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17 e 18 de novembro de 2011 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO Conceito.

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1 17 e 18 de novembro de 2011 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 2006 Apresentadora: Prof. Eugenia Mariano da Rocha Barichello Centro de Ciências Sociais e Humanas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM Pontos fortes do Programa Desempenho da Proposta: O índice que comprova o desempenho da proposta do Programa é a nota obtida na ultima avaliação da área (2007 - 2009), quando passou do conceito 3 para o conceito 4. Integração das atividades desenvolvidas para alcançar os objetivos do programa em relação à área de concentração, as duas linhas de pesquisa, os projetos de pesquisa, e a estrutura curricular. Numero de titulados que perfaz 90% dos que ingressaram no Programa desde a sua implementação em 2006. A qualidade da formação visualizada no destino dos egressos: um número expressivo de titulados (22%) cursando doutorado: UnB (1), UFRGS (4), PUCRS (2), UNISINOS (2), UFSM (1) e atuando como professores em IES (50%).

3 UFSM Pontos fortes do Programa Índice de docentes permanentes com pós-doutorado (42%) e bolsas PQ (33% ); Variedade de formação: DP com doutorado em diferentes universidades; Coerência, consistência, abrangência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa e proposta curricular; Organização curricular pertinente com área de concentração e linhas de pesquisa; Os projetos de pesquisa refletem e concretizam a área de concentração e as linhas de pesquisa em termos teórico- metodológicos e de abordagem dos objetos de investigação;

4 UFSM Pontos fortes do Programa O programa desenvolveu mecanismos para criar diálogo entre as linhas sob a forma de seminários e disciplinas; A estrutura curricular é pertinente com a área de conhecimento, reflete e reforça a área de concentração e as linhas de pesquisa, e os projetos encontram-se ajustados às linhas; As disciplinas que compõem a grade curricular estão distribuídas de maneira equilibrada entre os 12 docentes permanentes; Existência e infra-estrutura adequada. Em 2011 o Programa obteve investimentos em infra-estrutura que produzirão impactos positivos ao Programa. O Programa conta com espaços equipados, com salas de professores, salas de grupos de pesquisa, laboratórios com computadores e sala para os discentes, equipadas com computadores e acesso à internet;

5 UFSM Incremento do aporte de outros recursos pelos docentes (Editais do CNPq, CNPQ, FAPERGS, SESU, REUNI, Grupo RBS, Projeto Globo- Intercom, Obitel e UOL); Integração de alunos de graduação e pós-graduação em atividades dos grupos de pesquisa; Qualidade do processo de seleção do programa, constituído por prova teórica, análise de títulos e defesa do projeto de pesquisa; Incremento qualitativo da produção intelectual docente e discente no triênio (média de 50% de publicações conjuntas); Presença de examinadores externos em todas as bancas; Fluxo de 90% das dissertações defendidas em 24 meses. Pontos fortes do Programa

6 UFSM Pontos fracos do Programa  Produção docente predominantemente em periódicos Qualis B (Inexistência de Qualis A nacional na área).  Desequilíbrio na distribuição de encargos administrativos e didáticos na graduação pelo reduzido numero de professores, penalizando os docentes do Programa;  Aumento do número de docentes permanentes em 2010 para 12 (doze), prejudica temporariamente alguns índices, tais como a porcentagem de PQs e de pós-doutores.

7 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Priorida de 1 a 5 Implementar no Programa um curso de Doutorado Na avaliação trienal 2007-2010 o Programa obteve conceito 4 Comprometimento dos professores e alunos com produção intelectual qualificada. Alta exigência (auto-crítica) da Área que só possui um curso 6 1 Formular política de identificação e interação com pesquisadores brasileiros e estrangeiros que trabalham com temas vinculados às linhas de pesquisa do PPG Estabelecimento de convênios nacionais e internacionais que propiciem o desenvolvimento de pesquisas conjuntas e o intercâmbio de docentes e discentes. Elaboração de PROCAD; Intercâmbio discente com a Universidade Karlstad, Suécia e Grupo Montevidéu. Elevado encargo administrativo dos docentes do programa na graduação. Necessidade de oferecer um curso em inglês por ano. Fluência em língua inglesa por parte dos discentes e docentes. Depende de Editais de financiamento de agências de fomento. 2

8 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridad e 1 a 5 Incrementar as publicações dos docentes e discentes 50% das publicações em A1,A2 e B1. Busca por verbas em editais internos e externos. A Revista Animus (B3) está na plataforma SEER e indexada com objetivo de obter qualis A. Eventual redução de verbas e/ou editais internos de financiamento. Inexistência de publicações periódicas nacionais avaliadas como Qualis A1 e A2 na área de Comunicação. 2 Qualificar o corpo docente. Contemplar no plano de afastamentos para estágios pós-doutorais, pesquisas de curta duração também os professores credenciados em 2010. 2011 um docente em estágio pós-doutoral e um concurso para professor visitante. O aumento da qualidade da produção dos docentes é fundamental. Substituição dos docentes afastados para qualificação. 1

9 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Ampliar o número de docentes contemplados com a bolsa de Produtividade Incentivo às publicações em revista A1, A2 e B1. 3 docentes enviaram projetos para bolsa PQ. O encargo didático dos docentes na graduação deve ser de 8 h no máximo e a sua inserção em atividades administrativas na graduação deve ser evitada. Reduzido número de bolsas de produtividade historicamente concedido à área de Comunicação. No de 2011 não houve concessão de bolsa nova para a Área. 1

10 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Aprimorar a qualificação do Corpo Docente Incrementar a qualificação dos docentes através de estágios pós- doutorais. 1 docente em estágio pós-doutoral na Espanha. Não cumprimento da política interna de afastamento para estágios pós-doutorais e ações de qualificação. A não liberação de professores substitutos para cumprir as funções dos docentes afastados para qualificação. Obtenção de 1 professor substituto para o professor em pós-doutorado 1 DP - 20072008200920102011 09 09 (+3)12

11 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Qualificação das publicações do corpo docente. Intensificar a publicação em periódicos com Qualis A1 e A2. Utilização de periódicos de áreas afins com Qualis A1 e A2, e periódicos estrangeiros. -Inexistência de periódicos nacionais avaliadas como Qualis A1 e A2 na área de comunicação. Baixo número de periódicos internacionais da área de comunicação com avaliação Qualis A1 e A2. 2

12 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Reduzir os encargos administrativos de graduação dos professores do quadro permanente do Programa Concessão de novas vagas docentes pelo CCSH para atendimento da graduação. Contratação de 4 docentes pelo DCC em 2011. Ausência de uma política institucional que analise o equilíbrio da distribuição de vagas docentes -3 Viabilizar a incorporação de docentes doutores do CESNORS Credenciamento de docentes do CESNORS no Programa. (2 em 2010) A incorporação de novos doutores baixa a proporção de DP com bolsas de produtividade e pós-doutorado.

13 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridad e 1 a 5 Integrar o Programa de Pós-Graduação em Comunicação nas chamadas internas para editais CT- Infra/Finep. Rever os critérios de chamada interna para o edital CT-Infra/Finep com vistas a atender a pluralidade das áreas de pesquisa. Em 2011 o Programa obteve aprovação de mais um projeto FINEP com outros programas de humanidades. Rigidez de critérios das agências de fomento que tendem a beneficiar áreas consolidadas. 1 Número de projetos de pesquisa DP - 20072008200920102011 09 09 (+3)12

14 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridad e 1 a 5 Incremento no número de bolsas de pós- graduação Em 2010, 11 Capes e 1 REUNI. Em 2011, 15 bolsas Capes e 2 REUNI. --2

15 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Qualificar as atividades de pesquisa. Ampliar o número de bolsas de IC. Concentrar defesas de dissertação e realizar eventos. Em 2011, foi realizado o 3º Ciclo de Palestras do POSCOM com aproveitamento de docentes de outros Programas (bancas). Participar de editais de IC. Ampliar o número de bolsas PIBITI. Prioridade da política dos centros de excelência. Baixo financiamento das atividades de pesquisa pelas agências de fomento para cursos emergentes. 3

16 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Priorid ade 1 a 5 Focar as publicações em revistas qualificadas – 50% em A1, A2 e B1. Direcionar as atividades dos projetos e grupos de pesquisa de modo a publicar prioritariamente em periódicos qualificados. Altos encargos didáticos e administrativos dos professores pesquisadores. Morosidade no processo de avaliação da produção científica pelos periódicos qualificados. 1 Internacionalizar a produção científica dos docentes, de modo a contemplar as publicações em periódicos A1 ou A2. Encaminhamento de ao menos um artigo por docente/ano para revistas A1 e A2 utilizando o edital Pró-Publicações para realizar as traduções necessárias. -O reduzido número de revistas A1 e A2 em Ciências Sociais Aplicadas, especialmente as que tratam do campo da comunicação. 2 Trabalhos completos em periódicos e livros DP - 20072008200920102011 25 periódicos 18 livros/capítulos 34 periódicos 22 livros/capítulos 33 periódicos 26 livros/capítulos 42 periódicos 29 livros/capítulos

17 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Publicação, pelos discentes do programa de pelo menos um artigo anual em revistas de avaliação B2 ou superior. Utilização das disciplinas como laboratórios para a produção e publicação de artigos. -Revistas mais qualificadas da área em geral não aceitam mestrandos como autores ou co-autores 3

18 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Publicação, pelos egressos do programa, da dissertação de mestrado em forma artigos em periódicos ou livros qualificados. Estímulo, por parte do PPG e do orientador, à publicação em periódicos. Possibilidade de publicar a dissertação, em forma de livro ou capítulo. Não cumprimento das metas de produção intelectual do Programa. Necessidade de flexibilização da política editorial da Editora da UFSM em relação à publicação de teses e dissertações. No que concerne à publicação em livro, caso não se opte pela editora da UFSM, considera-se como ameaça externa a qualidade da edição (qualis da editora) 4

19 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2007200820092010 MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano 20 1923 ( 13 ingressos)  Número de titulados em cada ano 9 (90%) 10 (100%) 9 (90%) 10( 100% ) MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridad e 1 a 5 Rever a matriz curricular Reforçar a divulgação do processo de seleção. Elaboração e envio do Projeto de Doutorado, em 2011. Utilizar o site do Programa, o Portal da UFSM, redes sociais e grupos de discussão para divulgar os processos de seleção. Em 11 de outubro de 2011 foi realizada a Aula Pública com a finalidade de esclarecer os candidatos sobre o processo de seleção. Necessidade de manter a coesão do grupo Avaliação1212

20 UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos38- Porcentual de egressos como professores universitários, IFET’s ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes (incluindo professores substitutos) 19 (50%)- Porcentual de egressos que participam em Programas de PG – Doutorado (UFRGS, UnB, PUCRS, Unisinos) 9 (24%)- Demais destinos relevantes dos egressos05 (13%)-

21 UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Pontos Fortes:  Linhas de Pesquisa precisas e pertinentes.  Corpo docente reconhecido perante a comunidade científica.  O curso propicia integração com a graduação por meio da docência orientada e dos grupos de pesquisa.  Disciplinas permitem o contato com bibliografias atualizadas e o debate de temas pertinentes à comunicação midiática. A dinâmica dos encontros facilita a discussão e o intercâmbio de ideias.  Reformulação do site do programa e incremento de intercâmbios com outros programas e grupos de pesquisa.  O curso tem disponibilizado um número expressivo de bolsas Capes e Reuni para que muitos alunos possam se dedicar integralmente às pesquisas (mais de 50% dos alunos são bolsistas).

22 UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Pontos Fracos:  Laboratórios de pesquisa. Conseguimos novo espaço físico para os grupos de pesquisa e agora precisamos equipá-lo.  Biblioteca Central não contempla todas as necessidades dos mestrandos.  Biblioteca Setorial do CCSH não contempla a área de Comunicação.  Biblioteca Central dispersa o acervo de Comunicação entre as demais áreas.

23 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças Externas Priorid ade 1 a 5 Melhoria e amplia-ção dos laboratórios de pesquisa. Edital CT-Infra FINEP. Edital Pró-Equipamen- tos CAPES. PRONEM do MCT. --1

24 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Priorida de 1 a 5 Incremento da captação de recursos junto a agências de fomento. Secretaria executiva institucional (PRPGP ou CCSH) para apoio à produção de propostas para submeter a editais e relatórios. Ausência de critérios acerca da pertinência do registro de projetos de pesquisa e extensão e da produção intelectual no SIE e GAPs. Desvinculação histórica entre a academia e as indústrias culturais, impossibilitando o financiamento privado da pesquisa bem como a difusão da sua relevância social. 2 Viabilizar a incorporação do potencial do CESNORS Incremento de recursos para laboratórios de pesquisa e sistemático deslocamento dos professores à sede. Escassez de recursos para apoio à infraestrutura de pesquisa e deslocamento de docentes. Precariedade das estradas e do transporte público coletivo. 3

25 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridad e 1 a 5 Qualificar as atividades de inserção social. Intensificar o intercâmbio científico -Manter evento internacional bienal SIPECOM. Sediar Encontro Anual da COMPOS. (Associação Brasileira de Programas de Pós-graduação) -Em 2011 foi realizado o IV Sipecom com a presença de professores brasileiros e estrangeiros. -Viabilizar a participação de Recém-Doutores – PRODOC. -Em 2011 foi enviado um projeto com 2 vagas para recém- doutores. -Promover PROCAD através de um projeto conjunto de pesquisa de média duração com um PPG 5. -Em 2011 está sendo elaborado um PROCAD. -Falta de estrutura hoteleira para acolher um evento nacional. 1

26 UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS Obter o conceito 5 na próxima avaliação trienal da Capes. Implementar o Projeto de doutorado enviado em 2011. Viabilizar estágios pós-doutorais e pesquisas de curta duração em instituições internacionais. Em 2011 uma docente se encontra em estágio pós-doutoral. Intensificar a inserção do programa no circuito nacional e internacional de pesquisa em comunicação através de intercâmbios, planos de colaboração e organização de projetos de investigação e de inserção social. (Em 2011 recebemos duas doutorandas em projetos de colaboração: Universidade Karlstad - Suécia e Universidade de Quilmes – Argentina). Internacionalizar as publicações com vistas a aumentar a produção intelectual publicada em periódicos de avaliação A1 e A2. Buscar financiamentos internos e externos para laboratórios de pesquisa.Em 2011 foi aprovado o projeto Finep com outros Programas de Humanidades da UFSM. PRINCIPAIS METAS

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