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ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA A DISSERTAÇÃO

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Apresentação em tema: "ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA A DISSERTAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA A DISSERTAÇÃO
BASE FORTE, REDAÇÃO EXCELENTE...

2 Revisando o 2º ano... Num curso de Redação voltado para vestibular, não é possível estudar toda a parte teórica primeiro para depois aplicá-la na prática. Por isso, durante o 2º ano, estudamos os primeiros aspectos relativos ao texto opinativo. Ao longo do 3º ano, aliaremos revisão de aspectos básicos ao aprofundamento de cada um e à prática da escrita.

3 1- Estrutura dissertativa
A estrutura básica para o texto dissertativo de vestibular está organizada de maneira a respeitar a lógica de uma sequência de ideias: 1- Sobre o que se fala e o que penso sobre o assunto; 2- Por que penso dessa forma sobre o assunto; 3- O que pode ser feito para resolver esse assunto.

4 Diante disso, temos a seguinte estrutura:
1- Sobre o que se fala e o que penso sobre o assunto. Parágrafo de introdução (apenas um), composto por, no mínimo, dois períodos: o primeiro abordando o tema de forma geral; o segundo esclarecendo seu posicionamento. 2- Por que penso dessa forma sobre o assunto. No mínimo, dois parágrafos de desenvolvimento, em que cada um desenvolve justificativas diferentes para a defesa do seu posicionamento. 3- O que pode ser feito para resolver esse assunto. Parágrafo de conclusão (apenas um) composto por, no mínimo, dois períodos para apresentar uma solução (positiva) para o problema abordado na introdução.

5 A quantidade de parágrafos pode ser flexível, respeitando o limite de linhas disponibilizadas. Entretanto é essencial lembrar: apenas um parágrafo de introdução, curto e objetivo; de dois a quatro parágrafos de desenvolvimento. Cuidado para não ser muito superficial em seus argumentos. Sugestão de três parágrafos bem trabalhados; apenas um parágrafo de conclusão, também breve e objetivo.

6 O título pode ser criado depois que seu texto estiver pronto, mas deve ser extremamente criativo, fugindo dos títulos comuns, genéricos, aqueles que vêm primeiro em nossa cabeça e que a maioria dos candidatos usam. Além disso deve-se: evitar o uso de artigos (O povo cansou – Povo cansado); evitar título muito extensos (A grandeza das maravilhosas paisagens brasileiras – Grandezas Nacionais); Atenção – procure não se esquecer do título. Utilize uma lista de conferências feita antes de escrever sua redação.

7 2- Adequação temática Fugir do tema é critério para desclassificação ou perdas parciais importantes na nota final. É indispensável saber que, dado o tema, muitos são os aspectos que podem ser abordados. Vamos ver um exemplo:

8 Tema: Crise hídrica Aspectos que podem ser abordados: Desmatamento como causa da falta de chuvas; Saúde pública em relação ao tratamento de água e esgoto; Falta de investimentos na infraestrutura para distribuição da água; Desequilíbrio ambiental; Desvio de verbas para melhoramento da infraestrutura; Inconsciência dos usuários; Aumento da população mundial.

9 3- Coerência Esse é um dos critérios mais exigidos e um dos que mais causam perda de nota na redação. Pensar bem no que irá dizer/escrever é requisito básico para qualquer conversa “séria” e seu mal uso pode acarretar ambiguidades ou incompreensões. Nesse critério ficam retidas as famosas “pérolas” dos vestibulandos.

10 “A floresta está cheia de animais já extintos
“A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo.” “Uma tonelada pesa pelo menos 100Kg de chumbo.” “Eles negão de pés juntos que não são corruptos.” “Cada vez mais as pessoas querem conhecer sua família através da árvore ginecológica.” “A pérola é a fecundação do esprematozoide de uma concha, com uma pedra... de acordo com o tamanho da pedra fica o tamanha da pérola.”

11 4- Coesão A coesão está “embutida” na coerência. Ela é a base para estruturar um texto coerente, por isso os dois aspectos (coerência e coesão) estão intimamente ligados. O texto deve apresentar coesão entre palavras e ideias. Para isso faz uso de artigos, conjunções, pronomes, preposições, concordância, regência e pontuação. Vejamos:

12 O Brasil é um país enorme, mas é um grande arrecadador de impostos
O Brasil é um país enorme, mas é um grande arrecadador de impostos. (conjunção) Os dirigentes da secretaria preferiam mais voto secreto do que se expor perante os colega. (regência, uso da preposição e concordância) As pessoa não percebem que destroem o próprio patrimônio. (uso do artigo e concordância) O brasileiro, que não ama o país, deve procurar outra nação para se exilar. (pontuação) O presidente disse ao soldado que esperava sua família. (uso do pronome)

13 5- Linguagem Na redação de vestibular, a variedade padrão da língua portuguesa deve ser usada para estruturar todo o texto. Expressões de gírias só devem ser usadas se forem pertinentes ao assunto tratado. Palavras estrangeiras dever ser marcadas com aspas (“”). Deve-se evitar termos vagos como “acha-se”, “coisa”, “etc”, “várias coisas”, “entre outros”.

14 Não se esqueça de que a letra deve ser legível, não se deve fazer rasuras nem utilizar corretivos líquidos. Fazer com planejamento, calma e atenção será sinônimo de sucesso!


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