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EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

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Apresentação em tema: "EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
Prof. Fábio Marinho

2 O papel das idéias Supervalorização x escolhas
Boa idéia: produtos e serviços que possam ser vendidos em grande quantidade e a um bom preço – performance e conveniência Idéia brilhante é rara Muita experimentação até chegar ao produto ou serviço que alguém está disposto a comprar

3 Caso Polaroid Patente: polarização de ondas de luz
Idéia original: faróis de automóveis polarizados – evitariam ofuscamento noturno; venderia milhões para as montadoras Produto: fotografia instantânea. Levou a Polaroid a US$ 2 bi em vendas

4 A melhor idéia Burroughs e Univac sempre tiveram as arquiteturas tecnologicamente mais elegantes do mercado de computadores de grande porte IBM sempre vendeu mais

5 Falácia da ratoeira Se um homem faz uma ratoeira melhor que se vizinho, mesmo que more na floresta o mundo fará uma trilha até a sua porta. Ralph Waldo Emerson (técnicos geralmente possuem esta “miopia” pois desconhecem a realidade do mercado)

6 Ser o primeiro Não é garantia:
De um lado pode significar o domínio de um determinado mercado, criando uma barreira para novos entrantes Por outro lado pode testar o mercado para concorrentes que virão mais bem preparados

7 Caso Embraer O Brasil já fabricava aviões (Neiva, Aerotec)
Visão de Ozires Silva: ocupar nicho (aviação regional) nos mercados nacional e internacional Lançamentos bem-sucedidos: Bandeirante, EJ 145

8 Fonte de oportunidades
Mudanças regulatórias: telecomunicações Desigualdades sociais: educação Descontinuidades tecnológicas: internet, microprocessador Reconstrução da cadeia de valor: venda direta da Dell Mudança na forma de distribuição: consultoras Avon

9 Janela de oportunidade
Tempo (anos) Tamanho do Mercado (US$ milhões)

10 Algumas percepções equivocadas...
“Não existe a menor indicação de que a energia nuclear será um dia capaz de ser obtida.” Einstein, 1937 “Não existe razão para alguma pessoa ter um computador em casa.” Ken Olson, fundador e presidente da Digital, 1977

11 Critério de avaliação de negócios
Aspectos de mercado Aspectos econômicos Vantagem competitiva Equipe dirigente Erros fatais

12 Aspectos mercadológicos
competição perfeita ou muito concentrada, mercado maduro ou declinante competição imperfeita ou mercado emergente estrutura de mercado e # de compradores e vendedores; diferenciação de produtos e elasticidade de demanda perecível antes do pay-back durável além do pay-back vida do produto baixo alto valor criado ou agregado mais de 3 anos menos de 1 ano ROI para o usuário inacessíveis, leais a outros acessíveis, receptivos clientes Necessidades, Desejos

13 Aspectos mercadológicos
menos que 5% 20% ou mais; líder fatia de mercado alcançável visão de 5 anos menos de 20%; frágeis 40% a 50% mais; duráveis margens brutas contraindo ou menos de 10% crescendo de 30 a 50% ou mais faixa de crescimento do mercado desconhecido ou menos de US$ 10 mm US$ 100 mm em vendas tamanho do mercado Necessidades, Desejos

14 Ponto de Equilíbrio Lucro Lucro Líquido Receitas Vendas e Custos
Prejuízo Ponto de Equilíbrio Receitas Custos Totais Produção Vendas e Custos Custos Fixos Lucro Líquido Custos Variáveis

15 Aspectos financeiros Necessidades, Desejos muito alta; não financiável
baixa à moderada; financiável necessidade de capital menos de 15% por ano 25% ou mais por ano ROI potencial mais de 3 anos menos de 2 anos tempo para ponto de equilíbrio/fluxo de caixa positivo menos de 5%; frágil de 10 a 15%; durável lucro após impostos Necessidades, Desejos

16 Diferenciação estratégica
baixo perto do líder preço adaptação lenta, teimosa adaptação rápida flexibilidade remando contra a maré; conservador remando contra a maré; inovando “time to market” conceito de produtos conceito de serviços gerência de serviços time “B” melhor possível equipe Necessidades, Desejos desconhecido; inacessível acessíveis; rede montada canais de distribuição

17 Vantagem competitiva Necessidades, Desejos nenhuma
propriedade ou exclusividade vantagens legais, contratuais não consegue sustentar por muito tempo competidores lentos, desatentos vantagem por começar antes não tem tem ou pode ter barreiras de entrada; vantagens regulatórias fraco moderado a forte controle de custos, preços e distribuição altos baixos custos fixos e variáveis Necessidades, Desejos limitados; restrita; sofrível bem desenvolvido; alta qualidade; top contatos; networking; time

18 Equipe dirigente Necessidades, Desejos quebra sobre pressão “bambú”
tolerância ao stress não querem saber o que não sabem sabem o que não sabem honestidade intelectual duvidosa alto padrão integridade aventureiro desempenho comprovado experiência no setor fraquezas em fundamentos; desentrosado time de estrelas; harmônico equipe Necessidades, Desejos

19 “It ain’t what you don’t know that hurts you.
It’s what you know that ain’t true!” Robert Solow 1987 Nobel Prize in Economics

20 Examinando oportunidades
Em 1999, de 3,5 a 4 milhões de empresas foram criadas nos EUA Somente de 10 a 15% são boas oportunidades (faturamento maior que US$ 1 milhão)

21 Examinando oportunidades
Se investidores profissionais só apostam em 2,5% de cada 100 projetos, fica claro para o empreendedor a necessidade de se descartar idéias que não tem o potencial para se tornar uma boa oportunidade

22 Boa oportunidade Cria ou adiciona valor para o cliente
Soluciona problema ou necessidade a um preço “premium” Mercado com alta taxa de crescimento (>20%) Alta margem (>40%) Baixa necessidade de investimento e de capital de giro Lucro potencial alto (10-15%) Coincidem com as características do empreendedor e equipe, naquele momento e mercado

23 EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
Prof. Fábio


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