação, exercícios e trabalhos propostos, etc. Colocação de links para todos estes recursos no roteiro do módulo ou aula Disponibilização on-line


Carregar ppt "Como Preparar e Estruturar um Módulo de Ensino a Distância"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google