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PublicouCecília Moreira Alterado mais de 9 anos atrás
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PROF: RUDNEY FEITAL
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“Em todos os níveis dos cursos universitários deve prevalecer sempre a interação e a pesquisa, e não a mera transmissão de conhecimentos”(Pimenta, 2002).
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O que é marketing? O termo em inglês significa: ação no mercado, como uma conotação dinâmica e não simplesmente de estudos de mercado.
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Marketing é um conjunto de processos que envolvem a: criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.
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O marketing se originou para atender as necessidades de mercado, mas não está limitado aos bens de consumo. É também amplamente usado para "vender" idéias e programas sociais. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida.
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É uma combinação de ferramentas estratégicas usadas para criar valor para os clientes e alcançar objetivos da organização.
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Ferramentas de Marketing Produto Preço Promoção Ponto de distribuição
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Produto 1.Qualidade 2.Características: modelo, linha, material, acessórios. 3.Marca: 4.Garantia: Preço 1.? Ponto(Distribuição) 1.Varejistas Promoção PUBLICIDADE/Propaganda 1.Uso de outdoors no lançamento 2.Filmes 3.Anúncios em revistas Promoção de Vendas/ Vendas/MKTDireto 1.Promoção junto aos varejistas c/ uso de displays, Merchandising. 2.Relações públicas: assessoria de Imprensa. Pesquisas: Hábitos, Uso, Mercado
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O que é Propaganda? O que é Publicidade? Qual a diferença básica e suas conclusões. OBS: Trabalho feito à mão e sem cópias integrais da internet.
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PRODUTO/Serviços- É o que as empresas/profissionais de mkt oferecem ao cliente PREÇO- Refere-se a quantidade de dinheiro ou outros recursos q/ os profissionais de mtk pedem por aquilo que oferecem PONTO DE DISTRIBUIÇÃO- Canais de distribuição: refere-se como os produtos e serviços são entregues aos mercados para se tornarem disponíveis para trocas.
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Refere-se como os profissionais de Mkt informam, convencem os clientes sobre produtos e serviços.
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Atividade mercadológica em que é ofertado um benefício extra ao consumidor, para induzir(seduzir) ou incentivar o ato da compra. É a estratégia de comunicação mais diversificada
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Caracteriza-se por ações de incentivo à compra É uma estratégia de efeito rápido e de curta duração. Pode ser utilizado com publicidade para dar maior velocidade e abrangência.
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Heterogeneidade de ações Recursos e métodos múltiplos. Dificuldade de estabelecer remuneração(cada caso um caso) Flexibilidade geográfica Integração com Vendas.
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Merchandising não é traduzido, vem de “Merchandise”(mercadoria, negociar, comercializar, operar com mercadoria). É uma atividade que se destina a conduzir os bens através dos canais de distribuição(PDV). É toda a ação de valorização enriquecimento do produto no ponto de venda(PDV), destacando-o da concorrência, levando o consumidor a decisão de compra. Costuma também trabalhar a cadeia de produtos Ex: macarrão, molhos, queijo ralado... / Sorvete, castanha, caldas, cereja....
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Merchandising Porquê é importante? Devido a + de 60% das decisões de compra ocorrerem dentro do varejo ( impulso). Por isso merecem ser bem planejadas, o q estimula a compra. A promoção nos PDV’s são citadas como principal fator de aumento de permanência em lojas. A permanência média de cada pessoa em supermercado é de 26,4 minutos, e índice de compras de R$ 76,00.
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Produtos que possuem alta taxa de indefinição prévia: 87% Roupas e acessórios 77% Snack Foods 69% Cosméticos 66% Bebidas não alcóolicas 64% Higiene Pessoal 58% Revistas, livros e papelaria 48% Remédios (vitaminas) 20% Bebidas alcóolicas
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Recomendações Andamos + rápido na rua do q qdo estamos entrando numa loja, portanto as mensagens devem estar no ponto onde diminuímos a velocidade. Considere todos os ângulos dos quais o consumidor verá um cartaz. Dê ênfase em locais de espera(aprisionamento) como: Escadas, elevadores, etc. onde a parada é obrigatória.
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É uma importante ferramenta de comunicação. A embalagem se integra ás funções de transporte, armazenagem, conservação, venda e uso do produto. A embalagem ajuda ainda a compor a identidade e personalidade de uma marca. A boa embalagem ajuda a vender o produto
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É uma forma de comunicação impessoal, unilateral, PAGA e assumida pelo anunciante (que assina a mensagem) Utiliza de meios convencionais de comunicação ( ou não). Veículos de massa Recursos e métodos que se repetem Remuneração regulada por normas
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Publicidade Apresenta Comunica a existência Expõe caracteristicas e benefícios do Produto e Serviços utilizando meios convencionais de comunicação Promoção Se utiliza necessariamente de atividades mecânicas e operações exteriores aos produtos e serviços.
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Publicidade Tema (Jovem, esporte...) Criativa Conscientiza Arquitetura Arte Mídia Comunicação Guerra Promoção Esquema Informativa Ativa Engenharia Técnica Nova Mídia Vendas Guerrilha
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Situação O Mercado não conhece o produto Ainda não existe lucro Imagem em formação Distribuição sendo iniciada Investimentos em outras “promotions” elevados O que fazer Promoção deve auxiliar no conhecimento do produto(aceitação) Participa do processo de formação de imagem Deve estimular vendedores Abre canais de vendas, e obtém boas exposições Deve destacar o produto p o consumidor c/ experimentações, destaque aos atributos e apoiar ações de PP. INTRODUÇÃO
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Convenções p/ equipes de vendas(int e ext) Programa de incentivos Material de apoio a vendas (broadside, catálogos, mostruários, etc.) Distribuição de amostras Demonstração, experimentação Feiras e exposições Exposição do produto no PDV apoiada por material POS(display, cartazes, folhetos, etc) Uso de Promotores Preço Promocional de Introdução( !? )
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Situação Vendas crescem rapidamente Lucro começa a surgir pela economia de escala Começam a surgir concorrentes(ou os q existem reagem) Distribuição e mercado se expandem O que fazer Manter preço e acompanhar movimento do mercado Manter nível de atividade de “promotion” Promo e Merchan devem visar o aumento do conhecimento e aceitação Estímulo a novas metas (vendas, distribuição e estoque)
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Programas de incentivo, concurso, premiação p/ força de vendas e promotores Bonificação e desconto por volume(distribuidores) Material de apoio a novos distribuidores Distribuição de amostras a novos mercados Demonstração e experimentação nos PDV’s Participação em Feiras e Exposições Manutenção da exposição no PDV Inicio de ações diretas ao consumidor(brindes, e até descontos !?)
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Situação É uma Vitória, e é claro um Desafio p/ o produto Vitória: Imagem sedimentada, alto nível de conhecimento e aceitação Economia em escala(Alto lucro) Boa distribuição Desafio: São 2 caminhos: Prolongar o estágio oi a queda das vendas O que fazer Partir p/ a ofensiva para garantir a posição conquistada. Ações que representem barreiras p/ a concorrência Ações que mantenham o produto atual.
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Ampliar ou modificar o mercado Reposicionar o produto( ex: Leite Moça, Kibon complemento alimentar). Ampliar, modificar e transformar o produto, melhorando a qualidade(OMO). Modificar o desing do produto (ex: relógios ). Modificar o mkt mix, modificando as formas de comercialização, trabalhando o preço. Busca de canais alternativos Ações que busquem maior fidelização.
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Situação É do segmento ou do Produto? Queda nas vendas, enfraquecimento da imagem(ou preferência!!) Queda nos lucros Muitos concorrentes. Rejeição do distribuidor ou consumidor O que fazer É tarde!!! As ações corretivas já deveriam ter acontecido... O ideal é substituir o produto. Nesta fase (se for continuar) é difícil, leva tempo, precisa de investimento. Não é vantajoso...
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Bonificação e descontos para Distribuidores. Pacotes promocionais com brindes e descontos para os consumidores. Premiação por volume de colocação de pedidos. Redução de preço
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Qual o Papel do Mkt/ publicidade? ◦ 1º Nível -> Vender ◦ 2º Identificar necessidades não atendidas e atende-las ◦ 3º Comprometer-se com o sucesso do cliente ◦ Logo MKT = AIDA
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A ttention (atenção) I nteresting (interesse) D esire (desejo) A ction (Ação)
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Existem 2 tipos de mídia que cumprem funções distintas, são elas: Mídia DIRETIVA Mídia INDUTIVA
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A Mídia INDUTIVA, induz, seduz chama a atenção do consumidor p/ comprar, despertando no mesmo o desejo e motivando-o p/ a ação. Ex: TV, RD, JO, OD,Cine...
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A Mídia DIRETIVA, como o próprio nome sugere, dirige, direciona. Neste caso é o veículo q/ vai até consumidor qdo. ele quando está pré-disposto a comprar, diferente das demais que vêm até ele quando não está disposto a comprar. A diretiva é um excelente complemento p/ a Mídia Indutiva. Ex: Listas telefônicas, Classificados de Jornais e revistas...
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A expressão “lovemark” foi criada por Kevin Roberts, CEO da Saatchi&Saatchi, para o livro homônimo lançado em 2004. Uma “lovemark” é aquela marca que transcende o limite do racional. São marcas que possuem uma notória capacidade de estarem “tatuadas” nos seus consumidores, que quando chegam nesse ponto, deixam de serem consumidores para tornarem-se fãs.
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É um conceito mercadológico que procura reformular a ideia de marcas. Roberts sugere alguns ingredientes chave para criar essas marcas: mistério, sensualidade (com foco nos cinco sentidos) e intimidade. E o amor é apontado por Roberts como o caminho inexorável para o sucesso das empresas e suas marcas. A relação entre lovemarks e outros conceitos de venda é explicada por um simples esquema baseado em respeito e amor. A relação de um fã é sempre passional, é sempre extrema – e muitas vezes, inexplicável.
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Clientes vistos como meros consumidores é passado. Hoje, são tratados como seres complexos e multifacetados, que escolhem produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades de participação, criatividade, comunidade e idealismo. Esse novo modelo de marketing é chamado de Marketing 3.0 O comportamento do consumidor acompanha as mudanças que ocorrem no ambiente macroeconômico, o que provoca mudança no marketing. Hoje, vemos o marketing se transformando e expandindo o foco dos seus produtos para os consumidores e as questões humanas. Marketing 3.0 é a fase na qual as empresas mudam da abordagem centrada no consumidor para a abordagem centrada no ser humano e na qual a lucratividade anda junto com a responsabilidade corporativa.
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No livro Marketing 3.0 – as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano, Philip Kotler, considerado por muitos como o mais influente pensador da área de marketing de todos os tempos, explica que o futuro do marketing está em criar produtos, serviços e empresas que inspirem, incluindo e refletindo os valores de seus consumidores-alvo. Com consumidores cada vez mais informados e engajados, as preocupações sociais e ambientais das empresas estarão cada vez mais relacionadas ao desejo de adquirir seus bens e serviços. Com uma massificação do acesso à internet e as mídias sociais, empresas com fachadas politicamente corretas vão ser facilmente desmascaradas.
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O crescimento das redes sociais torna mais viável e mais fácil para as pessoas conversarem sobre empresas, produtos e marcas em seu desempenho funcional e também social. Criar uma estratégia de responsabilidade ambiental e social verdadeira e seguida por toda a cadeia de funcionários e fornecedores é apontada como a melhor saída. O quê ENTENDA A NOTÍCIA A nova fase do marketing passa a considerar os clientes como seres complexos e participativos e incluir valores aos produtos.
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Marketing 1.0 Centrada no desenvolvimento de produtos funcionais e na sua massificação. Marketing 2.0 Ênfase em conhecer e satisfazer o consumidor por meio da segmentação de mercados. Marketing 3.0 É preciso reconhecer que “o consumidor é mais do que um simples comprador”, escreve Kotler. “Ele tem preocupações coletivas e ambientais e aspira por uma sociedade melhor”.
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