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EMPREENDEDORISMO.

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Apresentação em tema: "EMPREENDEDORISMO."— Transcrição da apresentação:

1 EMPREENDEDORISMO

2 Conceito Empreendedorismo – livre tradução da palavra entrepreneurship, utilizado p/designar os estudos relativos ao empreendedor. Empreendedor – é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais. (Joseph Schumpeter – 1949) Empreender – pôr em execução. (dicionário)

3 O Velho Modelo Econômico (Manufatura)
Dirigidos pelos modelos clássicos Recursos escassos eram os materiais raros Força de Trabalho (poder dos músculos) Retornos pequenos Econômia de escala Barreiras de entrada Ativos Físicos Sobrevivência dos Maiores

4 O “novo”modelo econômico (a era da inovação empreendedora)
Dirigido por novos modelos de negócios Recursos escassos são imaginação e conhecimento Retornos maiores Baixas barreiras de entrada Ativos intelectuais Poder do Conhecimento Sobrevivência dos Mais Rápidos

5 Porque empreendedorismo?
Reino Unido Em 1998 publicou um relatório a respeito do seu futuro competitivo, o qual enfatizava a necessidade de se desenvolver uma série de iniciativas para intensificar o empreendedorismo na região. Alemanha Tem estabelecidos vários programas que destinam recursos financeiros e apoio na criação de novas empresas. Na década de 90, aproximadamente 200 centros de inovação foram criados, provendo espaço e outros recursos para empresas start-ups. França Iniciativa para promover o ensino do empreendedorismo nas universidades, particularmente para engajar os estudantes. Incubadoras baseadas nas universidades estão sendo criadas; uma competição nacional para novas empresas de tecnologia foi lançada; e uma fundação de ensino de empreendedorismo foi estabelecida.

6 Início do Empreendedorismo no Brasil
1981 – FGV no Curso de Especialização em Administração. 1984 – foi estendido para a Graduação. 1992 – a FEA/USP ofereceu o Programa de Formação de Empreendedores. 1995 – UNB criou a Escola de Empreendedores. 1997 – em MG e criado o Programa REUNE.

7 Iniciativas começam a aumentar…
Softex Empretec Brasil Empreendedor Começa a haver a figura do capitalista de risco Crescimento das incubadoras de empresas Ensino de Empreendorismo nas Universidades Entidades de apoio ( SEBRAE,Endeavor, Instituto Empreendedor do Ano da Ernst Young, etc.)

8 Realidade Brasileira Valor Negativo do Trabalho Estigma do Fracasso
Sonho pouco vinculado ao Trabalho Busca da Estabilidade Aversão ao Risco Cultura da Dependência Imagem negativa do Empresário Síndrome do Empregado.

9 Quem são os Empreendedores?
O empreendedor tem um “modelo” que o influencia. Tem iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo, necessidade de realização. O fracasso é visto como um resultado. Energia Luta contra padrões impostos. Diferencia-se. Tem a capacidade de ocupar um intervalo não ocupado por outros no mercado. Tem forte intuição. Como no esporte, o que importa não é o que se sabe, mas o que se faz. Comprometimento. Ele crê no que faz. Orientado para resultados.

10 Quem são os Empreendedores?
Trabalhador incansável. Sonhador realista. É racional, mas usa também a parte direita do cérebro. Líder. Sistema próprio de relações com empregados. “Líder de banda”. Orientado para o futuro. Dinheiro como uma das medidas de desempenho Rede de relações moderadas. Rede interna é também muito importante . Conhecimento do negócio. Cultiva a imaginação e aprende a definir visões

11 Quem é o empreendedor? “O empreendedor é alguém capaz de identificar,
agarrar e aproveitar oportunidade, buscando e gerenciando recursos para transformar a oportunidade em negócio de sucesso (Timmons) “O empreendedor imagina, desenvolve e realiza visões” (Filion) “O empreendedor é alguém que sonha e tenta transformar o seu sonho em realidade” (Dolabela)

12 Em qualquer definição de empreendedorismo encontra-se, pelo menos, os seguintes aspectos referente ao empreendedor: Iniciativa para criar / inovar e paixão pelo que faz Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive. Aceita assumir riscos e a possibilidade de fracassar.

13 O que é o empreendedor ALTA Criatividade e inovação BAIXA ALTA
INVENTOR EMPREENDEDOR Criatividade e inovação A GRANDE MAIORIA GERENTE, ADMINISTRADOR BAIXA ALTA Habilidades Gerenciais e know how em Business

14 “Quem escolhe o que faz tem 50 vezes mais chance de ficar milionário” Mark Albion, “Making a Life, Make a Living” (VOCÊ s.a.) Investigou profissionais com diploma de MBA nas melhores escolas americanas, há 20 anos Primeira opção de emprego: 83% (1245) escolheram emprego por causa do salário, depois fariam o realmente desejavam; 17% fariam o que lhes interessavam, não importa qual o montante de $$. 20 anos depois: entre os 1500, encontrou 101 multimilionários. Somente 1 pertencia ao primeiro grupo

15 As pessoas lembram-se de:
10 % do que lêem 20% do que ouvem 30% do que vêem 50% do que vêem e ouvem 70% do que repetem 90% do que repetem e refazem

16 Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma do que ter uma oportunidade e não estar preparado Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade

17 Idéia e oportunidade Idéias não são necessariamente oportunidades
A oportunidade deve se ajustar ao empreendedor Características da oportunidade: atraente, durável, tem uma hora certa, é ancorada em um produto ou serviço que cria ou adiciona valor para o seu comprador É um alvo móvel. Se alguém a vê, ainda há tempo de aproveitá-la. Um empreendedor habilidoso dá forma a uma oportunidade onde outros nada vêem, ou vêem muito cedo ou tarde. Não é questão de usar técnicas, checklists e outro métodos

18 Fontes de idéias Pesquisa universitária Olhar nas ruas
Idéias que deram certo em outros lugares Experiência enquanto consumidores Experiência no emprego Mudanças demográficas e sociais Caos econômico, crises, atrasos Como usar as capacidades e habilidades pessoais Franquias

19 Frases para Pensar Esta “geringonça” tem inconvenientes demais para ser levada a sério como meio de comunicação. Ela não tem nenhum valor para nós. (Memorando interno da Western Union sobre o telefone em 1876) Quem pagaria para ouvir uma mensagem enviada a ninguém em particular? (Sócios de David Sarnof, fundador da RCA, em resposta a sua consulta urgente sobre investimentos em rádio nos anos 20) O conceito é interessante e bem estruturado, mas, para merecer uma nota melhor do que 5, a idéia deveria ser viável. (Examinador da Univ.de Yale sobre tese de Fred Smith propondo um serviço confiável de malote. – Smith viria a ser o fundador da Federal Express)

20 Frases para Pensar Quem se interessaria em ouvir os atores? (H.M.Warner, da Waner Brothers, no auge do cinema mudo em 1927) Se eu tivesse pensado a respeito disso, não teria feito a experiência. A literatura está cheia de exemplos mostrando que isso não pode ser feito. (Spencer Silver, sobre seu projeto que resultou nos adesivos Post-It da 3M) Tudo que poderia ser inventado já o foi. (Charles H. Duell, diretor do Departamento de Patentes dos EUA em 1899, ao propor o fechamento da seção de registro de novas patentes)

21 Características de Comportamento
EMPREENDEDOR

22 Conjunto de Realização
Busca de Oportunidades e iniciativa: Faz as coisas antes de solicitado ou forçado pelas circunstâncias; Age para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços; Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamento, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistência.

23 Conjunto de Realização
Persistência: Age diante de um obstáculo significativo; Age repetidamente ou muda de estratégia, a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo; Assume responsabilidade pessoal pelo desempenho necessário ao atingimento de metas e objetivos.

24 Conjunto de Realização
Correr riscos calculados: Avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente; Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados; Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados.

25 Conjunto de Realização
Exigência de qualidade e eficiência: Encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido, ou mais barato; Age de maneira a fazer coisas que satisfazem ou excedem padrões de excelência; Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que o trabalho atenda padrões de qualidade previamente combinados.

26 Conjunto de Realização
Comprometimento: Faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa; Colabora com os empregados ou se coloca no lugar deles se necessário para terminar um trabalho. Se esmera em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade a longo prazo, acima do lucro a curto prazo.

27 Conjunto de Planejamento
Busca de Informações: Dedica-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores e concorrentes; Investiga pessoalmente, como fabricar um produto ou fornecer um serviço; Consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.

28 Conjunto de Planejamento
Estabelecimento de Metas: Estabelece metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal; Define metas de longo prazo, claras e específicas; Estabelece objetivos de curto prazo mensuráveis.

29 Conjunto de Planejamento
Planejamento e monitoramento sistemático: Planeja dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos; Constantemente revisa seus planos levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais; Mantém registros financeiros e utiliza-os para tomar decisões.

30 Conjunto de Poder Persuasão e rede de contatos:
Utiliza estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros; Utiliza pessoas-chave como agentes para atingir seus próprios objetivos; Age para desenvolver e manter relações comerciais.

31 Conjunto de Poder Independência e autoconfiança:
Busca autonomia em relação a normas e controles de outros; Mantém seu ponto de vista mesmo diante da oposição ou de resultados desanimadores; Expressa confiança na sua própria capacidade de complementar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio.


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