A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas TEATRO - Diversidade nas técnicas:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas TEATRO - Diversidade nas técnicas:"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas TEATRO - Diversidade nas técnicas:
Tecnologias - Arte Ensino Fundamental, 6° Ano TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima

2 Vamos conhecer um pouco da história da pantomima.
Arte, 6° Ano Ensino Fundamental TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima O que é pantomima? Vamos conhecer um pouco da história da pantomima. Vamos fazer pantomima? Marcel Marceau Imagem: Kungliga Operan (Photographer Gisle Bjørneby) / Uma foto promocional para 2011 uma produção de 2012 ballet / pantomima no Ópera Real Sueca estrelado por Lindström Bo W como Pierrot e Hedman Nicole como Harlekina. Foto por Gisle Bjørneby. / Creative Commons Attribution 3.0 Unported Imagem: White House photo / Marcel Marceau, 1977/06/16 Identificador ARC: NLC-WHSP-C / public domain. Imagem: Milotkessem / Der Mime Jean-Marie Bottequin / GNU Free Documentation License

3 O QUE É PANTOMIMA? Arte, 6° Ano Ensino Fundamental
TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima O QUE É PANTOMIMA? Poderíamos definir, de forma geral, a pantomima como uma modalidade cênica, um teatro, que narra a história por meio de gestos, sem a utilização de palavras. Sendo assim, os atores que fazem pantomima, pantomímicos, demonstram as ações das cenas com o corpo. Imagem: Wladyslaw / Pantomima, gravado em Bolzano / GNU Free Documentation License

4 Um pouco da história da pantomima:
Arte, 6° Ano Ensino Fundamental TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima Um pouco da história da pantomima: Teve sua origem na Grécia Antiga. A pantomima antiga era a representação e a audição de tudo o que se imita, tanto pela voz, como pelo gesto. O gesto foi separado do texto em Roma, no final do século I a.C., quando os atores passaram a representar cenas comentadas pelo coro e por músicos. Nos séculos XVIII e XIX, a pantomima teve seu auge e ainda não era totalmente não verbal. Os atores faziam cenas mudas, com algumas frases engraçadas em situações específicas. No fim do século XIX, a pantomima começou a não usar mais a palavra e tornou-se um espetáculo composto unicamente de gestos. PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro; trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1999.

5 CONHECENDO ARTISTAS BUSTER KEATON Arte, 6° Ano Ensino Fundamental
TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima CONHECENDO ARTISTAS BUSTER KEATON Buster Keaton Foi um ator e diretor americano de comédia muda. Ficou reconhecido a partir do início do século XX, quando começou a dirigir seus próprios curtas. O humor nos filmes de Buster Keaton, basicamente, se fazia pelas chamadas gags: corridas, quedas, fugas. Uma das grandes inovações de Keaton, no entanto, é o fato de sua comédia se basear em um personagem impassível, que mantém as mesmas feições diante dos fatos ocorridos. Keaton percebeu que, ao não modificar sua expressão, o espectador projetaria suas aspirações sentimentais, sensoriais e morais. Imagem: imagem de tela do filme (MGM) / Charlotte Greenwood & Buster Keaton em Quarto Salão e Banho - screenshot cropped / Domínio público

6 VIVENCIANDO E APRECIANDO ARTE:
Arte, 6° Ano Ensino Fundamental TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima VIVENCIANDO E APRECIANDO ARTE: Nos filmes de Buster Keaton, podemos apreciar um trabalho de qualidade em pantomima. Imagem: Anônima para J. H. Tooker impressão Co. (New York / Poster do filme para o filme 1920 Convict 13 olhando Buster Keaton. / United States public domain Poster de divulgação do filme in: Domínio público

7 Hospitality - As Leis da Hospitalidade - Buster Keaton – 1923
Arte, 6° Ano Ensino Fundamental TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima Hospitality - As Leis da Hospitalidade - Buster Keaton – 1923 O filme é uma obra de arte da era silenciosa. A história é ambientada no Kentucky, em 1830, quando os clãs Canfields e McKays estão em guerra. Buster Keaton impressiona com suas acrobacias que não devem nada ao Jackie Chan. Ação, humor e suspense em um filme de A qualidade cinematográfica impressiona. Vídeo desse artista,

8 PROPRIEDADES BÁSICAS DA PANTOMIMA
Arte, 6° Ano Ensino Fundamental TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima PROPRIEDADES BÁSICAS DA PANTOMIMA I - CONSISTÊNCIA: propriedade de manter o tamanho, a forma, o volume dos objetos durante toda a pantomima. EX: Ao fazer a pantomima de um motorista no seu carro, o volante do carro não pode diminuir ou aumentar. Em uma pantomima, em que uma pessoa trabalha em uma rodoviária carregando malas, essas malas não podem aparecer nem desaparecer do nada. É preciso mostrar o lugar onde se pegou essa mala e colocá-la em algum lugar, e não mudar o gesto como se a mala tivesse sumido. NOVELLY, Maria C. Exercícios para grupos e sala de aula; trad. Fabiano Antônio de Oliveira. Campinas, SP: Papirus, 1994.

9 Arte, 6° Ano Ensino Fundamental
TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima II - RESISTÊNCIA EXAGERADA: propriedade de, ao realizar uma ação qualquer, colocar contra o objeto uma resistência exagerada e “maior” que na vida real. Mesmo que a ação não exija esforço algum, na pantomima, deve-se praticar a ação com movimentos mais definidos. EX: Ao fazer a pantomima de uma ação, por exemplo, colher uma flor, devemos colocar uma certa resistência nesse ato. NOVELLY, Maria C. Exercícios para grupos e sala de aula; trad. Fabiano Antônio de Oliveira. Campinas, SP: Papirus, 1994.

10 Arte, 6° Ano Ensino Fundamental
TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima III - EXPRESSÃO E GESTOS EXAGERADOS: propriedade de realizar os gestos e expressões faciais de forma exagerada, maior que na vida real. EX: Ao expressar sentimentos ou emoções, como alegria, tristeza, medo, felicidade, na pantomima, devemos buscar gestos e feições maiores e mais exageros que na realidade. NOVELLY, Maria C. Exercícios para grupos e sala de aula; trad. Fabiano Antônio de Oliveira. Campinas, SP: Papirus, 1994.

11 FUNDAMENTOS DE UMA HISTÓRIA EM PANTOMIMA
Arte, 6° Ano Ensino Fundamental TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima Arte, 6° Ano Ensino Fundamental TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima FUNDAMENTOS DE UMA HISTÓRIA EM PANTOMIMA I – SEQUÊNCIA SIMPLES: a sequência da história deve ser simples, se quisermos que o público a compreenda. O processo de observar uma pantomima bem executada é gratificante; um enredo complicado simplesmente confunde a ação. II – CONTE UMA HISTÓRIA: ao inventar uma sequência de história, os atores devem pensar em termos de uma situação inicial (início), complicações e problemas que surgem da situação (meio) e a solução para esses problemas (fim). III – USE A IMAGINAÇÃO: em pantomima, as complicações e as soluções podem ser menos reais, mais criativas e mais fantasiosas que aquelas em improvisações realísticas ou em diálogos. É fácil e divertido apresentar, por meio de mímica, uma cena em uma loja de sapatos em que estes estão primeiro, muito apertados; depois, muito largos, muito altos, muito pesados e, por fim, adequados, porém muito caros, e então o comprador se decide a ir embora descalço.

12 CONHECENDO ARTISTAS Marcel Marceau (Estrasburgo, 22 de setembro de 1923-Cahors, 22 de setembro de 2007) foi o mímico mais popular do período pós-guerra e trouxe uma nova roupagem para essa arte tão antiga. Com uma pantomima de estilo, Marceau foi reconhecido como fora de série. Seus exercícios silenciosos, que incluíam trabalhos clássicos, como A Gaiola, Andando de Encontro ao Vento (que inspirou o passo de dança Moonwalk, de Michael Jackson), também sátiras de tudo, desde escultores a matadores, foram descritos como trabalhos de gênio. Imagem: osbornb / Cartaz de Marcel Marceau em Paris, França / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica

13 VIVENCIANDO E APRECIANDO ARTE:
Arte, 6° Ano Ensino Fundamental TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima VIVENCIANDO E APRECIANDO ARTE: Para apreciar alguns vídeos que trazem performances brilhantes de Marcel Marceau, basta acessar essa dicas na internet. É importante perceber a precisão nos gestos, o que permite uma comunicação clara e um divertimento garantido. Imagem: Erling Mandelmann / Marcel Marceau / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported Vídeos do artista: Imagem: Yousuf Karsh / Foto do retrato de Marcel Marceau / Domínio público

14 VAMOS FAZER PANTOMIMA? ATIVIDADES CURTAS DE PANTOMIMA
Arte, 6° Ano Ensino Fundamental TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima VAMOS FAZER PANTOMIMA? ATIVIDADES CURTAS DE PANTOMIMA Agora que já sabemos muito sobre pantomima, vamos experimentar algumas atividades: vamos iniciar com as ações simples e, para isso, devemos entender como é esse jogo. O professor prepara fichas prévias contendo as ações e faz um sorteio. Os atores-alunos têm somente alguns minutos para planejar. Fazer individualmente uma atividade simples e a plateia adivinha do que se trata, quando a cena acabar. O público narra, então, minuciosamente os detalhes da narração. Após todos apresentarem, faz-se um debate sobre como a técnica foi utilizada. NOVELLY, Maria C. Exercícios para grupos e sala de aula; trad. Fabiano Antônio de Oliveira. Campinas, SP: Papirus, 1994.

15 Sugestões de ações Arte, 6° Ano Ensino Fundamental Plantar um jardim.
TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima Sugestões de ações Plantar um jardim. Remar em uma canoa. Surfar. Embrulhar presentes. Jogar tênis. Dirigir um carro. Pintar uma sala. Lavar pratos. Fazer uma fogueira. Servir uma refeição. Escovar os dentes. Jogar em uma posição de futebol. Procurar água no deserto. Passear com um cachorro. Dar banho em um cachorro. Andar enquanto dorme. Andar em um riacho de águas frias. Escrever uma carta, fechá-la e selá-la. Jogar golfe. Carregar bagagens. Trocar um pneu furado. NOVELLY, Maria C. Exercícios para grupos e sala de aula; trad. Fabiano Antônio de Oliveira. Campinas, SP: Papirus, 1994.

16 Entradas convincentes
Arte, 6° Ano Ensino Fundamental TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima Entradas convincentes A partir do momento em que os atores entram no palco, retratam personagens específicos. Em cada um desses exercícios, os atores entram como personagens específicos em situações específicas. Esforçam-se para transmitir: a idade; a ocupação e o estado de espírito. O exercício deve iniciar com o sorteio ou a escolha das situações de entrada. Após um tempo de organização, o aluno deve apresentar um título e encenar sua pantomima para a turma. NOVELLY, Maria C. Exercícios para grupos e sala de aula; trad. Fabiano Antônio de Oliveira. Campinas, SP: Papirus, 1994.

17 Sugestões para pantomimas de entrada
Arte, 6° Ano Ensino Fundamental TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima Sugestões para pantomimas de entrada Ao final de um dia malsucedido, um vendedor de enciclopédias, carregando uma mala pesada de mostruário, sai do carro para uma última visita. Um médico sai da sala de raio X para informar ao paciente que este tem uma doença incurável. Um candidato a presidente chega a uma festa de vitória, após ganhar/perder uma eleição. Um adolescente encontra um parente chato e tem que agradar. Uma criança pequena entra na cozinha, procurando pelos biscoitos proibidos. Um adolescente volta do dentista após uma restauração. Isso tornará mais proveitosa uma discussão após as apresentações. NOVELLY, Maria C. Exercícios para grupos e sala de aula; trad. Fabiano Antônio de Oliveira. Campinas, SP: Papirus, 1994.

18 Trabalhando emoções: Sugestões de emoção/estado de ânimo
Arte, 6° Ano Ensino Fundamental TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima Trabalhando emoções: Nesses esquetes curtos e não ensaiados de pantomima, os alunos-atores devem transmitir um estado emocional específico. Para melhor aproveitamento, pode ser uma situação na qual uma emoção específica prevaleça. EX: Em vez de pensar em “triste” de forma genérica, deve-se imaginar situações em que ocorram tristeza. Sugestões de emoção/estado de ânimo Alegre Arrogante Vigoroso Malicioso Teimoso Mandão Impaciente Distraído Bravo Dengoso Irritado Indeciso Exausto Aterrorizado Desconfiado Triste NOVELLY, Maria C. Exercícios para grupos e sala de aula; trad. Fabiano Antônio de Oliveira. Campinas, SP: Papirus, 1994.

19 Pantomima atravessando
Arte, 6° Ano Ensino Fundamental TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima Pantomima atravessando Essa é a última etapa dos exercícios de cenas curtas em pantomima. Para realizá-la, é necessário: organizar grupos de quatro a cinco pessoas; dar a cada grupo, preferencialmente em fichas, uma situação em que as pessoas estejam “atravessando” um certo cenário; dar alguns minutos para os grupos planejarem a ação, não mais que 5 minutos; deixar opcional aos grupos anunciar antes da apresentação a situação com um título, ou deixar que a plateia adivinhe, ao final da cena. NOVELLY, Maria C. Exercícios para grupos e sala de aula; trad. Fabiano Antônio de Oliveira. Campinas, SP: Papirus, 1994.

20 Situações sugeridas: faça de conta que você está atravessando...
Arte, 6° Ano Ensino Fundamental TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima Situações sugeridas: faça de conta que você está atravessando... ... uma vegetação rasteira. ... um beco escuro e perigoso. ... uma rua larga em uma noite chuvosa e com vento. ... um deserto escaldante, procurando por água. ... uma floresta de plantas devoradoras de gente. ... o espaço sideral sem peso. ... uma estrada de asfalto grudento. ... um tronco sobre um rio cheio de crocodilos. ... uma rua cheia de vidros quebrados. ... um riacho gelado. ... uma sala cheia de fontes. ... uma sala cheia de chicletes. ... um braseiro. NOVELLY, Maria C. Exercícios para grupos e sala de aula; trad. Fabiano Antônio de Oliveira. Campinas, SP: Papirus, 1994.

21 CONHECENDO ARTISTAS Arte, 6° Ano Ensino Fundamental
TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima CONHECENDO ARTISTAS Charlin Chaplin Charlie Chaplin, também chamado de Carlitos ou apenas de “vagabundo”, é um dos grandes nomes da história da sétima arte. Nasceu em Londres, em 16 de abril de Começou sua carreira artística na Inglaterra, quando fez pequenas participações no teatro ainda criança. Chaplin trabalhou como ator, diretor, produtor, roteirista, montador, compositor, diretor de fotografia e regente da orquestra. Imagem: P.D Jankens / Charlie Chaplin The Tramp estreou em pré-1923 The Tramp foi lançado em 11 de abril de 1915 através de Essanay Studios./ public domain

22 VIVENCIANDO E APRECIANDO ARTE:
Arte, 6° Ano Ensino Fundamental TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima VIVENCIANDO E APRECIANDO ARTE: Tempos Modernos é um dos filmes mais conhecidos do mundo, estrelado por um dos artistas mais famosos. Trata-se do último filme mudo de Chaplin e focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda a sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que, ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista, conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. Nesse filme, é possível perceber a qualidade na pantomima realizada pelo ator. Imagem: Publicado por United Artists / Poster original para Tempos de Charlie Chaplin 1936 filme moderno / public domain Vídeo desse artista:

23 VAMOS FAZER PANTOMIMA? Pantomima de improviso em grupo
Arte, 6° Ano Ensino Fundamental TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima VAMOS FAZER PANTOMIMA? Pantomima de improviso em grupo Agora, vamos para as pantomimas em grupo e com cenas mais elaboradas e estruturadas. Pantomima JUNTE-SE: um aluno deve ir ao centro e começar a fazer uma atividade simples. Conforme os outros alunos entendam o que está sendo feito, levantam as mãos e, a um sinal do educador, se juntam ao colega, um por vez, e dão continuidade à cena. (É IMPORTANTE NÃO FALAR DURANTE O EXERCÍCIO). NOVELLY, Maria C. Exercícios para grupos e sala de aula; trad. Fabiano Antônio de Oliveira. Campinas, SP: Papirus, 1994.

24 Situações sugeridas: junte – se...
Arte, 6° Ano Ensino Fundamental TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima Situações sugeridas: junte – se... ... virar panquecas. ... tocar em uma banda de rock/orquestra. ... varrer o chão. ... pintar a parede. ... levantar pesos. ... digitar um texto. ... serrar lenha. ... misturar um drinque. ... fazer uma fogueira. ... regar plantas. ... fazer malabarismo NOVELLY, Maria C. Exercícios para grupos e sala de aula; trad. Fabiano Antônio de Oliveira. Campinas, SP: Papirus, 1994.

25 PANTOMIA EM GRUPO - FOCO
Arte, 6° Ano Ensino Fundamental TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima PANTOMIA EM GRUPO - FOCO Formam-se grupos de quatro ou cinco estudantes. Os alunos começam a fazer a pantomima e concentram sua atenção em uma pessoa, um objeto ou um acontecimento imaginário, fora do centro da sala. São dados títulos às cenas, para que se identifique em que os alunos estão prestando atenção. NOVELLY, Maria C. Exercícios para grupos e sala de aula; trad. Fabiano Antônio de Oliveira. Campinas, SP: Papirus, 1994.

26 MURAL DO CONHECIMENTO Arte, 6° Ano Ensino Fundamental
TEATRO - Diversidade nas técnicas: Pantomima MURAL DO CONHECIMENTO Agora que já sabemos identificar e fazer pantomima, vamos registrar nossa jornada de aprendizado em um mural! Junte as fotos retiradas durante as aulas. Anote depoimentos de toda a turma. Recrie definições. Solte a imaginação. Junte todo o material de registro da aula confeccionado pelos alunos e crie um grande mural, com muita imaginação, com a cara da turma e, principalmente, com o registro do conhecimento artístico construído nessas aulas.

27 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 2a Milotkessem / Der Mime Jean-Marie Bottequin / public domain. 14/09/2012 2b Milotkessem / Der Mime Jean-Marie Bottequin / GNU Free Documentation License 2c Kungliga Operan (Photographer Gisle Bjørneby) / Uma foto promocional para 2011 uma produção de 2012 ballet / pantomima no Ópera Real Sueca estrelado por Lindström Bo W como Pierrot e Hedman Nicole como Harlekina. Foto por Gisle Bjørneby. / Creative Commons Attribution 3.0 Unported 3 Wladyslaw / Pantomima, gravado em Bolzano / GNU Free Documentation License

28 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 5 imagem de tela do filme (MGM) / Charlotte Greenwood & Buster Keaton em Quarto Salão e Banho - screenshot cropped / Domínio público 17/09/2012 6 Anônima para J. H. Tooker impressão Co. (New York / Poster do filme para o filme 1920 Convict 13 olhando Buster Keaton. / United States public domain 12 osbornb / Cartaz de Marcel Marceau em Paris, França / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica 13a Erling Mandelmann / Marcel Marceau / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported

29 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 13b Yousuf Karsh / Foto do retrato de Marcel Marceau / Domínio público 17/09/2012 21 P.D Jankens / Charlie Chaplin The Tramp estreou em pré-1923 The Tramp foi lançado em 11 de abril de 1915 através de Essanay Studios. / public domain 22 Publicado por United Artists / Poster original para Tempos de Charlie Chaplin 1936 filme moderno / public domain


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas TEATRO - Diversidade nas técnicas:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google