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Universidade Salgado de Oliveira Diretória de Pós-Graduação e Pesquisa Especialização em Tecnologia da Informação Prof. MSc. Edigar Antônio Diniz Jr Qualidade.

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1 Universidade Salgado de Oliveira Diretória de Pós-Graduação e Pesquisa Especialização em Tecnologia da Informação Prof. MSc. Edigar Antônio Diniz Jr Qualidade em Tecnologia da Informação

2 Capability Maturity Model sw for Software Carnegie Mellon University - Pittsburgh www.sei.cmu.edu

3 Histórico do CMM 4 - CMM Projeto teve início em Novembro de 1986 SEI – Software Engineering Institute com a assistência da Mitre Corporation foram os responsáveis por este projeto. O intuito era desenvolver uma Estrutura de Maturidade de Processos que iria ajudar organizações a melhorar seu processo de software. Esta estrutura deveria apoiar o Governo Federal Americano (em especial o DoD), a avaliar fornecedores de software.

4 Histórico do CMM 4 - CMM Em 1987, foi publicada a primeira descrição do CMM [Humphrey87a] e o Questionário de Maturidade [Humphrey87b]. O Questionário de Maturidade foi criado para identificar as áreas que uma organização necessita melhorar. Depois de 4 anos, a Estrutura de Maturidade de Processo (e o Questionário) evoluíram para o modelo denominado CMM.

5 Histórico do CMM 4 - CMM Em 1987, foi publicada a primeira descrição do CMM [Humphrey87a] e o Questionário de Maturidade [Humphrey87b]. O Questionário de Maturidade foi criado para identificar as áreas que uma organização necessita melhorar. Depois de 4 anos, a Estrutura de Maturidade de Processo (e o Questionário) evoluíram para o modelo denominado CMM.

6 Estrutura de Maturidade de Processo 4 - CMM Conceitos Fundamentais: - Capacidade do Processo de Software: descreve a gama de resultados que se espera alcançar ao seguir um processo de software. - Execução do Processo de Software: representa os resultados atuais obtidos na realização de um processo de software. - Maturidade do Processo de Software: descreve em que nível um processo específico é definido, gerenciado, medido, controlado e efetivado. Indica o potencial de evolução da capacidade do processo de software.

7 Estrutura de Maturidade de Processo 4 - CMM Conceitos Fundamentais: - Capacidade do Processo de Software: descreve a gama de resultados que se espera alcançar ao seguir um processo de software. - Execução do Processo de Software: representa os resultados atuais obtidos na realização de um processo de software. - Maturidade do Processo de Software: descreve em que nível um processo específico é definido, gerenciado, medido, controlado e efetivado. Indica o potencial de evolução da capacidade do processo de software.

8 Modelo de Maturidade de Capacidade 4 - CMM Engenheiros conhecem profundamente os problemas de sua organização com relação ao processo de software. A grande dificuldade aparece no momento de decidir quais problemas devem ser solucionados primeiro, e como como esta melhora deve ocorrer. Assim, para se melhorar a qualidade de uma organização, é necessário projetar um caminho de evolução para a mesma.

9 Modelo de Maturidade de Capacidade 4 - CMM Modelo de Maturidade de Capacidade: fornece às organizações um conjunto de orientações para que as mesmas possam controlar seu atual processo de software e para que as mesmas possam evoluir em direção a uma excelente cultura de engenharia de software e gerenciamento de software.

10 Cinco Níveis de Maturidade do Processo de Software - CMM 4 - CMM CMM fornece uma estrutura com cinco níveis de maturidade que permite a uma organização executar pequenos e sucessivos passos evolucionários. Estes níveis de maturidade definem um escala ordinal para medir a maturidade do processo de software de uma organização e para avaliar a capacidade do processo de software da mesma.

11 Cinco Níveis de Maturidade do Processo de Software - CMM 4 - CMM Um Nível de Maturidade é uma bem-definida base evolucionária para se alcançar um processo de software mais maduro. Cada nível é uma camada necessária para se caminhar em direção a maturidade desejada pela comunidade de desenvolvimento.

12 Cinco Níveis de Maturidade do Processo de Software - CMM 4 - CMM

13 CMM x SPICE 4 - CMM Nível 5 – Otimizado Nível 4 – Previsível Nível 3 – Estabelecido Nível 2 – Gerenciado Nível 1 – Executado Nível 0 – Incompleto

14 Cinco Níveis de Maturidade do Processo de Software - CMM 4 - CMM A seguir temos uma caracterização dos cinco níveis de capacidade do CMM: Inicial (Nível 1): O processo de software é caracterizado como sendo ad hoc, e ocasionalmente até caótico. Poucos processos são definidos e o sucesso depende do esforço individual. Repetível (Nível 2): Processos básicos de gerenciamento do projeto são estabelecidos para mapear custos, agendamento e funcionalidade. A disciplina necessária nos processos é aplicada de forma repetível dentre os projetos similares.

15 Cinco Níveis de Maturidade do Processo de Software - CMM 4 - CMM Definido (Nível 3): O processo de software tanto para as atividades de engenharia quanto para as atividades de gerência está documentado, padronizado e integrado à um processo de software padrão da organização. Gerenciado (Nível 4): Medidas detalhadas do processo de software e da qualidade do produto são coletadas. Tanto o processo quanto o produto são quantitativamente compreendidos e controlados.

16 Cinco Níveis de Maturidade do Processo de Software - CMM 4 - CMM Definido (Nível 5): Um processo de melhoria contínua é ativado, tomando como base as medidas do processo de software e fazendo uso de idéias e tecnologias criativas e inovadoras.

17 Comportamento dos Níveis de Maturidade 4 - CMM As principais características das organizações em cada um dos níveis do CMM são: Nível 1 (Inicial) - Não possui um ambiente estável para desenvolvimento - Não existe um gerenciamento das práticas / atividades - Durante um crise a organização abandona os procedimentos planejados e parte para a codificação e teste. - Processo de software é imprevisível devido as constantes mudanças nas atividades de desenvolvimento.

18 Comportamento dos Níveis de Maturidade 4 - CMM Nível 2 (Repetível) - Políticas para gerenciar os projetos de software e os procedimentos para implementar estas políticas são estabelecidas. - Planejamento e o gerenciamento de novos projetos são baseados em experiências com projetos passados similares. - Compromissos reais (custo e prazo) podem são assumidos e cumpridos. - Sucessos passados são repetíveis. - Planejamento e acompanhamento dos projetos são estáveis.

19 Comportamento dos Níveis de Maturidade 4 - CMM Nível 3 (Definido) - Um Processo Padrão para desenvolver e manter o software na organização é documentado, incluindo tanto a engenharia de software quanto o gerenciamento do processo. - O processo é utilizado (e modificado quando necessário) para ajudar os gerentes e engenheiros técnicos a melhorar sua eficiência. - Há uma equipe responsável por cada atividade do processo de software. - Um programa de treinamento para toda a organização é implementado.

20 Comportamento dos Níveis de Maturidade 4 - CMM Nível 4 (Gerenciado) - A organização define quantitativamente objetivos de qualidade tanto para o produto quanto para o processo de software. - Produtividade e qualidade são mensurados, para todos os projetos da organização, como parte de um programa de mensuração da organizacional. - Um banco de dados sobre o processo de software da organização é utilizado para coletar e analisar as informações disponíveis.

21 Comportamento dos Níveis de Maturidade 4 - CMM Nível 5 (Otimizado) - Toda a organização foca em um processo contínuo de otimização (melhoramento) do processo de software. - A organização possui meios para identificar pontos fracos e fortalecer o processo de software pró-ativamente, isto com o objetivo de prevenir defeitos. - Dados sobre eficiência são utilizados para avaliar a relação custo-benefício de novas tecnologias e mudanças propostas. - Inovações para a engenharia de software são propostas e difundidas em toda a organização.

22 Entendendo os Níveis de Maturidade 4 - CMM O CMM é um modelo descritivo no sentido que descreve os atributos (chaves) essenciais que são necessários para caracterizar uma organização em um particular nível de maturidade. É um modelo normativo no sentido que detalha as práticas convencionais e esperadas para uma organização que trabalha sobre grandes projetos em um contexto de contratos governamentais. O CMM não é prescritivo, ou seja, não diz para a organização como melhorar, só que o que deve ser melhorado.

23 Entendendo os Níveis de Maturidade 4 - CMM É estimado que para uma organização passar de um nível para outro são consumidos dois anos. Os Níveis 2 e 3 os focos principais são: definir, documentar e gerenciar o processo de software. Nos níveis 4 e 5 o foco principal é melhorar, ou seja, otimizar o processo de software (ver figura seguinte).

24 Entendendo os Níveis 4 e 5 de Maturidade

25 Entendendo os Níveis de Maturidade 4 - CMM A figura a seguir exemplifica, de forma abstrata, como ocorre o trabalho em cada um dos níveis de maturidade do CMM.

26 Entendendo os Níveis de Maturidade Etapa do Processo Controle / Avaliação Atividades de Chaves Otimização

27 Entendendo os Níveis de Maturidade 4 - CMM Nenhum Nível do CMM pode ser ignorado. Um nível fornece a base para que o outro possa ser aplicado. Contudo, é perfeitamente viável e necessário que uma organização faça uso de processos definidos nos níveis mais altos de maturidade. Esta necessidade vem do fato de processos referentes à: engenharia de requisitos, análise, projeto e testes só venham a aparecer nos níveis mais elevados de maturidade, nem por isso, estes processos deixam de existir em um organização locada nos níveis mais inferiores do CMM.

28 Estrutura Interna dos Níveis de Maturidade 4 - CMM Cada Nível de Maturidade é decomposto em partes constituintes. Cada Nível de Maturidade é composto por várias Áreas-Chave de Processo. Cada Área-Chave de Processo é organizada em cinco seções chamadas de Características Comuns. As Características Comuns especificam Práticas Chaves que vão ao encontro dos objetivos gerais da Área-Chave de Processo.

29 Estrutura Interna dos Níveis de Maturidade

30 Áreas-Chave de Processo 4 - CMM Exceto para o Nível 1 de Maturidade, todos os Níveis são divididos em Áreas-Chave de Processo que indicam as áreas que uma organização irá se concentrar para melhorar seu processo de software. Áreas-Chave de Processo identifica os assuntos (temas) que devem ser endereçados para se alcançar o nível de maturidade. Cada Área-Chave de Processo identifica um grupo (cluster) de atividades relacionadas que, quando executadas corretamente, conduzem a uma melhor capacidade do processo.

31 Áreas-Chave de Processo 4 - CMM Os caminhos (como fazer) para se alcançar os objetivos de uma Área-Chave de Processo podem ser diferentes para cada organização ou para cada projeto. Todos os objetivos de uma Área-Chave de Processo devem ser alcançados para que uma organização satisfaça tal Área-Chave. A seguir são listadas todas as Áreas-Chave de Processo:

32 Áreas-Chave de Processo 4 - CMM

33 Áreas-Chave de Processo 4 - CMM

34 Áreas-Chave de Processo 4 - CMM

35 Áreas-Chave de Processo 4 - CMM

36 Áreas-Chave de Processo 4 - CMM Para se alcançar um Nível de Maturidade, todas as Áreas-Chave de Processo do mesmo devem ser satisfeitas. Exercício: Compreender e explicar cada uma das Áreas-Chave de Processo do CMM?

37 Características Comuns 4 - CMM Características Comuns são atributos que indicam se a implementação e institucionalização de uma Área-Chave de Processo é efetiva, repetível e duradoura. Sempre existem 5 Características Comuns para cada Nível de Maturidade.

38 Características Comuns 4 - CMM As 5 Características Comuns são: Compromissos (Commitment to Perform): Descreve ações que a organização deverá tomar para garantir que o processo seja estabelecido e duradouro. Tipicamente envolve estabelecer políticas organizacionais e patrocinar um gerenciamento.

39 Características Comuns 4 - CMM Habilidades (Ability to Perform): Descreve pré-condições que devem existir para implementar completamente o processo de software. Tipicamente envolve recursos, estrutura organizacional e treinamento.

40 Características Comuns 4 - CMM Atividades (Activities Performed): Descrevem regras e procedimentos necessários para implementar uma Área-Chave de Processo. Tipicamente envolve estabelecer planos e procedimentos para executar, acompanhar e tomar medidas corretivas sobre o trabalho.

41 Características Comuns 4 - CMM Medir e Analisar (Measurament and Analysis): Descreve a necessidade de medir o processo e avaliar esta medida. Tipicamente inclui exemplos de medidas que podem indicar o status de progresso e efetividade de uma atividade.

42 Características Comuns 4 - CMM Verificando a Implementação (Verifying Implementation): Descreve os passos para garantir que as atividades são executadas em conformidade com o processo que foi estabelecido. Tipicamente envolvem revisões e auditoria para garantir a qualidade e a gerência do processo.

43 Práticas Chaves 4 - CMM Cada Área-Chave de Processo é descrita em termos das Práticas Chave que contribuem para satisfazer seus objetivos. As Práticas Chave descrevem a infra-estrutura e as atividades que mais contribuem para a efetiva implementação e institucionalização das Áreas-Chave de Processo. Cada Prática Chave é constituída de uma única sentença, normalmente seguida por um descrição detalhada, na qual pode incluir exemplos e elaborações.

44 Práticas Chaves 4 - CMM As Práticas Chave (Práticas de Baixo Nível) declaram políticas fundamentais, procedimentos e atividades para a Área-Chave. Cada Prática Chave é descrita através de seus componentes, denominados de Sub-práticas Chave. As Práticas Chave definem o que deve ser feito, mas não endereçam como isso será alcançado.

45 Práticas Chaves

46 Utilizando o CMM 4 - CMM Existem dois métodos (desenvolvidos pela SEI) para visualizar a maturidade da execução de um Processo de Software de uma organização: 1) Medida do Processo de Software: é utilizado para determinar o estado de um atual Processo de Software e para determinar os pontos de mais alta prioridade a serem implementados para que a organização melhore seu Processo de Software.

47 Utilizando o CMM 4 - CMM continuação... 2) Avaliação da Capacidade de Software: utilizado para identificar contratantes que são qualificados para desenvolver um software ou para monitorar o estado atual de um Processo de Software Utilizado.

48 Utilizando o CMM 4 - CMM Os objetivo destes métodos são completamente diferentes, apesar de suas aplicações não possuírem diferenças tão sensíveis. O CMM estabelece uma estrutura comum de referência para executar os dois métodos supracitados. A figura a seguir apresenta os passos comuns a serem executados em ambos os métodos:

49 Utilizando o CMM Registra respostas; identifica áreas a serem exploradas Aplica-se o Questionário de Maturidade Time visita o local; Entrevistas são realizadas para compreender resultados Documenta pontos fortes e fracos do processo É Estabelecido um Perfil para KPA

50 Utilizando o CMM

51 4 - CMM Maturity Questionary (MQ) – Questionário de Maturidade É um conjunto de perguntas com respostas objetivas, respostas estas que devem ser acompanhadas por justificativas e comentários. Estas perguntas são locadas dentro de seções, uma para cada KPA (todas as KPA’s de todos os níveis são contempladas). Nem toda Prática Chave é contemplada diretamente através de uma pergunta do Questionário de Maturidade.

52 Utilizando o CMM 4 - CMM Maturity Questionary (MQ) – Questionário de Maturidade

53 Utilizando o CMM 4 - CMM Maturity Questionary (MQ) – Questionário de Maturidade Foi projetado para ser respondido em 1 hora. Por isso, não contempla todas as Práticas Chaves diretamente. Cada entrevistado responderá a somente um sub-conjunto das questões, que se apliquem ao seu contexto de trabalho.

54 Características Comuns Comuns SPICE Categorias de Processo Processos Práticas Chaves Indicadores de Processo Sub-Indicadores de Processo Instrumentos de Medida A Organização define que Práticas Base são adequadas a ela Somente um sub- conjunto das Práticas Base são utilizadas na Avaliação Nível de Maturidade Práticas Genéricas

55 CMM Estrutura mais fixa e rígida, não pode ser muito flexionada de acordo com os anseios da organização Sub-Práticas Base Informações Complementares Práticas Chaves são dependentes do Nível de Maturidade Questionário de Maturidade QM é um ótima ferramenta para apoiar o processo de avaliação.

56 Futuras Direções do CMM 4 - CMM O que o CMM não cobre: - Não determina como selecionar, motivar e reter pessoas competentes. - Não endereça aspectos específicos de certos tipos de aplicações especialistas. - Não advoga a favor de tecnologias específicas. Evolução: - O CMM atual será abandonado em três anos. O CMMI (CMM Integrated) irá substitui-lo. O CMMI segue o padrão e a estrutura incremental do SPICE, ou seja o CMMI está em conformidade com a arquitetura proposta pelo SPICE.


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