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Gestão da Qualidade.

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Apresentação em tema: "Gestão da Qualidade."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Qualidade

2 Desperdícios na produção
Superprodução; Transporte; Tempo de espera; Movimentação; Estoque; Produtos defeituosos; Processos.

3 Desperdícios na produção
Superprodução: Produzir mais do que é necessário é uma das maiores fontes de desperdício na produção. Deve haver intenso esforço para eliminar essa cultura. A produção deve ser balanceada de acordo com a demanda.

4 Desperdícios na produção
Transporte: Longos percursos devem ser evitados ou, pelo menos otimizados, através da correta movimentação e disposição dos fatores de produção. Assim, as empresas devem rever suas estruturas físicas e sua logística para minimizar o custo com transporte

5 Desperdícios na produção
Tempo de espera: Sob a justificativa do máximo aproveitamento das capacidades instaladas (máquinas e equipamentos), algumas vezes produções ficam paradas. O ideal é manter um fluxo de materiais sob controle.

6 Desperdícios na produção
Movimentação: O desperdício de movimentação ocorre em decorrência de falhas no projeto dos postos de trabalho, ou seja, uma falta de planejamento no arranjo físico (lay out) do processo produtivo. O foco deve ser: minimizar os movimentos para otimizar a produção.

7 Desperdícios na produção
Estoque: Os custos de estoques podem ser fixos ou variáveis. Mas qualquer que seja a sua classificação deve haver um cuidado com armazenagem de produtos desnecessários. Isso significa capital de giro da empresa parado, além de perda de investimento e espaço físico..

8 Desperdícios na produção
Produtos defeituosos: Fabricar produtos defeituosos implica na perda de recursos de produção, tempo, mão-de-obra, armazenagem, desgaste de equipamentos, etc. É necessário que haja um controle para detectar as possíveis falhas que o produto possa vir a apresentar durante o seu uso.

9 Desperdícios na produção
Processos: Para evitar o desperdício com processos que não agregam valor ao produto é necessário que a empresa determine quais atividades devem realmente ser cumpridas e as que devem ser excluídas do processo.

10 Sistema Just-in-time (JIT)
A filosofia do Just-in-time é baseada na produção “puxada” a partir da demanda, suprindo as linhas de produção somente com os produtos necessários, nas quantidades e momentos certos.

11 Gestão de Perdas O que não agrega valor é perda: Perdas por falhas;
Perdas por ajustes; Perdas por ociosidade; Perdas de velocidade; Perdas por defeito; Perdas por falhas administrativas; Perdas por falhas operacionais; Perdas de rendimento; Perdas por desorganização na linha de produção; Perdas por desperdício de energia; Perdas por medição excessiva; Perdas por falha de logística.

12 Gestão de Perdas A interação entre empresa e empregados é sustentada por oito pilares: Segurança, higiene e meio ambiente; Melhoria enfocada; Manutenção da qualidade; Manutenção planejada; Manutenção preventiva; Controle; Área administrativa; Educação e treinamento;

13 Gestão de Perdas A busca por resultados diz respeito à relação entre input e output, ou seja, a produtividade. Cada perda evitada ou desperdício eliminado ou custo minimizado representa um aprendizado para as pessoas que compõem a organização, o que acaba lhe proporcionando uma evolução competitiva


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