A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITOS DE POSTURA CORPORAL www.polishop.com.br/.../kapovol_1.jpg 200 x 200 pixels - 9k.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITOS DE POSTURA CORPORAL www.polishop.com.br/.../kapovol_1.jpg 200 x 200 pixels - 9k."— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITOS DE POSTURA CORPORAL 200 x 200 pixels - 9k

2 Segundo Érica Verderi (2005) O profissional de Educação Física é responsável pela educação do corpo de nossas crianças, jovens, adolescentes e veteranos na arte de se movimentar, Ausência de saúde leva o humano a um desequilíbrio físico, mental, social e profissional.

3 Acredito profundamente na competência dos profissionais de Educação Física, pois eles têm capacidade e conhecimento suficientes para desenvolver um trabalho de conscientização dos alunos quanto a importância de conhecer seu próprio corpo e de educar- se posturalmente, Érica Verderi (2005).

4 A má postura é um hábito adquirido na infância e, se não corrigido, carrega-se por toda vida, com várias conseqüências, entre elas os desvios posturais, Érica Verderi (2005).

5 Definição: Postura Corporal A posição otimizada, mantida com característica automática e espontânea, de um organismo em perfeita harmonia com a força gravitacional e predisposto a passar do estado de repouso ao estado de movimento Tribastone (2001). CONCEITOS DE POSTURA CORPORAL

6 Funcionalmente: Conjunto de relações existentes entre o organismo como um todo, as várias partes de um corpo e o ambiente que o cerca; Substancialmente: Um complexo sistema de muitos moldes, no qual intervém, além do caráter biomecânico, um conjunto de variáveis

7 O termo postura pode ser definido como sendo a posição ereta adotada pelo ser humano em perfeito equilíbrio com a ação da gravidade, gastando o mínimo de energia possível. Esse baixo gasto energético é decorrente de uma menor sobrecarga articular que, por sua vez, determina uma atividade muscular menos intensa Gonzalez (2005) Postura Corporal

8 Segundo Gonzalez (2005) A forma como cada indivíduo sustenta seu corpo, cada um com sua maneira característica

9 A Academia Americana de Ortopedia define postura como; um inter-relacionamento relativo das partes do corpo, portanto, o equilíbrio entre os músculos, tendões e ligamentos, estruturas que sustentam e protegem o corpo contra agentes externos e internos, e que de uma forma ou de outra atuam na tentativa de quebrar a harmonia estática e dinâmica deste equilíbrio(LIANZA, 1985)

10 Diz-se que a postura é boa quando cumpre a finalidade para a qual é usada com eficiência máxima e esforço mínimo(GARDINER, 1995), considerando que duas pessoas nunca são idênticas, o padrão exato de boa postura tem que variar para cada indivíduo. Postura ALTERAÇÕES RESPIRATÓRIAS RELACIONADAS À POSTURA Karina de Sousa Assad* Layana de Souza Guimarães** -

11 A boa postura É aquela em que o indivíduo, em posição ortostática, exige pequeno esforço da musculatura e dos ligamentos para se manter nessa posição. Assim ele encontra o melhor equilíbrio ortostático. MEDIDAS E AVALIAÇÃO – em ciências do esporte – Paulo Eduardo Carnaval

12 A emoção e a atitude mental Têm um efeito profundo sobre o sistema Nervoso E isto se reflete na postura do indivíduo A alegria, a felicidade e confiança são estimulantes e refletem numa postura alerta nas quais predomina as posições de extensão. ALTERAÇÕES RESPIRATÓRIAS RELACIONADAS À POSTURA Karina de Sousa Assad* Layana de Souza Guimarães** - Já a infelicidade, o conflito e o sentimento de inferioridade têm o efeito oposto e resultam em posturas nas quais são visíveis as posições de flexão.

13 KISNER & COLBY (1998) afirmam que a má postura é aquela fora do alinhamento normal, sem limitações estruturais. ALTERAÇÕES RESPIRATÓRIAS RELACIONADAS À POSTURA Karina de Sousa Assad* Layana de Souza Guimarães** - GARDINER (1995) afirma que a postura é má, quando não atinge a finalidade a que se destinava ou quando uma grande força muscular é usada para mantê-la, o alinhamento defeituoso pede um trabalho muscular adicional para manter o equilíbrio, ou distensão dos ligamentos próximos ou cãimbras dos movimentos torácicos, e até uma base ineficiente impedem a eficiência do movimento.

14 Gagey e Weber (2000) a postura também está intimamente ligada à vida emocional. Segundo Bienfait (1995), a coluna vertebral é o ponto chave da sustentação e equilíbrio do corpo juntamente com a musculatura paravertebral. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE FISIOTERAPIA THAÍS COSTA GONZALEZ – 2005

15 O termo postura pode ser entendido como uma posição otimizada, mantida com características automática e espontânea, de um organismo em perfeita harmonia com a gravidade. Além disso, pode também ser considerado o conjunto de relações existentes entre um organismo como um todo, e o ambiente que o cerca (TRIBSTONE, 2001).

16 A postura correta é a posição na qual um mínimo estresse é aplicado em cada articulação. Assim, será necessária mínima atividade muscular para manter esta posição. Qualquer posição que aumente o estresse sobre as articulações pode ser denominada postura defeituosa. (MAGEE, 2002).

17 A Postura Correta A postura ideal de uma pessoa é aquela em que não se exagera o aumento da curvatura lombar, dorsal ou cervical, ou seja, quando se mantém as curvaturas fisiológicas da coluna vertebral Fuente: Doctor Guillermo Escudero, traumatólogo Clínica Las Condes / Marmaduke Retamal, kinesiólogo del Centro de Prevención y Terapia Física Ltda.

18 Bienfait (1995), afirma que cada indivíduo adota sua própria a qual pode ser influenciada por fatores estruturais, ela pode ser alterada, por exemplo, em decorrência a uma frouxidão ligamentar, a uma má formação óssea, retesamento fascial e musculotendíneo, tônus muscular, ângulo pélvico, posição e mobilidade das articulações, aferências e eferências neurogênicas. Como também pode ser influenciada por fatores posicionais, relacionados aos hábitos posturais do indivíduo.

19 A coluna vertebral tem papel fundamental na postura. A coluna vertebral é rígida e flexível. A má postura caracteriza-se por relações inadequadas entre as partes do corpo, o que produz diferenciados níveis de pressão sobre as estruturas de suporte, podendo inclusive gerar lesões (CASTRO; NUNES e SILVA, 2000).

20 A postura ereta, estática e dinâmica, resulta do equilíbrio entre as forças que agem no centro de gravidade, e as forças dos grupos musculares antigravitacionais que se contraem e atuam em sentido contrário. A atitude ereta estática com apoio bípede, necessita de constante controle e permanente adaptação das estruturas músculo- esqueléticas (LIANZA, 2001).

21 Onde fica, aproximadamente o centro de gravidade de uma pessoa?

22 a) Fique de pé junto da parede, tente levantar o calcanhar se manter desse jeito, você vai ver que não consegue. Prof. Luiz Ferraz Netto

23 Uma moça pode colocar uma caixa de fósforo no chão, ajoelhar-se, com as mãos voltadas para trás derrubar a caixa de fósforos com o nariz sem cair. Rapazes, normalmente, não conseguem fazer isso, por terem o centro de gravidade mais alto que as moças.

24 Os estímulos chegam do meio externo para o meio interno SNC, através dos órgãos dos sentidos, visão, audição, tato o sistema neuromúsculoesquelético se prepara para responder a estes estímulos.

25

26 IMPORTÂNCIA DOS SENTIDOS (VISÃO, AUDIÇÃO, TATO, GUSTAÇÃO, OLFATO, CINESTÉSICOS) NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO E REEDUCAÇÃO POSTURAL

27 A consciência do corpo no espaço, a percepção corporal e a relação existente entre corpo e ambiente estão intimamente ligadas aos sentidos.Gonzalez (2005)

28 Sendo assim, considera-se sensitiva e induzida pela gravidade, todas as contrações que equilibram a postura. Dessa forma, pode-se dizer que o trabalho postural educa as sensações, já que o sistema muscular é o fiel executor dos impulsos motores, sendo estimulado pelas sensações da gravidade. A regulação automática e perfeita da postura do indivíduo, baseia-se essencialmente na elaboração das informações provenientes dos receptores (TRIBASTONE, 2001).

29 O homem se relaciona com o ambiente por meio dos órgãos dos sentidos (visão, audição, tato, gustação, olfato), os quais reagem as influências ambientais, as informações são transmitidas ao SNC.

30 O estudo da percepção teve início antes de existir a ciência da psicologia, e as primeiras pesquisas realizadas nesse campo, foram feitas por fisiologistas e físicos. Estes estudos surgiram com o intuito de explicar as observações que o homem faz do mundo que o rodeia e de si mesmo (HOCHBERG, 1982).

31 A visão, por exemplo, transduz a energia de luz; a audição, energia de som; os sentidos cutâneos, tranduzem mudanças de energia de tato que envolve pressão, calor, frio, dor; o sentido cinestésico, transduz mudanças na posição do corpo e movimentação dos músculos, tendões e articulações (FORGUS,1971).

32 A Importância da Avaliação Postural Prof.Dr. Érica Verderi – 2002 Site:programapostural.com.br Postura pode ser definida.... Uma boa postura requer harmonia/equilíbrio do sistema neuromusculoesquelético.

33 Fatores que podem influenciar na postura de cada indivíduo Anomalias congênitas e ou adquiridas; Má postura; Obesidade; Alimentação inadequada; Atividades físicas sem orientação e/ou inadequadas; Distúrbios respiratórios; Desequilíbrios musculares; Frouxidão ligamentar; Doenças psicossomáticas; Fadiga prolongada; Fraqueza geral depois de uma doença;

34 Materiais que podem ser utilizados para Avaliação Postural Radiografia; Fotografia; Uso do tato e da visão;observando o aluno de costas,perfil direito, perfil esquerdo,frente e antero-flexão, à frente do simetrógrafo. O aluno deve estar em traje de banho, para uma melhor visualização das alterações posturais. Devemos observar o aluno globalmente pois o desequilíbrio postural jamais de apresenta de forma isolada.

35 AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO CORPORAL ATRAVÉS DA CORRELAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO POSTURAL E O TESTE DE ASKEVOLD Gonzalez, Thais Cosata, 2005, PROGRAMA DE EDUCAÇÃO POSTURAL – Érica Verderi BIBLIOGRAFIA


Carregar ppt "CONCEITOS DE POSTURA CORPORAL www.polishop.com.br/.../kapovol_1.jpg 200 x 200 pixels - 9k."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google