A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE Clique aqui para editar os autores Aluna: Jonice Oliveira Orientador: Prof. Jano M.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE Clique aqui para editar os autores Aluna: Jonice Oliveira Orientador: Prof. Jano M."— Transcrição da apresentação:

1 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE Clique aqui para editar os autores Aluna: Jonice Oliveira Orientador: Prof. Jano M. de Souza, Ph.D. Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2005

2 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE2 Apresentação 1. Introdução 2. Proposta: Ambiente Methexis Motivação Caracterização do Problema Objetivo da Tese 3. Ações Realizadas e Futuras 4. Considerações Finais Arquitetura Módulos: Propostos e Implementados

3 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE3 Apresentação 1. Introdução 2. Proposta: Ambiente Methexis Motivação Caracterização do Problema Objetivo da Tese 3. Ações Realizadas e Futuras 4. Considerações Finais Arquitetura Módulos: Propostos e Implementados

4 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE4 Ciência A Ciência é o conjunto de descrições, interpretações, provas, teorias, leis e modelos visando descrever uma parcela da realidade. Processos que a rege (processos de descoberta, validação ou descrição) contínuos, constantes, inacabados, sempre em fase de ampliação e retificação; O cientista realiza procedimentos de investigação aplicando alguma metodologia e divulgando resultados válidos temporariamente.

5 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE5 Com a evolução da Ciência aumento expressivo na quantidade de dados coletados; Como resultado, cada vez mais a Ciência tornou-se dependente da tecnologia: Termos quantitativos - quantidade de material a ser processado, Termos qualitativos - velocidade em resposta e disseminação dos resultados; Atualmente, é praticamente impossível desassociar a tecnologia das práticas científicas. Com isto nasceu a Ciência Eletrônica (e-Science). Ciência

6 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE6 Teoria da Criação do Conhecimento SOCIALIZAÇÃOEXTERNALIZAÇÃO INTERNALIZAÇÃOCOMBINAÇÃO Cultura Tecnologia

7 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE7 Criação do Conhecimento Científico Internalização Socialização Combinação Internalização Externalização

8 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE8 Tipos de Atividades Aula - Transmissão do conhecimento (unilateral); Orientação de Tese – Transmissão e criação do conhecimento; Projeto de Pesquisa - Um projeto de pesquisa engloba muitas outras atividades como: pesquisar editais, buscar colaboradores internos e externos, gerenciar, definir e executar atividades; Atividades de Campo – Observação de fenômenos e coleta de dados primários; Experimentação e Simulação – Validação e confirmação de uma hipótese; Consultoria Publicação de dados/informação - Pode ser feita por vários meios, eletrônicos ou em papel (revistas, por exemplo); Conferências e Congressos Processos Burocráticos – não relacionados diretamente as atividades de pesquisa; Hipótese: Tendo em vista que este cenário é rico em conhecimento, melhor gerenciá-lo pode melhorar todo o processo de produção científica Hipótese: Tendo em vista que este cenário é rico em conhecimento, melhor gerenciá-lo pode melhorar todo o processo científico.

9 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE9 Situação Atual ConcorrênciaAcirrada Instabilidade Agilidade e Flexibilidade AltaCompetitividade Rapidez Foco no Cliente Fidelização do Cliente Excesso de Informação Distribuição Inovação

10 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE10 Situação Atual Pessoas criam e trocam informações com mais rapidez e num volume muito maior do que se poderia imaginar no passado. O conhecimento é um fator competitivo diferenciador para os indivíduos, as empresas e as nações. O conhecimento detido por uma organização vem crescendo exponencialmente necessidade em melhor administrá-lo. Gestão do Conhecimento é a coleção de processos que governam a criação, disseminação e utilização do conhecimento (FORTIN, 1998)

11 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE11 Motivação Instituições de Ensino ou Pesquisa (IEP) principal objetivo criação e disseminação do conhecimento (científico); A principal motivação para este trabalho é a possível aplicabilidade da Gestão do Conhecimento no contexto científico, em Instituições de Ensino e Pesquisa. Encarar uma IEP como uma empresa e melhorar continuamente os seus processos permanecer ativa e possa contribuir significativamente para a Ciência e para a sociedade.

12 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE12 Problema Grande parte do conhecimento necessário encontra-se inacessível aos indivíduos durante um processo de tomada de decisão e planejamento; Este problema é agravado no meio científico: complexidade e volume dos dados utilizados; distância física dos pesquisadores de um mesmo domínio; tipo de cooperação; crescimento quase exponencial da informação científica; ausência de ferramentas direcionadas à GC.

13 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE13 Problema Segundo (Kawamura, 2005), um dos motivos da Gestão do Conhecimento ainda não ser amplamente utilizada nas Instituições de Ensino ou Pesquisa é porque o principal objetivo não é o lucro, e inicialmente não se preocupavam com planejamento estratégico. As IEPs possuem vários problemas, tais como (Kawamura, 2005): Clientes mais exigentes, que buscam melhor qualidade de serviços; Evolução constante do ambiente; Necessidade de respostas mais rápidas para atender o cliente e garantir uma atuação satisfatória da instituição no mercado.

14 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE14 Problema Podemos ainda dizer que é necessário implantar a Gestão do Conhecimento no ambiente acadêmico para que: O capital intelectual da instituição não fique associado exclusivamente a algumas pessoas; Seja possível a identificação de áreas de conhecimento com escassez de profissionais; e Torne-se possível o constante acompanhamento do nível de conhecimentos de cada pesquisador.

15 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE15 Objetivo Analisar o ambiente científico, suas atividades e levantar alguns requisitos; TI é uma grande facilitadora ao se tratar em vencer as barreiras geográficas da comunicação e auxiliar na disseminação da informação; Oferecer uma plataforma computacional como solução para auxiliar a disseminação, reutilização, captura e criação do conhecimento organizacional em instituições de cunho Científico; cultura de participação, colaboração e comprometimento

16 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE16 Apresentação 1. Introdução Motivação Caracterização do Problema Objetivo da Tese 3. Ações Realizadas e Futuras 4. Considerações Finais Arquitetura Módulos: Propostos e Implementados 2. Proposta: Ambiente Methexis

17 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE17 Arquitetura

18 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE18 Arquitetura

19 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE19 GCC Acrônimo de Gestão de Conhecimento Científico, Uma primeira versão do sistema foi construída utilizando arquitetura cliente-servidor: IIS como servidor web; Banco de dados SQL-Server; Componentes java e active-x para visualização.

20 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE20

21 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE21 Módulo de Projeto Projeto e Processos envolvidos – fontes ricas de conhecimento; Processo: conjunto de atividades e suas seqüências, seus pré-requisitos (como competências necessárias para a execução da atividade, ferramentas, entradas e saídas esperadas) e critérios de decisão; Projeto: pode envolver um ou mais processos; Projeto: experimento, orientação de teses, projeto de parceria/colaboração, período letivo, por exemplo. Para este módulo, prevê-se os serviços:

22 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE22 Reuso total de modelos de processos Modelo de processo conhecimento, e consequentemente, pode ser disseminado e reutilizado; A reutilização de um modelo de processo bem sucedido: Evita erros, Otimiza tempo de sua execução, Importante fator de aprendizado para alguém inexperiente; Criação de templates de projetos, obedecendo padrões de gerência (como PMI, por exemplo) para uso no ambiente. Módulo de Projeto

23 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE23 Reuso parcial de modelos de processos Para isto, planeja-se utilizar a abordagem de CBR (Case Based Reasoning) de (BONFIM, OLIVEIRA et al., 2005) e especializá-la; Recomendação de processos seja refinada passo a passo durante a criação de um modelo; Serão utilizados como parâmetros: i)a atividade anterior; ii)a atividade posterior; iii)competências necessárias definidas para a atividade que está sendo criada e iv)ferramentas a serem utilizadas nesta atividade. Módulo de Projeto

24 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE24 Definição, instanciação e acompanhamento de um processo; Armazenamento de conhecimento durante a execução e ao término de uma tarefa, atividade e processo; Armazenamento do conhecimento gerado durante o projeto; Reuso do Conhecimento. Módulo de Projeto

25 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE25 Este módulo visa gerenciar informações sobre o pesquisador e prover ferramentas para o gerenciamento do conhecimento pessoal. Informações pessoais: nome, titulação, , página pessoal, setor onde trabalha, as áreas de conhecimento que atua/conhece e o seu nível de conhecimento, as competências que detêm, bem como o seu nível. O usuário pode importar as áreas de conhecimento e competências do seu Curriculum Lattes, caso deseje. Ferramentas de GC pessoal: Diário web - público x privado, mineração (Módulo Máquina de Inferência); Mapas Mentais – público x privado; Módulo Pesquisador

26 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE26 Identificação da personalidade Questionário Teste MBTI (Myer-Briggs Type Indicator): 1. Introvertido/Extrovertido; 2. Sensitivo/Intuitivo; 3. Racional/Emocional; 4. Julgador/Perceptivo; A identificação da personalidade é igualmente importante quanto saber o nível de conhecimento de uma pessoa na realização de uma parceria ou projeto de pesquisa. Às vezes torna-se mais conveniente ter como membro de equipe uma pessoa menos especializada em um assunto, mas extrovertida, do que um gênio introvertido. Módulo Pesquisador

27 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE27 Enquete – Uma dúvida é criada por um membro da comunidade e todos os membros a respondem; Fórum – Para auxiliar no envio de mensagens e comunicação assíncrona; Notícias – Qualquer membro da comunidade pode enviar notícias para o grupo, como um evento de interesse comum ou um material útil; Reuniões eletrônicas agendadas –A conversa desta reunião é armazenada (se os participantes da reunião eletrônica desejarem), pois pode ser fonte de conhecimento para os demais usuários no futuro. Biblioteca – Um espaço para a disponibilização de material eletrônico e referências; Avaliação – Algumas métricas são utilizadas para o controle e avaliação da comunidade, bem como interação e participação dos membros. Todas as avaliações são públicas; Eventos – Diversos eventos como conferências, seminários, palestras, chamadas de trabalhos, e outros, podem ser disponibilizados aqui; Módulo Comunidade

28 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE28 Redes Sociais Identificação da Rede: Como os pesquisadores se comunicam e interagem, Uso ferramentas de comunicação do GCC; Dados do Curriculum Lattes - participação em projetos de pesquisa, participação em bancas, orientações (relação professor- aluno) co-orientações (relação professor-professor), participação de organização de eventos e a própria participação em eventos; Como é o fluxo desta comunicação; Curso do conhecimento nesta rede (assunto, forma e direção); Visualização da Rede; Balanceamento da Rede: Caminhos alternativos para a comunicação - saída de membros concentradores de elos de comunicações. Fluxo Balanceado- evitando que a quantidade de passos para acessar um dado, informação ou conhecimento na rede seja elevada. Métricas Módulo Comunidade

29 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE29 A mineração (Módulo Máquina de Inferência) do conteúdo das reuniões eletrônicas e dos fóruns - identificação de assuntos e conteúdo discutido; Mineração: Conversas, tira-dúvidas e discussões - importantes fontes de conhecimento, O acompanhamento dos assuntos discutidos em uma comunidade pode mostrar tendências e interesses do grupo, Propor a comunicação entre comunidades diferentes caso ambas estejam abordando assuntos iguais ou relacionados. Identificar, e consequentemente enriquecer, o conjunto de competências de uma pessoa. A maneira como uma pessoa interage com o grupo pode refletir muito sobre a sua personalidade. Desta maneira, a monitoração das ferramentas de comunidades pode ser um mecanismo de validar o resultado do teste MTBI. Módulo Comunidade

30 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE30 Atualmente: Árvore Hiperbólica Organograma Mapa Mental do Projeto Outras maneiras de visualização e navegação serão estudadas e implementadas: i)similaridade de informações e coleções de documentos, ii)similaridade de pessoas, iii)similaridade de comunidades, iv)o grau de associação de um conhecimento e as pessoas que o detêm (análogo para comunidades e projetos) e v)a evolução de um conhecimento (desdobramentos de assuntos, temas que se juntam, etc) Módulo Visualização/Navegação

31 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE31 Um grande problema enfrentado na Gestão do Conhecimento é a incapacidade da organização descobrir o que ela sabe; Identificação de competências – Mineração das Publicações (SMiner); Busca de Competências – Competence Searcher; As competências são pesquisadas seguindo a seguinte ordem de prioridade: 1.Competências declaradas; 2.Competências de projetos; 3.Competências mineradas; 4.Competências de comunidades. Módulo Competência

32 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE32 Utilizar os resultados das minerações das ferramentas de comunidades (reuniões e fóruns), diário web e patentes para identificação mais refinada das competências e o crescimento temporal destas; Módulo Competência

33 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE33 Este módulo é responsável pela análise comparativa e posicionamento de uma pessoa, departamento ou instituição no seu ambiente. Benefícios: Conhecer o ambiente na qual a organização está inserido; Conhecer melhor a si próprio (suas fraquezas e suas forças); Busca por um melhor capital humano; Maximizar a chances de obtenção de recursos; Permitir conhecer a área de atuação de outros pesquisadores e grupos – com isto, pode surgir uma oportunidade de colaboração e cooperação entre grupos de pesquisas externos e demais instituições. Módulo de Inteligência Competitiva

34 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE34 Para isto, um ambiente de análise competitiva, utilizando dados do Curriculum Lattes, CAPES e do próprio GCC está sendo desenvolvido. Análise agregada; Análise dos tópicos abordados nas principais conferências ao longo dos anos e avaliar o conhecimento dos pesquisadores em relação aos temas de interesse do meio acadêmico Profissionais X à atualidade; Profissionais X capacidade de predição nos assuntos publicados; Módulo de Inteligência Competitiva

35 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE35 Este módulo visa analisar as áreas de conhecimento e a evolução de descobertas (patentes), bem como tendências e relações existentes entre as áreas. Para isto, planeja-se: Importação de bases de dados de patentes – Recuperação dos dados das principais bases gratuitas de patentes, como: Brasil – INPI; Estados Unidos – USPTO; Escritório Europeu (busca em 70 países) - European Patent Office; Países Iberoamericanos (busca em 19 países) – Latipat; Japão - (folha de rosto em inglês) - Industrial Property Digital Library; Derwent Innovation Index e Diaglo que foram disponibilizadas para a comunidade brasileira de pesquisa pela Fapesp e pela Capes; Módulo de Prospecção de Descobertas

36 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE36 Análise de patentes por assunto – prover ferramentas para análise dados quantitativos (quantidade de patentes por área de conhecimento), como qualitativos (donos das patentes, localização/país, assunto, domínio, etc); Mineração (Módulo Máquina de Inferência)– mineração dos descritivos das patentes para descoberta de diferenças entre patentes no mesmo assunto; Análise temporalmente de evolução e tendências. Módulo de Prospecção de Descobertas

37 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE37 Material didático – baseado no perfil do usuário e avaliação que os outros usuários dêem ao material; Pessoas – baseado nas competências, personalidades, e avaliação que outras pessoas façam (participantes dos mesmos projetos ou comunidades); Comunidades – baseado na interseção das competências pessoais e nas competências das comunidades, além da avaliação da comunidade pelos seus membros; Processos - baseado no perfil do grupo ou domínio (se a minha organização ou grupo de trabalho se comunica ou decide de uma maneira própria, então vou reusar a definição dos processos baseando-me nos processos similares aos processos do grupo). Mapas Mentais – baseado na correlação dos assuntos abordados no mapa e competências pessoais. Módulo de Recomendação

38 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE38 Este módulo será responsável pela: Mineração de textos; Mineração de dados, para descoberta de padrões e novos conhecimentos. Módulo M. de Inferência

39 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE39 Descobrir os padrões de consumo de dados, informações e serviços; Medir satisfação do pesquisador; Propor coisas para consumo Entende-se por coisa: dados ou informações, call for papers, chamada de editais, soluções, publicações, especialistas, comunidades, etc; Propor medidas para contentar os insatisfeitos e adquirir novos clientes; Descobrir padrões de desempenho na execução de atividades; Relatórios para análise: Produtos por Área de Conhecimento; Visão demográfica, incluindo os anos, Áreas de Conhecimento, Número de Pessoas, Número de Produtos ou Serviços prestados; Visão uso progressivo (ou regressivo) de um serviço por tempo; Visão Planejado x Conseguido; Riscos e Serviços Potenciais; Informação específica para serviços potenciais; Rastrear toda a comunicação com um cliente ou cliente em potencial. Módulo de CRM Científico

40 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE40 Arquitetura

41 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE41 Equipamentos são utilizados em todas as fases de atividades científicas; Conceito de Cyborg; Módulo responsável por: Foco em equipamento – comunidades, projetos, processos, práticas, casos passados (sucesso ou insucesso) e competências associados ao equipamento, além do relacionamento de um equipamento com os demais equipamentos; Vida útil de um equipamento – Competência X Equipamento Logística do conhecimento GCE

42 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE42 Arquitetura

43 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE43 Knowledge Objects Time Location Direction ENTITY PROCESS ACTIVITY has part controller acts on triggers HANDLER COMPETENCE DOMAIN RECOMENDATION has PROFILE belongs has manipulates Is pre-requisite contextualize TYPE (*) Is composed by

44 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE44 K-Algebra Uso do SECONDO para armazenar os KOs; Álgebras a serem criadas: 1.Seleção, 2.União, 3.Diferença, 4.Divisão, 5.Junção, 6.Interseção, 7.Ranqueamento, 8.Similaridade, 9.Subtração, 10.Multiplicação, 11.Inclusão, 12.Matching.

45 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE45 Arquitetura

46 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE46 Negociação de Significado Este módulo visa implementar ferramentas de apoio de negociação multiparte (negociação n x n) para chegada ao consenso sobre o significado de conceitos. Estas ferramentas serão implementadas no editor colaborativo de ontologias (COE), criado pela COPPE/UFRJ.

47 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE47 Arquitetura

48 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE48 Knowledge Grid Conhecimento sobre a grade computacional Retirada de informações como: padrões de jobs submetidos, assuntos abordados, autores das submissões, freqüência jobs X usuário X área de conhecimento seqüências de tentativas e erros, seqüência de submissão por assunto ou área de conhecimento. Correlações: usuário X área de conhecimento, jobs X áreas de conhecimento, jobs X máquinas, usuário x jobs, jobs x jobs. Para isto, como é necessário informações sobre o workflow de submissão GridBus

49 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE49 Apresentação 1. Introdução 2. Proposta: Ambiente Methexis Motivação Caracterização do Problema Objetivo da Tese 3. Ações Realizadas e Futuras 4. Considerações Finais Arquitetura Módulos: Propostos e Implementados

50 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE50 Evolução do Trabalho Participação em Projetos: GCC – Gestão do Conhecimento Científico; GCE – Gestão do Conhecimento Centrado em Equipamentos; GCN – Gestão do Conhecimento na Negociação. Colaboração com a aluna de D.Sc. Melise de Paula; DESENSUS - Desenvolvimento Sustentável da Amazônia; GEMA - Gestão de Modelos Ambientais; KM-Hidro – Aplicação de Gestão de Conhecimento em Estudos das Bacias Hidrográficas. Participação em Conferências; Publicações – Página 126.

51 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE51 Evolução do Trabalho Colaboração em Orientações (M.Sc.): AlunoTítulo da TeseDescrição Jairo de Souza Integração de Ontologias e Negociação de Significado Utilização de técnicas de integração de ontologias de um domínio e criar mecanismos para negociação de significado, baseando-se em técnicas de negociação multi-partes. Rodrigo Miranda Identificação, Visualização e Balanceamento de Redes Sociais Utilização dos principais meios de comunicação e interação na Internet para identificar rede social, no contexto científico, criar ferramentas para uma visualização eficaz e intuitiva da rede e recomendar caminhos alternativos de balanceamento da rede, promovendo assim caminhos alternativos para que conhecimentos críticos não sejam perdidos. Este projeto tem o apoio da UOL. Viviane Kawamura Inteligência Competitiva em Instituições de Ensino e Pesquisa Aplicação de técnicas de IC em IEP, visando o reconhecimento de áreas fortes e fracas de uma organização de ensino e pesquisa, promovendo mecanismos de colaboração e competição.

52 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE52 Evolução do Trabalho Colaboração em Orientações (B.Sc.): AlunoTítulo do ProjetoDescrição Diogo Krejci Metodologia para Construção de Ontologias de Equipamentos Utilização de técnicas de aquisição de conhecimento para construção de uma ontologia de equipamentos. Eduardo Barbosa & Luciano Maia Recomendação de Processos e Material Recomendação de material e de processos, para reutilização parcial ou total dos mesmos. Rafael Martino Análise Competitiva Utilizando o Curriculum Lattes Extração e limpeza dos Curricula Lattes para análise competitiva. Sérgio Assis Rodrigues Mineração de Competências Descoberta das competências dos pesquisadores através da mineração de suas publicações. Projeto Final finalizado.

53 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE53 Daqui pra frente... Continuidade (I/II)

54 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE54 Daqui pra frente... Continuidade (II/II)

55 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE55 Contribuições Semântica Emergente – através da negociação de significado, integração de ontologias e dos knowledge objects; CSCW – com as ferramentas de comunidades, recomendação e redes sociais; Banco de Dados – através dos estudos de knowledge objects, principalmente, os ativos e reativos, álgebra de conhecimento e os estudos desenvolvidos na plataforma SECONDO; Grades Computacionais – aplicabilidade direta com os estudos a serem desenvolvidos na área de Knowledge Grid. Gestão de Conhecimento - algumas contribuições serão dadas em subáreas, como Inteligência Competitiva, Gestão de Processos (através da reutilização total e parcial), Ontologias, Gestão de Competências e Visualização do Conhecimento.

56 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE56 Validação Implantação e uso em cenário científico: DESENSUS, GEMA e KM-Hidro - obedecendo, inicialmente, a implantação em três etapas, como descrito no cronograma; Validação Qualitativa - questionário (processo de GC, [Stollenwerk, 2001]); Validação Quantitativa – Implementação e análise do log das ferramentas Knowledge Grid, KOs, Álgebra de Conhecimento e Negociação de Significado. confiabilidade das consultas, completude das respostas dadas, maneira de armazenamento das mesmas; Submissão de artigos – crítica dos revisores.

57 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE57 Apresentação 1. Introdução 2. Proposta: Ambiente Methexis Motivação Caracterização do Problema Objetivo da Tese 3. Ações Realizadas e Futuras 4. Considerações Finais Arquitetura Módulos: Propostos e Implementados

58 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE58 Questões em Aberto Apoio à aula Apoio ao Aprendizado e Adaptabilidade Mobilidade Trabalho em Campo Segurança e Qualidade dos Dados Otimização e Preocupação com Desempenho Autoria

59 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE59 Muito Obrigada! Membros da banca: Prof. Jano Moreira de Souza, Ph.D. Prof. José Palazzo Moreira de Oliveira, Ph.D. Profª. Júlia Célia Mercedes Strauch, D.Sc. Prof. Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti, Ph.D. Prof a. Marta Lima de Queiros Mattoso, D.Sc. Ouvintes

60 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE60 Fim UFRJ – Campus Ilha do Fundão Jonice Oliveira


Carregar ppt "METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM E-SCIENCE Clique aqui para editar os autores Aluna: Jonice Oliveira Orientador: Prof. Jano M."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google