A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS"— Transcrição da apresentação:

1 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
A INTERAÇÃO ENTRE COLEGAS SOB O CONCEITO DA COOPERAÇÃO Orientadora: Armgard Lutz Adriele Tavares Indiara Oliveira 28 e 29 de agosto de 2014 Unidade de Cruz Alta\RS

2 Roteiro de Apresentação
Introdução Objetivos Referencial Teórico Metodologia Resultados e Discussão Considerações Finais Referências 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

3 Introdução Nossa experiência de iniciação à docência com duas turmas de 4º Ano de escola pública esteve baseada no desenvolvimento da linguagem e no maior contato com a literatura infanto- juvenil, de forma lúdica. A ludicidade envolve interações mais intensas durante as quais percebemos dificuldades. Essa vivência demonstrou a necessidade de construir na sala de aula uma cultura de aceitação da diversidade e da inclusão de todos os colegas.  3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

4 Introdução A questão da cultura da cooperação pertence a duas ordens de decisões pelo  professor: a da ordem da gestão da sala de aula e a da ordem das relações interpessoais e da promoção de situações que exigem de fato a cooperação. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS

5 Objetivos Refletir sobre as relações interpessoais entre alunos do 4º. Ano sob o paradigma holístico e da cooperação. Promover a cultura da cooperação entre alunos a fim de superar as disputas, as exclusões e a ausência da interatividade vincular, produtiva e positiva. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

6 PROFESSOR E SEUS ALUNOS
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

7 A caminho da cooperação entre alunos
As dificuldades que enfrentamos para organizar os alunos das turmas onde atuamos, nos apontaram que construir na sala de aula uma cultura de aceitação da diversidade e da inclusão de todos os colegas, sobretudo a cooperação, é de suma importância diante da complexidade da sociedade atual e diante do esvaziamento das relações interpessoais entre colegas que convivem durante duzentos dias letivos. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

8 Turma dividida em grupos que eles mesmo escolhem fazer juntos.
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

9 Metodologia Partimos da questão: O que está por fazer em educação quando os alunos que convivem diariamente dentro da mesma sala de aula tratam-se de forma tão indiferente, competitiva e discriminatória. Pesquisa bibliográfica sobre o tema da cooperação. Trabalho de sensibilização a partir do questionamento a um dos alunos que não interage com a turma. Desenvolvido um trabalho com a turma a partir de uma redação opinando sobre a turma e os colegas . 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

10 Resultados e Discussão
Para a visão holística, “educar significa utilizar práticas pedagógicas que desenvolvem simultaneamente razão, sensação, sentimento e intuição [...] assim a educação – além de transmitir e construir o saber sistematizado – assume um sentido terapêutico ao despertar no educando uma nova consciência que transcenda o eu individual para o eu transpessoal.” (Cardoso, 1995, p. 53) 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

11 Cada um na sua classe um atrás do outro.
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS

12 Resultados e Discussão
Numa das situações em que propusemos o jogo “O feitiço contra o feiticeiro” quando cada um deveria: 1) escolher mentalmente um dos colegas, 2) escrever qual a atividade que gostaria que o colega fizesse, 3) depois que todos escrevessem nos papeis, eles mesmos teriam que desenvolver a atividade que propuseram ao colega. Essa experiência nos trouxe surpresas especialmente a partir da colocação de dois alunos. Apesar da convivência diária há solidão e exclusão dentro da sala de aula. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

13 Considerações Finais Compreende-se que na educação para a cooperação e holística, se recupera a ideia de homem ecológico na medida em que se importa com o outro, nutre um sentimento de parceria com o outro ser humano, portanto, é ético. Esse é o desafio que pretendemos encarar para gerar em nossos alunos sentimentos e atitudes de compaixão e parceria com seus colegas. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

14 Referências CARDOSO, Clodoaldo Meneguello. A canção da inteireza – uma visão holística da educação. São Paulo: Summus, 1995. PERRENOUD, Philippe. 10 Novas competências para ensinar. Trad. Patricia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

15 Obrigado(a)! e-mail: indiarac20@gmail.com tavares.adriele@bol.com.br
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS


Carregar ppt "3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google