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Mediação da Informação Profa. Lúcia Maria S.V. Costa Ramos

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Apresentação em tema: "Mediação da Informação Profa. Lúcia Maria S.V. Costa Ramos"— Transcrição da apresentação:

1 Mediação da Informação Profa. Lúcia Maria S.V. Costa Ramos lveronica28@gmail.com

2 MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO: alguns aspectos

3 Serviço de Informação e Referência O serviço de referência é mais que um expediente para a comodidade do usuário A finalidade do serviço de referência e informação é permitir que as informações fluam eficientemente entre as fontes de informação e quem precisa de informação. O bibliotecário é o principal interpretador entre a fonte e o usuário LMSVCR

4 Serviço de referência propriamente dito - refere-se ao serviço em si, a interação face-a-face entre os três pilares: usuário x informação x bibliotecário, sendo que este último será o mediador de todo o processo. Educação, treinamento e estudo do usuário - levantamento do perfil dos usuários que utilizam a biblioteca, fornecendo-lhes orientação em relação aos serviços oferecidos pela biblioteca, isto é, promoção, divulgação, treinamento e instrução. Alerta e disseminação da informação : oferecer produtos e serviços para atualizar os usuários e divulgar novas informações do seu interesse. LMSVCR Linhas de atuação do SRI

5 Comunicação visual e divulgação da biblioteca: organização e disponibilização do espaço físico do acervo bibliográfico, permitindo ao usuário que conheça e compreenda o funcionamento da biblioteca. Para isso, é necessário elaborar uma sinalização planejada, comunicação gráfica e panfletos. Administração e supervisão do SRI: elaborar um planejamento que definirá como todo o empreendimento será preparado, focando-se nos objetivos, etapas, prazos e medidas administrativas e práticas para que o serviço seja concretizado. LMSVCR Linhas de atuação do SRI

6 Fases do Processo de referência FASE 1: analisar junto com o usuário a natureza de seus problemas de informação. FASE 2: localizar as respostas às questões que lhes são formuladas. LMSVCR

7 Passos do processo de referência 1º O problema 2º A necessidade de informação 3º A questão inicial 4º A questão negociada 5º A estratégia de busca 6º O processo de busca 7º A resposta (resultado da busca) 8º A solução LMSVCR

8 Representação - Processo de Referência Questão real Questão do usuário Qr Qu Usuário Informação Bibliotecário Fontes Questão inicial Qi Mediação Entrevista Negociação da Questão

9 Mediação

10 Introdução Nos últimos 10 anos a noção de mediação conheceu o sucesso; Algumas utilizações distantes de reflexões científicas; O que há em comum entre o mediador da República ou organização da mediação jurídica com a mediação cultural? LMSVCR

11 Mediação cultural Visa fazer aceder um público a obras (ou saberes) e a sua ação consiste em construir uma interface entre esses dois universos estranhos um ao outro (o do público e o, digamos, do objeto cultural) com a finalidade de permitir uma apropriação do segundo pelo primeiro. LMSVCR Mediação

12 A mediação cultural envolve também: Prática profissional dos mediadores; Forma de ação cultural por oposição à animação cultural; a construção de uma relação com a arte; Produtos destinados a apresentar ou a explicar a arte ao público. A mediação cultural é contextualizada a definição que parecia poder fazer consenso explode para designar realidades muito diferentes. LMSVCR

13 Mediação Mediação como: operação simbólica de instauração de uma relação entre o mundo do visitante e o mundo da ciência pela/através da exposição de ciência acompanhada, num segundo tempo, da decisão de alargar o seu emprego à dimensão simbólica do funcionamento mediático da exposição. Distingue três tipos de utilizações: o uso comum; conceito operatório e com a finalidade de apresentar uma definição. LMSVCR

14 Mediação Mediação mediática Designa o trabalho no interior das médias que coloca o jornalista em posição de terceiro, de mediador. Esta função implica, evidentemente, um conjunto de procedimentos específicos de escrita. Mediação pedagógica A posição do formador como mediador, comporta um componente relacional, mas implica também uma regulação das interações educativas, para que a relação aprendiz-saber seja efetiva e conduza a uma aprendizagem. Mediação cultural Dupla abordagem pelos mediadores e pela mediação. Mediadores: fazer referência aos profissionais da mediação. Mediação dos saberes: constitui um domínio quase específico, que reenvia, por um lado à mediação da informação e, por outro, aos aspectos sociais ou semióticos da comunicação

15 Mediação Mediação institucional Reenvia para uma concepção política e uma abordagem sociológica. Processo de construção da hegemonia, e este processo é então abordado através do encontro das culturas, ou então da diversidade e da complexidade culturais. (Dimensão política) A abordagem sociológica refere-se às mediações sociais, que constituem o principal domínio das mediações institucionais, é geralmente para tratar do efeito das tecnologias, seja na empresa ou nas redes sociais. Mediação - análise dos usos das tecnologias Designa as operações, assim como os seus feitos, de tecnicização do processo de comunicação (mediação técnica) e, ao mesmo tempo, da intervenção da dimensão subjetiva nas práticas de comunicação (mediação social) LMSVCR

16 Mediação Bernard Lamizet - Relação da mediação com a comunicação. Comunicação intersubjetiva e espaço simbólico. Definição: “A palavra que se enuncia no espaço particular onde vivem e onde se exprimem as pessoas singulares” Comunicação mediada e espaço público Definição: “A palavra que se enuncia em nome de, que se enuncia no espaço público” Terceiro (Mediação) - Linguagem e o sujeito Jean Caune – Mediação como uma intencionalidade da pessoa para construir uma relação intersubjetiva, um suporte expressivo e simbólico e uma situação de enunciação, ou seja um quadro concreto (físico e social) Terceiro (Mediação) - Instituição da cultura LMSVCR

17 Mediação Louis Quéré – Interação social é interação entre sujeitos, mediatizada pelo simbólico. A comunicação social assim compreendida implica o acionamento de mediações simbólicas, ou seja, “a produção de uma identidade pela afirmação de uma diferença entre os dois interlocutores”. Antoine Hennion – na obra de Hennion, a princípio nenhuma figura do terceiro aparece, trata-se de uma sociologia das mediações, mais do que um exame das mediação no sentido em que podem entendê-lo os três autores anteriores. LMSVCR

18 Mediação X Comunicação A mediação pode fazer outra coisa para além de reenviar à filosofia? Propõe a mediação uma nova maneira de conceber a comunicação? LMSVCR

19 Mediação Mediação da informação é toda ação de interferência – realizada pelo profissional da informação –, direta ou indireta; consciente ou inconsciente; singular ou plural; individual ou coletiva; que propicia a apropriação de informação que satisfaça, plena ou parcialmente, uma necessidade informacional. LMSVCR

20 Mediação O profissional da informação, através da questão inicial apresentada pelo usuário, deve desvendar a questão real, permitindo, assim, ao usuário, a possibilidade de obter as informações que satisfaçam as exigências provenientes da questão. O perigo maior localiza-se na determinação, pelo profissional da informação, de falsas questões reais, o que o leva à obtenção de informações em desacordo com as verdadeiras necessidades do usuário. LMSVCR

21 Mediação É preciso alertar também para o fato de que a questão real de um usuário é única e exclusiva, não existindo, a priori, informações que a satisfaçam. A mediação da informação não se dá antecipadamente. Só acontece quando o usuário se apropria da informação ou, em outras palavras, quando o acervo documental se transforma em informação para o usuário. LMSVCR

22 Mediação Na mediação não há, nem pode haver, uma neutralidade, tanto por parte do usuário (aquele que explicita ou sugere uma necessidade informacional) como por parte do bibliotecário/arquivista (aquele que conhece e sabe se movimentar adequadamente no universo informacional). As ações na mediação, mesmo calcadas em metodologias orientadoras, devem interagir e atender necessidades individuais ou coletivas apresentadas em um determinado momento. O trabalho do profissional da área da Ciência da Informação deve ser norteado para a mediação. Cada ação desse profissional pode e deve ser identificada como uma ação mediadora, quer na relação imediata com o usuário – concretizada no Serviço de Informação e Referência –, quer no armazenamento e no processamento dos documentos. LMSVCR

23 Mediação Toda mediação pressupõe um diálogo, mesmo que o usuário (ou seu perfil construído pelos estudos de usuários) não esteja concretamente presente. O diálogo possibilita “dar a voz e palavra” ao usuário, permitindo-lhe explicitar suas necessidades e interesses. A mediação não ocorre sem a efetiva participação do usuário. LMSVCR

24 Mediação A mediação é um processo e, sendo assim, não pode ser previamente determinada. Metodologias contribuem para direcionar, organizar, estruturar trabalhos e ações mediadoras, mas não conseguem prever cada uma das relações entre o usuário e o espaço informacional. Essas relações podem se dar com o acervo, com o bibliotecário/arquivista ou com os produtos documentários. LMSVCR

25 Mediação A mediação deve ser qualificada, ou seja, os profissionais devem estar preparados, formados, devem ser competentes para esse tipo de atuação. As pessoas são únicas e isso determina com que cada mediação seja também única. A ação mediadora não ocorre apenas no momento do contato do usuário com os documentos e com a possibilidade de obter informações. Abarca todas as ações do fazer bibliotecário/arquivístico, desde a construção do acervo, o processamento técnico dos documentos, etc. LMSVCR

26 Mediação Mediação explícita (a que ocorre no atendimento direto do usuário) Mediação implícita (abarcando todas as ações desenvolvidas até o momento do contato com o usuário). A mediação (pessoas) trabalha com conflitos de cada um dos usuários, como também os conflitos coletivos (da comunidade, da região, da sociedade). Universo informacional estão presentes (conflitos econômicos, políticos, sociais, culturais) Não há como caminhar pelo universo informacional, lidar com a informação sem se deparar com os conflitos. LMSVCR

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28 Mediação A mediação se concretiza no âmbito dos espaços informacionais (mesmo que acessados à distância), mas emerge não dissociada do conjunto de acontecimentos da sociedade. LMSVCR

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30 ALMEIDA, M. A. Mediações: cultura, sociabilidade e política na era da informação. Acesso: http://www2.faac.unesp.br/pesquisa/lecotec/eventos/ulepicc2008/anais/2008_Ul epicc_0013-0027.pdf http://www2.faac.unesp.br/pesquisa/lecotec/eventos/ulepicc2008/anais/2008_Ul epicc_0013-0027.pdf GOMES, H.F. A mediação da informação,comunicação e educação na construção do conhecimento. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v.9, n.1, 2008. Acesso: http://www.dgz.org.br/fev08/Art_01.htmhttp://www.dgz.org.br/fev08/Art_01.htm MORI, K. R.G. Mediação pedagógica e o uso das tecnologias da informação e da comunicação na escola. São Paulo: s.ed., 2004. VALENTIN, M. L. (org.). Gestão, Mediação e uso da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Acesso: http://xa.yimg.com/kq/groups/15631337/768335771/name/UNKNOWN_PAR AMETER_VALUE Referências


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