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Ciências Físico-Químcias | 9º ano de escolaridade

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Apresentação em tema: "Ciências Físico-Químcias | 9º ano de escolaridade"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Físico-Químcias | 9º ano de escolaridade
As forças e os seus efeitos Ciências Físico-químicas - 9º ano de escolaridade Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimento e Forças (II) 2 – Forças e suas características 2.1. Conceito de força 2.2. Caracterização de uma força 2.3. Efeitos das forças nos corpos 2.4. Resultante de um sistema de forças Docente: Marília Silva Soares | Ano letivo 2011/2012

2 Docente: Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças COMPETÊNCIAS Identificar efeitos da atuação de uma força; Reconhecer que a ação de forças altera a velocidade dos corpos; Caraterizar uma força como uma grandeza vetorial; Determinar geometricamente a resultante de duas ou mais forças; Calcular o valor da resultante de forças com a mesma direção ou com direções perpendiculares; Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Docente: Marília Silva Soares

3 Docente: Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças AS FORÇAS E SEUS EFEITOS O que é uma força? Podemos ver as forças? Como actuam as forças? Como se caracterizam as forças? Como se podem representar as forças? Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Docente: Marília Silva Soares

4 Docente: Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças AS FORÇAS E SEUS EFEITOS É toda a causa capaz de provocar o movimento de um corpo que estava em repouso, de alterar o estado de movimento ou provocar a sua deformação. As forças resultam de interações entre corpos, que podem ser de contato ou de ação à distância, como por exemplo, forças gravitacionais ou magnéticas. O termo “interacção” significa “acção recíproca entre dois ou mais corpos”. Interacções à distância Interacções de contacto Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Docente: Marília Silva Soares

5 Docente: Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças AS FORÇAS E SEUS EFEITOS A unidade SI, de força é o newton que se representa-se por N, (embora por vezes se utilize o kilograma-força (kgf)) e o instrumento utilizado na sua medição, o Dinamómetro. Podemos relacionar o newton e o kilograma-força da seguinte forma: 1 kgf = 9,8 N O vector representa uma força de direcção vertical, sentido de cima para baixo e intensidade 5 N. Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Docente: Marília Silva Soares

6 Docente: Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças AS FORÇAS E SEUS EFEITOS Embora as forças não se vejam, podemos ver os seus efeitos quando… Moldamos um pedaço de plasticina; Esmagamos uma garrafa de água; Empurramos um objeto; Aproximamos um íman de um clipe; Chutamos a bola, no jogo de futebol; Ao aplicarmos forças estamos a… A deformar o objeto; A alterar o seu estado de movimento ou de repouso. Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Docente: Marília Silva Soares

7 Docente: Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças AS COMPONENTES DE UMA FORÇA A Força, , é uma grandeza vectorial caracterizada por: sua intensidade ou valor; pelo sentido, pela direcção; ponto de aplicação (ponto onde a força actua). 1N Intensidade, F Ponto de aplicação Direcção – horizontal Sentido - positivo Direção – a da reta segundo a qual a força atua; essa reta designa-se por linha de ação da força; Sentido – indica a orientação da força numa dada direção; em cada direção temos dois sentidos; Intensidade – o valor da força acompanhado da respetiva unidade; Ponto de aplicação – o ponto onde a força atua. Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Docente: Marília Silva Soares

8 Docente: Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças AS COMPONENTES DE UMA FORÇA Quando sobre um corpo atuam várias forças, dizemos que o corpo está sujeito a um sistema de forças, a que corresponde uma força resultante, A força resultante, do conjunto de forças que actuam num corpo é a força única equivalente a todas as forças desse conjunto. Mesma direcção e mesmo sentido Mesma direcção e sentidos opostos Direções perpendiculares Direções não perpendiculares A resultante das forças pode ser: Positiva; Negativa; Nula; 90º Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Docente: Marília Silva Soares

9 Docente: Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças AS FORÇAS E SEUS EFEITOS 1) Forças com a mesma direcção e o mesmo sentido F1 F2 Fr Neste caso a força resultante tem: Direção – a mesma das forças componentes; Sentido – o mesmo das forças componentes; Intensidade – igual à soma das intensidades das forças componentes. Fr = F1+F2 Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Docente: Marília Silva Soares

10 Docente: Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças AS FORÇAS E SEUS EFEITOS 2) Forças com a mesma direcção e sentidos opostos Neste caso a força resultante tem: Direção – a mesma das forças componentes; Sentido – o da componente de maior intensidade.; Intensidade – igual à diferença das intensidades das forças componentes F3 F4 Fr F Fr = F4 - F3 Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Docente: Marília Silva Soares

11 Regra do paralelogramo Docente: Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças AS FORÇAS E SEUS EFEITOS 3) Forças direcções perpendiculares 90º F5 F6 90º F5 F6 Fr Regra do paralelogramo Neste caso a força resultante tem: Direção e sentido– determinados graficamente pela regra do paralelogramo. Intensidade – uma vez que estamos perante duas forças que fazem entre si um ângulo de 90º, a intensidade da força resultante pode ser determinada pelo Teorema de Pitágoras. Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Docente: Marília Silva Soares

12 Docente: Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças AS FORÇAS E SEUS EFEITOS 4) Forças direcções não perpendiculares perpendiculares F5 F6 F5 F6 Fr Neste caso a força resultante tem: Direção e sentido– determinados graficamente pela regra do paralelogramo. Intensidade – só conseguirás determinar com a ajuda do esquema que traçaste no papel milimétrico e de uma régua. Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Docente: Marília Silva Soares

13 Docente: Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças AS FORÇAS E SEUS EFEITOS Aplico os conceitos que aprendi 1. Calcular a resultante de duas forças de 40N e 30N nas seguintes condições: Se tiverem a mesma direcção e sentido; Se tiverem a mesma direcção e sentidos contrários; Se tiverem direcções perpendiculares. 2. Calcular a resultante das três forças indicadas na figura F2 = 4N F1 = 12N F3 = 6N Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Docente: Marília Silva Soares

14 Docente: Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças AS FORÇAS E SEUS EFEITOS Aplico os conceitos que aprendi 1. Calcular a resultante de duas forças de 40N e 30N nas seguintes condições: Se tiverem a mesma direcção e sentido; Se tiverem a mesma direcção e sentidos contrários; Se tiverem direcções perpendiculares. 2. Calcular a resultante das três forças indicadas na figura F2 = 4N F1 = 12N F3 = 6N Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Docente: Marília Silva Soares

15 Docente: Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Aprendi que… As forças detectam-se através dos efeitos que produzem nos corpos. Efeitos das forças As forças descrevem a interacção entre corpos; por isso, actuam sempre aos pares. Há forças de contacto e outras que actuam à distância; há forças musculares, magnéticas, gravíticas e eléctricas. Os elementos que caracterizam uma força são: direcção, sentido, intensidade e ponto de aplicação. A força é uma grandeza física vectorial; por isso, representa-se através de um vector. Alteração do estado de repouso ou de movimento Alteração do movimento do corpo Deformação de um corpo Força Representa-se por um vector Simboliza-se por F A unidade SI é o newton - N Mede-se com dinamómetro Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Docente: Marília Silva Soares


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