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GESTÃO DE PROCESSOS.

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Apresentação em tema: "GESTÃO DE PROCESSOS."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE PROCESSOS

2 INSUMOS TRANSFORMAÇÃO RESULTADO
CONCEITO DE PROCESSO VISÃO POR PROCESSO INSUMOS TRANSFORMAÇÃO RESULTADO . VALOR AGREGADO . Processo é uma sistemática de ações direcionadas para a consecução de uma meta. JURAN

3 CONCEITOS ... Afinal, o que é ...
VALOR AGREGADO

4 VALOR E PROCESSO IMPORTANTE!!!!!
Bolas Branca Colorida IMPORTANTE!!!!! UM PRODUTO PODE SER INSUMO PARA OUTRO PROCESSO. BOLAS BOLAS COLORIDAS PROCESSO Insumos: bolas brancas e tintas especiais Processo: pintar bolas brancas com tintas especiais usando laser 3D. Produto: bolas coloridas

5 SUBJETIVIDADE DOS RECURSOS

6 EFICIÊNCIA E EFICÁCIA SER EFICIENTE NÃO É SER EFICAZ
INEFICAZ EFICAZ INEFICIENTE SIM NÃO MÉTODO EFICIENTE? META ALCANÇADA? EFICIÊNCIA: MÉTODO, PROCESSO – EFICÁCIA: META, RESULTADO

7 SER EFICIENTE NÃO É SER EFICAZ
EFICIÊNCIA E EFICÁCIA

8 EFICIENTE OU EFICAZ ?

9 PROCESSOS POSSUEM INÍCIO E FIM DEFINIDOS POR DOIS LIMITES
ENTRADAS SAÍDAS Necessidades do cliente Atividade 1 Atividade 2 Atividade 3 Atividade n Necessidades do cliente atendidas Agregação de valor

10 PROCESSO ENTRADA SAÍDA CONCEITO DE “PROCESSO” GESTÃO CONTROLE
(Procedimentos) ENTRADA NECESSIDADES REQUISITOS (Informações ou Insumos) SAÍDA PRODUTO/ SERVIÇO PROCESSO MEDIÇÃO ANÁLISE AÇÕES GESTÃO MECANISMO (Recursos)

11 MODELO DE GESTÃO DA QUALIDADE (ABORDAGEM POR PROCESSO)
Melhoria Contínua do Sistema de Gestão da Qualidade - 4 CLIENTE 6 GESTÃO DE RECURSOS 8 MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA 5 RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO 7 REALIZAÇÃO DO PRODUTO Requisitos Satisfação PRODUTO ENTRADA SAÍDA

12 O IMPORTANTE É SATISFAZER O CLIENTE

13 Estabelecer Referência.
PADRÃO E PADRONIZAÇÃO Compromisso documentado, utilizado em comum e repetidas vezes pelas pessoas. PADRÃO Estabelecer Referência. PADRONIZAR Conjunto de atividades para utilizar e avaliar padrões. PADRONIZAÇÃO

14 CARACTERÍSTICAS DOS PADRÕES
PADRÃO PADRÕES VIÁVEIS E BEM DEFINIDOS PADRÕES FÁCEIS DE SEREM MELHORADOS SEREM OBEDECIDOS SEREM ASSIMILADOS “PADRÕES EVITAM A VARIABILIDADE DOS PRODUTOS”

15 MACROFLUXO DA PADRONIZAÇÃO
INÍCIO ANALISAR OS PROCESSOS PADRONIZADOS ? DEFINIR O PADRÃO PADRONIZAR FIM PRODUTOS NÃO SIM 1 2 3 4 PRINCÍPIOS DA PADRONIZAÇÃO 1 Padronizar processos repetitivos 2 Padronizar processos de longo prazo 3 Padronizar Processos com Grande variabilidade 4 Padronizar documentando os processos e utilizando o POP – Procedimento Operacional Padrão

16 FLUXOGRAMA DE PROCESSO
SÍMBOLOS USADOS EM FLUXOGRAMA DE PROCESSO INÍCIO/FIM ROTINA VÁRIOS DOCUMENTOS PROCESSO RELATÓRIO CONECTOR DECISÃO ENTRADA DE DADOS DISCO .

17 PROCESSO DE PADRONIZAÇÃO
TABELA 5 W H 5 “W” 2 “H” ETAPA WHO (QUEM) WHAT (O QUÊ) WHEN (QUANDO) WHERE (ONDE) WHY (POR QUE) HOW (COMO) MUCH (QUANTO) 1 Analisar os processos Consultoria Verificar os Processos Janeiro 2012 Fábrica São Paulo Preparação ISO 9001 Documentação e visitas em campo Diárias e passagens 2 Definir padrão Projetistas Escolher os padrões Fevereiro 2012 Escritório Rio de Janeiro Analisando especificações dos projetos Zero 3 Padronizar Supervisores Estabelecer e executar procedimentos Março a Dezembro de 2012 Fábrica São Paulo Treinamento Execução Avaliação Diárias Passagens

18 R E C I TABELA RECI PROCESSO DE PADRONIZAÇÃO ETAPA
R = RESPONSÁVEL / E = EXECUTOR / C = CONTRIBUINTE / I = INFORMANTE ETAPA R E C I 1 ANALISAR OS PROCESSOS Consultoria Equipe de Controle Projetistas Comitê da Qualidade 2 DEFINIR PADRÃO 3 PADRONIZAR Supervisores

19 PLANEJANDO A PADRONIZAÇÃO
ELABORAR PADRÃO; DOCUMENTAR; COMUNICAR; EDUCAR E TREINAR; ATRIBUIR RESPONSABILIDADES. .

20 Não existe controle sem a padronização de processos.
POR QUE PADRONIZAR? JURAN Não existe controle sem a padronização de processos. Porque... Só é possível manter o domínio tecnológico de um sistema através da padronização. FALCONI E Também porque se diminui a variabilidade e se obtém resultados previsíveis.

21 IMPLEMENTANDO A PADRONIZAÇÃO
LÍDER DO PROCESSO DE PADRONIZAÇÃO; CONSULTORIA ESPECIALISTA EM ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS; PLANEJAMENTO GERAL DA PADRONIZAÇÃO; DESIGNAÇÃO DE RESPONSÁVEIS; FORMAÇÃO DE EQUIPES. .

22 IMPLEMENTANDO A PADRONIZAÇÃO
LÍDER DO PROCESSO DE PADRONIZAÇÃO: Deve ser da Alta Gerência da Empresa; Deve liderar o processo como um todo; Tem poder de tomar decisões; Tem que superar resistências à padronização; Deve estar a par de todas as decisões tomadas; Deve dar o exemplo no uso da padronização; É o Patrocinador da Padronização. .

23 IMPLEMENTANDO A PADRONIZAÇÃO
CONSULTORIA ESPECIALISTA EM ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS: Deve ser contratada uma Consultoria A Consultoria informa ao Líder da Padronização Consultores devem ser experientes Consultores devem dominar técnicas de melhoria de processos Devem ser facilitadores do processo de padronização Devem dar suporte às equipes envolvidas. .

24 IMPLEMENTANDO A PADRONIZAÇÃO
PLANEJAMENTO GERAL DA PADRONIZAÇÃO: O Planejamento deve ser objetivo, ter prioridades, ter orçamento, ter prazos e ter metas; O Planejamento deve lembrar que a Padronização envolve custos. .

25 IMPLEMENTANDO A PADRONIZAÇÃO
DESIGNAÇÃO DE RESPONSÁVEIS: Devem ser designados líderes para cada processo; Devem ter respaldo da Alta Gerência; São os responsáveis pela padronização; FORMAÇÃO DE EQUIPES: Responsáveis pelo estudo da padronização; Devem envolver as pessoas com conhecimento e responsabilidade pelo processo. .

26 PROBLEMAS NA PADRONIZAÇÃO
Demora em agir quando há despadronização; Falta de informações para a implementação; Falta de dados para a melhoria dos padrões; Complexidade na implantação; Falta de treinamento; Falta de comunicação; Falta de envolvimento do líder; Padrão mal definido.

27 EXERCÍCIOS Qual a importância da padronização para uma organização?
Qual a relação entre processo e a satisfação do consumidor? A empresa pode atingir a Eficácia sem investir em Eficiência? Qual a diferença entre padrão, padronizar e padronização?

28 BIBLIOGRAFIA - CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento pelas Diretrizes (Hoshin Kanri): o que todo membro da alta administração precisa saber para entrar no terceiro milênio. 2. Ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni ,1996 - CAMPOS, Vicente Falconi. Qualidade: gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 2. Ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1992 DEMING, W. Edwards. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro : M. Saraiva, 1990 LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade Total em Serviços. 5a. ed. Atlas MONTGOMERY, Douglas C. Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade. 4a. ed. LTC - PMI. Guia PMBoK. PMI SOTILLE, Mauro. Capacitação em gerenciamento de projetos. 3a. ed. PMTech Consultoria e Assessoria Empresarial, 2007. VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de Projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 5a. ed. Brasport


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