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Pós- Graduação e Educação Continuada em Saúde Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP e Instituto Edumed.

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2 Pós- Graduação e Educação Continuada em Saúde Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP e Instituto Edumed

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4 Graduação x Pós-Graduação O curso médico tem a mesma duração (6 anos) desde o século XIII O conhecimento médico publicado aumenta em 10% ao ano e é renovado em 50% a cada 3 anos Metade de tudo que o aluno aprende na graduação está obsoleto ao final do curso Logo: Necessidade de aprendizado permanente. Necessidade de especialização cada vez maior.

5 Formas de Aprendizagem Após a Graduação Atualização dos conhecimentos Capacitação técnica e treinamento –Residência profissional Reciclagem e recapacitação Educação pós-graduada –“Stricto sensu” –“Lato sensu”

6 Educação Pós-Graduada Lato sensu –Aperfeiçoamento (120 horas) –Especialização (> 360 horas) Stricto sensu –Mestrado acadêmico –Mestrado profissional –Doutorado Regulamentação: CAPES www.capes.gov.br

7 Pós-Graduação no Brasil 2002 1570 programas de mestrado e doutorado em 160 instituições 42% de aumento desde 1996 96% M 53,5% D 50% M+D Sul e Sudeste respondem por 77% dos programas de mestrado e 86% dos programas de doutorado Apenas 65 programas de mestrado profissionalizante (4% do total)

8 Pós-Graduação no Brasil 2002 Agrárias, Biológicas e Saúde: 41% Humanas, Letras e Artes: 31% Exatas e Engenharias: 23% Alunos: 128.000 (48% mestrado) Docentes: 32.000 (98% doutores) Relação alunos/docente: 4,07

9 Pós-Graduação no Brasil 2002 Instituições públicas: 86% dos programas (federais: 56%) Programas de qualidade são caros (docentes titulados, com carreira, que fazem pesquisa) USP+UNICAMP+UNESP: 23% dos programas e 34% dos doutorados

10 Pós-Graduação em Saúde 2002 307 programas, 8.200 alunos Medicina: 15350% Odontologia: 7324% Saúde Coletiva: 23 Enfermagem:18 Farmácia:17 Educação Física:17 Outros:13

11 Fatores de Desenvolvimento e Qualidade da Pós-Graduação Programa bem estruturado, padronizado em nível nacional, com continuidade de mais de 30 anos Sistema de avaliação CAPES Titulação docente Apoio financeiro, infraestrutura Vinculação a programas de pesquisa Fomento sistemático

12 Reconhecimento de Cursos Todos os níveis de ensino são abertos à iniciativa privada Instituições de ensino sujeitas ao MEC Todos devem seguir a LDBE Para cursos lato-sensu, é necessário apenas o registro da instituição no MEC Para cursos stricto-sensu é necessário o reconhecimento prévio do curso pelo MEC

13 O “Fenômeno MBA” Cursos de especialização duram menos, têm menor exigência de titulação docente e embasamento em pesquisa, tem maior variedade e flexibilidade Não necessitam acreditação pelo MEC Títulos com valor limitado no mercado de trabalho Boa fonte de renda para instituições (podem ser cobrados pelas públicas) MBA: explosão e consequente desvalorização

14 Problemas da Educação em Saúde Provocados pela avalanche do progresso científico, que está inviabilizando os modelos clássicos de ensino O acesso tradicional à informação dificulta o ensino e aprendizagem. Informações ficam obsoletas rapidamente Heterogeneidade do ensino, má distribuição de recursos

15 Quais são as Soluções? Realizar uma mudança cultural profunda –Formação ao invés de informação –Quebra do paradigma baseado no professor –Promoção da cultura da informática –Democratização do acesso à informação –Difusão da qualidade de ensino Aumento dramático do uso de tecnologias modernas de informação: –Videoconferência/telemedicina –Internet/WWW –Publicações eletrônicas –Educação a distância

16 Os Objetivos Centrais Dar condições e ferramentas para o profissional ser um eterno aprendiz (“life long learner”): educação permanente Ensinar o uso eficiente e bem informado das tecnologias acesso à informação e a metodologia científica

17 As Tendências da Educação “Haverá uma profunda mudança no papel do professor em relação ao aluno. O ensino será mais focalizado na construção do conhecimento pelo próprio aluno do que do ensino pelo professor”. Jacques Marcovitch Ex-Reitor da USP

18 Revolução (s,f) Mudança drástica e abrangente em um regime ou estado de coisas, sublevação, convulsão.

19 O Que É Educação Continuada É o conjunto das atividades educacionais que servem para manter, desenvolver ou aumentar o conhecimento, as habilidades e o desempenho e relacionamento profissional que um médico usa para prover serviços para seus pacientes, para o público ou para a profissão. Accreditation Council for Continued Medical Education

20 A Importância do Auto-Estudo Acompanhamento da literatura científica publicada, visitas regulares à biblioteca, assinatura de revistas Aquisição e leitura de livros Aquisição de programas de auto-estudo por impressos, CD-ROMs e Internet Visita regular a sites com informações profissionais médicas Participação em congressos e seminários Participação em sociedades científicas

21 Tipos de Educação Continuada em Saúde Categoria AMA 1: –Atualização Científica –Desafio Clínico –Discussão de Caso –Simulação de Caso –Avaliação Formativa Categoria AMA 2: –Curso Modular pela Web –Curso por Teleconferência –Curso por Videoconferência

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23 Pilares do Novo Ensino: Tecnologias da Informação 1. Todas as disciplinas devem ter apoio de tecnologias educacionais: –home page da disciplina –disponibilização de materiais on-line –funções de comunicação –funções de gerenciamento do aprendizado –substituição da carga horária teórica –grau variável de presencialidade: não existem mais disciplinas puramente presenciais ou puramente à distância

24 Pilares do Novo Ensino: Acesso à Informação 2. Todos os alunos e todos docentes têm acesso 24/7 à informação eletrônica: –CD-ROMs e DVD –áudio, vídeo sob demanda –teleconferência –livros e periódicos eletrônicos –computadores portáteis e palmtops para empréstimo –redes de computadores na escola e hospital

25 Universalidade e Qualidade Através da Virtualidade Convênios de cooperação docente e clínica com universidade de alta qualidade no Brasil e no exterior Recepção de aulas e cursos através de videoconferência e Web Facilitação de contatos para estágios, internato, residência, pesquisas, etc. Aumento do nível do corpo docente Educação a distância

26 Educação a Distância Ocorre quando existe distância física entre alunos e professores Independência da localização física e tempo Otimização do aprendizado Ideal para educação médica continuada e recertificação Não se aplica a tudo Midias: correio, TV, Internet e videoconferência

27 Oportunidades em EAD na Saúde Revalidação obrigatória do diploma através de créditos de EMC Formação profissional em locais remotos e em grande volume, sem que o formando precise se deslocar para os grandes centros EAD é equivalente legalmente a curso presencial (MEC) Cursos de graduação e pós a distância precisam ter mínimo de 20% de carga presencial Até 20% da carga horária de curso presencial pode ser dada a distância sem autorização

28 Benefícios da EAD Independência geográfica Independência temporal Boa relação custo-benefício Aprendiz dirige o seu aprendizado Comunicação aumentada Qualquer um pode se beneficiar Material mais estimulante Caminhos inovadores

29 Os Elementos Básicos da Educação Instrução Textos de leitura, aulas expositivas, slides e transparências, imagens, exercícios propostos, estudos de caso, sites recomendados, etc. Interação Grupo de discussão, interação em classe virtual, etc. Avaliação Exames e provas on-line, trabalhos de casa, etc. Certificação

30 Tipos de Apoio da Internet Cursos Puramente Presenciais –Home-page do curso –Suporte on-line a material didático –Comunicação com alunos via email Cursos Mistos ou Puramente Remotos –Mais: Comunicação síncrona (chat) –Gerenciamento acadêmico on-line –Avaliação on-line

31 A característica interativa da Internet Podemos simular praticamente qualquer situação que ocorra num contexto educacional Aulas magistrais e palestras, Sessões de tira-dúvidas, Discussões de casos clínicos, Exames orais ou escritos, Trabalho em grupo, Conversas telefônicas, Transmissão de vídeo ou de áudio em tempo real, ou sob demanda

32 Animações Multimídia Interativas: Flash Ciclo de vida do HIV

33 Tutorial Interativo Multimedia: Shockwave

34 Simulação Clínica

35 Realidade Virtual

36 Ensino Clínico por Videoconferência Permite a comunicação e a colaboração visual bidirecional em tempo real entre pessoas, bem como o envio de dados. Sistemas dedicados Sistemas desktop

37 Equipamento Necessário Sistema dedicado de videoconferência, com câmara, microfones, software, monitor de TV ou projetor multimídia Conectividade –Linhas ISDN de 128, 256, 512 kbps –Linha IP dedicada (CIR mínimo de 128) Local físico (sala, auditório, etc.)

38 Equipamento Opcional Videocassetes para emissão e gravação Computador para exibição de slides, navegação na Internet, etc. Câmara de documentos

39 Sinergia Teleconferência-Web Cada curso ministrado por tele ou videoconferência tem um site correspondente na plataforma Teleduc, no Instituto Edumed Através do site, o aluno tem acesso a slides, leituras, links, fórum de discussão e chat para trabalhos extra-classe.

40 Aplicações da Videoconferência Segunda opinião médica/retaguarda Atendimento de emergência Discussão de casos clínicos Avaliação para referência de pacientes Congressos virtuais Educação a distância Entrevistas e defesas de tese

41 Videoconferência na Educação à Distância Aulas expositivas Demonstrações Casos clínicos Orientação Reuniões

42 Algumas Aplicações Empresariais Aprimoramento gerencial Aprimoramento gerencial Treinamento em marketing e vendas Treinamento em marketing e vendas Lançamento de novos produtos Lançamento de novos produtos Treinamento de representantes e filiais Treinamento de representantes e filiais Cursos de MBA, especialização, etc. Cursos de MBA, especialização, etc. Educação continuada Educação continuada Grupos de foco Grupos de foco

43 Universidade Corporativa Estrutura que engloba e unifica as atividades internas e externas de educação, treinamento e aperfeiçoamento dos funcionários e executivos da empresa; Pode ser inteiramente terceirizada (docentes, cursos, site na Web, etc.), sem necessidade de investimento em infraestrutura física e humana própria

44 Proposta Rede Edumed Implementação de uma rede de educação à distância de alta qualidade, baseada na Internet e na tecnologia de vídeo (satélite, fibra ótica, video- conferência) Cada faculdade/hospital receberá pelo menos uma sala completamente equipada de teledidática e telemedicina Processo colaborativo de geração de conteúdo pelos melhores centros Aproveitamento pelo setor privado e público não acadêmico (empresas, hospitais, postos, etc.)

45 Internet Faculdade Hospital Rede Nacional de Educação a Distância em Medicina Satélite digital Internet Videoconferência Hospital Meta: 90 faculdades e 500 hospitais Centros produtores Centros consumidores

46 Focos de Ensino/Aprendizado Reforço e complementação do ensino de graduação, pós-graduação e residência Cursos de extensão, especialização e pós- graduação (mestrado/doutorado) Educação continuada (“life-long learner”): voluntária e para recertificação médica Ensino clínico de beira de leito (resolução de problemas), discussão de casos Auto-didatismo, formação em serviço

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48 Gestão do Projeto Associação civil sem fins lucrativos baseada em Campinas Consórcio Edumed de Faculdades, Hospitais e Associações Conselho Corporativo com participação das empresas Atuação no setor social, educação e saúde Pesquisa em tecnologias de informação em saúde www.edumed.org.br

49 Grupo de Consultoria Edumed Objetivo: dar consultoria e assessoria para a formação de novos cursos na área da saúde Formado por profissionais acadêmicos especializados e de grande experiência, oriundos das melhores universidades públicas de SP Áreas de atuação: tecnologia de informação, projeto pedagógico e curricular, capacitação do corpo docente em ensino e pesquisa, credenciamento, marketing do ensino superior. Projetos especiais: PBL, EBM, PSF

50 Serviços do Instituto Edumed Consultoria e assessoria no desenvolvimento de programas de educação continuada e treinamento corporativo, montagem de universidades corporativas virtuais Desenvolvimento e hospedagem de sites de EAD e uso de videoconferencia Locação de salas, equipamentos, etc.

51 Curso de Capacitação de Instrutores em EAD Curso intensivo prático de 24 horas Treinamento no uso da Web, plataformas de gerenciamento de ensino/aprendizagem e televideoconferência Capacitação em planejamento e gestão de e-learning Campinas, 25 a 27 de julho, 29 a 31 de agosto.

52 Desafios e Reflexões Como modificar o paradigma e a cultura nas escolas? Quando, quem e como treinar o corpo docente e discente nas novas tecnologias educacionais? Onde achar os recursos financeiros? Como evitar a desumanização do ensino? Como continuar evoluindo? Como gerar um modelo auto-sustentável?

53 Contato Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP www.nib.unicamp.br sabbatin@nib.unicamp.br Instituto Edumed www.edumed.net (19) 3295-8191 video 3295-9001


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