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PROF: RUDNEY FEITAL.  “Em todos os níveis dos cursos universitários deve prevalecer sempre a interação e a pesquisa, e não a mera transmissão de conhecimentos”(Pimenta,

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1 PROF: RUDNEY FEITAL

2  “Em todos os níveis dos cursos universitários deve prevalecer sempre a interação e a pesquisa, e não a mera transmissão de conhecimentos”(Pimenta, 2002).

3  O que é marketing?  O termo em inglês significa: ação no mercado, como uma conotação dinâmica e não simplesmente de estudos de mercado.

4 Marketing é um conjunto de processos que envolvem a:  criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.

5  O marketing se originou para atender as necessidades de mercado, mas não está limitado aos bens de consumo.  É também amplamente usado para "vender" idéias e programas sociais. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida.

6  É uma combinação de ferramentas estratégicas usadas para criar valor para os clientes e alcançar objetivos da organização.

7

8  Ferramentas de Marketing  Produto  Preço  Promoção  Ponto de distribuição

9 Produto 1.Qualidade 2.Características: modelo, linha, material, acessórios. 3.Marca: 4.Garantia: Preço 1.? Ponto(Distribuição) 1.Varejistas Promoção PUBLICIDADE/Propaganda 1.Uso de outdoors no lançamento 2.Filmes 3.Anúncios em revistas Promoção de Vendas/ Vendas/MKTDireto 1.Promoção junto aos varejistas c/ uso de displays, Merchandising. 2.Relações públicas: assessoria de Imprensa. Pesquisas: Hábitos, Uso, Mercado

10  O que é Propaganda?  O que é Publicidade?  Qual a diferença básica e suas conclusões.  OBS: Trabalho feito à mão e sem cópias integrais da internet.

11 PRODUTO/Serviços- É o que as empresas/profissionais de mkt oferecem ao cliente PREÇO- Refere-se a quantidade de dinheiro ou outros recursos q/ os profissionais de mtk pedem por aquilo que oferecem PONTO DE DISTRIBUIÇÃO- Canais de distribuição: refere-se como os produtos e serviços são entregues aos mercados para se tornarem disponíveis para trocas.

12  Refere-se como os profissionais de Mkt informam, convencem os clientes sobre produtos e serviços.

13  Atividade mercadológica em que é ofertado um benefício extra ao consumidor, para induzir(seduzir) ou incentivar o ato da compra.  É a estratégia de comunicação mais diversificada

14  Caracteriza-se por ações de incentivo à compra  É uma estratégia de efeito rápido e de curta duração.  Pode ser utilizado com publicidade para dar maior velocidade e abrangência.

15  Heterogeneidade de ações  Recursos e métodos múltiplos.  Dificuldade de estabelecer remuneração(cada caso um caso)  Flexibilidade geográfica  Integração com Vendas.

16 Merchandising não é traduzido, vem de “Merchandise”(mercadoria, negociar, comercializar, operar com mercadoria). É uma atividade que se destina a conduzir os bens através dos canais de distribuição(PDV). É toda a ação de valorização enriquecimento do produto no ponto de venda(PDV), destacando-o da concorrência, levando o consumidor a decisão de compra. Costuma também trabalhar a cadeia de produtos Ex: macarrão, molhos, queijo ralado... / Sorvete, castanha, caldas, cereja....

17 Merchandising Porquê é importante? Devido a + de 60% das decisões de compra ocorrerem dentro do varejo ( impulso). Por isso merecem ser bem planejadas, o q estimula a compra. A promoção nos PDV’s são citadas como principal fator de aumento de permanência em lojas. A permanência média de cada pessoa em supermercado é de 26,4 minutos, e índice de compras de R$ 76,00.

18 Produtos que possuem alta taxa de indefinição prévia: 87% Roupas e acessórios 77% Snack Foods 69% Cosméticos 66% Bebidas não alcóolicas 64% Higiene Pessoal 58% Revistas, livros e papelaria 48% Remédios (vitaminas) 20% Bebidas alcóolicas

19 Recomendações Andamos + rápido na rua do q qdo estamos entrando numa loja, portanto as mensagens devem estar no ponto onde diminuímos a velocidade. Considere todos os ângulos dos quais o consumidor verá um cartaz. Dê ênfase em locais de espera(aprisionamento) como: Escadas, elevadores, etc. onde a parada é obrigatória.

20 É uma importante ferramenta de comunicação. A embalagem se integra ás funções de transporte, armazenagem, conservação, venda e uso do produto. A embalagem ajuda ainda a compor a identidade e personalidade de uma marca. A boa embalagem ajuda a vender o produto

21  É uma forma de comunicação impessoal, unilateral, PAGA e assumida pelo anunciante (que assina a mensagem)  Utiliza de meios convencionais de comunicação ( ou não).  Veículos de massa  Recursos e métodos que se repetem  Remuneração regulada por normas

22  Publicidade  Apresenta  Comunica a existência  Expõe caracteristicas e benefícios do Produto e Serviços utilizando meios convencionais de comunicação  Promoção  Se utiliza necessariamente de atividades mecânicas e operações exteriores aos produtos e serviços.

23  Publicidade  Tema (Jovem, esporte...)  Criativa  Conscientiza  Arquitetura  Arte  Mídia  Comunicação  Guerra  Promoção  Esquema  Informativa  Ativa  Engenharia  Técnica  Nova Mídia  Vendas  Guerrilha

24 Situação  O Mercado não conhece o produto  Ainda não existe lucro  Imagem em formação  Distribuição sendo iniciada  Investimentos em outras “promotions” elevados  O que fazer  Promoção deve auxiliar no conhecimento do produto(aceitação)  Participa do processo de formação de imagem  Deve estimular vendedores  Abre canais de vendas, e obtém boas exposições  Deve destacar o produto p o consumidor c/ experimentações, destaque aos atributos e apoiar ações de PP. INTRODUÇÃO

25  Convenções p/ equipes de vendas(int e ext)  Programa de incentivos  Material de apoio a vendas (broadside, catálogos, mostruários, etc.)  Distribuição de amostras  Demonstração, experimentação  Feiras e exposições  Exposição do produto no PDV apoiada por material POS(display, cartazes, folhetos, etc)  Uso de Promotores  Preço Promocional de Introdução( !? )

26  Situação  Vendas crescem rapidamente  Lucro começa a surgir pela economia de escala  Começam a surgir concorrentes(ou os q existem reagem)  Distribuição e mercado se expandem  O que fazer  Manter preço e acompanhar movimento do mercado  Manter nível de atividade de “promotion”  Promo e Merchan devem visar o aumento do conhecimento e aceitação  Estímulo a novas metas (vendas, distribuição e estoque)

27  Programas de incentivo, concurso, premiação p/ força de vendas e promotores  Bonificação e desconto por volume(distribuidores)  Material de apoio a novos distribuidores  Distribuição de amostras a novos mercados  Demonstração e experimentação nos PDV’s  Participação em Feiras e Exposições  Manutenção da exposição no PDV  Inicio de ações diretas ao consumidor(brindes, e até descontos !?)

28  Situação  É uma Vitória, e é claro um Desafio p/ o produto  Vitória:  Imagem sedimentada, alto nível de conhecimento e aceitação  Economia em escala(Alto lucro)  Boa distribuição  Desafio:  São 2 caminhos: Prolongar o estágio oi a queda das vendas  O que fazer  Partir p/ a ofensiva para garantir a posição conquistada.  Ações que representem barreiras p/ a concorrência  Ações que mantenham o produto atual.

29  Ampliar ou modificar o mercado  Reposicionar o produto( ex: Leite Moça, Kibon complemento alimentar).  Ampliar, modificar e transformar o produto, melhorando a qualidade(OMO).  Modificar o desing do produto (ex: relógios ).  Modificar o mkt mix, modificando as formas de comercialização, trabalhando o preço.  Busca de canais alternativos  Ações que busquem maior fidelização.

30  Situação  É do segmento ou do Produto?  Queda nas vendas, enfraquecimento da imagem(ou preferência!!)  Queda nos lucros  Muitos concorrentes.  Rejeição do distribuidor ou consumidor  O que fazer  É tarde!!! As ações corretivas já deveriam ter acontecido...  O ideal é substituir o produto.  Nesta fase (se for continuar) é difícil, leva tempo, precisa de investimento.  Não é vantajoso...

31  Bonificação e descontos para Distribuidores.  Pacotes promocionais com brindes e descontos para os consumidores.  Premiação por volume de colocação de pedidos.  Redução de preço

32  Qual o Papel do Mkt/ publicidade? ◦ 1º Nível -> Vender ◦ 2º Identificar necessidades não atendidas e atende-las ◦ 3º Comprometer-se com o sucesso do cliente ◦ Logo MKT = AIDA

33  A ttention  (atenção)  I nteresting  (interesse)  D esire  (desejo)  A ction  (Ação)

34  Existem 2 tipos de mídia que cumprem funções distintas, são elas:  Mídia DIRETIVA  Mídia INDUTIVA

35 A Mídia INDUTIVA, induz, seduz chama a atenção do consumidor p/ comprar, despertando no mesmo o desejo e motivando-o p/ a ação. Ex: TV, RD, JO, OD,Cine...

36 A Mídia DIRETIVA, como o próprio nome sugere, dirige, direciona. Neste caso é o veículo q/ vai até consumidor qdo. ele quando está pré-disposto a comprar, diferente das demais que vêm até ele quando não está disposto a comprar. A diretiva é um excelente complemento p/ a Mídia Indutiva. Ex: Listas telefônicas, Classificados de Jornais e revistas...

37 A expressão “lovemark” foi criada por Kevin Roberts, CEO da Saatchi&Saatchi, para o livro homônimo lançado em 2004. Uma “lovemark” é aquela marca que transcende o limite do racional. São marcas que possuem uma notória capacidade de estarem “tatuadas” nos seus consumidores, que quando chegam nesse ponto, deixam de serem consumidores para tornarem-se fãs.

38 É um conceito mercadológico que procura reformular a ideia de marcas. Roberts sugere alguns ingredientes chave para criar essas marcas: mistério, sensualidade (com foco nos cinco sentidos) e intimidade. E o amor é apontado por Roberts como o caminho inexorável para o sucesso das empresas e suas marcas. A relação entre lovemarks e outros conceitos de venda é explicada por um simples esquema baseado em respeito e amor. A relação de um fã é sempre passional, é sempre extrema – e muitas vezes, inexplicável.

39 Clientes vistos como meros consumidores é passado. Hoje, são tratados como seres complexos e multifacetados, que escolhem produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades de participação, criatividade, comunidade e idealismo. Esse novo modelo de marketing é chamado de Marketing 3.0 O comportamento do consumidor acompanha as mudanças que ocorrem no ambiente macroeconômico, o que provoca mudança no marketing. Hoje, vemos o marketing se transformando e expandindo o foco dos seus produtos para os consumidores e as questões humanas. Marketing 3.0 é a fase na qual as empresas mudam da abordagem centrada no consumidor para a abordagem centrada no ser humano e na qual a lucratividade anda junto com a responsabilidade corporativa.

40 No livro Marketing 3.0 – as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano, Philip Kotler, considerado por muitos como o mais influente pensador da área de marketing de todos os tempos, explica que o futuro do marketing está em criar produtos, serviços e empresas que inspirem, incluindo e refletindo os valores de seus consumidores-alvo. Com consumidores cada vez mais informados e engajados, as preocupações sociais e ambientais das empresas estarão cada vez mais relacionadas ao desejo de adquirir seus bens e serviços. Com uma massificação do acesso à internet e as mídias sociais, empresas com fachadas politicamente corretas vão ser facilmente desmascaradas.

41 O crescimento das redes sociais torna mais viável e mais fácil para as pessoas conversarem sobre empresas, produtos e marcas em seu desempenho funcional e também social. Criar uma estratégia de responsabilidade ambiental e social verdadeira e seguida por toda a cadeia de funcionários e fornecedores é apontada como a melhor saída. O quê ENTENDA A NOTÍCIA A nova fase do marketing passa a considerar os clientes como seres complexos e participativos e incluir valores aos produtos.

42  Marketing 1.0  Centrada no desenvolvimento de produtos funcionais e na sua massificação.  Marketing 2.0  Ênfase em conhecer e satisfazer o consumidor por meio da segmentação de mercados.   Marketing 3.0  É preciso reconhecer que “o consumidor é mais do que um simples comprador”, escreve Kotler.  “Ele tem preocupações coletivas e ambientais e aspira por uma sociedade melhor”.


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