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O que é Marketing? Para a American Marketing Association, marketing é o processo de planejamento e execução quanto a concepção, preço, promoção e distribuição.

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Apresentação em tema: "O que é Marketing? Para a American Marketing Association, marketing é o processo de planejamento e execução quanto a concepção, preço, promoção e distribuição."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 10 ADMINISTRAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PLANO DE MARKETING GÉRBER LÚCIO LEITE

2 O que é Marketing? Para a American Marketing Association, marketing é o processo de planejamento e execução quanto a concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham satisfazer objetivos individuais e organizacionais.

3 É o processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e de que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros. Phillip Kotler Marketing é um processo amplo que fornece a direção necessária para a produção e ajuda a assegurar que bens e serviços adequados serão fornecidos e encontrarão seu caminho até os consumidores. Jerome McCarthy e William Perreaut

4 PLANO DE MARKETING Planejamento de marketing é um processo de intenso raciocínio e de coordenação de pessoas, informações, recursos financeiros, e materiais cujo foco central é a verdadeira satisfação do consumidor. Vicente Ambrósio, 2002

5 PLANO DE MARKETING Plano de marketing é o documento que resume o planejamento de marketing. O plano de marketing é a fotografia do planejamento de marketing, o retrato do raciocínio que ocorre na mente do planejador ou da equipe de planejamento. Vicente Ambrósio, 2002

6 PLANO DE MARKETING Tipos de plano de marketing:
Plano anual de marketing. Plano de marketing para lançamento de um produto novo.

7 Filosofia dos 4 Ps Produto Ponto C Preço Promoção O ponto simboliza o centro, a origem, o lar. O consumidor, principal objetivo do plano de marketing. O circulo tem uma grande força simbólica, significa a homogeneidade entre os quatro elementos de marketing. Vicente Ambrósio, 2002

8 Componentes dos 4Ps C de consumidor Perfil do consumidor
Desejos e necessidades Hábitos de usos e costumes Papéis de compra P de produto P de ponto Marca, Qualidade, Design, Serviços, Embalagens, Garantias Canais de venda, previsão de venda, Logística P de promoção P de preço Público alvo, venda pessoal, Propaganda, Promoção de vendas, Marketing direto, Relações Públicas Nível de preço, Descontos, Margem de lucro, Financiamentos Vicente Ambrósio, 2002

9 P para packaging (embalagem) P para people (pessoas)
Os outros Ps P para packaging (embalagem) P para people (pessoas) P para profit (lucro) Alguns estudiosos em serviços acrescentam 3Ps aos originais: pessoas, palpabilidade e processo. Vicente Ambrósio, 2002

10 PLANO DE MARKETING Passos para elaboração do plano de marketing:
Definição do temas Levantamento de informações e formação da equipe Elaboração do plano Revisão do plano Empatia com o cliente

11 Roteiro do Plano de Marketing
Parte I. Oportunidade Situação Objetivos Parte II. Marketing estratégico Consumidor Mercado Aspectos legais Posicionamento do produto

12 Parte III. Marketing tático Produto Ponto Promoção Preço
Parte IV. Ação e controle Resultados financeiros Análise de equilíbrio Programação Vicente Ambrósio, 2002

13 Sistema de informação de Marketing
Um SIM é formado por pessoas, equipamentos e procedimentos organizados entre si para administrar as formações voltadas para o processo de planejamento de marketing. Um SIM geralmente contém quatro sistemas: Registros internos Inteligência de marketing Pesquisa de marketing Modelos de apoio à decisão de marketing. Modelos matemáticos e gráficos Vicente Ambrósio, 2002

14 Copy stategy – estratégia de criação.
Plano de Marketing Copy stategy – estratégia de criação. Objetivo: define qual a imagem que se deseja estabelecer para o serviço com base no seu posicionamento. Reason why: define qual é a razão lógica, a racionalidade que justifica o posicionamento que se deseja estabelecer para o serviço. Vicente Ambrósio, 2002

15 Copy stategy – estratégia de criação.
Tom: define os aspectos psicológicos que se deseja comunicar com a peça de comunicação. Imagem do consumidor: é a imagem com a qual se deseja caracterizar o consumidor nas peças de comunicação do produto. Vicente Ambrósio, 2002


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