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Estratégias Empresariais

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Apresentação em tema: "Estratégias Empresariais"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias Empresariais
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO METODOLOGIA Estratégias Empresariais Prof. Guedes 1

2 2/28 Prof. Guedes 2

3 PLANEJAMENTO “Você tem que correr o máximo que puder, e nem vai sair do lugar. E, se quiser ir para frente, terá que correr duas vezes mais depressa". (Lewis Carroll em Alice no país das maravilhas)

4 PLANEJAMENTO Correr duas vezes mais depressa é uma técnica utilizada pelos fracassados. Pois, se é verdade que as empresas e as pessoas bem-sucedidas realmente correm o mais depressa possível, elas também correm numa direção predeterminada - um rumo que já foi identificado e analisado. O segredo, então, não é correr o dobro, mas correr com constância numa rota cuidadosamente traçada. O segredo é bom planejamento.

5 PLANEJAMENTO O planejamento, como função administrativa, determina antecipadamente quais os objetivos e o que deve ser feito para alcançá-Ios. Peter Drucker

6 PLANEJAMENTO O planejamento pode ser conceituado como um processo mental contínuo, que considerando as cinco dimensões, é desenvolvido para o alcance de uma desejada situação, de um modo mais eficiente e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa. Djalma de Pinho Rebolças de Oliveira, 2001

7 PLANEJAMENTO(passos)
declaração de finalidade: estabelecer tão precisamente quanto possível â finalidade do plano. (Ex.: as vendas devem aumentar 10% no próximo período) análise preliminar: verificação se não existem dúvidas acerca do enunciado anterior, pois um problema bem enunciado já é metade da solução. soluções sugeridas: clareado o problema o passo seguinte é estabelecer as sugestões possíveis, como fazer. Quanto mais sugestões melhor. prova de alternativas: dos planos sugeridos, qual deles deve ser adotado? Resposta: Aquele que funcionar melhor. Como saber qual o melhor? Analisando suas vantagens e desvantagens. prova da alternativa selecionada: fazer um estudo piloto ou modelo antes de aplicar à toda empresa. Por exemplo: um programa de treinamento deve ser testado com uma filial antes de estabelecê-Io para toda empresa. aplicação e seguimento: o plano após aprovado deve ser implantado e continuamente verificado.

8 Vídeo Planejamento x Pensamento

9 ESTRATÉGIA “Você já não pode mudar o dia de ontem; também não pode iniciar o dia de amanhã, enquanto ele não chegar; logo, a única coisa que podemos fazer é tomarmos o dia de hoje tão agradável quanto nos seja possível".

10 Dois Conceitos de ESTRATÉGIA
Conjunto de decisões que determinam o comportamento a ser exigido em determinado período de tempo (Simon, 1971). Regras e diretrizes para a decisão que orientem o processo de desenvolvimento de uma empresa (Ansoff, 1990). Fonte: Bibliografia Recomendada 4/28

11 ESTRATÉGIAS A ESTRATÉGIA propõe indicar o caminho para atingir os objetivos traçados. Estado Futuro (objetivo) Estratégia Estado Atual Fonte: Bibliografia Recomendada 3/28

12 ESTRATÉGIAS Estratégias – alternativas para se sair de um estado atual e se chegar a um estado futuro, dentro de uma perspectiva de sucesso Estratégias competitivas: Estratégias que diferenciam a empresa em relação à concorrência. Constituem o que a empresa decide fazer e não fazer, considerando o ambiente para concretizar a visão e atingir os objetivos, respeitando os princípios, visando cumprir a missão no seu negócio. Estratégia não é benchmarking nem reengenharia (e vice-versa); os dois não criam diferencial competitivo; apenas tendem a eliminar os lucros (Porter). Fonte: Bibliografia Recomendada 5/28

13 Formas de Classificar as
ESTRATÉGIAS QUANTO A AMPLITUDE: Macroestratégias: Correspondem a ação que a empresa vai tomar com relação ao ambiente, em função da missão, propósitos e diagnóstico estratégico. Estratégia Funcional: Correspondem a forma de atuação de determinada área funcional. Microestratégia ou Substratégia: Forma de atuação operacional. QUANTO A QUALIDADE DOS RESULTADOS: Fortes: grandes mudanças e impacto. Fracas: resultados mais amenos, menos impactantes. Fonte: Bibliografia Recomendada 6/28

14 Formas de Classificar as
ESTRATÉGIAS QUANTO A CONCENTRAÇÃO: Estratégia Pura: Foca o desenvolvimento específico de determinada área. Estratégia Conjunta: Combinação de estratégias. QUANTO A FRONTEIRA: Internas: voltadas para “dentro” da organização. Externas: voltadas para “fora” da organização. Internas e Externas: é a ideal. Fonte: Bibliografia Recomendada 7/28

15 Formas de Classificar as
ESTRATÉGIAS QUANTO AOS RECURSOS APLICADOS: De Recursos Humanos: predominância da aplicação de recursos voltada as pessoas. De Recursos não Humanos: predominância da aplicação de recursos materiais e financeiros. De Recursos Humanos e não Humanos: equilíbrio entre os dois tipos de recursos aplicados. QUANTO AO ENFOQUE: Pessoais: representam os valores, motivação e proteções contra o ambiente hostil. Empresariais: ações da empresa perante o seu ambiente. Fonte: Bibliografia Recomendada 8/28

16 Importância das ESTRATÉGIAS
Apóiam a escolha de caminhos. Criam diferenciais competitivos. Orientam o marketing (e todas as demais funções empresariais). Orientam o recrutamento, a seleção e o treinamento. Levantam “bandeiras” e motivam a equipe. Orientam a cadeia de agregação de valor. Orientam os investimentos. Fonte: Bibliografia Recomendada 9/28

17 Tipos de ESTRATÉGIA ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA: Redução de Custos:
Quando não existe outra alternativa. Quando o ambiente e a empresa apresentam situação inadequada ou perspectivas caóticas. Redução de Custos: A mais utilizada em períodos de recessão. Redução de custos focada na subsistência do negócio. Desinvestimento: Desinvestir para não sacrificar o todo e manter apenas o negócio original. Liquidação do Negócio: Usada em último caso. Quando não existe outra saída, a não ser fechar o negócio. Fonte: Bibliografia Recomendada 10/28

18 Tipos de ESTRATÉGIA ESTRATÉGIA DE MANUTENÇÃO:
Continuar sobrevivendo, manter a posição já conquistada. Quando a empresa espera encontrar dificuldades e prefere tomar atitude defensiva. Estratégia de Estabilidade: Manutenção de um estado de equilíbrio ameaçado. Retorno ao equilíbrio em caso de perda. Estratégia de Nicho: Dedicação a um único produto, mercado, tecnologia ou negócio. Estratégia de Especialização: Conquistar e manter a liderança no mercado pela concentração de esforços em uma única ou em poucas atividades em relação a produto x mercado. Fonte: Bibliografia Recomendada 11/28

19 Tipos de ESTRATÉGIA ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO:
A empresa tem predominância de pontos fracos, mas o ambiente apresenta situações favoráveis que podem transformar-se em oportunidades de crescimento. (lançamento de novos produtos, aumento do volume de vendas) Estratégia de Inovação: Antecipar-se aos concorrentes. Lançamento de novos produtos. Novas tecnologias. Estratégia de Internacionalização: Estender as atividades para fora do país de origem. Processo lento e arriscado (porte da empresa?) Estratégia de Joint Venture: Estratégia usada para entrar em novo mercado. Duas empresas se associam para produzir um produto. Estratégia de Expansão: Aproveitamento de situações de sinergia muito fortes. Fonte: Bibliografia Recomendada 12/28

20 Tipos de ESTRATÉGIA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO:
A predominância de pontos fortes e de oportunidades. Combinação de dois eixos, mercadológico e tecnológico permite a construção de novos negócios no mercado. Desenvolvimento de Mercado: Abertura de novos mercados geográficos. Atuação em outros segmentos. Desenvolvimento de Produtos ou Serviços: Busca de maiores vendas pelo desenvolvimento de produto ou serviços para o mercado atual. Desenvolvimento Financeiro: Duas empresas juntam-se, associam-se ou fundem-se. Uma tem ponto fraco em recursos financeiros e grandes oportunidades. Outra ponto forte em recursos financeiros e poucas oportunidades mercadológicas. Fonte: Bibliografia Recomendada 13/28

21 Tipos de ESTRATÉGIA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO:
Desenvolvimento de Capacidades: Associação de duas empresas. Uma tem ponto fraco em tecnologia e alto nível de oportunidades. Outra ponto forte em tecnologia e baixo nível de oportunidades mercadológicas Desenvolvimento de Estabilidade: Associação ou fusão de empresas que buscam uniformizar ações mercadológicas. Diversificação: Horizontal: compra ou associação de empresas similares. Vertical: investimento “para frente” ou “para trás”. Concêntrica: Diversificação da linha de produtos. Oferecer mais produtos ao mesmo mercado. Conglomerada: Diversificação dos negócios. Envolvimento em diversos ramos diferentes. Interna e Mista Fonte: Bibliografia Recomendada 14/28

22 Faturamento ou quantidade de vendas
Tipos de ESTRATÉGIA CICLO DE VIDA DA INDÚSTRIA OU SETOR: Faturamento ou quantidade de vendas Indústria Fonte: Bibliografia Recomendada 15/28

23 Tipos de ESTRATÉGIA ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS: Estratégias de Marketing:
4 P’s - Mercado. Estratégias Financeiras: Obtenção de Recursos – Financiamento - Investimento. Estratégias de Produção: Logística – Engenharia de Produto/Processo. Manutenção – Controle da Qualidade – Estoques. Estratégias de Recursos Humanos: Capacitação – Transferências - Promoção. Desenvolvimento e Treinamento. Remuneração e Benefícios. Fonte: Bibliografia Recomendada 16/28

24 Formulação da Estratégia
Etapas Formulação da estratégia propriamente dita. Checagem da consistência das estratégias. Priorização das estratégias. Fonte: Bibliografia Recomendada 19/28

25 Temas para Estratégias
Formulação da Estratégia Etapas Temas para Estratégias Virtualização Foco Inovação Internacionalização Clientelização Alianças Estratégicas Terceirização Parceirização Diversificação Segmentação Diferenciação Precificação Distribuição Exportação Posicionamento Localização Custos Financiamento Verticalização Horizontalização Fonte: Bibliografia Recomendada 20/28

26 Características das Estratégias
Formulação da Estratégia Etapas Características das Estratégias Devem considerar as tendências relevantes, bem como as análises do meio ambiente e de cenário. Devem criar vantagem competitiva duradoura. Devem ser compatíveis com os recursos. Devem ser coerentes entre si. Devem buscar o compromisso das pessoas. Devem estar dentro do limite de risco aceito pela empresa. Devem ser fundamentadas nos princípios da empresa. Devem ser criativas e inovadoras. Fonte: Bibliografia Recomendada 21/28

27 Formulação da Estratégia Etapas
Checagem da Consistência das Estratégias São uma decisão? Consideram o ambiente e as tendências relevantes? Ajudam a concretizar a visão? Estão direcionadas a um ou mais objetivos? Respeitam os princípios? Ajudam a cumprir a missão dentro do negócio? Estão claras para todos os que as lerem? São de fato estratégias ou são ações? Criam vantagem competitiva duradoura? São viáveis e compatíveis com os recursos da empresa? São coerentes com as demais estratégias? Promovem o compromisso das pessoas envolvidas? Respeitam o limite de risco definido pela empresa? São criativas e inovadoras? Fonte: Bibliografia Recomendada 22/28

28 Priorização das Estratégias
Formulação da Estratégia Etapas Priorização das Estratégias Reduzido Elevado Rápido Prioridade média Alta prioridade Demorado Baixa prioridade Impacto Retorno Fonte: Bibliografia Recomendada 23/28

29 Os Objetivos e as Estratégias
Cada objetivo pode gerar uma ou mais estratégias. Para cada uma devem ser considerados: Dicas Características Tendências relevantes Oportunidades e ameaças Forças e fraquezas Cenários Temas Competências competitivas As estratégias podem ser polivalentes: servem para mais de um objetivo Fonte: Bibliografia Recomendada 24/28

30 Atratividade de Mercado e Posição Competitiva (GE) - CLASSIFICAÇÃO
Fonte: Bibliografia Recomendada 25/28

31 Atratividade de Mercado e Posição Competitiva (GE) - ESTRATÉGIAS
FOR Ç A DO NEG Ó CIO Forte M é dia Fraca PROTEGER A POSI PROTEGER A POSI Ç Ç ÃO ÃO INVESTIR PARA CRESCER INVESTIR PARA CRESCER CRESCER SELETIVAMENTE CRESCER SELETIVAMENTE Investir Investir para para crescer crescer o o m m á á ximo ximo Desafiar Desafiar pela pela lideran lideran ç ç a a Refor Refor ç ç ar ar as as for for ç ç as as limitadas limitadas Concentrar Concentrar esfor esfor ç ç os os para para manter manter Crescer Crescer seletivamente seletivamente nos nos pontos pontos Procurar Procurar meios meios de de superar superar as as Alta a a for for ç ç a a fortes fortes fraquezas fraquezas Refor Refor ç ç ar ar as as á á reas reas vulner vulner á á veis veis Retirar Retirar - - se se se se não não houver houver indicadores indicadores de de crescimento crescimento sustent sustent á á vel vel CRESCER SELETIVAMENTE CRESCER SELETIVAMENTE SELETIVIDADE/ADMINISTRAR SELETIVIDADE/ADMINISTRAR EXPANSÃO LIMITADA OU EXPANSÃO LIMITADA OU Investir Investir fortemente fortemente nos nos segmentos segmentos PARA O LUCRO PARA O LUCRO DESACELERA DESACELERA Ç Ç ÃO ÃO ATRATIVIDADE DE MERCADO dia mais mais atraentes atraentes Proteger Proteger os os programas programas existentes existentes Procurar Procurar maneiras maneiras de de expandir expandir é M Crescer Crescer em em habilidade habilidade com com os os Concentrar Concentrar os os investimentos investimentos em em sem sem alto alto risco risco ; ; caso caso contr contr á á rio rio , , concorrentes concorrentes segmentos segmentos de boa de boa rentabilidade rentabilidade e e minimizar minimizar os os investimentos investimentos e e racionalizar racionalizar asopera asopera ç ç ões ões Enfatizar Enfatizar a a rentabilidade rentabilidade via via de de riscos riscos relativamente relativamente baixos baixos aumento aumento da da produtividade produtividade PROTEGER E REFOCAR PROTEGER E REFOCAR ADMINISTRAR PARA O LUCRO ADMINISTRAR PARA O LUCRO ABANDONAR ABANDONAR Baixa Administrar Administrar os os ganhos ganhos atuais atuais Proteger Proteger a a posi posi ç ç ão ão nos nos segmentos segmentos Vender no Vender no momento momento certo certo para para Concentrar Concentrar em em segmentos segmentos mais mais rent rent á á veis veis maximizar maximizar o capital o capital investido investido atraentes atraentes Ampliar Ampliar a a linha linha de de produtos produtos Cortar Cortar os os custos custos fixos fixos e e evitar evitar Proteger Proteger for for ç ç as as Minimizar Minimizar o o investimento investimento investimentos investimentos Fonte: Bibliografia Recomendada 26/28

32 27/28

33 “ Quando o estrategista erra, o soldado morre”.
Lincoln

34 Vídeos Planejamento é tudo A importância de planejar

35 Exercício Estudo de Caso
(Cases de Sucesso)

36 O Prisioneiro Um velho vivia sozinho
O Prisioneiro Um velho vivia sozinho. Queria cavar seu jardim, mas era para ele um trabalho muito pesado. Infelizmente, seu único filho, que sempre o ajudara com esta tarefa estava preso. O velho estava muito chateado pois ele adorava a jardinagem, e gostava de exibir o seu belo jardim quando florescia. Porém...nada podia fazer. Resolveu enviar uma carta ao filho e em um trecho, escrevera reclamando do seu problema: "Querido filho, estou triste porque, ao que parece, não vou poder plantar meu jardim este ano... Estou velho demais para capinar. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar com o jardim, pois está na prisão. Com amor, papai". O filho recebeu a carta. Pensou e respondeu imediatamente assim: "Papai, pelo amor de Deus, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos". As quatro horas da madrugada do dia seguinte, uma dúzia de policiais apareceram e escavaram o jardim inteiro, sem encontrar nenhum corpo. Confuso, o velho escreveu novamente uma carta para o filho, contando o que acontecera. Esta foi a resposta: "Papai, agora pode plantar seu jardim. Isso é o máximo que pude fazer no momento!“ Nada como uma boa estratégia, para conseguir coisas que parecem impossíveis.


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