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O APL sete anos depois 2003 - 2010. Avaliação das políticas públicas e privadas de apoio e fomento do APL de Jaraguá por meio do retorno e a realização.

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1 O APL sete anos depois

2 Avaliação das políticas públicas e privadas de apoio e fomento do APL de Jaraguá por meio do retorno e a realização de uma nova pesquisa de campo Avaliação das políticas públicas e privadas de apoio e fomento do APL de Jaraguá por meio do retorno e a realização de uma nova pesquisa de campo Busca verificar como o arranjo e as capacitações locais têm sido afetados, de um lado, pelas iniciativas organizadas dos atores locais e as ações de apoio nele implementadas no período e, de outro, pelas mudanças ocorridas no ambiente competitivo e macroeconômico nos últimos anos. Busca verificar como o arranjo e as capacitações locais têm sido afetados, de um lado, pelas iniciativas organizadas dos atores locais e as ações de apoio nele implementadas no período e, de outro, pelas mudanças ocorridas no ambiente competitivo e macroeconômico nos últimos anos (T0) e 2010 (T1) Introdução

3 Questionários: Amostra 2010: 77 empresas Amostra 2010: 77 empresas Amostra 2003: 66 empresas Amostra 2003: 66 empresas 19 coincidentes (29% da amostra de 2003) 14 Entrevistas: ACIJ, Sebrae-Go (3), SIC, Prefeitura Jaraguá, CETEMJ, UEG, Conselho Jaraguá Shopping, Feira Fabricantes de Moda, Mototaxistas, Representantes Equipamentos, Factoring. Introdução Jaraguá ( 107 km de Goiânia) ItaguaruUruana São Francisco de Goiás

4 Concorrência Chinesa Concorrência Chinesa o Importações de vestuário crescem 11 vezes de 2003 a 2010 (de U$ 100 milhões p/ US$ 1,1 bilhão) o A China correspondeu a 71% do total importado em 2010 (participação no total das importações brasileiras no mesmo ano foi 34%) Ambiente Competitivo e Macroeconômico

5 Crescimento Econômico (inclusão e ascensão) com destaque para Consumo Popular (+ exigente) Crescimento Econômico (inclusão e ascensão) com destaque para Consumo Popular (+ exigente) Fonte: Relatório Setorial da Indústria Têxtil Brasileira 2009 – IEMI; 2010 e 2014*: Projeção do Departamento de Economia da ABIT Ambiente Competitivo e Macroeconômico

6 Intensa concorrência => redução de margens Ambiente Competitivo e Macroeconômico

7 Reação do APL: Estado - isenção ICMs Estado - isenção ICMs Menos camisetas + Jeans – Diferenciação - bordados etc Menos camisetas + Jeans – Diferenciação - bordados etc Recrudescimento da falsificação - negação da negação Recrudescimento da falsificação - negação da negação Cada um por si & Tentativas de retomada de respostas coletivas Cada um por si & Tentativas de retomada de respostas coletivas Ambiente Competitivo e Macroeconômico

8 Estrutura Produtiva Número de Empregos Confecções / Total de Empregos (%) Fonte: RAIS/MTE

9 Estrutura Produtiva

10 Fonte: SEFAZ-Go, 2009

11 Infra-Estrutura Institucional 2003

12 2010

13 Papel assumido pela Prefeitura a partir de 2004 => fragilização da ACIJ Papel assumido pela Prefeitura a partir de 2004 => fragilização da ACIJ Sebrae-Go Sebrae-Go o Projeto APL-GEOR - Protagonismo o Saída (ações isoladas Empreender, Ali, Agência/funcionária) o novo projeto GEOR só para Indústria de Confecções de Jaraguá. Falta de coordenação das ações. Gestação de novas representações. Gestação de novas representações. o Conselho Administrativo do Jaraguá Shopping -> Associação dos Lojistas de Jaraguá o Associação dos feirantes da Feira de Fabricantes de Moda. o Associação de Guias – Mototaxistas Infra-Estrutura Institucional

14 Filial Sicoob Emprecred de Goianésia Filial Sicoob Emprecred de Goianésia Instituições Factoring (juros de 5% ao mês – 30% inadimplência) Instituições Factoring (juros de 5% ao mês – 30% inadimplência) GoiasFomento operando FCO GoiasFomento operando FCO Infra-Estrutura de Financiamento

15 UEG (seqüencial Especialização Moda e Criação, Graduação de Tecnologia em Design de Moda, em UEG (seqüencial Especialização Moda e Criação, Graduação de Tecnologia em Design de Moda, em SENAI ( turmas 191 concluintes com 447 concluintes ) SENAI ( turmas 191 concluintes com 447 concluintes ) Infra-Estrutura de Conhecimento CETEMJ CETEMJ o Proposta: Espaços Design, Gestão e Produção, Inovação, Inclusão, Cultura e Cidadania o Opera: Senai, Agência Sebrae, ACIJ, Serviços Ploter/CAD

16 Crescimento Acumulado Desempenho

17 Maior participação de empréstimos e financiamento na Estrutura de Capital das empresas Acesso ao Crédito

18 Redução do Grau de importância atribuído aos principais obstáculos que limitam o acesso das empresas as fontes externas de financiamento Acesso ao Crédito

19 Caem todas (incluindo acesso ao crédito) menos Contratar Empregados Qualificados Dificuldades Operação

20 Aumenta o grau de formalização da Força de Trabalho Formalização

21 Aumenta a participação das vendas locais Destino das Vendas

22 Cresce inovação. Destaque para processo e organizacionais Inovação Substituição máquinas por eletrônicas, ploters com CAD, máquinas de bordar eletrônicas comercializadas (+ de 100 últimos 3 anos.)

23 Cai a percepção das vantagens de estar no APL, com exceção de clientes e equipamentos Externalidades

24 Reduz-se ainda mais a percepção da cooperação caindo a zero as empresas que declararam ter cooperado nos 3 anos anteriores Cooperação Todas as iniciativas que exigiam maior cooperação se frustraram: Central de Compras, Cooperativa de Credito, Marca-Selo

25 Cai muito a percepção quanto à contribuição das instituições de apoio para o desenvolvimento do APL Papel das Instituições

26 Melhora da Prefeitura e Governo Federal e piora muito do Sebrae-Go e do Governo Estadual Avaliação Instituições

27 Esforço de ação articulada diante do novo desafio - Integração Ações Sebrae - Novo Plano e atores - protagonismo empresarial; Articular os esforços de atração de caravanas– identificação de emissões por faixa de mercado, Infra- estrutura compartilhada para receber os ônibus; Articular os esforços de atração de caravanas– identificação de emissões por faixa de mercado, Infra- estrutura compartilhada para receber os ônibus; Atenção ao canal Representantes - formalização, estreitamento da relação; Atenção ao canal Representantes - formalização, estreitamento da relação; CETEMJ – retomada Espaços Design e Inovação Caso - equipe para elaboração; CETEMJ – retomada Espaços Design e Inovação Caso - equipe para elaboração; Propostas

28 Capacitação - aposta na extensão. Investir na nova geração de filhos de empresários - Educação para empreendedorismo ; Capacitação - aposta na extensão. Investir na nova geração de filhos de empresários - Educação para empreendedorismo ; Retomada da Discussão do Selo como Selo de Qualidade – com requisitos – programa de extensão vinculado; Retomada da Discussão do Selo como Selo de Qualidade – com requisitos – programa de extensão vinculado; Questão Ambiental – Novo distrito -> remoção Lavanderias - negociar linha especial para viabilizar transferência - Uso alternativo para Sobras (150 ton/mês); Questão Ambiental – Novo distrito -> remoção Lavanderias - negociar linha especial para viabilizar transferência - Uso alternativo para Sobras (150 ton/mês); Planejamento Estratégico – Diversificação e arranjos sinérgicos - Norte sul (logística) – Potencial Turístico (DF) lago e passarela – Cavalhadas de Jaraguá – Processamento Abacaxi Planejamento Estratégico – Diversificação e arranjos sinérgicos - Norte sul (logística) – Potencial Turístico (DF) lago e passarela – Cavalhadas de Jaraguá – Processamento Abacaxi Propostas


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