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LABORATÓRIO DE SIMULADORES EN ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA

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Apresentação em tema: "LABORATÓRIO DE SIMULADORES EN ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 LABORATÓRIO DE SIMULADORES EN ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA
Marketing B2B Mkt & Logística Publicidade Operações Finanças Pesquisa de mercado Demonstração Macroeconômica Gerência Geral Industrial Estratégia Corporativa Global Serviços

2 Nossa empresa: Michelsen Consulting
Empresa de consultoría britânica dedicada ao desenho de simulações em administração (LABSAG) e ciências. Fundada em 1975 Orientação internacional multilíngüe Primeira empresa em usar a Internet para concentrar o uso dos simuladores Ganhadora de prémios “Melhor página Econômica” Todo o pessoal diretivo tem Mestrados e Ph.D’s Os diretivos dão aula nas maiores universidades de América Latina apoiando-se nos simuladores

3 “Se eu escuto eu esqueço, se eu vejo eu me lembro, mas se eu faço eu entendo”.
Confucius

4 Antecedentes modernos
John Dewey “Education and Experience” 1956 American Management Association. Maior exercício de simulação: OTAN Exercise Ace 89, durou 11 dias, Comandantes introduziram suas decisões em computadores. 1996*: docentes em nível universitário e empresas estavão usando simuladores nos Estados Unidos. Requisito da AACSB (American Association of Collegiate Schools of Business): Simulador deve ser Curso Integrador para MBA’s * A.J. Faria, R, Nilsen “Business simulation games: current usage levels”, en A.L. Patz, J.K. Butler (Eds) “Developments in business simulation and experimental excercises”, Omnipress, Madison Wis, 1996 pp

5 Atualmente os simuladores são programas computadorizados que:
Reproduzem a realidade do mundo econômico e dos negócios, utilizando formulações matemáticas dinâmicas que se desenvolvem ao longo do tempo num cenário particular

6 Para que servem os simuladores ?
Decisões Análise Resultados Teoria Mundo real dos negócios Conceitos Ferramentas Prescrições … os simuladores fecham a brecha entre teoria e prática ao gerar uma aprendizagem baseada no descobrimento da realidade

7 Pesquisas avaliam Eficácia
1962: Harvard Dr. James McKenney, simulador de produção 1966: Dr. Anthony Raia comparou (1) Aula presencial (2) Casos + simulador simples (3) Casos + simulador complexo: Conclusão: “São ferramentas educacionais efetivas”. 1969: Meier,Newell, Paser: “Simuladores têm valor educacional” 1975: J. Wolfe “composto de casos e simuladores é muito superior a casos isolados”. De incidentes críticos “ambiente grupal” foi característica-chave para êxito. 1981: Dekker e Donetti: primeira “meta-análise” 1999: June Lee: segunda “meta-análise” de 19 pesquisas conduzidas entre

8 Conclusão das pesquisas
Das 19 pesquisas meta-analisadas por June Lee: 66% dos estudantes que utilizaram simuladores mostraram taxas de sucesso acadêmico significativamente mais altas, refletidas nas notas dos testes pos-simulação, que a média dos alunos que faziam parte dos grupos de controle nos quais não foram utilizados simuladores Fonte: June Lee “Effectiveness of Computer-based Instructional Simulations: A meta analysis” International Journal of Instructional Media” Vol 26, March 1999

9 Em resumo, os simuladores:
Permitem a aplicação do conhecimento na solução de problemas Melhoram a transferência do conhecimento Aumentam a compreensão dos conceitos abstratos Aumentam a motivação dos estudantes Brian Cameron (“Effectiveness of Simulation in hybrid and on line networking courses”, The Quarterly Review of Distance Education Vol. 4 (1) 2003) Aumentam o nível acadêmico dos alunos: “a eficiência educacional dos simuladores foi particularmente alta nos alunos que mostravam um rendimento pobre antes da simulação”. *2 Virou et al “Combining software games with education: evaluation of its educational effectiveness” , Educ. Tech & Society Vol 8(2) 2005

10 Os simuladores na prática
Nao é suficiente um só simulador para abranger um Plano curricular completo Cenários demasiado gerais ou abstratos A maioria dos simuladores está en inglês O Professor deve se formar sozinho Nao é entregue nenhuma metodologia para poder integrar o uso do simulador no Plano Curricular “Tempo real”: estimula intentos em vez de análise Processo custoso: necessidade de ter Engenheiros de Sistemas para cada rodada Alto investimento em infraestrutura: um computador por aluno Alto custo de “licença de uso por aluno” : USD $ 40 até $ 165

11 Labsag: um Laboratório completo
Oferece 10 simuladores, 10 experiências diferentes, Todas as simulações Labsag simulam empresas reais Labsag está em português com cenários adaptados a Brasil Labsag dá treinamento no uso e processamento dos simuladores Labsag recomenda como aplicar os simuladores dentro do Plano Curricular Labsag funciona em “batch” (decisões são definitivas) Labsag funciona simplesmente com cliques feitos pelo professor e seus alunos Labsag está disponível na Internet Labsag custa menos de $1 por aluno

12 LABSAG Desde decisões especializadas até decisões integradoras
Desde Responsabilidades de Gerência Geral até Responsabilidades de Linha

13 Labsag Versão 4.5 2010 Simuladores Integrais Simuladores Funcionais
MACROECO Demonstração Macroeconômica Simuladores Integrais Simuladores Funcionais SIMSERV Hospital Hotel BRANDESTRAT CYCLON4 Gerência Geral Industrial Estratégia Corporativa Global Serviços Marklog Markestrat Adstrat Simdef Brandestrat básico Simpro Marketing B2B Mkt & Logística Publicidade Operações Finanças Pesquisa de mercado

14 LABSAG pode ser utilizado em cursos universitários de:
Finanças Ciências Contábeis Administração e Comércio Engenharia Industrial Engenharia Comercial Mestrados em Administração Administração de Serviços / Turismo - Saúde Ciências Econômicas Marketing Logística Comunicação

15 Cenários dos Simuladores Labsag Português Versão 4.5 - 2010

16 Introdução à Macroeconomia
Crescimento PIB Tempo

17 CENÁRIO MACROECO Uma Economia simulada composta por 10 empresas permite entender de forma exata e prática como nascem os agregados macro das decisões micro das empresas, o comportamento dos consumidores e o impacto de diversas políticas fiscais. Os participantes e o professor podem experimentar os efeitos de diversas políticas fiscais sobre o comportamento dos negócios e consumidores.

18 Gerência Contábil e Financeira
SIMDEF Gerência Contábil e Financeira

19 CENÁRIO SIMDEF (I) Simula a Gerência de uma empresa produtora de matérias-primas tais como poderiam sê-lo: Minerais, Agronegócios, Pesca Industrial, Aqüicultura, Madeira, Energia, onde o mercado global fixa os preços, a demanda é muito variável e são necessárias grandes instalações de produção que, por sua vez, exigem volumes de capital muito altos. Inicialmente, o preço do mercado é prometedor e a capacidade de produção suficiente, mas em menos de um ano, as perspectivas já não são tão favoráveis.

20 CENÁRIO SIMDEF (II) Os participantes compram capital em um mercado sofisticado de capitais: empréstimos bancários, ações ordinárias e preferenciais, debêntures, títulos negociáveis. Se os participantes não o fazem, os emprestadores informais dão-lhes o dinheiro muito caro. O planejamento tem que ser realizado a curto e longo prazo, ao selecionar métodos de previsão e projetos de investimento. O problema central da simulação é obter capital barato e distribuí-lo eficientemente conservando sempre uma estrutura financeira saudável. Além de se considerarem outros parâmetros financeiros, a empresa ganhadora é a que alcançar o melhor preço da ação e o melhor Retorno sobre o Investimento.

21 Marketing – Analisando a mente
MARKESTRAT Marketing – Analisando a mente do consumidor

22 CENÁRIO MARKESTRAT (I)
Simula a Gerência de Marketing de uma empresa comercializadora de eletrodomésticos que depende de um corporativo internacional. Tal Gerência é um dos 3 centros de lucro junto com Produção e o Centro Global de P&D. Interage com eles mediante preços de transferência internos, têm custos próprios. Seu centro de lucros, comercialização, gera uma parte importante dos lucros totais da empresa. O gerente recebe um novo orçamento de marketing com o qual deve gerenciar propaganda e publicidade, a força de vendas, desenvolvimento de novos produtos, pesquisas de mercado, administração de estoques e competir com outras 4 empresas que vendem os mesmos produtos.

23 CENÁRIO MARKESTRAT (II)
As 5 empresas simuladas apresentam histórias distintas porém semelhantes em certos aspectos, cada uma com 2 produtos com posicionamentos e receitas diferentes. Estão disponíveis 15 estudos de mercado diferentes, inclusive mapas perceptuais, experimentos, painéis e controles de distribuição, estes estudos auxiliam na tomada de decisões estratégicas de marketing. Ganha a empresa com a melhor contribuição líquida de marketing ao lucro.

24 MARKLOG Logística – Simulação de exportações
Semente de Urucum para Corante Natural

25 maior potencial Amér. Latina
Problemática central Marklog: Transportar eficientemente o corante natural Urucum do Brasil para o México Brasil 1er Produtor Mundial México - mercado com maior potencial Amér. Latina

26 CENÁRIO MARKLOG (I) Simula o mercado de bens intermediários, característico do marketing industrial Business to Business (B2B), no qual um corante têxtil orgânico produzido em grande volume no Brasil, concorre com um corante químico produzido no mercado mundial. As decisões são tomadas semanalmente, podendo despachar a mercadoria através de 10 meios de transportes diferentes, por exemplo, Aéreo ou Marítimo, cada um com custos, tempos de entrega e riscos diferentes.

27 CENÁRIO MARKLOG (II) Os estoques são armazenados na fábrica produtora mas também no mercado final para poder entregar o produto ao cliente, a tempo. O mercado é muito sensível à qualidade do serviço; quando a qualidade é baixa, o cliente prefere comprar um corante químico. Marklog demonstra a contribuição ao lucro do marketing industrial e especificamente da função logística. Ganha a empresa com mais entregas, que também vai ser a empresa que gerar mais lucros.

28 Simulação de Operações e Produção
SIMPRO Simulação de Operações e Produção

29 Vence a equipe que obtém o menor custo de produção.
CENÁRIO SIMPRO Os participantes devem administrar uma fábrica, para isso, têm de programar a produção de 3 produtos e designar operários dentre um pool de 28 os quais mostram potenciais de produtividade diferentes. As decisões abrangem um dia de produção mas a demanda é suprida a cada 3 dias. Estão disponíveis 3 máquinas que podem transformar a matéria-prima em produtos em processo e outras 3 máquinas de acabado de produtos, estas máquinas são intercambiáveis entre elas assim como as de transformação. O problema do planejamento de produção não tem solução ótima. Vence a equipe que obtém o menor custo de produção.

30 Gerência Geral Industrial
TENPOMATIC Gerência Geral Industrial

31 CENÁRIO TENPOMATIC Simula um mercado de bens de consumo industriais com 3 áreas definidas. Inicialmente a produção e as vendas são feitas na Área 1 e somente se pode vender nas outras áreas mas é possível abrir fábricas nas 2 áreas restantes. Um sistema de informação completo apresenta a história dos 4 trimestres anteriores à nova equipe de gerentes, aí se entrega informação de todas as funções gerenciais: finanças, produção, marketing, vendas e recursos humanos. A problemática principal é a coordenação entre as funções e o planejamento estratégico. A empresa ganhadora é a que mostra um nível alto e constante de lucros e uma cotação da ação superior à das outras empresas simuladas.

32 Simulação de Gerência de Serviços
SIMSERV Simulação de Gerência de Serviços Setor turístico - Hotel Setor Saúde - Hospital

33 CENÁRIO SIMSERV Simula organizações de serviços tais como hospitais ou hotéis. Os participantes recebem um cenário que apresenta 10 anos de operação nessa comunidade. Os hospitais ou hotéis acabam de ser privatizados. Os novos gerentes têm que dirigir organizações que podem concorrer ou colaborar na comunidade. A análise do ambiente assim como a margem potencial permite estabelecer políticas de crescimento ou redução na oferta de camas e serviços auxiliares. As decisões são expressas em dias – paciente ou dias-cama requeridos. Prevê-se a mão-de-obra necessária de acordo com os prognósticos da demanda. Ganha a empresa que alcança aumentar seu capital com lucro constante durante os anos simulados.

34 Simulação de Estratégia Corporativa Global
BRANDESTRAT Simulação de Estratégia Corporativa Global

35 CENÁRIO BRANDESTRAT Marcas de até 9 empresas simuladas, protegidas por patentes estritas, concorrem em um mercado globalizado composto por 5 regiões geográficas (Europa, América Latina, Estados Unidos, Inglaterra e Asia). Estão simuladas todas as funções de gerência: produção, finanças, vendas, marketing e recursos humanos, inclusive se simula um canal de distribuição complexo. As decisões de marketing abrangem a fixação de preços, propaganda e publicidade, promoção de vendas, descontos ao canal, administração de vendedores e desenvolvimento de novos produtos. Ensina o uso de até 50 pesquisas de mercado que incluem testes de conceitos, testes de mercado, mapas perceptuais, análise conjunta, experimentos, etc.

36 Simulação de Estratégia Publicitária
ADSTRAT Simulação de Estratégia Publicitária

37 CENÁRIO ADSTRAT (I) Gerência de Marketing focada em Publicidade e Comunicação Uma empresa concorre contra outras 2 em um mercado muito competitivo e saturado, mas desleal, isto é, o mercado da higiene pessoal. Comercializam uma marca de desodorante que tem que concorrer com base na comunicação dos atributos diferenciais de seu desodorante e não com base em seus atributos físicos objetivos. Este cenário demonstra que atrás da propaganda efetiva há mais transpiração numérica do que inspiração criativa.

38 Ganha a empresa com maior lucro.
CENÁRIO ADSTRAT (II) Cada empresa seleciona o melhor orçamento publicitário, plano de mídias e estratégia criativa. A atividade principal de cada equipe é desenvolver um plano publicitário para seu desodorante no qual se determine quanto devem investir em propaganda, em que mídias, qual a melhor estratégia criativa e qual o melhor preço unitário. Ganha a empresa com maior lucro.

39 Computador Campus carregado com Labsag
Como funciona Labsag Alunos via Internet 3. Envio Decisões 1. ID e Senhas 4. Resultados 2. Manuais e Cenários Computador Campus carregado com Labsag Prof.

40 O Laboratório Labsag inclui:
Manual de cada simulador em português Análises e dicas, integração dos simuladores no plano curricular Explicação de como operar os simuladores Programas para uso exclusivo de 10 simuladores Página Web Labsag com uso exclusivo para sua Universidade Treinamento de Professores e Pessoal de sistemas no uso de Labsag Organização e coordenação de competencias internacionais Acordo de Licenca de uso exclusico 2 anos de assessoria a distância

41 Benefícios Labsag Desenvolve habilidades e experiência na tomada de decisões em 10 cenários de negócios diferentes. Identificação e desenvolvimento de liderança e gerenciamento de equipes. Estimula visão estratégica e pensamento criativo. Melhora habilidades interpessoais e influência. Permite reconhecer a interdepêndencia das decisões e funcões empresariais. Fomenta o ensino lateral em cada equipe, e, no final em toda a aula, dado que o vencedor e perdedor apresentam e explicam seus resultados a seus colegas. Demonstra a importância da análise e busca de modelos para tomada de decisão Melhora as habilidades no uso da informação e apresentação de resultados Permite que o professor conduza a simulação com facilidade sem assistência técnica

42 Labsag Versão 4.5 2010 Simuladores Integrais Simuladores Funcionais
MACROECO Simuladores Integrais Simuladores Funcionais Demonstração Macroeconômica CYCLON4 Markestrat Marketing B2B Mkt & Logística Publicidade Operações Finanças Pesquisa de mercado Marklog Gerência Geral Industrial BRANDESTRAT Adstrat Estratégia Corporativa Global Simpro Simserv Hospital Hotel Simdef Gerência Geral Serviços Brandestrat básico

43 Obrigado por sua atenção!
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