A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário."— Transcrição da apresentação:

1 A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário brasileiro. Isto requer um amplo conhecimento das políticas públicas de saúde, dos modelos de planejamento e de gestão e também, da capacidade de implementação de estratégias de cuidado à saúde que possam responder às necessidades da população. Este curso se propõe a ser um espaço de produção de parâmetros conceituais e práticos, ampliando as possibilidades de circular no plano clínico e institucional, examinando a pertinência e a atualidade de nossos saberes no campo da saúde coletiva. OBJETIVO Promover a compreensão e a apropriação dos processos de trabalho em saúde, como processos éticos, estéticos e políticos, capazes de fomentar trocas solidárias, em redes interdisciplinares e transdisciplinares; implicando gestores, profissionais e usuários em processos humanizados de produção dos serviços. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Sistema Único de Saúde; Saúde e Sociedade: dimensões sócio-culturais e político institucionais; Políticas Públicas; Planejamento e Gestão Pública de Saúde; Sistemas de Informação e de Regulação em Saúde; Linhas de Cuidado e a Produção de Redes de Trabalho em Saúde; Inteligência Coletiva e Redes Sociais de Conhecimento; Humanização, Acolhimento e Práticas Clínicas; e Epidemiologia, Clínica, Promoção e Educação em Saúde; Ações Programáticas; Clínica Transdisciplinar; Processos Grupais; Saúde da Família e os NASFs. LOCAIS de ESTÁGIO e de DESENVOLVIMENTO de PROJETOS 1- Unidades de Saúde da Família da SMS/Coord. Norte 2- Unidades de Saúde (Hospital, Maternidade, CAPS e UBS) da SMS de Barueri 3- Projetos em Parceria com OS, OSCIP e ONGs Aprimoramento Saúde Coletiva: Gestão da Clínica, Redes de Atenção e Regulação por Linhas de Cuidado

2 Estágios e o Desenvolvimento de Projetos Núcleo de Planejamento em Saúde e Supervisão Clínico-Institucional Todos os estágios do curso de aprimoramento são desenvolvidos como “Projetos de Intervenção” e estão centrados na lógica da “Pesquisa em Serviço”. Pressupõe o acompanhamento e formação tanto na gestão, planejamento e organização dos serviços de saúde, quanto na construção e execução de ações de promoção, prevenção, educação e assistência em saúde. A diversidade de estágios oferecidos favorece a articulação entre os planos macro e micropolíticos da ação em saúde, priorizando, neste processo de trabalho, a construção de ações a partir do conhecimento das condições de vida e das necessidades da população, contribuindo para a reflexão do papel social do profissional de saúde dentro do atual quadro sanitário. Para os alunos que já atuam em serviços, o material clínico/institucional a ser refletido será a sua própria experiência profissional. Aprimoramento Saúde Coletiva: Gestão da Clínica, Redes de Atenção e Regulação por Linhas de Cuidado Bolsas de Estudo Curso pode oferecer Bolsa de Estudos para os profissionais das Instituições Parceiras, como forma de contrapartida, desde que não comprometa sua viabilidade financeira e que estejam de acordo com as normas regimentais do curso e da universidade. Alunos Especiais Alunos da graduação e profissionais da rede que não possuem graduação, poderão participar das atividades do curso, como alunos especiais, desde que estejam implicados em projetos de extensão e/ou pesquisa de Iniciação Científica que possam contribuir com os trabalhos desenvolvidos nas Unidades de Saúde, recebendo certificado de participação em Grupo de Estudos Avançados em Saúde Coletiva.

3 PÚBLICO ALVO - Profissionais de Saúde CARGA HORÁRIA - 220 horas, divididas de seguinte forma: 100 horas teóricas - Núcleo de Estudos Avançados 60 horas - Núcleo de Planejamento e Gestão em Saúde 60 horas - Núcleo de Produção de Redes de Trabalho em Saúde CUSTO - 10 parcelas mensais de R$ 250,00 + TAXA DE INSCRIÇÃO - R$ 50,00 HORÁRIO DAS AULAS – 5ª. feiras das 18:30 às 22:00 DURAÇÃO - 10 meses INÍCIO - 11 março de 2010 PROCESSO SELETIVO - Análise de Currículo e Entrevista INSCRIÇÕES – até 03 de março de 2010 - sala S16 – Pátio da Cruz Rua Monte Alegre, 984 - Telefone: (11)3670.8168 SELEÇÃO - 04 de março de 2010 MATRÍCULA – até 10 de março de 2010 DOCUMENTAÇÃO - Preenchimento de Ficha de Inscrição; Currículo Vitae; Cópia do Diploma de Graduação, RG, CPF e Comprovante de Residência. TOTAL DE VAGAS – 25 PROMOÇÃO - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP Aprimoramento Saúde Coletiva: Gestão da Clínica, Redes de Atenção e Regulação por Linhas de Cuidado COORDENAÇÃO GERAL Vera Lúcia Ferreira Mendes veralfm@uol.com.br CORPO DOCENTE Cristiana B. Lykouropoulos Luiz Augusto de Paula Souza (Tuto) Marília Prado Louvison Ricardo Teixeira Rogério da Costa Vera Lúcia Ferreira Mendes


Carregar ppt "A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google