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Farmácia Hospitalar Valéria Cibreiros

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Apresentação em tema: "Farmácia Hospitalar Valéria Cibreiros"— Transcrição da apresentação:

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2 Farmácia Hospitalar Valéria Cibreiros

3 Plano de Ensino e Aprendizado
P.E.A. Plano de Ensino e Aprendizado Plano de Ensino e Aprendizado

4 Objetivo geral: Fornecer uma visão do papel do farmacêutico no âmbito hospitalar (gerenciamento, dispensação, produção e garantia de qualidade), fornecendo subsídios para sua integração à equipe multiprofissional da saúde. Objetivos específicos: 1 Conceituar farmácia hospitalar, assistência farmacêutica e atenção farmacêutica. 2 Conhecer as funções e responsabilidades do farmacêutico hospitalar. 3 Conhecer a estrutura organizacional e as funções da farmácia hospitalar. 4 Dar fundamentos da garantia de qualidade dos serviços da farmácia hospitalar, assim como a importância de elaboração, implementação e avaliação de projetos 5 Atuar em equipes multiprofissionais de saúde. 6 Descrever a estrutura dos setores de manipulação de medicamentos, correlatos, nutrição parenteral e antineoplásicos. 7 Desenvolver a capacidade de análise crítica da prescrição médica, contribuindo para o sucesso farmacoterapêutico do paciente internado.

5 Bibliografia

6 Bibliografia: AVALLINI, Marcelo Polacow B.. Farmácia Hospitalar: um enfoque em sistema de saúde. 1ª ed. São Paulo: Atheneu, 2002. 2) FILHO, Wladmir Mendes Borges; FERRACINI, Fábio Teixeira. Prática Farmacêutica no Ambiente Hospitalar. 1ª ed. São Paulo: Atheneu, 2005. 3) CIPRIANO, SONIA L. et al. Gestao Estrategica Em Farmacia Hospitalar. 1ª ed. São Paulo: Atheneu, 2009. 4) CIPRIANO, SONIA L.; PINTO, Vanusa B.; CHAVES, Cleuber E.. Gestão Estratégica em Farmácia Hospitalar. 1ª ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2009. 5) GOMES, Maria José V de M. Ciências Farmacêuticas : Uma abordagem em farmácia hospitalar. 1ª ed. São Paulo: Atheneu, 2006. Bibliografia:

7 Bibliografia complementar
1) ZOBOLI, Elma.. Ética e Administração Hospitalar. 1ª ed. São Paulo: Loyola, ) OLIVEIRA, Maria A.; ZEPEDA BERMUDEZ, Jorge A.; OSORIO-DE-CASTRO, Claudia G.. Assistência farmacêutica e acesso a medicamentos. 1ª ed. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, ) BARTOLO, A.T; CUNHA, B.C.A. Assistência Farmacêutica. 2ª ed. São Paulo: ATHENEU, ) BISSON, M. P. Farmácia clínica e atenção farmacêutica / Marcelo Polacow Bisson. -. 2ª ed. Barueri: Manole, ) GOODMAN, Louis; GILMAN, A. G.. As Bases Farmacológicas da Terapeutica. 11ª ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2007.

8 Cronograma de Aulas 1 Apresentação do plano de ensino. Apresentação da disciplina. 2 Hospital: conceitos, objetivos, classificação, organização administrativa. 3 Ambiente Hospitalar. Estrutura Organizacional e Funcional do Serviço de Hospitalar. 4 Seleção de Medicamentos. Aquisição, Armazenamento de Produtos Farmacêuticos 5 Conservação de Produtos Farmacêuticos. Controle de estoque. 6 Sistemas de Distribuição de Medicamentos. 7 Sistemas de Distribuição de Medicamentos. Fracionamento de medicamentos não estéreis / Erros de Medicação. 8 Farmacoepidemiologia.

9 09 1ª Avaliação - 2013 Teórica.(trabalho/prova) 02 de outubro.
10 Antibioticoterapia 11 Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. 12 Análise de Prescrições. Oncologia Clínica. 13 Farmacocinética clínica. Farmacodinâmica clínica. 14 Interações medicamentosas. Discussão de casos clínicos. 15 Preparações de nutrição parenteral/quimioterápicos 16 Centro de Informação de Medicamentos (CIM). Cálculos Farmacêuticos. 17 Legislação aplicada à farmácia hospitalar 18 Prova Escrita Oficial ( 04 de dezembro) 19 Revisão e vistas na avaliação 20 Prova Substitutiva

10 1ª Avaliação - 2013 Teórica(trabalho/prova) 02 de outubro
Prova Escrita Oficial ( 04 de dezembro)

11 Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS)

12 A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

13 A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as
Para atingir estes objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução. A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional. Helen Dutra Leite Universidade Bandeirante de São Paulo / Câmpus MC, OS e CL Felipe de Lara Janz Universidade Bandeirante de São Paulo / Câmpus ABC Priscila Nogueira Cardoso Chasseraux Universidade Bandeirante de São Paulo / Câmpus ABC

14 ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Equipes de 3 a 5 participantes: nomes, RAs e s (Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas) Padronização Entregue em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaçamento de 1,5 entre linhas; se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante título da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

15 DESAFIO Esta atividade é composta por dois desafios: Elaborar um antibiograma para Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC); Elaborar uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), destacando todos os seus componentes e suas respectivas funções. Estas tarefas serão desenvolvidas em grupos e entregues em forma de relatórios. Elas visam mimetizar situações comumente encontradas no ambiente de trabalho e, desta forma, habilitá-los a exercer sua profissão na área da Farmácia Hospitalar.

16 ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)
Aula-tema: Ambiente Hospitalar. Estrutura Organizacional e Funcional do Serviço de Hospitalar. Esta atividade é importante para que você compreenda como se dá toda a estruturação de um ambiente hospitalar, bem como, possa planejar um esquema com toda a organização estrutural presente em uma Farmácia Hospitalar. PASSOS Passo 1 : Em grupos, planejar os aspectos técnicos de localização da Farmácia Central Hospitalar. Elaborar um esquema contendo a estrutura organizacional e funcional de todos os setores da Farmácia Hospitalar. Passo 2 :Apontar as competências do profissional Farmacêutico na Farmácia Hospitalar. Passo 3 : Organizar esse material em forma de relatório parcial ( 18 de setembro) Bibliografia complementar sugerida: ROVERS, John P., CURRIE, Jay D., Guia Prático da Atenção Farmacêutica. 1ª.ed São Paulo: Editora LMC - Pharmabooks Editora, 2010. STORPIRTIS, Silvia; GONÇALVES, José Eduardo. Ciências Farmacêuticas: Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. 1ª. ed. Rio de Janeiro, 2008.

17 ETAPA 2 (tempo para realização: 4 horas)
Aula-tema: Sistemas de Distribuição de Medicamentos. Fracionamento de medicamentos não estéreis / Erros de Medicação. Esta atividade é importante, pois desta forma você vai aprender a orientar os pacientes ao consumo correto de medicamentos. O propósito desta Etapa do Desafio é elaborar um questionário para acompanhamento Farmacoterapêutico dos pacientes baseado na Atenção Farmacêutica Hospitalar (Método Dáder). PASSOS Passo 1 Consultar as referências abaixo para entender o método Dáder e a sua importância. Machuca, M. Fernández-Llimós, F. Faus, M.J. Método Dáder Manual De Acompanhamento Farmacoterapêutico p.45. Disponível em: < Acesso em: 03 maio 2013. CONSELHO EXECUTIVO DA FARMÁCIA HOSPITALAR. Manual da Farmácia Hospitalar. p.70. Disponível em: < Acesso em: 03 maio 2013. .

18 Passo 2 Elaborar um questionário para acompanhamento Farmacoterapêutico dos pacientes, baseado na Atenção Farmacêutica Hospitalar (Método Dáder). O questionário deverá conter no mínimo 15 e no máximo 20 perguntas. Passo 3 Organizar esse material em forma de relatório parcial.(09 de outubro)

19 ETAPA 3 (tempo para realização: 3 horas)
Aula-tema: Antibioticoterapia. Esta atividade é importante para que você possa aprender a importância do uso racional de antibióticos. O propósito desta Etapa é elaborar um antibiograma. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos. PASSOS Passo 1 Pesquisar sobre a importância do uso racional de antibióticos e sobre antibiograma nos sites abaixo: Elaboração de material instrucional para consulta rápida no uso de antimicrobianos injetáveis. Disponível em: < Acesso em: 03 maio 2013. Avaliação fenotípica da enzima Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) em Enterobacteriaceae de ambiente Hospitalar. Disponível em: < Acesso em: 28 mar Klebsiella pneumoniae e sua resistência a antibióticos. Disponível em: < Acesso em: 03 maio 2013.

20 Passo 2 Elaborar antibiograma para Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) contendo os seguintes antibióticos: Cefoperazona; Cefotaxima; Ceftazidima; Ceftizoxima; Ceftriaxona; imipenem (IPM); meropenem; ertapenem. Escrever sobre o teste de Hodge. Passo 3 Entregar o antibiograma ao professor.(13 de novembro)

21 ETAPA 4 (tempo para realização: 5 horas)
Aula-tema: Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Esta atividade é importante para que você entenda a importância da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) dentro de um Hospital. A etapa tem como propósito a elaboração de uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) contendo a função de cada membro da comissão. PASSOS Passo 1 Pesquisar sobre a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) no site recomendado abaixo: Ministério da Saúde. Guia Básico para Farmácia Hospitalar Disponível em: < Acesso em: 03 maio 2013.

22 Passo 2 Discutir com os membros do grupo a função de cada componente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Conceituar e elaborar uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Passo 3 Organizar esse material em forma de relatório (13 de novembro) Seminário apresentar sortear dois grupos de cada tema, o restante entregar Livro-Texto da disciplina: CAVALLINI, Marcelo Polacow B.. Farmácia Hospitalar: um enfoque em sistema de saúde. 1ª ed. São Paulo: Atheneu, 2002.

23 ensina-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei.
Diga-me eu esquecerei, ensina-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei. Benjamin Franklin Diga-me e eu esquecerei Mostre-me e não me enganarei Envolve-me que eu entenderei


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