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A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos.

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2 A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola. Esta participação incide diretamente nas mais diferentes etapas da gestão escolar (planejamento, implementação e avaliação) seja no que diz respeito à construção do projeto e processos pedagógicos quanto às questões de natureza burocrática.

3 Para que a gestão democrática aconteça é fundamental criar processos e instâncias deliberativas que a viabilizem. Nessa perspectiva, o modelo tradicional de organização da escola ainda é um grande obstáculo, conferindo ao diretor ou equipe diretiva as prerrogativas de decisão sobre a escola, e sua comunidade. Mesmo com a existência de legislações que amparem a construção de uma gestão descentralizada, é preciso que a própria instituição escolar transforme sua cultura na perspectiva do diálogo igualitário, da horizontalidade e do equilíbrio entre as forças que compõem a comunidade escolar.

4 Descentralização da Educação
AÇÕES DO ESTADO Descentralização da Educação Eficiência Qualidade Eficácia Segundo Cohn (1994) a descentralização aumenta a possibilidade de interação no âmbito local, dos recursos públicos e do não–governamentais dirigidos ao financiamento das atividades sociais.

5 Na década de 80 iniciou um movimento a favor da descentralização e democratização da gestão das escolas públicas, concentrava-se em três vertentes básica: a) a participação da comunidade escolar na seleção dos diretores; b) a criação de um conselho escolar tanto com autoridade deliberativa quanto poder decisório; c) repasse de recursos financeiros às escolas com consequente aumento de sua autonomia.

6 Descentralização entre as # instâncias de governo
Descentralização: A administração, as decisões, as ações devem ser elaboradas e executadas de forma não hierarquizada. Descentralização entre as # instâncias de governo Descentralização para a escola (autonomia) Descentralização para o mercado Autonomia da Escola : a descentralização pedagógica Vencendo obstáculos: a descentralização administrativa

7 Descentralização e Municipalização da Educação
A Constituição de 1988 introduziu os princípios da descentralização e municipalização na gestão e implementação das políticas sociais públicas A Constituição Federal Brasileira de 1988, reconheceu o Município como instância administrativa.

8 Planejamento da Educação no Município

9 Gestão Municipal da Educação com Qualidade Social
participativa pedagógica informação Orçamentária e financeira administrativa e organizacional político- institucional Gestão

10 ESCOLA SOCIEDADE POLÍTICAS PÚBLICAS GESTÃO RECURSOS HUMANOS

11 AUTONOMIA DA ESCOLA ADMINISTRATIVA PEDAGÓGICA FINANCEIRA
GESTÃO DEMOCRÁTICA PEDAGÓGICA FINANCEIRA

12 Supervisor / Coordenador Pedagógico
Responsável pelo máximo por todo o processo escolar e mobilização de esforços e recursos para a eficaz realização dos objetivos educacionais. Diretor Escolar Supervisor / Coordenador Pedagógico Gestores Escolares Responsável pela orientação, acompanhamento e avaliação dos processos educacionais. Orientador Educacional Equipe pedagógica Responsável pelo atendimento na escola e em especial pela ação dos professores, às necessidades de desenvolvimento dos alunos como pessoas. FONTE: (LÜCK, 2010, p. 15)

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14 Visão compartilhada Construir uma visão compartilhada é um processo contínuo que objetiva a criar uma força viva nos corações e nas mentes de todos os integrantes. (Senge, 1995).

15 As cinco disciplinas da Aprendizagem Organizacional
VISÃO COMPARTILHADA Objetivo comum; aspiração grupal; Sonho coletivo; a razão de ser da organização MAESTRIA/ DOMÍNIO PESSOAL Aspirações e sonhos pessoais potencializando a capacidade criativa de cada indivíduo LIDERANÇA INTEGRATIVA/ RACIOCÍNIO SISTÊMICO Forma sistêmica de pensar/ competência coletiva em lidar com complexidade APRENDIZAGEM COLETIVA Grupal; potencialização da inteligência coletiva ajuda mútua e evolução em conjunto Modelos mentais Profundidade e verdade nos diálogos e no relacionamento entre pessoas.

16 Construindo uma visão Trabalhar junto à comunidade escolar para desenvolver a visão e os objetivos da escola. Realizar reuniões formais e informais para refletir sobre a visão da escola e os objetivos. Desenvolver uma ótica pró-ativa e empreendora. Definir o perfil e a identidade social da escola. Definir uma perspectiva comum e compartilhada de desenvolvimento institucional da escola e profissional do corpo docente e técnico-administrativo da escola. Desenvolver o perfil da escola.

17 CONFIANÇA A interação eficaz entre líderes e os seus liderados é a base, portanto, para a criação da confiança entre ambos. “Líderes fortalecem o seu pessoal e a instituição, podendo criar um legado que irá durar por muito tempo.” (Gardiner, 1986, 24)

18 Aspectos da gestão – Alma
A solução de problemas Processo decisório participativo – gerar ideias criativas.

19 ESCOLA – lugar para formulação e gestão das políticas educacionais.

20 Objetivo da Escola O objetivo primordial da escola é o ensino e a aprendizagem dos alunos. Tarefa a cargo do docente

21 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO A organização e a gestão referem-se ao conjunto de normas, diretrizes, estrutura organizacional, ações e procedimentos que asseguram a racionalização do uso de recursos humanos, materiais, financeiros e intelectuais assim como a coordenação e o acompanhamento do trabalho das pessoas.

22 A organização e a gestão são meios para atingir as finalidades do ensino
A qualidade do ensino e aprendizagem passa mediante procedimentos pedagógico-didáticos para propiciar melhores resultados de aprendizagem Se os alunos continuam apresentando baixo rendimento escolar e aprendizagens não consolidadas, é de pouca valia inovações como gestão democrática, eleições para diretor, introdução de modernos equipamentos e outras ações.

23 Organização do Sistema Escolar
Políticas educacionais Diretrizes legais Relações entre escola e sociedade

24 Funcionamento da escola
Organização interna Formas de gestão Currículo Métodos de ensino Relacionamento professor-aluno participação da comunidade

25 Seis áreas de atuação da organização
O planejamento e o projeto pedagógico-curricular A organização e o desenvolvimento do currículo A organização e o desenvolvimento do ensino As práticas de gestão técnico-administrativas e pedagógico-curriculares O desenvolvimento profissional A avaliação institucional e da aprendizagem

26 CULTURA ORGANIZACIONAL
SEIS ÁREAS DE ATUAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E DA GESTÃO DA ESCOLA CULTURA ORGANIZACIONAL COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM PROJETO ENSINO PRÁTICAS DE GESTÃO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL AVALIAÇÃO OBJETIVOS exigências sociais, econômicas, políticas, tecnológicas, culturas, etc. CURRÍCULO qualidade cognitiva e operativa das aprendizagens Resultados de estudos e pesquisas educacionais Necessidades e demandas do sistema de ensino, escola, sala de aula, comunidade. Fonte: LIBÂNEO, 2007, p. 356

27 GESTÃO EDUCACIONAL CENTRADA NA ESCOLA
Perspectiva Neoliberal a escola é o centro das políticas, libera boa parte das responsabilidades do Estado, deixando às comunidades e às escolas a iniciativa de planejar, organizar e avaliar os serviços educacionais. Perspectiva sociocrítica a escola constitui um ambiente educativo, um espaço de formação e de aprendizagem. Os profissionais podem decidir sobre seu trabalho e aprender mais sobre sua profissão.

28 Função Social da Escola
Espaço de livre circulação de ideologias Agência que reproduz as relações sociais Organização inserida na sociedade global (sociedade do conhecimento) Sabedoria de viver junto Respeito às diferenças Compromisso com um mundo mais humano e justo Transmissão de valores e da consciência social

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30 Conhecimento de política e da legislação educacional.
Perfil do Diretor da escola eficaz Área Administrativa Visão de conjunto e de futuro sobre o trabalho educacional e o papel da escola na comunidade. Conhecimento de política e da legislação educacional. Habilidade de planejamento e compreensão do seu papel na orientação do trabalho conjunto. Habilidade de manejo e controle do orçamento. Habilidade de organização do trabalho educacional. Habilidade de acompanhamento e monitoramento de programas, projetos e ações. Habilidade de avaliação diagnóstica, formativa e somativa.

31 Área de relacionamento interpessoal/inteligência emocional
Perfil do Diretor da escola eficaz Área de relacionamento interpessoal/inteligência emocional Habilidade de tomar decisões eficazmente. Habilidade de resolver problemas criativamente e de emprego de grande variedade de técnicas. Compreensão da dinâmica de relacionamento e comunicação interpessoal. Habilidade de se comunicar eficazmente. Habilidade de mobilizar a equipe escolar e comunidade local. Habilidade de facilitar a realização de processos de atuação colaborativa. Habilidade de desenvolver equipes. Habilidade de negociar e resolver conflitos. Habilidade de avaliar e da feedback construtivo ao trabalho dos outros.

32 Habilidade de orientação e feedback ao trabalho pedagógico.
Perfil do Diretor da escola eficaz Área pedagógica Compreensão dos fundamentos e bases da ação educacional Compreensão da relação entre ações pedagógicas e seus resultados na aprendizagem e formação dos alunos. Conhecimento sobre organização do currículo e articulação entre seus componentes e processos. Habilidade de mobilização da equipe escolar para a promoção dos objetivos educacionais da escola. Habilidade de orientação e feedback ao trabalho pedagógico.

33 LIÇÕES QUE O GESTOR PRECISA APRENDER
1- A escola como sistema 2- A liderança como serviço 3- A escola tem responsabilidade social 4- A necessidade do planejamento 5- Trabalho cooperativo/sujeito coletivo

34 LIÇÕES QUE O GESTOR PRECISA APRENDER
6- Programa de Formação Continuada 7- Capacidade de Comunicação 8- Estabelecer aliança com o professor 9- Parceria com a família 10- Sintonia com a realidade 11- Compromisso político-social

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36 PARTICIPAÇÃO Devem participar todos os envolvidos no cotidiano escolar (professores, estudantes, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola, e toda a comunidade ao redor da escola).

37 “A participação favorece a experiência coletiva ao efetivar a socialização de decisões e a divisão de responsabilidades. Ela afasta o perigo das soluções centralizadas e dogmáticas desprovidas de compromisso com os reais interesses da comunidade escolar, efetivando-se como processo de co-gestão. A participação constitui-se, pois, em elemento básico de integração social democrática. “ (PRAIS, 1996, p. 84)

38 Para Freitas (2000) O foco da gestão participativa é o indivíduo (sujeito) A gestão participativa pode trazer benefícios à Nação. Ela presa pelo respeito ao trabalho do professor, ao do gestor escolar e ao das comunidades escolar e local. Poderá elevar a qualidade educacional, tornando-a compatível com as necessidades dos indivíduos e do contexto.

39 Gestão participativa 1 – Co-responsabilidade participativa 2 – Legitimidade das decisões tomadas no âmbito da escola

40 Princípios e características da Gestão Participativa
Autonomia da escola e da comunidade; relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar; envolvimento da comunidade no processo escolar; planejamento de atividades; formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar; utilização de informações concretas com ampla democratização das informações relações humanas produtivas e criativas, assentadas em uma busca de objetivos comuns. Fonte: LIBÂNEO, 2007 p. 332

41 ASSEMBLEIAS ESCOLARES
A implantação das assembleias escolares é exemplo de iniciativa, quase sempre política, é um instrumento permanente de educação política através da participação. As assembleias são constituídas por representantes de professores, de pessoal técnico-administrativo, de pais, de alunos e o diretor da escola, os quais, em geral, não receberam preparação prévia adequada.

42 Lacunas Não conhecem seu papel Não desenvolveram integralmente a competência para participar e legitimar a vontade de seus pares Legitimam: a sua própria vontade a dos diretores escolares; das secretarias de educação. Raramente discordam ou questionam determinações superiores. Receiam desagradar diretores e professores para que seus filhos não sofram represálias. Não desenvolveram integralmente a competência para participar e legitimar a vontade de seus pares

43 Iniciativas voltadas para o fortalecimento da democratização
Mudanças organizacionais Formação de equipe escolar

44 VALORIZAÇÃO DOS SUJEITOS
AUTONOMIA PARTICIPAÇÃO (conselhos) GESTÃO DEMOCRÁTICA TRANSPAREÊNCIA VALORIZAÇÃO DOS SUJEITOS

45 Transparência: Qualquer decisão e ação tomada ou implantada na escola tem que ser de conhecimento de todos.

46 Talvez não tenhamos conseguido fazer o melhor,
mas lutamos para que o melhor fosse feito. Não somos o que deveríamos ser, Não somos o que iremos ser, Mas, graças a Deus, Não somos o que éramos. (Martin Luther King).

47 FONTE LIBÂNEO, José Carlos (org). Educação escolar: políticas, estruturas e organização. São Paulo: Cortez, Ed. LUCK, Heloísa.. [et al.]. A escola participativa: o trabalho do gestor educacional. 8ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010 OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (org). Gestão Educacional: Novos Olhares, Novas Abordagens. 7. Ed. – Petrópolis, Rio Janeiro: Vozes, 2010. PRAIS, Maria de Lourdes Melo. Administração colegiada na escola pública. 4. ed. Campinas: Papirus, 1996.

48 Prof. Cristiano Oliveira
Muito obrigado! Prof. Cristiano Oliveira


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