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Escola Superior de Enfermagem do Porto CLE – Curso de Licenciatura em Enfermagem 2014/2015 – 3º ano.

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1 Escola Superior de Enfermagem do Porto CLE – Curso de Licenciatura em Enfermagem 2014/2015 – 3º ano

2 Alunos: Filipe André dos Santos Quintela_ep4760 Maria João Resende Lamas_ep4771 Joana Isabel Penetra Ferreira_ep4786 Ana Carolina Oliveira Messena_ep4794 Sara Filipa Magalhães Costa_ep4844 Maria Inês Moreira de Ferreira_ep4904 Sara Galvan Sanchez_ep6046 Professora Orientadora: Ana Paula Cantante Teresa Martins Enfermeiras Orientadoras: Sofia Vasconcelos Conceição Maia

3 A escola X contactou a UCC CA, pedindo colaboração para intervenções no âmbito da Saúde Escolar, na área dos Afetos e Sexualidade, com alunos do 8° ano.

4 12 alunos 8º ano 7 do sexo masculino 58,3% 5 do sexo feminino 41,6%

5 Questionário Diagnóstico/ Avaliação

6 Processo de Tomada de Decisão Alterado Potencialidade para melhorar o Processo Social

7 Optamos por colher dados que implicassem uma tomada de decisão, no que diz respeito: Assertividade - 66,6% Assertividade - 66,6% Preservativo fora do prazo de validade - 58,3% Preservativo fora do prazo de validade - 58,3% Relações sexuais desprotegidas - 66,6% Relações sexuais desprotegidas - 66,6% Como prevenir as IST’s - 75% Como prevenir as IST’s - 75% Os dados são condições necessárias, mas não suficientes, para a nomeação do diagnóstico Os dados são condições necessárias, mas não suficientes, para a nomeação do diagnóstico

8 Objetivos O diagnóstico suporta e é suficiente para a nomeação dos objetivos: Promover a compreensão do processo de tomada de decisão Promover comportamentos assertivos Intervenções

9 O diagnóstico requer a prescrição das intervenções: Ensinar sobre as infecções sexualmente transmissíveis Ensinar sobre as infecções sexualmente transmissíveis Atividades 1.Explicar o que são Infeções Sexualmente Transmissíveis 2.Distinguir infeção de doença 3.Informar sobre HPV, Hepatite B, Herpes Genital e Sida. 4.Informar acerca de sinais e sintomas gerais das Infeções Sexualmente Transmissíveis 5.Informar acerca das principais vias de transmissão das Infeções Sexualmente Transmissíveis (via sanguínea, peri-natal e sexual) 6.Explicar que o preservativo é o único método contracetivo que protege contra as Infeções Sexualmente Transmissíveis 7.Explicar que o portador da infeção pode não ter manifestações visíveis da mesma.

10 Atividades 1.Distinguir os conceitos: assertividade, agressividade, passividade, manipulação 2. Incentivar comportamentos assertivos O diagnóstico requer a prescrição das intervenções: Ensinar sobre assertividade Ensinar sobre assertividade Ensinar sobre formas de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis Ensinar sobre formas de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis 1.Explicar a colocação correta do preservativo 2.Explicar que o preservativo é o único método contracetivo que protege contra as IST’s, exceto as que se transmitem por contacto cutâneo (Sífilis, HPV, Herpes Genital) 3.Explicar os fatores de risco que potenciam a transmissão das IST’s. Atividades

11 O diagnóstico requer a prescrição das intervenções: Ensinar sobre o uso adequado dos métodos contracetivos Ensinar sobre o uso adequado dos métodos contracetivos Atividades 1.Explicar o que fazer em caso de esquecimento da toma da pílula 2.Explicar a colocação correta do preservativo 3.Explicar a toma adequada da pílula 4.Informar acerca do anel vaginal, implante e adesivo 5.Explicar a contraceção de emergência

12 O diagnóstico requer a prescrição das intervenções: Informar acerca das consequências das relações sexuais desprotegidas Informar acerca das consequências das relações sexuais desprotegidas Atividades 1.Explicar que através de uma relação sexual desprotegida pode ocorrer uma gravidez e/ou a transmissão de uma infeção sexualmente transmissível

13 Atividades O diagnóstico requer a prescrição das intervenções: Instruir sobre o uso adequado do preservativo Instruir sobre o uso adequado do preservativo 1.Verificar a embalagem do preservativo, tendo em atenção a validade, o símbolo de qualidade europeia e a integridade física da embalagem 2.Remover cuidadosamente o preservativo da embalagem (na abertura do invólucro, não utilizar objetos cortantes, e ter também cuidado com as unhas ou anéis) e verificar para que lado se desenrola (na maioria, apenas se faz para um dos lados) 3.Colocar o preservativo antes de iniciar o contacto com o corpo da(o) parceira(o) 4.Colocar o preservativo sobre o pénis ereto, mantendo pressionada a zona do reservatório para evitar a acumulação de ar na extremidade coletora e desenrolar até à sua base 5.Se não se desenrolar facilmente provavelmente estará virado do “avesso”. Se tal acontecer, tente outra vez com um novo preservativo 6.Assegure-se de que ele permanece colocado durante o ato sexual. Se sair, coloque um outro preservativo 7.Logo após a ejaculação, (depois da saída do esperma) e ainda com o pénis ereto, segurar o rebordo do preservativo e cautelosamente afastar o pénis do corpo da(o) parceira(o) 8.Tirar o preservativo, apenas quando já não estiver em contacto com o corpo da parceira(o) tendo o cuidado de não derramar esperma. Verificar se não houve danos no mesmo 9.O preservativo removido deve ser colocado no lixo, num local seguro, depois de se ter dado um nó na extremidade para que o esperma não saia (nunca deite na sanita)

14 Optamos por colher dados acerca das crenças, hábitos, valores e estilos de comportamento, como: Puberdade (menstruação, sonhos molhados) Puberdade (menstruação, sonhos molhados) IST’s IST’s Métodos Contracetivos Métodos Contracetivos Os dados são condições necessárias, mas não suficientes, para a nomeação do diagnóstico Os dados são condições necessárias, mas não suficientes, para a nomeação do diagnóstico

15 Objetivos O diagnóstico suporta e é suficiente para a nomeação dos objetivos: Promover a redefinição de crenças erradas Promover aquisição de comportamentos saudáveis Promover comportamentos assertivos Intervenções

16 O diagnóstico requer a prescrição das intervenções: [Desmistificar] crenças erradas [Desmistificar] crenças erradas Atividades 1.Explicar que "Sonhos Molhados" são ejaculações noturnas e não urinar durante o sono 2.Explicar que apenas um espermatozóide fecunda um óvulo 3.Explicar que as raparigas urinam através do orifício uretral 4.Explicar que a pílula previne apenas a gravidez, se tomada corretamente 5.Explicar que se pode engravidar na primeira relação sexual. 6.Explicar que a proteção dupla implica a toma correta da pílula e o uso adequado do preservativo 7.Explicar o que é a menarca e que após o seu aparecimento a rapariga pode engravidar.

17 O diagnóstico requer a prescrição das intervenções: Incentivar comportamentos saudáveis Incentivar comportamentos saudáveis Atividades 1.Abordar as consultas de planeamento familiar 2.Explicar para que servem as consultas de planeamento familiar e aconselhar a adesão às mesmas 3.Aconselhar a manter o plano de vacinação atualizado 4.Aconselhar a cuidar do corpo e da mente 5.Aconselhar a usar, sempre, proteção dupla (preservativo e pílula)

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